Gerar uma ideia inovadora pode ser um desafio no processo de inovação de uma empresa. Mas, no cenário atual, inovar é mais do que uma prática, é uma necessidade para manter os negócios competitivos e sustentavéis a longo prazo.
Além de entender qual o conceito por trás de uma ideia inovadora, saber diferenciá-la da prática de melhoria contínua também é fundamental para definir o foco de um programa de inovação e alcançar os resultados esperados.
Entenda como ter uma abordagem ampla na criação e desenvolvimento de ideias inovadoras para maximar o valor gerado pelas iniciativas de inovação em uma organização. Siga a leitura.
O que é uma ideia inovadora?
Ideia inovadora é uma proposta ou abordagem que explora novas possibilidades de maneira criativa e soluciona problemas reais, capaz de gerar um valor significativo para o negócio.
Uma ideia inovadora apresenta características distintas e originais, oferecendo uma nova abordagem ou perspectiva em relação aos produtos, serviços, processos ou modelos de negócio existentes.
Para entender melhor este conceito, a Gerente de Marketing na AEVO, Carolina Evagelidis, explica algumas das características que podem determinar que uma ideia é inovadora. Confira:

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Características de uma ideia inovadora
Para conceituar suas ideias, é importante conhecer algumas características que podem te ajudar a distinguir uma ideia inovadora de uma melhoria contínua.
Listamos as principais, que são:
- Originalidade: a ideia oferece algo novo e diferente, seja um produto, serviço ou abordagem;
- Impacto: a ideia tem o potencial de gerar impacto significativo no negócio, seja aumentando a eficiência, melhorando a experiência do cliente ou impulsionando a receita;
- Viabilidade: a ideia é viável em termos de recursos, tecnologia e capacidade de implementação;
- Relevância estratégica: a ideia está alinhada com os objetivos e estratégias da empresa, contribuindo para o seu sucesso a longo prazo;
- Simplicidade: o contexto por trás da ideia é simples;
- Especificidade: a ideia resolve um problema específico;
- Quando o problema é a solução: é um conceito que destaca a ideia de que uma solução inovadora pode surgir de um problema aparente;
- Idealidade: quando a solução da ideia aparece apenas quando necessário. Por exemplo: o antivírus do computador, que é acionado quando um vírus é detectado.
Características da melhoria contínua
Melhoria contínua é uma prática de gestão que busca o aprimoramento ininterrupto de produtos, processos e serviços em uma companhia.
Nesse ciclo, a empresa analisa todo o seu processo, busca as falhas e gargalos e propõe formas de solucioná-lo, maximizando a produtividade e eficiência operacional.
Para diferenciar essa prática das ideias inovadoras, é importante levar em consideração as características da melhoria contínua, que são:
- Incrementalismo: as melhorias são feitas de forma gradual e iterativa, visando aprimorar processos existentes;
- Foco na eficiência: o objetivo principal das melhorias contínuas é aumentar a eficiência operacional e reduzir desperdícios;
- Feedback constante: as melhorias são baseadas em feedback contínuo dos clientes, funcionários e outras partes interessadas;
- Cultura de aprimoramento: as empresas que valorizam a melhoria contínua cultivam uma cultura de aprendizado e adaptação constante.
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Como diferenciar as ideias inovadoras de melhoria contínua?
Distinguir uma ideia inovadora e uma melhoria contínua pode ser um desafio para os gestores de um programa de ideias.
Muitas vezes, essa diferença não é clara, e as organizações podem acabar subestimando o valor das melhorias contínuas.
Para os especialistas em inovação da AEVO, uma One Stop Shop da Inovação e Estratégia, qualquer ideia que gere valor para a empresa pode ser considerada inovadora. Isso inclui não apenas grandes rupturas ou o desenvolvimento novos produtos, mas também melhorias incrementais nos processos existentes.
Portanto, se uma empresa está implementando melhorias contínuas que geram valor mensurável, ela está, de fato, sendo inovadora.
Critérios de classificação de ideias
Para que um processo de inovação flua com sucesso e gere os resultados esperados, é preciso estar atento aos critérios de classificação das ideias.
Em um programa de inovação corporativa é natural que o funil tenha uma diversidade significativa de ideias para serem avaliadas e validadas. Por isso, é tão importante estabelecer os critérios de classificação.
Os critérios podem variar, mas geralmente incluem:
- Viabilidade técnica: é viável desenvolver essa ideia? A empresa tem os recursos necessários?
- Potencial de mercado: é possível alcançar um novo mercado com essa ideia? Tem potencial para conseguir uma % do market share?
- Alinhamento estratégico: o desenvolvimento dessa ideia está atrelado aos objetivos estratégicos da empresa?
- Impacto na experiência do cliente: essa ideia trará um impacto positivo na experiência dos clientes?
Após analisar e dar respostas a essas questões, o próximo desafio é determinar um foco para o programa de ideias sob a ótica dos horizontes de inovação. Esse framework visa organizar os projetos de inovação de uma empresa de forma balanceada para o curto e o longo prazo, garantindo seu crescimento contínuo.
