Hard Skills: o que são e qual seu impacto no sucesso profissional?

hard-skills

Se você já participou de uma entrevista de emprego, provavelmente teve que falar um pouco mais sobre suas experiências profissionais, cursos, formações e habilidades, e apesar de as soft skills estarem ganhando cada vez mais destaque no crescimento profissional, as hard skills também são de extrema importância.


O que são hard skills?

Hard skills ou habilidades ‘’difíceis’’ em tradução livre, são as competências técnicas que adquirimos através de estudos. São saberes específicos que podem ser mensurados e desenvolvidos.

Diferente das soft skills, as hard skills podem ser inseridas em currículos e comprovadas através de diplomas, certificados e testes técnicos. Mesmo que hoje os recrutadores busquem avaliar não só as aptidões dos candidatos, bem como seu perfil e personalidade, são os conhecimentos específicos que dão a primeira impressão.

Apesar de englobarem diversas categorias de habilidades, elas são mais evidenciadas no mundo corporativo, onde proficiências são mais reconhecidas.


Exemplos de hard skill

As competências que englobam esse conjunto, são técnicas, ou seja, você pode aprender e desenvolver a qualquer momento. Alguns exemplos são:

  • Idioma estrangeiro
  • Linguagem de programação
  • Softwares de edição de imagem e vídeo
  • Redação e SEO
  • Google Ads e Google Analytics
  • UX Design
  • Fotografia

No universo da programação, por exemplo, onde várias tecnologias são desenvolvidas a todo momento e as linguagens de softwares mudam frequentemente, existem várias hard skills necessárias para ser um profissional atualizado.

Quando falamos em criação de websites, inicialmente nós temos o html, mas se você quiser evoluir com seus projetos, conhecimentos em Bootstrap, Less, Sass, Scss, Angular, React e Vue podem ser uma grande vantagem.


Por que as hard skills são importantes?

Todo trabalho irá requerer alguma habilidade específica para seu segmento. Se você quiser trabalhar como um engenheiro, facilidade com cálculos matemáticos serão necessários.

Profissões relacionadas a saúde, além de demandar o conhecimento técnico, exigem também um registro – adquirido através da graduação e/ou prova – em algum órgão que o qualifica para exercer aquela profissão, como são os casos dos médicos, nutricionistas, profissionais de educação física e farmacêuticos.

As competências técnicas que aprendemos são muito importantes para o sucesso profissional, pois quanto mais crescemos na empresa, mais experiências e conhecimentos serão exigidos.

As hard skills aumentam a produtividade e eficiência do colaborador, mas elas não significam sucesso na carreira, para isso, o ideal é ter um equilíbrio com as soft skills.


Diferenças entre hard skill e soft skills

A maior diferença entre essas duas classificações de habilidades é que enquanto as hard skills são facilmente mensuráveis, as soft skills não. Como você poderia comprovar que possui flexibilidade e resiliência em uma entrevista?

Outra diferença é a forma como aprendemos cada uma delas. Enquanto uma pode ser estudada em cursos, a outra está mais conectada a personalidade de cada um.

Vale lembrar que soft skills também podem ser aprendidas e aprimoradas com o tempo, entretanto, alguns indivíduos têm mais propensão a desenvolver naturalmente algumas delas, como criatividade e empatia.

Para se tornar um profissional cada vez melhor, o ideal é o equilíbrio entre os dois. Se você pretende trabalhar como web designer é importante que saiba UX/UI design, css e javascritps. Afinal, esses são conhecimentos específicos para essa profissão.

Todavia, ter uma boa gestão de tempo, saber trabalhar em equipe e ser comunicativo também são tão importantes para desenvolver um bom projeto quanto as competências técnicas.


Como desenvolver uma hard skill?

Visto que ambas são importantes, você deve buscar melhorar nos dois campos da sua carreira profissional. Para isso, invista em cursos profissionalizantes para ampliar seus conhecimentos técnicos.

