Uma empresa que deseja se destacar no mercado, independente do nicho em que está inserida, precisará em algum momento apostar em inovação de produto, caso contrário será massacrada pela concorrência.
O mercado consumidor está cada vez mais exigente e fica realmente difícil atender todas as necessidades se você mantiver os produtos em suas condições padrões e tradicionais.
Se você não investir em inovação, pode ter certeza de que o seu concorrente o fará e, assim, você começará a perder público no mercado.
Entenda mais sobre inovação de produto e em que momento ela deve aparecer na sua organização.
O que é inovação de produto?
A inovação de produto é o desenvolvimento de novos bens ou serviços para serem lançados no mercado. Também pode ser uma melhoria nas funções e atribuições de um produto.
A ideia é ganhar espaço com mudanças pioneiras, que podem ou não envolver alta tecnologia. Muitas vezes, uma simples ideia e orgânica pode ser muito inovadora e atrair a atenção dos consumidores.
O processo de inovação de produto não é simples, sendo necessário conhecer muito bem seu produto, sua empresa, seus consumidores e as ferramentas de pesquisa e desenvolvimento disponíveis.
Mas, sem dúvida alguma, é um passo necessário que deve ser dado para manter-se ativo no mercado.
Características da inovação de produtos
A inovação de produto pode acontecer de três maneiras diferentes: radical, incremental e disruptiva.
A inovação radical consiste em ideia muito inovadoras, de alto risco e que demandam grande investimento e mudanças no mercado.
Já a inovação incremental é mais baseada em conceitos de melhoria contínua, em que um produto é aprimorado aos poucos, com baixo risco e resultados a curto prazo.
Um exemplo de inovação incremental são as telas de computadores e TVs, que foram se modificando ao decorrer do tempo e hoje são extremamente finas com resolução 4K. Esse processo foi gradual, mas muito importante para o setor de tecnologia.
A inovação disruptiva é o desenvolvimento de uma solução extremamente nova, que quebra o tradicional e o faz se tornar obsoleto. Um clássico exemplo são as plataformas streaming de filmes.
A Netflix, por exemplo, desbancou todo o mercado de videolocadoras, e até mesmo os downloads piratas, pois o serviço é bastante acessível.
E como saber em qual tipo de inovação de produto apostar? Não há uma regra, é preciso avaliar muito bem quais são as particularidades do seu produto e do seu público.
Estudar e analisar bem as ideias que surgem e as tendências do mercado é fundamental para que se tenha sucesso nas apostas.
Exemplos de inovação de produto
Existem uma série de inovações de produtos e é muito interessante conhecer qual é o histórico do seu nicho de mercado, pois isso pode te dar um grande direcionamento. Confira alguns exemplos de inovação de produto:
- Smartphones
- Câmbio automático nos carros
- Smartwatches
- TV ultrafina
- Embalagens retornáveis
- Tela 4K
- Luz de LED
- Drones
- Concreto ecológico
- Canudos de metal não-descartáveis
- Novos modelos de videogames
Quando iniciar o investimento na inovação de produto?
Se você deseja lançar um produto revolucionário no mercado, apostar em uma inovação radical de produto é uma alternativa que pode ser muito interessante para a sua empresa.
Mas qual o momento certo para iniciar esses investimentos? É importante ter em mente que você passará a explorar um novo mercado e o segmento pode vir a ser totalmente diferente.
O ideal é que as inovações sejam lançadas quando o produto ainda é uma aposta, uma hipótese que precisa ser validada.
Neste momento, ele ainda está em desenvolvimento pela empresa, então é possível atender as necessidades do público-alvo.
Uma inovação radical possui riscos, ou seja, sua inovação de produto pode se tornar uma estrela do mercado, ou não ter nenhuma procura. Por isso, é preciso estar atento aos resultados obtidos em todos os estágios do processo de desenvolvimento da solução.
Quanto investir na inovação de produtos?
A inovação incremental é um terreno mais seguro, de riscos e investimentos menores. Já a inovação radical, demanda investimento mais alto, mas com essa estratégia, as organizações dão grandes saltos de inovação.
No entanto, apostar todo o capital da empresa em um único projeto de inovação de produto é muito arriscado. Uma estratégia interessante é destinar cerca de 10% do orçamento desse setor, e dessa forma, equilibrar o seu portfólio de projetos de inovação.
Também é muito importante salientar que é preciso assumir derrotas. Se o produto não foi validado pelo mercado e pelo público-alvo, não insista no erro. Aqui a melhor opção é matar o projeto. Quanto antes você perceber isso, menor será o seu gasto.
Leia mais: Ambidestria Organizacional
Conclusão
Qualquer projeto novo possui riscos, mas investir em inovação é fundamental para sua empresa não ficar estagnada. Com uma boa equipe e ferramentas que subsidiem inovações de produtos e processos, as chances de sucesso são muito grandes!
Quer saber mais como incluir a inovação de produto nos projetos de inovação da sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas para descobrir a melhor estratégia para sua organização!