A inovação nas empresas é um processo que mantém a relevância no mercado, além do valor do negócio, proporcionando benefícios a curto, médio e longo prazo.
Empresas que têm um processo de inovação consistente, como parte fundamental de sua cultura, passam a contar com um diferencial competitivo que projeta a organização em direção aos seus objetivos estratégicos – como o crescimento do negócio, com equipes mais produtivas e engajadas, um maior retorno financeiro, etc.
Essas organizações, capazes de implementar, com sucesso, as melhores práticas de inovação nas empresas, criam negócios sustentáveis e estão sempre atualizados às necessidades do consumidor.
Entenda o que é a inovação nas empresas, a sua importância e quais os tipos mais comuns. Siga a leitura.
O que é a inovação nas empresas?
Inovação nas empresas é um processo de implementação de práticas inovadoras em uma organização, de modo que gerem mais valor para o negócio, seja através da criação de novas soluções, produtos e processos ou pela melhoria do que já existe.
A inovação nas empresas ocorre sempre que a companhia estrutura seu processo de inovação com alinhamento à estratégia, gerando valor, buscando se manter relevante no mercado no presente, mas também construindo o futuro da organização.
A inovação deve gerar algum retorno positivo para o negócio, seja o aumento em seu faturamento, a otimização de um processo produtivo, maior competitividade em um mercado, a aquisição de uma maior parcela de market share, dentre outros diversos focos possíveis.
Ao contrário do que alguns ainda acreditam, para inovar não é preciso revolucionar mercados, e muitas organizações têm obtido sucesso adotando uma abordagem de inovação incremental.
Isso significa que o seu negócio provavelmente já inova, mas talvez não tenha assumido o controle sobre esse processo, e ainda não realiza a gestão da inovação de maneira contínua.
Entender mais sobre a inovação nas empresas é o que permite aperfeiçoá-la, apontando recursos e esforços para criar um sistema consistente de melhorias.
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Importância da inovação nas empresas
Ter clareza da importância da inovação corporativa garante que a competitividade, o interesse do público-alvo e a projeção de futuro dos negócios sejam características contínuas dentro de uma organização.
Segundo o IBGE, apenas 33.6% das empresas brasileiras são inovadoras. O número se mantém quase estável desde que começou a ser avaliado, em 2002.
O Mapa da Inovação Corporativa, produzido pela AEVO e Inventta, mostra, ainda, que, apesar de 48% das empresas se considerarem inovadoras, apenas 19% são reconhecidas assim pelo mercado.
Isso ocorre, em grande parte, porque inovar é sinônimo de estruturação e processos bem definidos, e nem todas as organizações estão adaptadas para transformar os desafios do negócio em oportunidades.
Essa adaptação passa por compreender a importância da inovação: se inovar é arriscado, deixar de inovar é a garantia de que a empresa vai ter grandes problemas a longo prazo. Sobretudo se você encontrar com concorrentes que se adequam às mudanças locais e globais, de forma constante.
A importância da inovação se reflete nas mais diversas áreas de um negócio – da criação de novos produtos, passando pelos recursos humanos, até o setor financeiro.
Os resultados da inovação contribuem para atingir números expressivos de crescimento ano após ano.
Além disso, a inovação nas empresas é uma ação fundamental para manter o negócio vivo, pois aqueles que não inovam correm o risco de serem disruptados, como os casos clássicos da Kodak e da Blockbuster, que foram à falência, em grande parte, por falta de inovação.
Atualmente, a necessidade constante por melhorias em produtos, serviços e processos, é vital para os consumidores se manterem fiéis às marcas, construindo relacionamentos duradouros, aumentando o ticket médio e o LTV (Lifetime Value).
A capacidade de resposta das companhias às mudanças do mercado, por meio da inovação, evidencia a sua adaptabilidade à adversidades, tornando-a mais ágil e perene.
Quem investe em inovação consegue atrair maior atenção de financiadores, que passam a ver a companhia como referência em seu mercado – uma visibilidade fundamental para empresas de alto potencial de crescimento como as startups.
Ainda sob a perspectiva de investidores, uma grande organização reconhecida pelos seus esforços de inovação, ganha uma maior parcela do mercado e oportuniza o investimento externo em suas iniciativas e projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Outro fator que demonstra nitidamente a importância da inovação nas empresas é o engajamento e reconhecimento dos colaboradores.
Com um programa de ideias, por exemplo, a empresa pode criar recursos para validar as ideias inovadoras dos colaboradores, e passará a contar com profissionais mais engajados que entendem de fato a sua a importância para a organização.
Com equipes mais engajadas, a inovação se dissemina pela empresa, que serve como motores de crescimento, produtividade e satisfação.
Sendo assim, desenvolver profissionais intraempreendedores, só trará recompensas e benefícios positivos ao negócio – o maior potencial de inovação do seu negócio advém das pessoas, elas só precisam dos meios para isso.
Tipos de inovação
Existem quatro áreas que englobam diversas possibilidades para implementar a inovação nas empresas. Listamos elas na sequência, confira.
1. Inovação de produto
O foco dessa inovação é buscar ideias que possam gerar melhorias nos produtos ou serviços que a empresa está ofertando, ou o desenvolvimento de novos produtos.
Esse segundo é o modelo mais conhecido, afinal qualquer pessoa reconhece que uma empresa está inovando quando ela traz novos produtos ao mercado.
