HR Tech: como a inovação chegou no setor de RH

HR-Tech

As HR Techs são as empresas que ajudam a otimizar as atividades do setor de Recursos Humanos através de ferramentas tecnológicas. Elas atuam na automatização de processos, muitas vezes burocráticos, facilitando a gestão de pessoas de uma empresa.

O termo em inglês vem do inglês Human Resources (HR) Technology (Tech), referindo-se exatamente ao RH tecnológico que está tomando conta da área em sua versão modernizada. É um ramo de Startups que está em expansão no Brasil, apresentando soluções para diversas atividades envolvidas no setor.


A evolução do setor de RH

O RH moderno abraçou de vez o uso de ferramentas tecnológicas com as quais diversos processos puderam ser otimizados; mas até chegar aqui, o setor passou por várias fases, evoluindo à medida que os tempos mudaram e novas necessidades foram sendo atribuídas para o bom desenvolvimento de uma empresa.

Na fase inicial, o RH era focado basicamente na parte operacional da gestão de uma empresa. O profissional dessa área trabalhava com um enfoque em atividades administrativas como recrutamento, treinamento e desligamento.

Mais a frente, o setor passou a ser conhecido como Departamento Pessoal, responsável também pelas tarefas mais burocráticas da gestão dos funcionários, para garantir o cumprimento das leis e normas  trabalhistas – cuidando da documentação dos profissionais, do controle de horas trabalhadas, das licenças e férias, das folhas de pagamento, etc.

Essa versão mais tradicional do RH, que existe ainda hoje, não se preocupa com as estratégias de gestão de pessoas, por isso não fornece dados precisos sobre motivação e engajamento, nem acompanha os resultados, por exemplo.

Com a crescente visão dos colaboradores como os ativos mais importantes para o sucesso da empresa, foi necessário que o RH começasse a agir em prol do seu bem-estar, não apenas resolvendo as questões burocráticas de sua vida na organização, mas encontrando meios de assegurar a satisfação com o ambiente de trabalho como um todo.

Fortalecer a cultura organizacional e promover um bom clima de trabalho passaram a ser papéis do departamento; a gestão de talentos e o engajamento delas deve ser prioridade, com a finalidade de conseguir estimular a produtividade e qualidade no desempenho de suas funções.

Com a ajuda de softwares com inteligência de dados, o trabalho para impulsionar a motivação  dos colaboradores tem a chance de se tornar mais estratégico.

A automatização dos processos e obtenção de dados consistentes são as tendências do RH Tech, que vieram trazer melhorias para a empresa em sua totalidade, através de startups inteiramente dedicadas a criar ferramentas para ajudar nessa tarefa.


Sua empresa precisa de um HR Tech?

Você pode estar se perguntando sobre como identificar a necessidade de aderir às HR Tech em seu negócio. É preciso aceitar, primeiro, que a tecnologia faz parte do presente e do futuro. Ela não apenas beneficia as empresas que a utilizam, como também traça linhas básicas para a operação em diversos mercados.

Em outras palavras, se a sua empresa não tiver um certo nível de tecnologia, ela não vai se manter competitiva. Imagine um negócio que hoje opera sem computadores, por exemplo. A tendência é que as HR Techs definam uma dessas linhas ao longo do tempo.

Automatizar os processos do setor de RH irá otimizar o tempo dos colaboradores, eliminando tarefas burocráticas no dia a dia deles e dos gestores para garantir agilidade e precisão em todas as áreas da empresa.

Enquanto os softwares fazem essa análise eficiente dos dados, os gestores podem focar em agir estrategicamente junto aos colaboradores para que eles fiquem cada vez mais engajados e motivados a produzir.


Exemplos de atuação de uma HR Tech

Algumas áreas onde essas startups podem otimizar os processos são:


Recrutamento e Seleção Inteligente

É importante que a empresa recrute profissionais com as qualidades demandadas para obter os melhores resultados. O RH pode contar com o suporte de plataformas e softwares para identificar e reunir candidatos com perfis que se adequem melhor a cada vaga, ganhando agilidade e aumentando as chances de obter uma boa contratação.


Administração de Benefícios

O RH deve fazer com que os colaboradores sintam que é vantajoso estar na empresa para. Para isso, o setor tem o papel de fazer uma gestão de benefícios estratégica, indo além do plano de saúde e vale alimentação básicos.

Benefícios diferenciados despertam mais interesse, sobretudo para as vagas que exigem mais capacitação, e podem contribuir bastante na gestão de pessoas. Alguns exemplos são vale cultura, comissões extras e programas de treinamento, por exemplo.

Para facilitar a administração desses recursos, a empresa pode contar com HR Techs específicas, as chamadas Benefits Administration Techs.


Controle de ponto

As máquinas e cartões para esse controle estão sendo substituídos por softwares que integram não apenas o processamento do ponto em si, como todas as informações resultadas nesse processo: horas extras, assiduidade, absenteísmo, etc.

Além da própria empresa poder registrar e acompanhar esses dados de forma otimizada, alguns sistemas permitem que os colaboradores possam acessar os seus registros de forma segura através de aplicativos de smartphone, contribuindo para a democratização do ambiente de trabalho.


Folha de pagamento

A rotina da folha de pagamento requer o processamento de um grande volume de dados de todos os colaboradores, todos os meses. É uma tarefa que concentra muito esforço do RH, mas os softwares de gestão otimizam esse processo trazendo soluções de forma separada ou integradas em seu sistema.

Neles, todos os funcionários são  registrados e a partir do cruzamento de diversas informações, é feito o cálculo do salário de acordo com as horas extras, impostos e todas as obrigações trabalhistas.


Engajamento dos colaboradores

Os colaboradores precisam de um ambiente de trabalho que estimule a sua participação, por isso é importante que a gestão de pessoas cultive um clima organizacional propício e dê atenção ao trabalho em equipe, às interações e ao reconhecimento do esforço de cada um.

Softwares como o AEVO Innovate contribuem na comunicação interna e na produtividade dos funcionários, utilizando também mecanismos de gamificação para ajudar no treinamento e engajamento dos colaboradores nas atividades dentro da empresa.


O Programa de ideias e gestão de pessoas

Quando um programa de ideias é implantado em uma empresa, o objetivo é fortalecer o potencial criativo dos colaboradores. Para isso acontecer, o programa irá, em primeiro lugar, estimular a participação deles nas atividades da organização.

Ter profissionais mais participativos deve ser uma das prioridades da gestão de pessoas, e dessa forma o programa de ideias também traz efeitos positivos para as funções do RH.

Com espaço e incentivo apropriados, os colaboradores irão contribuir cada vez mais com suas ideias – feedback, reconhecimento e bonificação podem ajudar, fazendo o profissional perceber que seu esforço é importante, sentindo-se mais motivado a produzir.


Conclusão

As HR Techs são as principais aliadas do RH moderno na gestão de pessoas. É uma tendência em crescimento, e a cada momento mais soluções são apresentadas para automatizar diversas tarefas burocráticas, otimizando o trabalho dos gestores para que possam aumentar o engajamento e a produtividade entre os colaboradores.

Elas fazem parte da inovação aberta, quando empresas utilizam soluções externas para vencer os seus desafios. Você pode explorar melhor a inovação aberta com o módulo de startups do AEVO Innovate, que conecta o seu negócio a mais de 16 mil parceiros em inovação!

A AEVO é pioneira na implementação da inteligência artificial para inovação aberta no Brasil, e essa é mais uma funcionalidade para você agilizar seus processos de gestão. Conheça nossa plataforma e transforme seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *