Importância da inovação: boas práticas e benefícios

A inovação nas empresas garante que a competitividade, o interesse do público-alvo e a projeção de futuro dos negócios sejam características contínuas dentro de uma organização. A importância da inovação se torna evidente ao manter o valor da companhia no presente e construir as propostas de valor do futuro.

Ter clareza da importância da inovação nas empresas garante que a competitividade, o interesse do público-alvo e a projeção de futuro dos negócios sejam características contínuas dentro de uma organização.

Afinal, abrir e manter uma empresa é uma tarefa complexa, que demanda estratégia e planejamento.

Para não ser mais uma em meio a tantas, e manter-se à frente de mercados que sempre estão apresentando mudanças em seus produtos e conceitos, é preciso considerar a importância da inovação e fazê-la trabalhar a seu favor.

Ao ingressar na disputa pelos consumidores, um dos maiores desafios é manter a autenticidade e se diferenciar, e a inovação é a resposta para isso.

Com o passar do tempo, empresas que buscam inovar têm condições melhores de conquistar e se manter nos mercados competitivos, gerando qualidade e singularidade.

Nesse sentido, torna-se fundamental entender melhor a importância da inovação em um mercado cada vez mais competitivo, seus benefícios e as primeiras atitudes para que ela possa ser colocada em prática!

O que é inovação?

A inovação é uma ideia implementada que agrega valor para a empresa, consumidores e mercado.

Também pode ser entendida como um ato que faz com que as organizações modifiquem seus produtos e processos internos para se adaptar ao comportamento do consumidor ou à competitividade das outras companhias.

Dessa forma, é a partir do entendimento da importância da inovação, e da sua execução contínua, que elas podem se tornar únicas, tendo em si características que a fazem se destacar e serem lembradas dentre tantas opções disponíveis atualmente.

Uma empresa é considerada inovadora quando introduz novos produtos no mercado, implementa um novo processo ou aprimora substancialmente o que já existia.

Nesse sentido, fica claro que a importância da inovação não é sobre apenas um acontecimento ou iniciativa, existem diversos tipos de inovação que podem ser explorados, de acordo com as necessidades do negócio.

Para transformar essa dinâmica em um diferencial competitivo, é preciso que a inovação traga benefícios como: a conquista de novos mercados, entrega de vantagens com relação aos concorrentes, aprimorando incrementalmente as ofertas/produtos que já possui, ou melhora em seu funcionamento interno – reduzindo custos e/ou aumentando a produtividade, por exemplo.

Isso significa que a inovação em mercados competitivos não é feita com o objetivo de “apenas inovar” em si, nesse contexto sempre se atende a uma necessidade externa ou interna do negócio.

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Qual a importância da inovação para as empresas?

Segundo o IBGE, apenas 33.6% das empresas brasileiras são inovadoras. O número se mantém quase estável desde que começou a ser avaliado, em 2002.

O Mapa da Inovação Corporativa, produzido pela AEVO e Inventta, mostra, ainda, que, apesar de 48% das empresas se considerarem inovadoras, apenas 19% são reconhecidas assim pelo mercado.

Isso ocorre, em grande parte, porque inovar é sinônimo de estruturação e processos bem definidos, e nem todas as organizações estão adaptadas para transformar os desafios do negócio em oportunidades.

Essa adaptação passa por compreender a importância da inovação: se inovar é arriscado, deixar de inovar é a garantia de que a empresa vai ter grandes problemas a longo prazo. Sobretudo se você encontrar com concorrentes que se adequam às mudanças locais e globais, de forma constante.

A importância da inovação se reflete nas mais diversas áreas de um negócio – da criação de novos produtos, passando pelos recursos humanos, até o setor financeiro.

Os resultados da inovação contribuem para atingir números expressivos de crescimento ano após ano.

É o caso da Ambar, empresa que utiliza tecnologia para aperfeiçoar a construção civil, e foi eleita pela Forbes como uma das 10 mais inovadoras no país, em 2021.

