Inovação em sustentabilidade: o que é e como promover

A inovação em sustentabilidade busca desenvolver soluções criativas e eficazes para os desafios ambientais, sociais e econômicos enfrentados atualmente. Ela envolve a criação e implementação de novas tecnologias, práticas, modelos de negócios e políticas que promovam o desenvolvimento sustentável, equilibrando a busca pelo lucro com a responsabilidade social e ambiental.

A inovação em sustentabilidade abrange uma variedade de abordagens e práticas destinadas a criar soluções que atendam às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Ao integrar os princípios da sustentabilidade em todas as áreas da economia, a inovação nesse campo visa o equilíbrio entre os aspectos financeiros, sociais e ambientais do desenvolvimento.

Nos últimos anos, a inovação em sustentabilidade assumiu um ritmo mais acelarado. Uma prova disso é o aumento considerável no número de patentes relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre 2005 e 2020, os registros anuais saltaram de aproximadamente 1,8 milhão para mais de 5 milhões.

As inovações sustentáveis chegaram a crescer numa velocidade superior à da inovação como um todo. Patentes ligadas aos ODS, que representavam 25% dos registros em 2005, atingiram 30% em 2020.

O cenário, no entanto, ainda é diverso. Algumas nações vem liderando esforços, enquanto outras correm para acompanhar as demandas globais.

A União Europeia, em particular, tem guiado a inovação em sustentabilidade. O Green Deal Europeu, que visa canalizar 1 trilhão de euros para o que a UE chama de ecoinovação, é a maior iniciativa nesse sentido.

Seu objetivo é “acelerar a transição para uma economia regenerativa que devolva ao planeta mais do que retira dele, em particular através da inovação contínua”.

Além de favorecer o ambiente e a sociedade, a inovação em sustentabilidade também impacta positivamente as empresas.

Diferentes estudos mostram as vantagens competitivas dessa prática. Após analisar mais de 2.000 organizações, a consultoria McKinsey chegou a afirmar que “não só é possível se sair bem fazendo o bem, é possível se sair melhor”. Com essa mentalidade, a inovação em sustentabilidade vem tendo mais evidência e relevância.

Confira na prática a importância e os benefícios da inovação em sustentabilidade, qual o cenário brasileiro em relação ao tema, e como promover mudanças positivas na sua empresa.

O que é a inovação em sustentabilidade?

A inovação em sustentabilidade busca desenvolver soluções criativas e eficazes para os desafios ambientais, sociais e econômicos enfrentados atualmente. Ela envolve a criação e implementação de novas tecnologias, práticas, modelos de negócios e políticas que promovam o desenvolvimento sustentável, equilibrando a busca pelo lucro com a responsabilidade social e ambiental.

Essa forma de inovação pode ocorrer em diversos setores e níveis. Ela vai desde a criação de produtos ecoeficientes e processos industriais mais limpos até a implementação de políticas governamentais voltadas para a proteção ambiental e a promoção da equidade social.

A inovação em sustentabilidade não se limita apenas a mitigar os impactos negativos das atividades humanas, mas também busca criar oportunidades para um crescimento econômico inclusivo e resiliente, que respeite os limites planetários e promova o bem-estar de todos os seres humanos.

Leia mais:
Ecoinovação: o que é, quais os objetivos e benefícios
ESG: conceito, os 3 pilares e empresas que são referência

Importância da inovação com foco em sustentabilidade

Ter a sustentabilidade como um guia para a inovação é uma tarefa necessária para enfrentar os desafios ambientais e sociais em nosso presente e futuro.

No campo ambiental, estamos vendo a intensificação de uma crise climática global, perda de biodiversidade, escassez de recursos naturais e poluição generalizada.

A inovação em sustentabilidade é essencial para desenvolver tecnologias e processos que permitam o uso mais eficiente desses recursos, bem como a transição para fontes renováveis de energia.

Há também uma crescente pressão social para que as empresas adotem práticas mais responsáveis com seus colaboradores e as comunidades onde atuam.

