Inovação de produto: o que é, quando e quanto investir

Entenda o que é a inovação de produto e como tais soluções irão ajudar a sua empresa a ganhar o devido destaque no seu mercado de atuação.

Uma empresa que deseja se destacar no mercado, independente do nicho emque estáinserida, precisará em algum momento apostar eminovação de produto, caso contrário será massacrada pela concorrência.

O mercado consumidor está cada vez mais exigente e fica realmente difícil atender todas as necessidades se você mantiver os produtos em suas condições padrões e tradicionais.

Se você não investir em inovação, pode ter certezade queo seu concorrente o fará e, assim, você começará a perder público no mercado.

Entenda mais sobreinovação de produtoe em que momentoela deve aparecernasuaorganização.

O que é inovação de produto?

A inovação de produtoé o desenvolvimento denovosbens ou serviçospara serem lançados no mercado . Também pode ser uma melhorianas funções e atribuiçõesde um produto.

A ideiaé ganhar espaço com mudanças pioneiras, que podem ou não envolver alta tecnologia. Muitas vezes, uma simples ideia e orgânicapode ser muitoinovadorae atrair a atenção dos consumidores.

O processo deinovação de produtonão é simples, sendo necessário conhecer muito bem seu produto, sua empresa, seus consumidores e as ferramentas de pesquisa e desenvolvimento disponíveis .

Mas, sem dúvida alguma, é um passo necessário que deve ser dado para manter-se ativo no mercado.

Características da inovação de produtos

Ainovação de produtopode acontecer de três maneiras diferentes: radical, incrementaledisruptiva .

A inovaçãoradicalconsiste em ideia muito inovadoras, de alto risco e que demandam grande investimento e mudanças no mercado.

Já a inovaçãoincrementalémais baseadaem conceitos demelhoria contínua, em queum produto é aprimorado aos poucos, combaixo risco eresultados a curto prazo.

Um exemplo de inovaçãoincrementalsão as telas de computadores e TVs, que foram se modificando ao decorrer do tempo e hoje são extremamente finas com resolução 4K. Esse processo foi gradual, mas muito importante para o setor de tecnologia.

A inovação disruptivaéo desenvolvimento de uma soluçãoextremamente nova, que quebra o tradicional e o faz se tornar obsoleto. Um clássico exemplo são as plataformasstreamingde filmes.

A Netflix, por exemplo, desbancoutodo o mercado de videolocadoras, e até mesmo osdownloadspiratas, pois oserviçoé bastanteacessível.

E como saber em qual tipo deinovação de produtoapostar? Não há uma regra, é preciso avaliar muito bem quais são as particularidades do seu produto e do seu público.

Estudare analisarbem as ideias que surgemeas tendências do mercadoé fundamental para quese tenha sucesso nas apostas.

Exemplos de inovação de produto

Existem uma série de inovações de produtos e é muito interessante conhecer qual é o histórico do seu nicho de mercado, pois isso pode te dar um grande direcionamento. Confira algunsexemplos deinovação de produto:

  • Smartphones
  • Câmbio automáticonos carros
  • Smartwatches
  • TV ultrafina
  • Embalagens retornáveis
  • Tela 4K
  • Luz deLED
  • Drones
  • Concreto ecológico
  • Canudos de metal não-descartáveis
  • Novos modelos de videogames

Quando iniciar o investimento na inovação de produto?

Se você deseja lançar um produto revolucionário no mercado, apostar emumainovaçãoradicalde produtoé uma alternativaquepode sermuito interessantepara a sua empresa.

Masqual omomentocerto para iniciar esses investimentos? É importante ter em menteque você passará a explorar um novo mercado e o segmento pode vir a ser totalmente diferente.

O ideal é que as inovações sejam lançadas quando o produtoainda é uma aposta, uma hipótese que precisa ser validada .

Neste momento,  ele ainda está em desenvolvimento pela empresa,  então é possível atender as necessidades do público-alvo.   

Uma inovação radical possui riscos, ou seja, sua inovação de produtopodese tornaruma estrela do mercado, ounão ternenhuma procura. Por isso, é preciso estar atento aosresultados obtidos em todos os estágios do processo de desenvolvimento da solução .

Quanto investir na inovação de produtos?

A inovação incremental é um terreno mais seguro, de riscoseinvestimentos menores. Já a inovação radical, demanda investimento mais alto, mas com essa estratégia, as organizações dão grandessaltosde inovação.

No entanto, apostar todo o capital da empresaem um único projeto de inovação de produto é muito arriscado.Uma estratégia interessante é destinar cerca de 10% do orçamento desse setor, e dessa forma, equilibrar o seu portfólio de projetos de inovação.

Tambémé muito importante salientar que é preciso assumir derrotas. Se o produto nãofoi validado pelo mercado e pelo público-alvo, não insista no erro. Aqui a melhor opção é matar o projeto. Quanto antes você perceber isso, menor será o seu gasto.

Leia mais: Ambidestria Organizacional

Conclusão

Qualquer projeto novo possui riscos, mas investir em inovação é fundamental para suaempresa não ficar estagnada . Com uma boa equipe e ferramentas que subsidiem inovações de produtos e processos, as chances de sucesso são muito grandes!

Quer saber mais como incluir ainovação de produtonos projetos de inovaçãoda sua empresa? Fale com um dos noss os especialistas para descobrir a melhor estratégia para suaorganização!

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