Inovação na construção civil: 6 formas de inovar

inovacação-construção-civil

Descobertas tecnológicas e mudanças culturais estão lançando novas oportunidades a todo momento, nos mais diversos setores. A inovação na construção civil é parte desse processo, e está ganhando um novo impulso no cenário atual.

Enquanto algumas empresas discutem a inovação como algo distante, outras mantém o conceito na raíz dos seus negócios, e estas mostram ano após ano que adotar uma estratégia focada na mudança é o único modo de conservar e expandir suas atividades.

Você pode ler mais sobre o assunto no artigo Inovação: Tudo o que você precisa saber!


A inovação na construção civil

O segmento tem suas próprias oportunidades e desafios. Se o custo com mão de obra tende a ser reduzido, por exemplo, também é necessário encontrar profissionais inovadores e capacitados para utilizar as tecnologias de ponta.

Além disso, o barateamento das construções pode dar espaço para que o setor, tradicionalmente liderado por grandes nomes, seja revolucionado com a chegada de players menores, como já aconteceu nos mercados de fotografia, comunicações e entretenimento.

Dentro desse cenário, aplicar a inovação na construção civil passa a ser uma tarefa de sobrevivência, cada vez mais urgente.

Empresas bem estabelecidas tem a vantagem de levar a campo sua experiência, visibilidade e recursos, mas precisam se manter atualizadas, com um olho firme nas transformações em andamento.

Nesse artigo, veremos seis mudanças com grande potencial de exploração, discutindo novos conceitos, materiais e procedimentos que já estão transformando o mercado e continuarão a se desenvolver nos próximos anos.


Pilares da inovação na construção civil 

A construção civil é um setor de impacto na sociedade como um todo. Seus produtos não só afetam a vida dos clientes, eles também podem transformar a paisagem, a natureza e o cotidiano de todos numa cidade ou região.

Por conta da sua influência, a inovação na construção civil deve se atentar a estes quatro pilares:


Sustentabilidade

Garantir qualidade na obra sem usar mais recursos do que o necessário é um compromisso que a empresa assume com o mundo e consigo mesma.

O desperdício e o mal uso de materiais elevam o custo do projeto e ainda podem prejudicar a imagem da companhia, já que o assunto ganhou enorme relevância nos últimos anos.


Eficiência

Fazer melhor e mais rápido é algo que toda organização valoriza, e nisso os meios de inovação na construção civil discutidos abaixo dão exemplo.

Maior eficiência se traduz em entregas mais rápidas, sem perder qualidade, e isso favorece tanto o público quanto a empresa.


Melhora na experiência do cliente

As pessoas estarão contando com suas construções, seja para morar, se divertir ou fazer negócios. Entregar uma boa experiência deve ser a preocupação central da companhia.

Se a inovação na construção civil aumenta a velocidade do projeto, mas reduz sua qualidade, ela pode se tornar um tiro pela culatra, prejudicando a organização no longo prazo.


Tecnologia

Na concepção do projeto ou no canteiro de obras, é a tecnologia que irá permitir avanços inovadores para a construção civil.

Nos exemplos a seguir, você verá como ela está permitindo a inovação de processos e materiais, aumentando a segurança do trabalhador e expandindo os limites do que o setor como um todo é capaz de realizar.


Tendências para inovação na construção civil


Biomimética

O estudo e a aplicação de propriedades encontradas na natureza, chamado biomimética, oferece um potencial indescritível para a inovação na construção civil.

Foi através desse conceito que uma empresa alemã desenvolveu janelas capazes de evitar a colisão dos pássaros, que causa a morte dos animais e a destruição do vidro.

Eles construíram um vidro que parece uma teia de aranha – obstáculo comumente evitado pelos pássaros. A tecnologia ainda é perceptível pelas aves, mas invisível ao olho humano, dessa forma o design da janela permanece inalterado para nós.