As organizações que não se adaptarem a essas expectativas correm o risco de enfrentar consequências financeiras, de reputação, e até mesmo legais.

Além de promover mudanças nos negócios tradicionais, a inovação em sustentabilidade também está criando novas oportunidades de mercado. Setores como energias renováveis, transporte limpo, agricultura sustentável e tecnologias de reciclagem não param de crescer, abarcando novas empresas e multiplicando os empregos gerados.

Hoje está claro que é preciso realizar uma mudança radical nos modelos de produção e consumo para aumentar a resiliência de populações e ecossistemas.

A inovação em sustentabilidade oferece respostas para estas questões, beneficiando tanto a sociedade quanto as empresas que a adotam.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ESG no Brasil

No Brasil, o desenvolvimento sustentável vem sendo pautado junto às práticas de ESG em um contexto que mostra avanços importantes, mas ainda possui grandes desafios.

Entre os consumidores, a demanda por inovações sustentáveis é cada vez mais clara. 85% da população já afirma que se sente melhor comprando produtos sustentáveis, demonstrando uma conscientização sobre questões ambientais e sociais.

A matriz energética também é um destaque positivo para o país. Usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia nacional, enquanto iniciativas solares e eólicas reforçam a sustentabilidade da nossa produção.

A legislação também vem se fortalecendo em áreas como conservação ambiental, proteção da biodiversidade, gestão de resíduos, energias renováveis e impacto socioambiental das empresas.

No entanto, a fiscalização e responsabilização ainda possuem lacunas, que exigem mais investimentos governamentais para ser preenchidas.

Além disso, também contamos com regulações que estimulam as empresas a adotar práticas positivas. A Lei da Inovação e a Lei do Bem são os principais exemplos, reduzindo impostos para organizações que investem em P&D, e trazendo pontos específicos sobre a inovação em sustentabilidade.

Como promover inovações sustentáveis?

Incentivar a inovação em sustentabilidade requer um compromisso firme das empresas em integrar a sustentabilidade em todas as suas operações e processos. As organizações podem adotar algumas ações específicas para guiar suas operações nessa direção:

Metas claras: definir metas claras e mensuráveis é o primeiro passo para promover inovações sustentáveis. Elas podem abranger áreas como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais, eliminação de resíduos e promoção da equidade social.

Investir em pesquisa e desenvolvimento: alocar recursos significativos em programas de P&D é fundamental para impulsionar a inovação em sustentabilidade. As possibilidades incluem o desenvolvimento de novos materiais, processos de produção mais eficientes, tecnologias de energia limpa e produtos eco-friendly, por exemplo.

Colaboração e parcerias: estabelecer parcerias com outras empresas, instituições de pesquisa, ONGs e governos pode ampliar o acesso a recursos e expertise necessários para impulsionar a inovação em sustentabilidade. A colaboração facilita o compartilhamento de melhores práticas, o desenvolvimento conjunto de soluções e a escalabilidade de iniciativas sustentáveis.

Educação e engajamento: capacitar e engajar os funcionários em práticas sustentáveis é essencial para promover uma cultura organizacional voltada para a inovação sustentável. As ações podem incluir treinamentos sobre o tema, incentivos para sugestões de melhoria, programas de voluntariado corporativo e reconhecimento de iniciativas bem sucedidas.

Benefícios da inovação em sustentabilidade

A inovação em sustentabilidade proporciona uma série de benefícios que impactam o ambiente, a sociedade e as empresas dedicadas ao tema.