Mas a inovação de produto também pode ter um caráter de aperfeiçoamento.
Nesse caso, a empresa não cria algo novo, mas melhora o que já existe. Qualquer negócio pode usar esse modelo, seja uma padaria que trabalha com novos ingredientes ou uma grande indústria de tecnologia que acrescenta funções aos seus aparelhos.
2. Inovação de processo
Esse modelo é voltado à forma como as coisas são feitas na empresa.
A inovação de processo pode ser aplicada na construção do produto, mas também pode atingir áreas como marketing, atendimento, finanças, recursos humanos, entre outras.
Seus benefícios são os mais variados, trazendo eficiência para os processos, economizando recursos e aumentando a produtividade.
Esse é um dos tipos de inovação que mais favorece o modelo de melhoria contínua, pois colaboradores em diversas frentes de atuação podem contribuir com pequenos ajustes para aperfeiçoar suas participações nos processos da empresa.
3. Inovação de marketing
A inovação de marketing tem como foco os modelos de oferta e abordagem ao público.
Criar campanhas interessantes e atrativas faz parte dessa área, mas ela vai muito além, trabalhando com formas de posicionamento, escolha de mercados e métodos para apresentar o produto, conforme as necessidades do cliente.
4. Inovação organizacional
Por fim, temos inovações que dizem respeito à estrutura do negócio, a maneira como os profissionais se comunicam, ferramentas para a tomada de decisão, relacionamentos com fornecedores e parceiros, espaço físico e assim por diante.
Suas possibilidades são muito abrangentes, assim como os benefícios que ela pode trazer.
Ela permite implementar atitudes para engajar mais os colaboradores, fortalecer o clima organizacional, reduzir conflitos, melhorar as relações externas, e até mesmo impulsionar outros projetos de inovação.
Como desenvolver a inovação nas empresas
Inovar não depende apenas de ideias sem ordenação – existem métodos e ferramentas que podem ser implementadas para dar mais força à inovação nas empresas, e aqui vão alguns exemplos:
1 – Implemente um programa de ideias
O Programa de Ideias é uma ferramenta para dar mais protagonismo aos colaboradores e permitir que eles mostrem caminhos para melhorar o negócio.
Ele teve como princípio a famosa caixinha de sugestões, e hoje em dia possui formas diversas para se adequar a todos os tipos de empresas.
Nem todo profissional terá a mesma visão estratégica que os líderes da organização, mas eles podem trazer ângulos diferentes a partir de suas funções, e perceber uma oportunidade que a gerência pode não ser capaz de ver.
O programa de ideias estimula o compartilhamento dessas visões e a implementação de mudanças com base nelas, estimulando o intraempreendedorismo.
Para entender melhor o funcionamento de um programa de ideias, recomendamos o vídeo abaixo, onde o CEO da AEVO, Luís Felipe Carvalho, detalha como estruturar e ter bons resultados a partir desse modelo de inovação:
2 – Envolva toda a equipe
Dar o espaço com um programa de ideias é apenas o primeiro passo, pois também precisamos agir para envolver a equipe. Uma grande parcela dos profissionais ainda entende que compartilhar ideias é um risco, e a empresa terá de mudar essa cultura.
Convencer as pessoas a participarem do processo de inovação nas empresas é uma tarefa diária, ganhar o time para a inovação na empresa será uma tarefa diária, que pode ser facilitada por sessões de brainstorming, eventos para discutir um problema comum no setor e até mesmo prêmios para as ideias com os melhores resultados, por exemplo.
3 – Execute as ideias
Uma pilha de boas ideias que não foram implementadas é apenas um desperdício de papel ou de espaço na nuvem.
A execução é o que realmente cria mudanças, e ela também mostra aos profissionais que suas propostas recebem atenção verdadeira, estimulando o compartilhamento de novas sugestões.
4 – Ofereça feedbacks
Uma forma simples de melhorar a qualidade das ideias apresentadas é oferecer feedbacks, mostrando os pontos fortes das que foram escolhidas e como as reprovadas poderiam melhorar.
Isso impede que os colaboradores entendam as rejeições de forma pessoal, e oferece ações práticas para aumentar as suas chances de trazer uma boa proposta no futuro.
Conclusão
Desenvolver a inovação nas empresas é cada vez mais necessário conforme a tecnologia diminui as barreiras de entrada em diversos mercados, aumentando o número de competidores e a sua velocidade.
Felizmente, esse também é um processo que vem se tornando mais viável, e você pode adotar os mesmos recursos que empresas de todos os tamanhos utilizam para gerenciar a sua inovação.
Se você busca uma solução para apoiar o processo de inovação na sua empresa, conheça a AEVO.
AEVO é uma One Stop Shop de Inovação e Estratégia, que conta com uma plataforma de inovação que centraliza e permite gerenciar todas as iniciativas de inovação em um mesmo ambiente – do programa de ideias a inovação aberta. Além disso, com uma consultoria de inovação especializada, desenha projetos e soluções personalizadas as dores e necessidades de cada negócio.
A junção de expertise, tecnologia e dados, aliada a uma metodologia aplicada a mais de 200 grandes players do Brasil e do mundo, faz da AEVO uma parceira estratégica para as grandes empresas.
Um comentário
Na empresa que trabalho já existe um setor de inovação.
Excelente iniciativa.