Horizontes de inovação

Os horizontes de inovação, propostos por McKinsey & Company, oferecem uma estrutura útil para embasar nosso raciocínio. Eles incluem:
- Horizonte 1 – Inovação incremental: melhorias nos produtos, processos e serviços existentes;
- Horizonte 2 – Inovação de modelo de Negócios: novas maneiras de gerar valor para os clientes, ou seja, novos produtos ou serviços alinhados ao core business da empresa;
- Horizonte 3 – Inovação radical: novas tecnologias e paradigmas que podem redefinir completamente o mercado, ou seja, novos produtos ou serviços que fogem do core bussiness da empresa.
Essa abordagem amplia a compreensão da inovação, reconhecendo a importância tanto das melhorias contínuas quanto das mudanças disruptivas.
Dicas e boas práticas
Tendo em vista o conceito, importância e formas de classificar a viabilidade das ideias inovadoras, seguir boas práticas vai contribuir ainda mais com o sucesso de um programa inovador.
Entenda a relação entre ideias inovadoras e melhoria contínua
É essencial reconhecer que ideias inovadoras e melhorias contínuas estão interligadas. Todas as sugestões de mudança, sejam elas grandes rupturas ou ajustes incrementais, contribuem para uma cultura de inovação.
Defina o conceito de ideia
Estabeleça uma definição clara do que constitui uma ideia na empresa. Isso facilita o processo de implementação e avaliação das propostas recebidas.
Amplie o escopo da inovação
Não limite a busca por inovação ao produto principal. Explore áreas indiretas e processos secundários para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver soluções inovadoras em todas as áreas.
Avalie a maturidade dos colaboradores
É importante considerar o nível de maturidade dos colaboradores na geração de ideias disruptivas.
Certifique-se de que os colaboradores compreendam os conceitos de inovação e melhoria contínua e estejam preparados para contribuir de forma significativa. Para colocar todos na mesma “página” quanto ao conhecimento em torno da inovação, você pode fornecer cursos de capacitação como o AEVO Boost.
Incentivar a cultura de inovação
Crie incentivos para diferentes tipos de colaboradores. Reconheça tanto a quantidade quanto a qualidade das ideias apresentadas, incentivando uma cultura de inovação em toda a organização.
Manter critérios de seleção flexíveis
Tenha critérios de seleção amplos no início do processo de inovação.
À medida que o programa evolui, os critérios podem ser refinados para refletir melhor os objetivos da empresa e o contexto atual.
Adaptar o programa de inovação
Antes de tudo, é preciso alinhar o programa de inovação com os objetivos e valores da empresa.
Adote diferentes mecanismos de premiação e reconhecimento para ideias com diferentes graus de inovação. Por exemplo: uma ideia de melhoria de processos ganha X, uma ideia de criação de um novo produto, ganha 2x.
Promover o engajamento
Estimular o engajamento dos colaboradores na cultura de inovação é essencial. Garanta que todos compreendam os objetivos do programa e estejam engajados em contribuir para seu sucesso.
Faça endomarketing, tire dúvidas e crie momentos na empresa, como uma reunião mensal, para falar sobre o programa de inovação.
Incentivar a participação de todos
Ouvir e valorizar todas as ideias dos colaboradores é o que fará o programa alcançar toda a organização.
Mantenha o programa aberto e receptivo a contribuições de todos os níveis e áreas da organização, da linha de frente até a diretoria.
Criar critérios de classificação diferenciados
Crie critérios de classificação diferentes para ideias com diferentes níveis de inovação.
Não é adequado medir o grau de impacto de uma melhoria em processo e a criação de um novo produto com a mesma régua. Isso permite reconhecer e premiar propostas com base em sua contribuição específica para os objetivos da empresa.
Conclusão
Tanto as ideias inovadoras quanto as melhorias contínuas desempenham um papel vital no sucesso de uma empresa. Ao reconhecer e valorizar ambas as formas de inovação, as organizações podem maximizar seu potencial de crescimento e adaptação às demandas do mercado em constante mudança.
Lembre-se, inovação é uma ideia que gera valor ao negócio, seja ela uma melhoria processual à criação de um produto que tem potencial de disruptar o mercado.
Se você busca uma solução para apoiar o processo de inovação na sua empresa, conheça a AEVO.
AEVO é uma One Stop Shop de Inovação e Estratégia, que conta com uma plataforma de inovação que centraliza e permite gerenciar todas as iniciativas de inovação em um mesmo ambiente – do programa de ideias a inovação aberta. Além disso, com uma consultoria de inovação especializada, desenha projetos e soluções personalizadas as dores e necessidades de cada negócio.
A junção de expertise, tecnologia e dados, aliada a uma metodologia aplicada a mais de 200 grandes players do Brasil e do mundo, faz da AEVO uma parceira estratégica para as grandes empresas.