Uma empresa que deseja se destacar no mercado, independente do nicho emque estáinserida, precisará em algum momento apostar eminovação de produto, caso contrário será massacrada pela concorrência.
O mercado consumidor está cada vez mais exigente e fica realmente difícil atender todas as necessidades se você mantiver os produtos em suas condições padrões e tradicionais.
Se você não investir em inovação, pode ter certezade queo seu concorrente o fará e, assim, você começará a perder público no mercado.
Entenda mais sobreinovação de produtoe em que momentoela deve aparecernasuaorganização.
O que é inovação de produto?
A inovação de produtoé o desenvolvimento denovosbens ou serviçospara serem lançados no mercado . Também pode ser uma melhorianas funções e atribuiçõesde um produto.
A ideiaé ganhar espaço com mudanças pioneiras, que podem ou não envolver alta tecnologia. Muitas vezes, uma simples ideia e orgânicapode ser muitoinovadorae atrair a atenção dos consumidores.
O processo deinovação de produtonão é simples, sendo necessário conhecer muito bem seu produto, sua empresa, seus consumidores e as ferramentas de pesquisa e desenvolvimento disponíveis .
Mas, sem dúvida alguma, é um passo necessário que deve ser dado para manter-se ativo no mercado.
Características da inovação de produtos
Ainovação de produtopode acontecer de três maneiras diferentes: radical, incrementaledisruptiva .
A inovaçãoradicalconsiste em ideia muito inovadoras, de alto risco e que demandam grande investimento e mudanças no mercado.
Já a inovaçãoincrementalémais baseadaem conceitos demelhoria contínua, em queum produto é aprimorado aos poucos, combaixo risco eresultados a curto prazo.
Um exemplo de inovaçãoincrementalsão as telas de computadores e TVs, que foram se modificando ao decorrer do tempo e hoje são extremamente finas com resolução 4K. Esse processo foi gradual, mas muito importante para o setor de tecnologia.
A inovação disruptivaéo desenvolvimento de uma soluçãoextremamente nova, que quebra o tradicional e o faz se tornar obsoleto. Um clássico exemplo são as plataformasstreamingde filmes.
A Netflix, por exemplo, desbancoutodo o mercado de videolocadoras, e até mesmo osdownloadspiratas, pois oserviçoé bastanteacessível.
E como saber em qual tipo deinovação de produtoapostar? Não há uma regra, é preciso avaliar muito bem quais são as particularidades do seu produto e do seu público.
Estudare analisarbem as ideias que surgemeas tendências do mercadoé fundamental para quese tenha sucesso nas apostas.
Exemplos de inovação de produto
Existem uma série de inovações de produtos e é muito interessante conhecer qual é o histórico do seu nicho de mercado, pois isso pode te dar um grande direcionamento. Confira algunsexemplos deinovação de produto:
- Smartphones
- Câmbio automáticonos carros
- Smartwatches
- TV ultrafina
- Embalagens retornáveis
- Tela 4K
- Luz deLED
- Drones
- Concreto ecológico
- Canudos de metal não-descartáveis
- Novos modelos de videogames
Quando iniciar o investimento na inovação de produto?
Se você deseja lançar um produto revolucionário no mercado, apostar emumainovaçãoradicalde produtoé uma alternativaquepode sermuito interessantepara a sua empresa.
Masqual omomentocerto para iniciar esses investimentos? É importante ter em menteque você passará a explorar um novo mercado e o segmento pode vir a ser totalmente diferente.
O ideal é que as inovações sejam lançadas quando o produtoainda é uma aposta, uma hipótese que precisa ser validada .
Neste momento, ele ainda está em desenvolvimento pela empresa, então é possível atender as necessidades do público-alvo.
Uma inovação radical possui riscos, ou seja, sua inovação de produtopodese tornaruma estrela do mercado, ounão ternenhuma procura. Por isso, é preciso estar atento aosresultados obtidos em todos os estágios do processo de desenvolvimento da solução .
Quanto investir na inovação de produtos?
A inovação incremental é um terreno mais seguro, de riscoseinvestimentos menores. Já a inovação radical, demanda investimento mais alto, mas com essa estratégia, as organizações dão grandessaltosde inovação.
No entanto, apostar todo o capital da empresaem um único projeto de inovação de produto é muito arriscado.Uma estratégia interessante é destinar cerca de 10% do orçamento desse setor, e dessa forma, equilibrar o seu portfólio de projetos de inovação.
Tambémé muito importante salientar que é preciso assumir derrotas. Se o produto nãofoi validado pelo mercado e pelo público-alvo, não insista no erro. Aqui a melhor opção é matar o projeto. Quanto antes você perceber isso, menor será o seu gasto.
Leia mais: Ambidestria Organizacional
Conclusão
Qualquer projeto novo possui riscos, mas investir em inovação é fundamental para suaempresa não ficar estagnada . Com uma boa equipe e ferramentas que subsidiem inovações de produtos e processos, as chances de sucesso são muito grandes!
Quer saber mais como incluir ainovação de produtonos projetos de inovaçãoda sua empresa? Fale com um dos noss os especialistas para descobrir a melhor estratégia para suaorganização!