Inovação de marketing: o que é, conceito e como implementar

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Enquanto algumas empresas invadem o coração de seus consumidores, outras parecem estar sempre lutando para se comunicar de forma adequada. A inovação de marketing tem lugar central na divisão entre os dois cenários, sendo usada por todas as organizações que conseguem falar a língua do seu público.

A inovação de marketing não deve ser confundida com a criação de uma página no Instagram ou o compartilhamento de memes – embora essas sejam atitudes válidas. Ela requer planejamento e execução de qualidade, com uma certa dose de agilidade para que a empresa possa se manter relevante em meio a tantas atualizações.


O que é inovação de marketing e qual o papel da inovação?

O marketing pode ser definido de diversas formas sob a perspectiva de vários autores, mas podemos dizer que ele está totalmente alinhado a vendas, pois uma empresa com um bom marketing vende mais fácil.

O marketing não é só responsável por uma parte do ciclo de vendas, como também pela percepção que os consumidores tem de uma marca. Por essa razão, é importante não só inovar na organização como um todo, mas também dentro do marketing.

A inovação de marketing é uma das formas de inovar, e pode ser definida como a utilização de métodos ou ferramentas novas para comercializar os produtos e serviços da empresa, incluindo desde uma mudança significativa na embalagem até um completo reposicionamento de marca.

Conforme novas tecnologias de comunicação entram em cena, as formas de comprar e interagir com uma empresa mudam, e inovar no marketing é fundamental para acompanhar o ritmo das transformações no comportamento do consumidor que mudam com frequência, uma vez que a todo momento surgem novas ferramentas e tecnologias dentro desse mercado.


Qual é o impacto da inovação de marketing para as organizações?

Devemos pensar a inovação de marketing desde o acompanhamento das tendências de mercado, até a forma como a organização irá reagir, passando por todos os processos que ligam as duas pontas.

Muitas empresas buscam negócios na internet carregando velhos hábitos consigo, e esperam que uma série de anúncios genéricos possa atrair grandes ondas de clientes. Embora estar presente no digital seja necessário, é só o primeiro passo, e a inovação de marketing é o que irá levar sua organização adiante.

Um exemplo simples é o Twitter da Netflix, cujas respostas divertidas já se tornaram famosas na internet. A comunicação adequada à plataforma e ao público cria uma identificação entre a empresa e os clientes, dificultando a competição para as concorrentes.


Por que investir em inovação de marketing?

Entre os benefícios que a inovação de marketing apresenta, é possível:

  • Automatizar processos, economizando recursos e oferecendo respostas mais rápidas ao público;
  • Expor serviços e produtos com maior velocidade, ganhando uma vantagem na disputa por mercados onde há lançamentos constantes;
  • Conquistar e fidelizar parcelas cada vez maiores do mercado;
  • Diferenciar-se dos competidores, a partir de uma comunicação única;
  • Saber em tempo real como as pessoas reagem aos seus produtos/serviços, e o que elas gostariam de encontrar nas versões futuras;

Como inovar no marketing da empresa?

Seja para lançar uma nova marca ou criar um perfil nas redes sociais, algumas atitudes são indispensáveis ao sucesso com a inovação de marketing.


Construa uma cultura de inovação

Esse é o divisor de águas entre as empresas de crescimento permanente e as que só acertam uma vez. Uma cultura adequada permite que diversos projetos de inovação sejam lançados em sequência, acumulando resultados escaláveis.

Construir uma cultura de inovação passa por deixar os colaboradores confortáveis em dar ideias, oferecer um feedback adequado para as sugestões e ter também uma cultura de implementação, onde as boas propostas não morrem no fundo de uma gaveta.

Você pode realizar essas mudanças no ambiente físico ou no digital, utilizando plataformas de inovação como o AEVO Innovate.


Conceda autonomia às equipes envolvidas

Se um time cria bons planos para a inovação de marketing, ele deve ser incentivado a colocar suas ideias em ação.

É importante evitar o microgerenciamento, que pode ser substituído por um conjunto de metas, com autonomia para que o grupo escolha caminhos adequados, permitindo uma fluidez e maior velocidade no andamento das demandas.


Pesquise e invista em tecnologia

Redes sociais representam apenas um passo na evolução da internet, mas as tecnologias para a inovação de marketing vão muito além.

Considere aprender mais sobre ferramentas como bots de atendimento, como automação para respostas automáticas no whatsapp ou instagram, porém de forma personalizada, para que o cliente não sinta que está sendo atendido com descaso.

Ou talvez algo mais complexo que exige o uso de um software especializado para um chat virtual em seu site ou distribuição de conversas no whatsapp para diferentes vendedores. Essas ferramentas são uma ótima opção para agilizar o atendimento.

Também é possível apostar em apresentações de produtos com realidade virtual e geolocalização, como casas e apartamentos para locação ou compra e até mesmo móveis, para que o cliente tenha uma noção mais realista de como poderá ficar um novo sofá em sua casa.


Conheça o seu consumidor

Quem entende de marketing sabe que o consumidor deve estar no centro das estratégias e ferramentas são apenas formas de alcançá-lo.

Acompanhe tendências gerais de comportamento, e estimule a realização de pesquisas sobre a sua persona para estar sempre conectado aos interesses dela.

Se hoje a febre do momento é um aplicativo de vídeos, esteja presente lá, e se amanhã for uma plataforma de fotos, vá para lá também. É essencial estar presente onde seu consumidor está, mas lembre-se, não é preciso ter um perfil em todas as redes sociais e manter tudo atualizado se sua persona não está lá.

Mas, como assim? Digamos que você é um e-commerce de roupas e acessórios e quer se conectar com o máximo de pessoas possíveis. Todavia, usar uma rede social como o Linkedin não fará muito sentido para sua empresa, visto que ele é uma plataforma voltada ao mundo corporativo. Seu cliente pode ter um perfil no Linkedin, mas cada rede social tem sua característica.

Usando esse mesmo exemplo, podemos dizer que faz mais sentido ter um perfil no Instagram para expor as fotos dos produtos e gravar vídeos curtos mostrando as peças em um modelo por exemplo.


Faça benchmarking

Saber o que está sendo feito pela concorrência é fundamental para estar sempre na liderança do seu mercado.

Obviamente, não nos referimos a cópia de ideias, mas um bom conhecimento sobre o adversário, seus movimentos e o retorno gerado por eles. Visite seus sites, perfis de redes sociais e inspire-se para ter novas ideias.


Teste métodos comprovados e acrescente o seu toque

Existem metodologias de inovação que podem e devem ser testadas na sua organização, como Agile, Kanban e Scrum. As lideranças na empresa e em cada setor devem estar atentas para estes métodos, buscando dominar seus fundamentos e encontrar uma aplicação integrada à realidade da organização.


Vá a eventos

Eventos presenciais ou digitais são uma ótima opção para estimular sua equipe e despertar novas ideias. Neles, é possível fazer networking, conhecer o que grandes empresas do nicho estão fazendo e como estão lidando com determinadas situações.

Além de absorver vários conteúdos através de palestras e workshops com pessoas de diferentes regiões e empresas.


Conclusão

Garantir que a inovação de marketing crie raízes numa empresa e alimente um motor de resultados passa pela boa gestão de três áreas: pessoas, ferramentas e processos.

Você pode garantir que todas estejam alinhadas e funcionando corretamente através de uma plataforma como o AEVO Innovate. Baseado nos conceitos mais atualizados sobre inovação, o software oferece um ambiente virtual onde projetos transformadores podem ser formulados, implementados e gerenciados com a participação de toda a equipe.

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