Inovação de produto: o que é, exemplos e características

A inovação de produto é o desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado. Esse tipo de inovação também ocorre quando são feitas melhorias nas características de um produto já existente, seja em suas funcionalidades, desempenho e/ou tecnologia.

Uma empresa que deseja se destacar no mercado, independente do nicho em que está inserida, precisará em algum momento apostar em inovação de produto, caso contrário pode ser substituída pela concorrência.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que demanda mais atenção das empresas às necessidades do seu público-alvo, como a padronização e atualização constante dos seus produtos, para se manterem relevantes no mercado.

Entenda mais sobre inovação de produto, suas características e a importância do investimento nesse tipo de inovação. Siga a leitura.

O que é inovação de produto?

A inovação de produto é o desenvolvimento e lançamento de novos produtos ou soluções no mercado. Esse tipo de inovação também ocorre quando são feitas melhorias nas características de um produto já existente, seja em suas funcionalidades, desempenho e/ou tecnologia.

A ideia é ganhar espaço com mudanças pioneiras, que podem ou não envolver alta tecnologia. Muitas vezes, uma simples ideia, de fácil implementação, pode ser muito inovadora e atrair a atenção dos consumidores.

O processo de inovação de produto não é simples, sendo necessário conhecer muito bem seu produto, sua empresa, seus consumidores e as ferramentas de pesquisa e desenvolvimento disponíveis.

Mas, sem dúvida alguma, é um passo necessário que deve ser dado para manter-se ativo no mercado. E, nesse ponto, ouvir as sugestões dos colaboradores que atuam na linha de frente da organização, por meio de um Programa de Ideias, é uma boa opção.

Características da inovação de produtos

A evolução da TV em vista da inovação de produto
Imagem: Buscapé

A inovação de produto pode ocorrer de três maneiras diferentes: a partir da inovação radical, incremental ou disruptiva.

  • A inovação radical consiste em ideias muito inovadoras, de alto risco, que demandam grande investimento e mudanças no mercado;
  • Já a inovação incremental é feita a partir do aprimoramento contínuo de produtos, serviços e processos, por isso, consiste em uma inovação de baixo risco e resultados a curto prazo;
  • A inovação disruptiva é o desenvolvimento de uma solução totalmente nova, que quebra o tradicional e o faz se tornar obsoleto. Um clássico exemplo são as plataformas de streaming para filmes que substituíram o mercado das videolocadoras.

Um bom exemplo de inovação incremental são as telas de computadores e TVs, que foram se modificando ao decorrer do tempo, e hoje são extremamente finas, com resolução 4K e diversas funcionalidades vinculadas a Internet das Coisas (IoT).

Esse processo foi gradual, mas muito importante para o setor de tecnologia.

A Netflix, por exemplo, desbancou todo o mercado de videolocadoras e, até mesmo, os downloads piratas, pois o serviço além de inovador, se mostra acessível financeiramente.

E como saber em qual tipo de inovação de produto apostar? Não há uma regra, é preciso avaliar muito bem quais são as particularidades do seu produto e do seu público.

Estudar e analisar bem as ideias que surgem e as tendências do mercado é fundamental para que se tenha sucesso nas apostas.

Exemplos de inovação de produto

Inovação de produto em smartphones

Existem uma série de inovações de produtos e é muito interessante conhecer qual é o histórico do seu nicho de mercado, pois isso pode te dar um grande direcionamento.

Confira alguns exemplos de inovação de produto:

  • Smartphones;
  • Câmbio automático nos carros;
  • Smartwatches;
  • TV ultrafina;
  • Embalagens retornáveis;
  • Tela 4K;
  • Luz de LED;
  • Drones;
  • Concreto ecológico;
  • Canudos de metal não-descartáveis;
  • Novos modelos de videogames.

Quando iniciar o investimento na inovação de produto?

Se você deseja lançar um produto revolucionário no mercado, apostar em uma inovação radical de produto é uma alternativa que pode ser muito interessante para a sua empresa.

Mas qual o momento certo para iniciar esses investimentos? É importante ter em mente que você passará a explorar um novo mercado e o segmento pode vir a ser totalmente diferente.

O ideal é que as inovações sejam lançadas quando o produto ainda é uma aposta, uma hipótese que precisa ser validada.

Neste momento, ele continua em desenvolvimento pela empresa, então é possível atender as necessidades do público-alvo para chegar a versão final.

Uma inovação radical possui riscos, ou seja, sua inovação de produto pode se tornar uma estrela do mercado, ou não ter nenhuma procura.

Por isso, é preciso estar atento aos resultados obtidos em todos os estágios do processo de desenvolvimento de novos produtos.

Já para inovações incrementais, é importante ter em mente a necessidade de melhorias graduais em seu produto desde o lançamento ao mercado. Uma boa prática é escutar o que os seus clientes têm a dizer, pois é a partir do uso que se enxergam as principais possibilidades de melhorias.

Quanto investir na inovação de produtos?

A inovação incremental é uma estratégia de inovação mais seguro, de riscos e investimentos menores.

Já a inovação radical, demanda investimento mais alto, mas, com essa estratégia, as organizações dão grandes saltos de inovação.

No entanto, apostar todo o capital da empresa em um único projeto de inovação de produto é muito arriscado. Uma estratégia interessante é destinar cerca de 10% do orçamento desse setor e, dessa forma, equilibrar o seu portfólio de projetos de inovação.

Também é muito importante salientar que é preciso assumir derrotas. Se o produto não foi validado pelo mercado e pelo público-alvo, não insista no erro. Nesse caso, a melhor opção é descontinuar o projeto. Quanto antes você perceber isso, menor será o seu gasto.

Conclusão

Qualquer projeto novo possui riscos, mas investir em inovação é fundamental para sua empresa não ficar estagnada. Com uma boa equipe e ferramentas que subsidiem inovações de produtos e processos, as chances de sucesso são muito grandes!

Quer saber mais como incluir a inovação de produto nos projetos de inovação da sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas para descobrir a melhor estratégia para sua organização!

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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