8 ferramentas para a inovação imobiliária

Todo negócio deve investir em inovação, inclusive a sua imobiliária. Conheça oito ferramentas para incentivá-la e fazer o seu negócio crescer.

Quando o assunto é inovação nas empresas, a visão mais comum está associada com o desenvolvimento de novas tecnologias nas grandes indústrias e nas startups. Porém, todo negócio pode e deve investir em inovação , inclusive a sua imobiliária. Existem várias ferramentas que podem ser usadas para a inovação imobiliária; neste artigo, você vai conhecer oito opções.

O que é inovação?

Inovação é um tema amplo. Ele vem sendo estudado por especialistas há muito tempo, e as visões sobre o conceito variam. Na visão da AEVO, inovação consiste na implementação de ideias ou sugestões de melhoria que geram valor para o negócio .

Perceba que, seguindo essa definição, não basta gerar uma ideia nova para que haja uma inovação. Essa ideia precisa ser viável, isto é, possível de implementar, além de trazer um benefício concreto para a empresa , como o aumento da produtividade ou a redução dos custos.

Por que a inovação imobiliária é importante?

A inovação imobiliária é o caminho para ganhar mais clientes, trazendo diferenciais competitivos para o seu negócio. A concorrência entre as imobiliárias é acirrada, e adotar ferramentas para a inovação permite ter mais destaque e visibilidade nesse setor competitivo.

Além disso, a inovação também pode ajudar a melhorar o desempenho financeiro do negócio, a aumentar a motivação e o engajamento dos seus colaboradores e até mesmo a melhorar a imagem da empresa , atraindo parceiros e investidores.

Ferramentas para fomentar a inovação na sua imobiliária

Existem várias formas de fomentar a inovação imobiliária. Veja 8 ferramentas que podem ser adotadas para dar os primeiros passos.

Redes sociais

A primeira ferramenta são as redes sociais, como Facebook e Instagram. Por meio delas, é possível ampliar a divulgação da imobiliária , criando anúncios para alcançar públicos com o perfil desejado.

Além disso, é possível publicar conteúdos que vão ajudar a construir o relacionamento com potenciais clientes, entregando conteúdo relevante para eles, até que estejam prontos para tomar a decisão de fechar negócio.

Site

Com um website, a imobiliária amplia a presença online . Vale a pena lembrar que, hoje, o consumidor tem o hábito de fazer uma pesquisa na internet antes de escolher com qual imobiliária vai negociar; e, se a sua empresa não aparecer nessa pesquisa, ela acaba ficando em desvantagem em relação aos concorrentes.

Geolocalização

A terceira ferramenta é fundamental para a inovação imobiliária, já que localização é um fator fundamental para os negócios nesse setor. Com as tecnologias de geolocalização, os potenciais clientes podem selecionar um ponto no mapa e visualizar os imóveis disponíveis mais próximos desse ponto.

Dessa forma, qualquer pessoa consegue encontrar facilmente um imóvel com a localização ideal. É uma forma de pesquisa mais eficiente e que agiliza a tomada de decisão.

Tour virtual

O tour virtual, assim como a geolocalização, tem a vantagem de tornar a pesquisa pelo imóvel ideal mais eficiente . Essa ferramenta simplifica um processo que antes tomava muito tempo: as visitas aos imóveis.

Em vez de se deslocar até o imóvel para fazer uma visita presencial, com essa ferramenta, os potenciais clientes da sua imobiliária conseguem fazer uma visita à distância, a qualquer hora e de qualquer lugar. Utilizando o computador ou até mesmo o smartphone, eles podem navegar pelos espaços internos e externos da casa, observando sua planta e os detalhes de cada cômodo.

CRM imobiliário

Ao contrário das ferramentas anteriores apontadas nessa lista, o CRM imobiliário não é visível para os clientes. Ele é voltado para uma inovação imobiliária em processos .

O CRM, um sistema informatizado para o controle do relacionamento com clientes. Com sua implementação, a imobiliária tem um meio mais eficiente para registrar e consultar o perfil e o histórico dos contatos e negociações com clientes potenciais e efetivos.

Esse sistema, então, pode ser utilizado tanto pela equipe responsável pelo relacionamento, com o objetivo de otimizar o fechamento de negócios, quanto pela gestão da imobiliária, como fonte de dados para embasar decisões importantes, como a aprovação de campanhas de marketing.

QR Code

A maneira tradicional pela qual muitas imobiliárias ainda divulgam seus imóveis disponíveis é colocando uma placa no próprio imóvel. Esse método também pode se beneficiar com uma ferramenta para promover a inovação imobiliária: o QR Code, um código visual que pode ser lido por meio da câmera do smartphone, direcionando o usuário para uma página da internet.

A proposta, então, é inserir um QR Code nas placas da imobiliária. Assim, por exemplo, quando uma pessoa passar em frente a uma casa disponível para aluguel e se interessar, ela pode usar o smartphone para fazer a leitura e ser direcionada para uma página com maiores informações sobre o imóvel.

Chatbot

O chatbot é um robô de atendimento por mensagem. Essa ferramenta pode ser integrada com o website da imobiliária. Dessa forma, quando alguém acessar o site, será mais fácil entender o que essa pessoa procura e qual é a melhor forma de atendê-la. O chatbot é uma ferramenta de automatização; ele permite que o atendimento seja mais eficiente e mais econômico.

AEVO

O AEVO é uma ferramenta para estimular a inovação dentro da empresa . A plataforma ajuda a promover a geração de ideias e, claro, o processo de execução e implementação dessas ideias.

Adotar o AEVO é investir em uma ferramenta que abre caminho para inovar de dentro para fora . Ao desenvolver inovação tecnológica dentro da sua imobiliária, o seu negócio ganha ainda mais vantagem competitiva . Afinal, você identifica problemas e oportunidades relevantes para a sua imobiliária e cria soluções únicas , em vez de simplesmente trazer ferramentas que já existem no mercado e que também estão sendo implementadas pelos concorrentes.

Conclusão

Dentre essas oito ferramentas apresentadas, muitas já estão sendo adotadas por negócios do segmento, por isso é importante trazê-las para a sua imobiliária, assim você não perde espaço frente aos seus concorrentes.

Dessas, a ferramenta que vai causar maior impacto no seu negócio é o AEVO Innovate, já que o software permite a otimização do processo interno de inovação da sua imobiliária, promovendo a inovação e desenvolvimento de soluções únicas.

Quer entender melhor como o AEVO pode alavancar a inovação imobiliária? Fale com um de nossos especialistas e conheça a plataforma!

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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