A biomimética também pode oferecer soluções de aquecimento, ventilação, estrutura, luminosidade, e diversas outras; e ainda é uma ciência relativamente nova, com muito espaço para crescer.


Cidades inteligentes

Desenvolver espaços urbanos que funcionam como máquinas, com soluções eficientes para os principais problemas das grandes cidades, como trânsito, segurança, lixo e energia, é o objetivo por trás do conceito de cidades inteligentes. Mais do que uma inovação na construção civil, elas são um novo modo de pensar o mundo.

Alguns especialistas consideram que cidades inteligentes representam a inovação na construção civil atingindo o estado da arte, pois oferecem grandes benefícios coletivos e contemplam os quatro pilares vistos anteriormente.

A discussão sobre o assunto está se popularizando, e a tendência é que nos próximos anos o Brasil experimente um crescimento acelerado no setor, construindo do zero ou levando as cidades que já temos para essa nova realidade.


Impressão 3D

Uma das maiores inovações recentes na construção civil, as impressoras 3D podem construir peças separadas ou montar o prédio inteiro no próprio local. Os destaques da tecnologia, até o momento, são uma construção de 640 m² em Dubai e um prédio de cinco andares em Suzhou, China.

O prédio erguido na China, já em 2015, utilizou uma enorme impressora com 40 metros de comprimento, capaz de utilizar solo, materiais reciclados e cimento de secagem rápida para criar grandes blocos.

A eficiência da tecnologia é inquestionável, podendo alcançar construções 70% mais rápidas. Outra vantagem é aproveitar entulho de demolições e outras obras como matéria prima, reduzindo o preço e aumentando a sustentabilidade dos projetos.


Bioconcreto

Falando em sustentabilidade, o bioconcreto é talvez a maior aposta de matéria prima nas construções do futuro. Utilizando uma bactéria na massa, o concreto vivo, como também é chamado, pode regenerar rachaduras de forma automática.

Normalmente inativas, as bactérias “acordam” ao entrar em contato com água e oxigênio, o que acontece na formação da rachadura, e produzem carbonato de cálcio, ou calcário, reconstruindo a estrutura.

Além de sustentável, o bioconcreto é uma ótima solução para a experiência do cliente, já que conserva não só a estabilidade, como também a beleza da construção, sem necessitar mão de obra ou materiais adicionais.


Drones

Capazes de monitorar canteiros de obras, realizar inspeções arriscadas para humanos ou mapear grandes áreas em questão de minutos, os drones já são utilizados por grandes construtoras e incorporadoras do Brasil e do mundo há alguns anos.

Com o auxílio de programas específicos, os drones são capazes de transformar a imagem capturada em relatórios detalhados sobre o local. Isso permite que decisões sejam tomadas rapidamente, e modificadas com base nas informações que chegam em tempo real.

Um benefício adicional é que os drones também podem auxiliar no resgate em caso de acidente no canteiro de obras.


Construção Modular

As peças modulares ou pré-fabricadas revolucionaram o tempo e a segurança em grandes projetos, como viadutos, prédios e estádios.

Estruturas que poderiam levar anos para ser erguidas agora ficam prontas em meses, e são menos sujeitas a falhas, pois as peças atravessam um processo de construção automático com maquinário de grande precisão.

Embora já seja bastante conhecido, o modelo ainda pode ser discutido enquanto uma inovação na construção civil, já que novos materiais e processos continuam amplificando os seus benefícios.


Conclusão

A inovação na construção civil já percorreu um longo caminho, das antigas ruínas às cidades inteligentes, e dá sinais claro de que continuará avançando no futuro.

Para se manter e crescer dentro de um mercado tão competitivo, transformar-se numa organização inovadora é indispensável. Essa mudança não deve ocorrer apenas no canteiro de obras, ela precisa ser transversal, começando pela liderança da companhia.

Programas como o AEVO Innovate capacitam a sua empresa para cumprir esse requisito, oferecendo um ambiente com todas as ferramentas necessárias para transformar a inovação em um pilar dos seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *