Indicadores de gestão, utilizados para medir os resultados que garantem o sucesso do negócio, estão entre os elementos indispensáveis para manter o alto nível das ações corporativas. Eles estão por trás de uma gestão feita com qualidade, atenção e cuidado.
Os indicadores de gestão têm o objetivo de comunicar, de forma simples e quantificável, os resultados da empresa.
Eles permitem que as empresas acompanhem seu desempenho e tomem decisões baseadas em dados concretos, em vez de suposições ou intuições.
Dessa forma, a liderança obtém uma avaliação mais confiável das atividades realizadas na organização e, assim, ganha mais agilidade para se ajustar às necessidades que surgem no caminho.
Entenda de forma simples o conceito de indicadores de gestão e conheça exemplos diversos aplicados às áreas de uma empresa. Siga a leitura.
O que são indicadores de gestão?
Indicadores de gestão são ferramentas utilizadas para avaliar o desempenho de uma empresa. Por meio deles, a organização será melhor orientada a dados, com métricas e resultados claros por cada área, facilitando, assim, a tomada de decisão.
Os indicadores de gestão, também chamados de KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são o termômetro dos seus esforços e estratégias. Com eles, as equipes sabem se estão “quentes” ou “frias” em relação aos objetivos.
As tomadas de decisão se tornam mais assertivas com os indicadores de gestão, já que, ao medir os resultados das estratégias que levam aos objetivos corporativos, fica mais fácil visualizar as medidas possíveis e os seus resultados.
O monitoramento frequente e contínuo da performance é imprescindível para o sucesso da organização no mercado competitivo.
Por esse motivo, um bom gerenciamento de negócios deve ser baseado em indicadores de gestão aplicados às mais diversas áreas da empresa, como finanças, inovação, marketing, vendas e recursos humanos.
Os dados gerados através dos indicadores de gestão também são de interesse dos colaboradores, portanto, todos os envolvidos devem ter acesso a essas informações.
Um colaborador da área de finanças pode, por exemplo, precisar de informações dos indicadores de vendas, bem como a área de vendas pode recorrer aos números de marketing para desenvolver ações.
Ao abrir mão de gerenciar os indicadores de gestão do seu negócio, você perde a capacidade de ajustar seus processos e, com isso, alcançar suas metas se torna uma tarefa mais difícil.
Exemplos de indicadores de gestão
Reunimos 30 exemplos de indicadores de gestão, aplicados a 6 diferentes áreas de um negócio, para você se inspirar.
1 – Indicadores financeiros
Lucro líquido
Para entender melhor sobre o desempenho e saúde financeira de uma organização, o lucro líquido é um dos principais indicadores de gestão, já que ele mede o rendimento que a empresa gera aos proprietários ou acionistas.
Essa métrica pode ser calculada subtraindo-se os custos fixos e variáveis da receita total:
Lucro líquido = Receita – custos fixos – custos variáveis.
Margem de lucro
A margem de lucro se trata do percentual do preço de um produto ou serviço correspondente ao lucro da empresa, em outras palavras: a relação entre o lucro bruto e a receita total.
Para calcular essa métrica você deve, primeiro, saber o seu lucro bruto, somando o total faturado e subtraindo os gastos.
Depois, calcule a margem de lucro a partir da relação entre o lucro bruto e a receita total:
Margem de lucro = lucro bruto ÷ receitas totais.
Índice de inadimplência
Esse indicador de gestão mensura o atraso de pagamentos dos clientes da sua empresa, número que pode gerar redução nos lucros e impactar o fluxo de caixa.
O cálculo consiste na divisão dos pagamentos atrasados de 90 a 180 dias pelo total dos que venceram durante esse período.
Custos fixos
É um indicador que mensura aquelas despesas constantes na atividade produtiva da empresa, mas cujo valor não varia com a quantidade vendida como contas de luz e água, aluguéis e salários, por exemplo.
Custos variáveis
São despesas da atividade produtiva que variam conforme o aumento ou queda da produtividade, ou da receita, como: matéria-prima, comissões dos vendedores, taxas e juros de cartão de crédito. Eles são calculados com uma multiplicação básica:
Custo variável total = Quantidade total produzida x Custo variável por unidade.
Margem bruta
O indicador de margem bruta é utilizado para descobrir a porcentagem de lucro que uma empresa tem sobre a venda de seus produtos ou serviços.
O cálculo dessa métrica necessita dos valores de lucro bruto e receita líquida e é feito da seguinte forma:
Margem bruta = (Lucro bruto ÷ Receita líquida) × 100.
ROI
Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento, é um indicador usado para saber o resultado financeiro de um investimento feito pela empresa.
Para chegar a esse número, basta fazer um cálculo utilizando o que foi ganho e o que foi investido:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) ÷ Investimento inicial.
Faturamento
O faturamento se trata do valor total que a empresa lucrou a partir de suas principais atividades como a venda de produtos e serviços.
Para calcular o faturamento, multiplique o preço da venda pela quantidade vendida.
Faturamento bruto = Preço de venda x Quantidade vendida.
2 – Indicadores de marketing
Custo por Lead (CPL)
O CPL mensura quanto cada lead (consumidor em potencial) custa para a empresa e ajuda a entender se os investimentos em marketing estão valendo a pena. A fórmula é simples:
CPL = Investimentos em marketing ÷ Número de leads.
CPC
É um indicador de gestão que mensura o custo por clique, ou seja, quanto o anunciante paga por cada clique realizado nos anúncios que levam os visitantes a seu site ou produto.
O cálculo do CPC é feito dividindo o que foi gasto pelo número de cliques recebidos:
CPC = Custo total ÷ Número de cliques.
CTR
CTR (Click-through Rate) é a taxa de cliques, um indicador que demonstra a relação entre cliques e impressões de um anúncio, ou seja, a porcentagem de usuários que clicaram em um anúncio após visualizá-lo.
Essa é uma maneira valiosa de entender o desempenho de suas campanhas no marketing digital. O cálculo é feito a partir da divisão do número de cliques pelo número de visualizações:
CPC= Número de cliques ÷ Número de visualizações.
Taxa de abertura de e-mails
É um indicador de E-mail Marketing usado para medir a efetividade das campanhas de e-mail. A métrica é feita pela divisão do número de aberturas do e-mail enviado, pelo número de pessoas que receberam o e-mail.
Taxa de abertura de e-mail = E-mails abertos ÷ (E-mails enviados – E-mails rejeitados)
3 – Indicadores de vendas
Taxa de conversão
A taxa de conversão consiste na porcentagem de pessoas que completaram uma ação desejada após visitarem seu canal de vendas, ou seja, avançaram à próxima etapa do funil de vendas.
O cálculo consiste em dividir o número de pessoas convertidas pelo número de visitantes e multiplicar por 100, para obter a porcentagem:
Taxa de conversão = N° de Leads ou Clientes ÷ N° de Visitantes x 100.
Ticket médio
O indicador de ticket médio mostra o valor que os clientes gastam com os seus produtos/serviços, indicando a média do valor das vendas de sua empresa.
Para obter essa média, você só precisa dividir o valor das vendas totais pelo número de vendas efetuadas.
CAC
O custo de aquisição de clientes (CAC) é um indicador usado para mensurar o valor investido ao captar os clientes.
Para chegar no CAC, é necessário somar o valor de tudo que foi investido nessa área, como campanhas de marketing, ferramentas e equipe de vendas, e depois dividir o resultado pelo total de clientes conquistados.
LTV
O indicador LTV, ou Life Time Value, se refere ao valor de um cliente ao longo da relação entre ele e a empresa, e serve para demonstrar o quanto essa relação foi financeiramente compensadora.
Para calcular a métrica, é preciso do valor do ticket médio, que deve ser multiplicado pelo tempo de retenção do cliente:
LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção de Clientes.
Número de oportunidades
As métricas de vendas que medem o número de oportunidades, sejam abertas, fechadas ou perdidas, ajudam a ter uma visão sobre o desempenho dos vendedores na busca por leads.
Esses indicadores de gestão mostram a taxa de sucesso do time de vendas e a eficiência dos profissionais do setor.
4 – Indicadores de RH
Turnover
O turnover serve para mensurar a rotatividade na organização a partir do número de colaboradores que saíram da empresa em um período determinado.
Para calcular esse valor, você precisa da soma do número de admissões e de demissões, dividir o total por 2 e, por fim, dividir o resultado pelo total de colaboradores da empresa.
Turnover = (Admissões + Demissões) ÷ 2 ÷ Colaboradores.
Índice de retenção de talentos
Esse indicador de gestão serve para avaliar a eficácia das estratégias voltadas aos talentos da empresa, de acordo com o nível de satisfação e tempo médio dos colaboradores na empresa.
Absenteísmo
É um indicador de gestão responsável por mensurar as ausências dos colaboradores, justificadas ou não.
O cálculo dessa métrica é feito a partir da seguinte relação:
Absenteísmo = (Total de colaboradores x Total de faltas e atrasos) ÷ (Total de colaboradores x Total de dias trabalhados).
Custo do turnover
Mensura o efeito que a rotatividade de funcionários causa no orçamento da empresa. Para calcular, basta medir as despesas geradas por aspectos como recrutamento, seleção, redução de produtividade, etc.
5 – Indicadores de inovação
Quantidade de ideias enviadas
Considerando o contexto de um Programa de Ideias, este indicador mensura o número de ideias obtidas através dos colaboradores, dado que sinaliza se a cultura de inovação está sendo bem implementada ou não por meio do programa.
Quantidade de ideias aprovadas
Só ideias enviadas não são suficientes!
A aprovação de ideias de qualidade e possíveis de serem executadas também é um indicador importante.
Quantidade de ideias implantadas
Este indicador aponta a quantidade de ideias colocadas em prática e é fundamental para mensurar a inovação na empresa, demonstrando a efetividade do Programa de Ideias com base nas propostas que realmente chegam à prática.
Ideais por colaborador
Mensurar o indicador de ideias por colaborador, pode dar ao gestor do programa de inovação os dados macro para entender como está o engajamento ativo na iniciativa.
6 – Indicadores de competitividade
Market-share
O market-share consiste na fatia que uma empresa detém do seu nicho de mercado.
O cálculo dessa métrica se dá a partir da divisão do valor total de vendas, ou a receita total da empresa em um determinado período, pelo total em vendas/receita gerado pelo setor como um todo naquele mesmo período.
Produtividade
A produtividade da empresa interfere diretamente na sua competitividade. O cálculo da produtividade é feito a partir da divisão das saídas pelas entradas das atividades da empresa.
ROI – Retorno sobre o Investimento
O ROI também é um indicador de competitividade, na medida em que demonstra a capacidade da empresa obter retorno sobre os investimentos feitos em projetos, modelos de negócio, etc.
O resultado deste indicador revela o potencial da organização no mercado competitivo.
Faça a gestão de indicadores com OKRs
A metodologia OKR se encaixa perfeitamente com a gestão de indicadores, já que, por meio dela, podemos definir e quantificar os resultados-chave (Key Results) que compõem as metas da organização.
Para começar, basta traçar os Objetivos que a empresa deseja alcançar em cada área e alinhar os Key Results, ou seja, os resultados que precisam ser atingidos para chegarmos lá.
Talvez a empresa tenha o Objetivo de se tornar mais inovadora, por exemplo, e adotar alguns indicadores de gestão da área como ideias enviadas e ideias aprovadas, pode ser um bom caminho.
A partir daí, vamos definir quais Resultados-Chave serão usados para quantificar esse Objetivo – qual número precisa ser atingido em cada indicador, para considerarmos que houve sucesso.
A vantagem de tomar os OKRs como ponto de partida é que colaboradores e gestores sabem exatamente para onde devem caminhar, e podem agir no dia a dia com esses objetivos em mente.
Os profissionais ganham clareza e, com isso, a empresa ganha eficiência, reduzindo os erros e desperdícios que não contribuem para o avanço na direção desejada.
Conclusão
Os indicadores de gestão possibilitam o acompanhamento apropriado de métricas pré-estabelecidas, que servem para avaliar o desempenho da empresa em setores específicos, sem perder de vista o seu desempenho geral.
É por meio dessa ferramenta que as organizações podem se tornar realmente produtivas, concentrando esforços nas ações que foram definidas como prioridades.
Para garantir que os colaboradores e recursos estão sendo aplicados da maneira correta, você pode contar com uma plataforma como o software de gestão da inovação e estratégia do AEVO para definir os indicadores e conduzir suas estratégias de maneira clara.
A plataforma é colaborativa e permite a avaliação em tempo real do desempenho atual em cada objetivo.
Conheça o nosso ambiente de gestão estratégica com OKRs e solicite uma demonstração para a sua empresa.