Outro exemplo da lista é a Dasa, grupo de medicina diagnóstica que em apenas dois meses desenvolveu algoritmos capazes de identificar os efeitos da Covid-19, mesmo com 100% da equipe trabalhando de forma remota.

A organização investiu mais de R$ 3 bilhões em inovação nos últimos anos, e se tornou a maior de seu ramo na América Latina.

Como inovar em um cenário competitivo?

A crença de que boas ideias simplesmente surgem de mentes criativas é algo que impede muitos negócios de dominar seus métodos e mercados, mesmo reconhecendo a importância da inovação.

Inovar é um trabalho sistemático e precisa de organização e constância para dar resultados consistentes.

Existem muitas formas de inovar, e há diversas dicas disponíveis para aperfeiçoar esse processo, mas todos os caminhos podem ser resumidos em 3 elementos principais: processo, gestão e cultura.

O processo é a sequência de atividades que irão levar ao resultado final. Um processo de inovação deve considerar formas de estimular novas ideias, selecionar as melhores e implementá-las para construir as transformações.

Ter um processo permite que sejam feitas alterações e acréscimos, garantindo um sistema de inovação cada vez mais forte.

Já a gestão, garante que o processo está sendo cumprido, olhando com muito cuidado para o andamento das ideias já implementadas. Sem a gestão da inovação, você pode ter uma equipe altamente criativa, e não alcançar retorno algum com as propostas trazidas por ela.

Por fim, uma cultura de inovação é a melhor forma de espalhar a importância da inovação por todo o negócio, garantindo que os bons resultados ganhem força e tragam mais benefícios para a empresa.

Sem essa cultura, os profissionais terão pouco estímulo para compartilhar suas ideias e a inovação não terá o ritmo adequado para se tornar uma vantagem competitiva.

Benefícios de uma cultura de inovação

  • Gera oportunidades e recompensa as contribuições dos colaboradores;
  • Dá espaço para que as ideias possam circular livremente, sem medo de que alguém possa roubá-las ou até mesmo puni-las;
  • Incentiva a autonomia dos profissionais, que podem auxiliar ou conduzir a gestão de seus próprios projetos e cultivar o intraempreendedorismo;
  • Uso eficiente dos recursos, com novas propostas para fazer mais investindo menos;
  • Atração e retenção de talentos qualificados, que desejam um espaço para cultivar boas ideias.

Além de considerar esses pilares da inovação, para inovar num cenário competitivo é fundamental analisar seus recursos atuais e o que você quer alcançar. De maneira prática e realista, é possível planejar de acordo com o seu orçamento e traçar metas em áreas prioritárias.

Empresas de pequeno e médio porte, ou até mesmo corporações com grandes setores de pesquisa e desenvolvimento, podem se beneficiar muito ao envolver todos os colaboradores e departamentos num esforço de inovação.

Desse modo é possível obter pequenas melhorias em cada ação interna, resultando em grandes transformações no conjunto.

Para fixar o conhecimento deste artigo, revisitamos as duas principais perguntas sobre o tema:

Qual o principal intuito da inovação nas empresas?

A inovação nas empresas garante que a competitividade, o interesse do público-alvo e a projeção de futuro dos negócios sejam características contínuas dentro de uma organização. A importância da inovação se torna evidente ao manter o valor da companhia no presente e construir as propostas de valor do futuro.

Quais são os benefícios da inovação?

Os principais benefícios de investir em inovação são: geração de valor para o negócio; desenvolvimento da companhia: maior engajamento dos colaboradores; retorno financeiro; melhoria contínua em produtos, processos e serviços; desenvolvimento de novos produtos e soluções; melhorias nas condições de trabalho; redução de custos, etc.

Conclusão

A importância da inovação é facilmente percebida, tanto em dados que apresentam uma análise completa sobre o mercado, quanto em histórias pontuais sobre a sua utilização.

As empresas que não olharem para essas informações terão muita dificuldade para manter as suas posições em mercados competitivos – e é cada vez mais difícil encontrar um segmento que não seja.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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