Muitas vezes podemos nos deparar com uma oferta de emprego em que há pré-requisitos que não temos no momento para exercer aquela função, portanto é necessário dedicar um tempo ao aprendizado de novas competências.


Quais habilidades preciso para ser um profissional de inovação?

Para se tornar um bom profissional muitas habilidades são necessárias, mas falando do profissional de inovação, algumas soft e hard skills são relevantes:


Hard skills

Familiaridade com OKRs e KPIs

Métricas são primordiais quando falamos de inovação, pois inovação é uma ideia que gera valor, e esse valor deve ser mensurado. Além disso, equipes de inovação são movidas a metas e resultados, ou seja, objetivos e indicadores de performance estão sempre sendo reavaliados de acordo com o desempenho dos times.


Framework Scrum e outras metodologias ágeis

Agilidade e eficiência são sinônimos de produtividade, e para manter a entrega é necessário utilizar um processo ágil. O Scrum é uma das metodologias ágeis mais conhecidas atualmente, e apesar de ter sido criado para equipes de software, tem se mostrado muito eficiente para outros setores.

Leia nosso artigo completo: Metodologia Ágil – tudo o que você precisa saber


Gestão de projetos

Constantemente os profissionais de inovação estão envolvidos em projetos, seja para implementar um programa de ideias ou a cultura de inovação na empresa. Saber gerir esses projetos para entregar os resultados esperados faz toda a diferença.


Design thinking:

Uma abordagem criativa muitas vezes é o que precisa para gerar novas ideias e melhorar os processos. O design thinking busca criar soluções inovadoras através do olhar empático do designer.

Leia mais em: Design Thinking: Tudo o que você precisa saber!


Inglês

Embora não seja primordial, conhecer uma língua estrangeira, principalmente o inglês, é muito relevante no mundo da inovação. Isso porque quando pensamos em internacionalização ou até mesmo buscas por inovações, vemos mais investimento fora do país, ademais, muitos softwares de gestão possuem versão somente em inglês.


Soft skills

Criatividade

Como dissemos antes, inovação é uma ideia que agrega valor, e novas ideias vem da criatividade. Ainda que exista uma crença de que existem pessoas criativas e outras não, qualquer pessoa pode desenvolver sua criatividade com exercícios e prática.


Comunicação

A comunicação é essencial para todos os profissionais, entretanto, um profissional inovador deve saber exerce-la muito bem, uma vez que empresas com cultura de inovação possuem uma gestão mais vertical. Então é de extrema importância saber se comunicar com todos os setores da organização.


Trabalho em equipe

O trabalho em conjunto sempre é mais vantajoso e produtivo do que o individual, e a prova disso são os squads – equipes autônomas multidisciplinares – modelo que a gigante de streaming musical Spotify adotou em sua organização.


Proatividade

Profissionais inovadores sempre se antecipam quando falamos em resolução de problemas. Ter iniciativa é essencial para buscar por inovação, afinal, a inovação está sempre se movendo, e você precisa ser proativo para acompanhar seu ritmo.


Empatia

Empatia e uma palavra que vemos não só no ambiente corporativo como também na vida pessoal. Ser empático é saber se colocar no lugar do outro, e entender como e, porque ela agiu de determinada maneira.

Ter empatia é uma soft skill muito valiosa que irá tornar seu trabalho em equipe mais harmonioso e eficiente.


Conclusão

Ser um profissional inovador e ter sucesso na carreira requer uma série de fatores, mas além de ter soft skills desenvolvidas, as hard skills são tão importantes quanto.

Com a alta competitividade no mercado, destacam-se aqueles que possuem competências avançadas. Mas, inovação é uma hard skill ou soft skill?

Empresas que almejam crescer buscam profissionais com equilíbrio em ambas habilidades, soft skills e hard skills, e além disso, elas buscam inovar. Para começar a implementar a inovação na sua empresa conte com um software de Gesão da Inovação que possui programa de ideias, ecossistema de startups, gestão de projetos com acompanhamento de KPIs e muito mais. Conheça o AEVO Innovate e fale com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *