O que é inovação contínua e qual a sua importância?

A inovação contínua consiste na evolução progressiva de diversos aspectos de um negócio, desenvolvidos por meio de um processo de inovação gerenciável. Entenda mais sobre o conceito de inovação contínua, sua importância e como trilhar esse caminho em sua empresa.

A inovação é um processo que deve ser gerenciado para se tornar perene. Assim, construir um modelo de inovação contínua fará com que o negócio seja sustentável e se diferencie em um mercado competitivo.

Sabemos que o segredo do sucesso não é o mesmo para todo mundo, mas se existissem meios capazes de trazer resultados notáveis, e certamente em todos eles é preciso envolver persistência e consistência.

Usando esses dois ingredientes é possível melhorar em qualquer aspecto e receber, em troca do esforço, o retorno esperado – mas há outra coisa importante a ser lembrada: não existem limites para a excelência, pois é sempre possível melhorar em algo.

No caso das empresas, essas melhorias vêm com o investimento em inovação, que também não possui uma linha de chegada.

Os negócios devem acompanhar a ideia de inovação contínua, seguindo uma caminhada sem fim, e adotando mudanças positivas ao longo dela, aliando-se às novas tecnologias, propósito e desafios do negócio; seja pela otimização de processos, produtos e serviços.

Entenda o conceito de inovação contínua, sua importância e como trilhar esse caminho em sua empresa. Continue a leitura.

O que é inovação contínua?

A inovação contínua consiste na evolução progressiva dos diversos aspectos de um negócio, desenvolvidos por meio de um processo de inovação gerenciável.

Para entendê-la, basta pensar nos upgrades que são feitos em produtos, tecnologias, processos, serviços, etc. Quando eles acontecem, significa que algo está mudando para melhor.

As empresas precisam que esses aprimoramentos aconteçam para acompanhar, sem maiores obstáculos, o avanço do mercado competitivo. E não pense que cabe apenas às empresas mais hi-tech adotarem essa postura.

Atualmente, essa estratégia inovadora em série é importante para qualquer empresa que adota uma cultura da inovação, independente do tamanho do negócio.

Isso quer dizer que tanto as startups que estão apenas começando quanto as organizações tradicionais devem aderir a um mentalidade orientada pelas melhorias incrementais.

Existem pelo menos três modelos principais de inovação – transformacional, radical e o de sustentação (ou incremental). Qual deles você imagina ser o mais condizente para ser usado como inovação contínua?

A resposta é: todos!

Mesmo em inovações que apostam em pequenas melhorias incrementais sejam mais frequentes dentro dessa lógica, uma estratégia de inovação bem definida – em outro tipo de inovação, como a inovação radical, por exemplo – é mais do que necessária e bem-vinda, basta que ela seja implementada de maneira adequada à realidade do negócio e agregue valor a ele.

Inclusive, é importante que os diferentes tipos de inovação se complementem a fim de maximizar a eficácia da prática de inovação contínua com o balanceamento do portfólio de inovações da empresa – gerando melhores resultados.

Ideias inovadoras podem surgir para a estrutura do negócio, em funcionalidades extras nos produtos, na automação de operações organizacionais, na adoção de inteligência artificial e metodologias que tornam as tarefas mais precisas – oportunidades e soluções estão em todo lugar.

Importância da inovação contínua nas empresas

A inovação contínua serve para assegurar uma meta central das empresas: sua sobrevivência no mercado.

Mesmo que a organização tenha alcançado um alto patamar e uma posição consolidada no setor, ela precisa tomar atitudes que possibilitem sua permanência nesse espaço.

Tentar garantir a segurança através da estagnação do negócio não é mais uma opção, pois os concorrentes estão atentos e evoluindo sempre, dando passos para ganhar uma parcela maior do mercado.

A solução é a inovação contínua, que se traduz facilmente como um processo de inovação sistêmico e gerenciável.

Assim, a qualidade dos produtos e serviços se eleva, os processos ganham agilidade e precisão e a empresa só tem a crescer com colaboradores mais engajados e clientes fidelizados; além de possibilitar a inovação mais radical e até mesmo disruptiva.

Benefícios da inovação contínua

A inovação contínua requer esforço constante, pois a cultura inovadora não acontece sem que haja interesse em transformar ideias em ações, que por sua vez, geram resultados.

Antes de levar a inovação contínua a sério, você precisa saber o quanto ela pode beneficiar o seu negócio.

Conhecer as suas vantagens irá dar todo o gás que você precisa para agir em direção às mudanças em todos os âmbitos do negócio e inspirar todos a construir um programa de inovação bem-sucedido.

Aumento na produtividade

A inovação contínua pede que os colaboradores estejam mais engajados, gerando ideias para contribuir com a equipe. Quanto mais esse engajamento aumentar, maior será a produtividade no ambiente de trabalho.

O mindset desenvolvido dentro da inovação contínua estimula os funcionários a criarem soluções para os problemas e deixa eles com a mente afiada para encontrar oportunidades de melhorias, gerando ideias inovadoras para a empresa – em um modelo conhecido como intraempreendedorismo.

Crescimento do negócio

Quando o negócio caminha para frente, nem que seja aos poucos, com pequenas mudanças positivas, o resultado não pode ser diferente: haverá crescimento.

Com a inovação contínua, esse crescimento é observado no aumento da qualidade, redução das falhas, precisão na execução de tarefas e no aumento dos lucros – os números nunca mentem.

Todos esses aspectos são característicos de empresas em expansão, que estão colhendo os resultados dos esforços coletivos para se tornar uma competidora forte em seu ramo.

Níveis de satisfação mais altos

Se tem algo que o público-alvo gosta de perceber é que a empresa está ouvindo as suas demandas.

Os aprimoramentos constantes, por menores que sejam, são um sinal de que a empresa não para de trabalhar para oferecer o melhor serviço ou produto aos seus consumidores.

Atualmente, o mercado e os clientes não perdoam a acomodação. Inovar continuamente, por outro lado, é estar sempre superando algum limite e deixando os clientes satisfeitos.

Ferramentas para te auxiliar na inovação contínua

Toda inovação parte de uma ideia, e se o objetivo da empresa é implementar inovações continuamente, o ritmo de geração de ideias tem que estar a todo vapor.

A maior fonte de ideias inovadoras está dentro da própria organização, nos colaboradores que lidam diretamente com tudo que acontece na empresa.

Então, para que a inovação seja contínua e se consolide, é importante utilizar um conjunto de aparatos que auxiliem no gerenciamento desse processo, como:

  • Ferramentas que facilitem a comunicação;
  • Ferramentas que estimulem o engajamento;
  • Ferramentas que ajudem a reunir, priorizar e selecionar as ideias obtidas através dos colaboradores.

O AEVO é uma plataforma que centraliza todas essas funcionalidades em um único lugar.

Com ela, sua empresa pode desenvolver um programa de ideias através do qual os funcionários ganham protagonismo na transformação do negócio, gerenciando projetos com toda a estrutura necessária.

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Conclusão

Quanto mais ideias forem reunidas entre os colaboradores, maiores as chances de você encontrar, entre elas, soluções e melhorias que o seu negócio precisa para inovar de maneira consistente.

Para isso, é fundamental implementar um programa de ideias na organização.

Para executar seu programa de ideias, os gestores podem se aliar à tecnologia, adotando um software de gestão da inovação e estratégia como o AEVO, que possibilita a implementação tanto de iniciativas incrementos mais simples em um produto; quanto projetos capazes de transformar o mercado inteiro.

Fale com um de nossos especialistas em inovação e descubra o que o AEVO pode fazer pela sua empresa.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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