Gestão de Projetos e Inovação: Os 10 Melhores Livros

10 livros gestão e inovação

Com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, é necessário inovar para se destacar. Buscar em livros, diferenciais e uma proposta de inovação é fundamental para alcançar um lugar ao Sol. Sair da zona de conforto e colocar o cérebro para trabalhar é otimizar sua produção. Consequentemente, os bons resultados aparecerão.

Inovação nunca esteve tão em alta, ainda mais no mundo empresarial. Inovar é explorar o novo, criar novas ideias de um jeito diferente. Passar as ideias criativos da cabeça para a prática é fundamental para gerar mais lucros para o empreendimento.

É importante ficar claro que inovação e criatividade não são necessariamente a mesma coisa. Criatividade é pensar, inovar é fazer. 

Amazon, Apple, Google, Facebook, Microsoft e Samsung. As maiores empresas do mundo são também as mais inovadoras. Todas elas são altamente rentáveis e valem bilhões de dólares. 

Quando uma empresa não inova, ela está fadada ao fracasso. Os concorrentes a ultrapassam e consequentemente ela perde mercado. Por isso, a inovação e o sucesso andam sempre de mãos dadas

Negócios inovadores possuem também clientes mais fiéis. Isso se dá pelo motivo delas estarem interessadas em ouvir suas opiniões. Afinal, quem não gosta de ser ouvido? 

Existem alguns mitos que rodeiam a gestão de projetos. Para ter a inovação realmente presente e funcionando, é importante ter um bom software de gestão de projetos. Assim, fica mais fácil organizar as ideias e obter os melhores resultados. 

Outro fator determinante para o sucesso é estar disposto a aprender. Não importa o momento, toda hora é hora de buscar o conhecimento. Buscar cases de sucesso é fundamental para ser mais assertivo nas ideias. 

Por isso, separamos 5 livros sobre inovação e 5 livros sobre gestão de projetos para serem suas melhores referências bibliográficas. Confira:

  

Os 10 Melhores Livros Sobre Gestão de Projetos e Inovação

Muitos especialistas afirmam que inovar é pensar diferente. Não basta investir muito dinheiro em algo e esperar que vire algo inovador, é fundamental ter a cabeça aberta. Se você é empreendedor e quer pensar de forma diferente, confira abaixo as 10 dicas de livros que separamos:

 

1 – As Regras da Inovação

Gerenciar, medir e lucrar com a inovação. Esse é o assunto principal do livro As Regras da Inovação. Os autores são bem diádicos explicando o que se deve fazer para alcançar esses objetivos.

As Regras da Inovação: Como Gerenciar, Como Medir e Como Lucrar é de autoria de Tony Davila, Marc J. Epstein e Robert Shelton e da Editora Bookman. Ele custa em média R$ 57,00.

 

2 – O Crescimento pela Inovação

Crescer através da inovação é o sonho de qualquer empresa. O livro O Crescimento pela Inovação fala sobre como começar a inovar e se adaptar às inovações do mundo. Além de trazer orientações sobre as empresas podem se tornar cada vez mais responsáveis por suas inovações.

O Crescimento pela Inovação é de autoria de Clayton M. Christensen e Michael E. Raynor e da Editora Harvard Business Review Press. Ele custa em média R$ 82,00.

 

3 – Pense Melhor

Segundo o autor do livro Pense Melhor, é possível compreender como é feita o discernimento entre pensamento criativo e crítico para o bem da empresa. Esse livro funciona como uma espécie de guia para o pensamento mais produtivo e eficaz.

Pense Melhor é de autoria de Tim Hurson e da Editora Dvs. Ele custa em média R$ 60,00.

 

4 – Inovação Reversa

As oportunidades de inovação para os mercados emergentes estão a todo vapor. Esse livro fala exatamente disso e mostra a realidade dos empreendedores brasileiros. Dentre os assuntos abordados, estão soluções criativas e baratas que podem ser aplicadas para qualquer negócio.

Inovação Reversa é de autoria de Vijay Govindarajan e Chris Trimble e da Editora Campus e custa em média R$ 43,00.

 

5 – Os 5 desafios das equipes

Neste livro consta a história da presidente de uma empresa do Vale do Silício. Nele diz que quando ela chegou ao cargo, encontrou com uma equipe sem interação nenhuma. Com esse livro, as pessoas conseguem ver de perto uma situação real e a elaboração de soluções.

Os 5 desafios das Equipes é de autoria de Patrick Lencioni e da editora Sextante. Ele custa em média R$ 35,00

 

6 – Blink: a decisão num piscar de olhos

Esse livro já virou referência no mercado corporativo. Blink: a decisão num piscar de olhos está entre os livros de gestão mais vendidos na Amazon. Os autores explicam de forma muito didática sobre a importância e os efeitos das reações. Ele ajuda os leitores a desenvolverem todas as suas capacidades cognitivas. Fazendo com que torne mais fácil para o leitor analisar todo o processo de inovação.

Blink: a decisão num piscar de olhos é de autoria de Malcolm Gladwell, jornalista britânico, colunista do The New Yorker e da editora Sextante. Custa em média R$ 50,00.

7 – Good to Great: Empresas feitas para vencer

Esse certamente é um livro para gestores ambiciosos. Se você quer sair da média e se diferenciar, esse livro é para você. Nele, o autor destaca as ideias práticas que fazem as empresas crescerem. Mostrando sempre que a inovação está junto de quem quer ser bem-sucedido.

Good to Great: Empresas feitas para vencer é de autoria de Jim Collins e da editora Campus. Custa em torno de R$ 45,00

8 – Rápido e devagar

Nesse livro é possível entender as particularidades dos processos. O autor é ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2002. Ele publicou o título original “Thinking, fast and slow”, com base em um estudo dos modos de pensamento da mente humana.

O livro Rápido e Devagar é de autoria de Daniel Kahneman e da editora Objetiva. Ele custa em média R$ 55,00.  

9 – Faça acontecer

Voltado para o público feminino, esse livro explica os motivos das mulheres não terem tanta força no mundo corporativo. Ele fala ainda sobre os erros e acertos cometidos pela autora em sua trajetória. A autora inclusive já foi eleita como uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes.

Faça acontecer é de autoria de Sheryl Sandberg e da editora Alfred A. Knopf. Ele custa em média R$ 35,00.

10 – “Creative Leadership”

Creative Leadership é um livro voltado mais para a criatividade. Sua leitura já é mais para os mais experientes, já que é mais técnico.

Creative Leadership: skills that drive change” é de autoria de de Gerard J. Puccio e da Editora Sage-USA. Ele custa em média R$ 140,00

Aprofunde seus conhecimentos

Existem infinitas referências bibliográficas quando o assunto é inovação e gestão de projetos. As referências mais técnicas, como PMBoK, Scrum são indispensáveis para qualquer profissional em gerenciamento de projetos.

O Guia PMBOK é o mais famoso livro sobre gerenciamento de projetos. Não existe um profissional da área que não o tenha lido. Sua leitura exige muita atenção e um certo nível de conhecimento. Afinal, ele é um livro muito técnico. 

Aprofunde seus conhecimentos em livro que exigem mais de você. Busque sempre novas formas de aprender e não tenha vergonha de perguntar para quem entende mais do que você. 

 

Posts Relacionados
Não é novidade para ninguém que a gestão de projetos se tornou essencial para a
O quanto você entende sobre o PMBoK? Um gestor que se preze deve saber como
Com certeza, você já passou por situações onde se perguntou: PMBOK vs Agile. Qual devo

Deixe uma resposta