  • Redução do impacto ambiental: as inovações em sustentabilidade permitem o desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias que reduzem o consumo de recursos naturais, minimizam a geração de resíduos e diminuem as emissões de gases de efeito estufa e poluentes;
  • Eficiência operacional: muitas inovações sustentáveis são projetadas para aumentar a eficiência das empresas, resultando em economias significativas de custos;
  • Novos mercados: empresas que investem em inovação em sustentabilidade podem se diferenciar no mercado e atrair consumidores cada vez mais conscientes ambientalmente. Produtos e serviços com atributos sustentáveis têm vantagem competitiva, pois atendem à demanda crescente por soluções que tenham um impacto positivo;
  • Resiliência e adaptação: a inovação em sustentabilidade também ajuda as empresas a se tornarem mais resilientes a eventos climáticos extremos, escassez de recursos e mudanças regulatórias. Diversificar fontes de energia, reduzir a dependência de materiais não renováveis e adotar práticas de negócios responsáveis é uma forma proativa de se adaptar às constantes mudanças;
  • Benefícios sociais: além dos benefícios ambientais e econômicos, a inovação em sustentabilidade pode gerar impactos sociais positivos, como a criação de empregos verdes, o fortalecimento de comunidades locais e o aumento da qualidade de vida das pessoas.

Exemplos de projetos de inovação com foco em sustentabilidade

Conhecer iniciativas bem sucedidas é uma forma de entender melhor como equilibrar o sucesso financeiro e o avanço em sustentabilidade. Confira alguns exemplos que podem inspirar e apresentar boas práticas para a sua organização.

Produção eficiente de energia eólica

A energia eólica é uma das opções mais limpas e seguras, por não gerar qualquer tipo de resíduo contaminante. Apesar do seu potencial, a área tem alguns desafios, como aumentar a eficiência para reduzir o custo e manter a produção com ventos de menor intensidade.

Fabricando as pás que captam a energia dos ventos, a Aeris investe em inovação para criar modelos de alta capacidade e baixo custo, elevando a competitividade do setor eólico.

Contando com um Programa de Ideias para ouvir todos os seus colaboradores, a empresa já recebeu milhares de ideias que a levaram para mais perto desse objetivo.

Reciclagem para criar materiais de construção

A transformação de resíduos plásticos em materiais sustentáveis, como tijolos ecológicos, pisos e telhas, traz mais sustentabilidade para a construção.

Resíduos como garrafas e embalagens substituem as opções tradicionais, retirando toneladas de plástico da natureza e reduzindo as altas emissões de carbono do setor.

Empresas como a Ecovative Design têm desenvolvido tecnologias inovadoras que permitem a reciclagem eficiente de plásticos e sua utilização em produtos de construção duráveis.

Essa iniciativa ainda contribui para a preservação dos recursos naturais, evitando a mineração das matérias-primas usadas na construção civil.

Agricultura vertical urbana

A agricultura vertical é uma prática inovadora que permite o cultivo de alimentos em espaços urbanos limitados, utilizando estruturas verticais em vez de extensas áreas horizontais.

Organizações como a Plenty e a AeroFarms têm desenvolvido sistemas de cultivo vertical altamente eficientes. Eles utilizam técnicas avançadas de hidroponia e aeroponia para produzir alimentos frescos de forma sustentável.

Essa abordagem reduz o transporte de alimentos por longas distâncias, economizando energia e reduzindo as emissões de carbono associadas.

Além disso, a agricultura vertical pode ajudar a mitigar os desafios relacionados à segurança alimentar e à escassez de terras agrícolas em áreas urbanas densamente povoadas.

Conclusão

A inovação é central na busca por soluções que equilibrem o crescimento econômico com a preservação ambiental e o bem-estar social. Da eficiência energética à produção responsável, empresas de todos os setores estão encontrando maneiras inovadoras de promover a sustentabilidade.

Para as empresas que desejam liderar a inovação em sustentabilidade, a AEVO oferece uma parceira estratégica. Com sua abordagem abrangente e integrada, a AEVO combina uma plataforma completa de gestão da inovação e uma consultoria de inovação especializada.

Dessa forma, as empresas parceiras podem desenvolver e implementar estratégias eficazes de inovação sustentável, maximizando o impacto positivo de suas iniciativas.

Ao contar com recursos tecnológicos avançados e conhecimento especializado, sua equipe pode identificar oportunidades, desenvolver soluções e acompanhar o progresso em direção a metas de sustentabilidade ambiciosas.

Fale com um dos nossos especialistas e descubra como estruturar e potencializa o processo de inovação em sua empresa.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.