Inovação na indústria: saiba como implementar

inovação na indústria

As empresas do setor industrial precisam da inovação para sua sobrevivência, e isso não é uma surpresa. O que pode surpreender, no entanto, é como essa inovação na indústria é efetivamente implementada. Para começar, ela nem sempre gira em torno do desenvolvimento de novos produtos. Neste artigo, você verá oito formas de implementar a inovação na indústria.


O que é inovação?

O conceito de inovação ainda causa debates, pois entre os vários especialistas que estudaram esse tema ao longo dos anos, a maneira de entender o que é inovação apresenta divergências.

Na visão da AEVO, inovação consiste na geração e implementação de ideias, seja para desenvolver algo novo ou para promover melhorias no que já existe, gerando valor para o negócio.


O que é a indústria 4.0?

Outra informação importante para entender como implementar a inovação na indústria é o conceito de indústria 4.0, que se refere a uma nova tendência desse setor.

A indústria 4.0, então, consiste na criação de “fábricas inteligentes”, que empregam tecnologias avançadas como automação, computação em nuvem e internet das coisas em seus processos produtivos.


Como implementar a inovação na indústria?

Agora, vamos apresentar oito formas para implementar a inovação na indústria. Nos próximos tópicos, você poderá ver que nem todos os esforços para inovar dentro de uma empresa do setor industrial.


Produto

A inovação no produto é a forma mais comum de inovação na indústria. Ela é direcionada a desenvolver novos produtos ou aprimorar aqueles que já existem. Por exemplo, quando uma fabricante de carros desenvolve um novo modelo ou uma nova versão de um modelo que já existe, ela está inovando em produtos.


Processo

A inovação em processos é direcionada a aprimorar os processos adotados dentro da indústria. Ela não se limita apenas aos processos ligados à produção em si, mas também abrange melhorias em processos administrativos, comerciais, logísticos, entre outros.


Modelo de negócio

A inovação em modelo de negócio atinge a forma como a empresa gera receita. Um bom exemplo disso é o caso da indústria que vendia apenas para o atacado e reformula sua estratégia comercial para passar a atuar no varejo, atendendo diretamente o consumidor final.


Cultura de Inovação

Todas as formas de inovação na indústria que foram apresentadas aqui são válidas, mas elas não podem ser efetivamente implementadas sem o desenvolvimento de uma cultura de inovação dentro da empresa.

Nessa cultura, a inovação ocupa um papel central na visão, nos valores, nas práticas da organização. Portanto, ela incentiva e apoia o surgimento e avanço de iniciativas inovadoras dentro da empresa.


Tecnologia

Além da cultura da inovação, outro elemento fundamental para a inovação na indústria é a tecnologia.

Em alguns casos, a tecnologia pode ser o próprio pilar da inovação, como no caso das soluções de automação adotadas para transformar uma linha de produção. Em outros, ela pode ser um importante coadjuvante, como no caso de um software adotado para ajudar a aprimorar processos administrativos.


Invista na gestão da inovação

Para que qualquer iniciativa de inovação na indústria seja bem sucedida, a forma como ela é conduzida precisa ser organizada, objetiva, coerente. Por isso, é fundamental investir na gestão da inovação.

Uma forma inteligente de fazer esse investimento é adotando uma plataforma dedicada à gestão da inovação. É o caso da plataforma AEVO Innovate, que permite gerenciar todo o processo, desde o momento em que a ideia surge até o ponto em que sua implementação está completa.



Ouça os colaboradores

As iniciativas de inovação surgem com ideias, e a melhor fonte de boas ideias são os colaboradores da empresa, já que eles estão na linha de frente. São eles que identificam primeiro os problemas e as oportunidades.

Por isso, um caminho inteligente para fomentar a inovação na indústria é organizar um programa de ideias. O objetivo desse programa é incentivar os colaboradores a apresentarem suas ideias e participarem da implementação daquelas que forem selecionadas.

Uma plataforma de gestão de inovação pode ajudar na organização do programa de ideias, assegurando que a empresa tenha acesso a mais oportunidades para a inovação.


Pense sempre no futuro

Manter o olhar no futuro é mais um caminho para a inovação na indústria. Afinal, o ritmo de transformação das tendências é cada vez mais acelerado. As empresas que não estiverem atentas aos sinais de transformação arriscam-se a ficar para trás e perder sua vantagem competitiva dentro do setor.


Conclusão

É importante ter em mente que essas formas de implementação não se excluem; pelo contrário, uma fortalece a outra. Por isso, apostar em diferentes caminhos para a inovação é uma estratégia mais eficiente do que concentrar todos os esforços apenas no desenvolvimento e melhoria de produtos, por exemplo.

Quer saber mais sobre como uma plataforma de gestão de inovação pode ajudar sua empresa? Acesse o site e conheça o AEVO Innovate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *