Conheça o Innovation Day e a sua importância para o ecossistema

O Innovation Day, em poucas palavras, é um dia para discutir inovação, debatendo seus conceitos, avaliando e premiando iniciativas concretas ou formando parcerias para lidar com desafios conjuntos. Saiba mais sobre o tema e as iniciativas neste artigo.

Dias e meses comemorativos são uma ótima maneira para fazer as pessoas falarem sobre um tema, e criarem iniciativas ligadas a ele. O Innovation Day é um evento que segue essa tendência, possibilitando discussões e atuações conjuntas na área da inovação.

Hoje, existem grupos que realizam um Dia da Inovação nas mais diversas escalas; de feiras em pequenas cidades a projetos envolvendo todo o mundo. Todos eles tem o mesmo objetivo – estimular o pensamento fora da caixa e encontrar novas maneiras de resolver os problemas.

Saiba mais sobre o innovation day e a sua importância para o ecossistema de inovação neste artigo.

O que é o Innovation Day?

O Innovation Day, em poucas palavras, é um dia para discutir inovação, debatendo seus conceitos, avaliando e premiando iniciativas concretas ou formando parcerias para lidar com desafios conjuntos.

O World Creativity and Innovation Day é o maior evento nesse sentido. Formulado pela Organização das Nações Unidas para estimular a economia criativa ao redor do mundo, o marco global acontece no dia 21 de abril. Segundo a ONU, criatividade e inovação “se tornaram a verdadeira riqueza das nações no século XXI”, e vem daí a importância desse dia.

Outras organizações passaram a realizar seus próprios “Innovation Day” em diversas datas, reunindo empresas e outras organizações de uma cidade ou região para trabalhar de forma coletiva nos problemas que elas compartilham.

Esses eventos são uma forma de alimentar ecossistemas locais, ou até mesmo de criá-los, tendo um Dia da Inovação como seu ponto de partida.

Importância do Innovation Day para o ecossistema de inovação

Ao realizar ou participar de um Innovation Day, organizações, profissionais e estudantes colaboram para que a inovação se espalhe e seja adotada em novos ambientes, ou aperfeiçoada nos espaços que ela já ocupa.

Isso se dá por quatro caminhos:

Novas perspectivas

O Innovation Day ajuda as pessoas a verem as coisas de uma nova perspectiva, pois reúne quem está se dedicando à área e apresenta iniciativas com bons resultados. Isso motiva os participantes a criar métodos e técnicas para fazer com que seus produtos e serviços se destaquem da concorrência, ou aprimorar os processos internos, otimizando os investimentos de tempo e dinheiro.

Formação de parcerias

Conforme o Innovation Day dá espaço para que as pessoas apresentem seus desafios, alguém na audiência pode ter a solução ideal e oferecer uma parceria que traga benefícios para os dois lados.

O melhor de tudo é que, como os envolvidos são pessoas interessadas em inovação, há grandes chances de que elas possam dar respostas para outras questões ao longo do tempo.

Incentivo à tomada de risco

Nenhuma inovação pode ocorrer sem riscos e desafios, mas é preciso que eles sejam calculados e prevenidos conforme possível. Ao compartilhar ideias e projetos, as organizações também podem dividir os riscos, ou encontrar recursos capazes de reduzi-los.

Ajuda a combater problemas socioeconômicos

A própria ONU reconhece que, sem inovação, nenhuma sociedade pode progredir.

Ela desempenha um papel vital na resolução de vários problemas sociais e torna a sociedade mais produtiva através da implementação eficaz de novas ideias e tecnologias.

Isso se aplica aos grandes desafios mundiais, como a produção das vacinas e os esforços para levar internet a pontos isolados, mas também pode beneficiar as empresas de uma cidade que estão perdendo consumidores para o município vizinho, ou os profissionais que foram afetados com o fechamento de uma grande indústria, por exemplo.

Iniciativas do Innovation Day

As ações de Innovation Day estão se multiplicando entre diversos setores do mercado. Confira alguns exemplos desses encontros:

AHK Innovation Day: inovações e boas práticas em ESG

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha é representante oficial da economia germânica no Brasil, e realiza seminários constantes sobre pontos de interesse variados.

Seu Innovation Day teve como foco a área de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), tema cada vez mais relevante ao redor do mundo e com grande potencial de crescimento para empresas que sigam as expectativas globais.

O evento foi acompanhado por um Startup Speed Dating onde as empresas associadas à câmara puderam conhecer novas soluções de governança corporativa, mitigação dos impactos ambientais e promoção de questões sociais.

UFPB Renewable Innovation Day

Universidades e outros centros educacionais com espaço para a pesquisa tem muito a contribuir nas discussões sobre inovação (fazem parte de um modelo conhecido como tríplice hélice da inovação).

Com isso em mente, a Universidade Federal da Paraíba convidou o Grupo Rio Alto, especialista em geração de energia renovável, e a gigante da tecnologia chinesa Huawei, pra discutir temas como energia solar, inteligência artificial, 5G e cloud computing.

O Innovation Day foi marcado pela assinatura de um acordo entre as duas empresas e o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), órgão interno da UFPB, estruturando ações conjuntas nas áreas mencionadas.

Unianchieta Innovation Day

O Grupo Anchieta foi mais uma organização educacional a explorar o potencial do Innovation Day.

Num evento amplo, o grupo reuniu professores e empreendedores para analisar múltiplas frentes na operação de uma empresa, e também trouxe algumas dicas para profissionais que desejam contribuir com negócios inovadores.

Os temas envolveram carreira, logística, gestão, intraempreendedorismo, captação de recursos e oportunidades crescentes em novos mercados. O evento foi parte da Semana da Tecnologia realizada pelo Programa de Desenvolvimento Local (PDL) em Jundiaí.

AWS Summit Online – Américas

A Amazon Web Services é a maior plataforma de computação em nuvem do planeta, e boa parte da estrutura que sustenta a internet global passa por dentro da empresa.

Poucas organizações têm essa qualificação para falar sobre tecnologia e inovação, e o Summit Online foi um evento criado para compartilhar a visão da empresa sobre o mercado.

Realizado em três dias, sua abertura foi marcada por um Innovation Day com palestrantes internos, além de cientistas e empreendedores que estão na linha de frente em setores como nanotecnologia, exploração espacial e aviação supersônica.

Conclusão

O Innovation Day é um espaço interessante para organizações de todos os tipos que estão dispostas a fazer as coisas de um modo diferente, incentivando a formação de parcerias que tragam sucesso para todos os negócios envolvidos.

Se você deseja aproveitar esse potencial todos os dias, também pode contar com o módulo de inovação aberta do AEVO Innovate e a Central de Startups. Essa ferramenta permite acessar startups, empresas inovadoras, e vários recursos para encontrar soluções capazes de impulsionar o seu negócio em uma rede de parceiros.

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre o que a AEVO pode fazer para acelerar a inovação dentro da sua empresa!

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.