Inovação Aberta: 5 cases que você precisa conhecer

 

Confira a transcrição do vídeo:

Se você ainda não sabe o que é Inovação Aberta (ou Open Innovation), nós tomamos a liberdade de separar o primeiro vídeo da série Inovação Aberta, onde explicamos o conceito, aplicação, principais cases de sucesso no Brasil e no mundo:

Assista também: Inovação Aberta: conceito, aplicação e cases de sucesso

No vídeo de hoje,vamos falar sobre o case de Inovação Aberta (ou Open Innovation) da Natura Startups; o case da CPFL Inova; o case de Inovação Aberta da Ambev com a Parley for the Oceans; o EDP Ventures e também sobre o ONONO da BASF.


Case Natura & Inovação Aberta

Quando falamos de Open Innovation (ou Inovação Aberta) no Brasil, se não falarmos da Natura, estamos errados.

A empresa já trabalha essa abordagem há muitos anos e, em 2014, ela lançou o Programa Natura Startups: a empresa quer inovar, precisa inovar e busca respostas para as resoluções de suas demandas no mercado com as startups – com isso a empresa cresce mais, ajuda as startups a crescerem e mostra para o mundo os seus projetos e as suas soluções.

Desde 2014 já foram:

  • 3100 startups avaliadas;
  • 60 soluções testadas;
  • 19 parcerias firmadas

Com certeza já saiu muita coisa boa desde 2014, não é mesmo?


Case CPFL Inova

Iluminando ideias e pensamentos para um novo caminho, um dos maiores grupos do setor elétrico no Brasil brilha quando falamos de Inovação Aberta e é por isso que eu trouxe o case da CPFL Inova para o vídeo de hoje. 

Em parceria com a Endeavor, esse programa de aceleração corporativa já está na sua segunda edição. A empresa seleciona 12 scale-ups que serão aceleradas e receberão mentoria tanto da Endeavor quanto da CPFL. Essas empresas precisam ter sinergia com as demandas de energia elétrica no país e também com o grupo CPFL.

Para te mostrar o case da CPFL é realmente de sucesso, nós trouxemos alguns números da primeira edição: 

  • 80% das empresas que participaram da primeira edição fecharam parceria com a CPFL; 
  • Foram aportados 6 MILHÕES em projetos para o setor elétrico no país;
  • Houve 46% de aumento de faturamento das empresas que participaram do programa de aceleração; 
  • 39% a mais de contratações de funcionários que vieram dessas empresas para o grupo CPFL – um baita resultado.

Case Ambev & Parley of the Oceans

O terceiro case que eu vou contar no vídeo de hoje é uma das histórias que eu particularmente mais me orgulho de contar sobre os nossos clientes. É o case Desafio Livre de Plástico da Ambev, mais especificamente da Corona, em conjunto com a Parley for the Oceans. 

O objetivo é levantar ideias, projetos e soluções inovadoras que vão minimizar o impacto do plástico no ecossistema nos próximos anos.

  • Foram 450 inscrições;
  • 140 ideias selecionadas; 
  • 6 ideias finalistas têm o potencial de redução de 230 MIL TONELADAS de plástico, nas praias, por ano. 

Se você quiser saber um pouco mais sobre o desfecho do projeto, sobre as 6 ideias finalistas ou sobre os resultados desse desafio, confere aqui embaixo o link do case completo que construímos:

Leia também: AEVO Innovate: Corona & Parley for the Oceans


Case EDP Ventures

Com 30 MILHÕES destinados a projetos empreendedores, nasceu a EDP Ventures Brasil, que é mais um case de Inovação Aberta que merece ser compartilhado aqui no vídeo. O foco desse Programa de Corporate Venture Capital é encontrar startups com soluções inovadoras para o mercado e para o setor de energia, que possam agregar valor para o grupo EDP. 

Um exemplo que deu muito certo nesse Programa é da startup cearense Delfos, que recebeu um aporte de 1,5 MILHÕES para continuar desenvolvendo sua inteligência artificial que atua em usinas de geração de energia: começou esse ano e já tem um grande resultado. Sem dúvidas, esse é um case de sucesso.


Case ONONO-BASF

É de mãos dadas que se transforma – assim se resume o ONONO, o laboratório de experiências científicas e digitais de BASF. O centro foi inaugurado em março de 2019, com o objetivo de encontrar e conectar ideias para a BASF e seus clientes; tanto para ajudar ajudar a na gestão de ecossistemas de startups que orbita em torno da empresa.

Esse case merece ser compartilhado porque ele mostra a química perfeita entre ter e compartilhar conhecimento. Nós da AEVO estivemos na ONONO-BASF em junho de 2019 para apresentar o Innovation Talks, onde mostramos, pela primeira vez, nossa solução de Open Innovation. Foi muito legal, porque pudemos compartilhar conhecimento com muita gente e nós tivemos muito feedbacks – essenciais na construção do produto. 

Olha, para falar a verdade, o ONONO é um dos meus cases favoritos de Inovação Aberta (ou Open Innovation) no Brasil, porque eu pude vivenciar e estar lá presente, vendo como de fato ele transforma a realidade de startups e grandes empresas.


Bônus: indicação de série

Para fechar com chave de ouro esse segundo vídeo sobre Inovação Aberta, aqui no canal da AEVO, eu decidi fazer uma indicação de uma série que eu assisti e gostei bastante, ela é uma produção original da Netflix: O Código Bill Gates, que retrata a história do gênio da Microsoft desde a sua infância, até os dias atuais, onde ele gerencia a fundação Bill e Melinda Gates.

Eu não vou te dar spoiler, mas no primeiro episódio já mostra como o Bill utiliza Inovação Aberta para erradicação de problemas cruciais para a humanidade: eu tenho certeza que você vai gostar!


E aí, gostou desse conteúdo? Ele foi útil para você? Olha, se você quiser saber como a AEVO ajuda empresas como a Ambev a impulsionar os seus resultados com Inovação Aberta e Programa de Ideias, clique no banner abaixo e conheça o AEVO Innovate, a nossa plataforma de Gestão da Inovação que te ajuda a inovar de uma maneira mais estruturada:

3 Ferramentas Importantes para sua Empresa ser uma Máquina de Inovação - CTA

Posts Relacionados
Flávio Marques traz 6 modelos de relacionamento de grandes empresas para com as startups para
Flávio Marque bebe da fonte das famosas startups para trazer 7 valiosas lições que toda
Flávio Marques explica o conceito, a origem do termo, quais as principais características e como

Deixe uma resposta