Inovação no atendimento através da tecnologia

Inovação no atendimento vem ganhando cada vez mais atenção das empresas, pois o atendimento é o primeiro ponto de contato com o cliente

De acordo com várias pesquisas na área de Customer Experience, os clientes tendem a comprar mais de empresas que oferecem uma melhor experiência no atendimento ao cliente.

Por isso, oferecer um atendimento otimizado é essencial para que sua empresa atraia mais clientes e fidelize sua base.

Para inovar no atendimento, a tecnologia é uma grande aliada e oferece várias formas de otimizar esse processo.

Para saber como inovar e oferecer a melhor experiência de atendimento para seus clientes, continue a leitura.

4 formas de inovar seu atendimento

A tecnologia oferece várias formas de inovar no processo de inovação. Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes e imediatistas. Procuram empresas que ofereçam boas experiências e que tenha resposta rápida para suas dúvidas.

Por isso, oferecer apenas atendimento telefônico e via site, não é mais suficiente. As empresas devem estar presentes onde o cliente está e no momento que ele precisa.

Para isso, algumas ações são possíveis graças à tecnologia. Vamos ver algumas delas.

1. Chatbot

O chatbot permite que a empresa crie trilhas de conteúdos e respostas automáticas para seus clientes. Com algumas automações, é possível responder dúvidas e oferecer informações essenciais aos clientes.

É importante que o chatbot conte com Inteligência Artificial, para aprender à medida que o usuário converse com ele.

Isso é possível com o Machine Learning, que permite a aprendizagem e que o chatbot encontre padrões a partir das interações com os usuários.

Assim, seu chatbot não será visto apenas como um robô e irá oferecer a melhor experiência ao cliente que buscar por atendimento.

Dessa forma, com o uso de um chatbot com Inteligência Artificial, o seu atendimento ficará mais humanizado. Além disso, irá oferecer um atendimento em tempo integral e com agilidade.

2. Vendas no WhatsAPP

Durante a pandemia, cresceu exponencialmente o uso do WhatsApp para vendas. Há pouco tempo, também foi incluída a possibilidade de pagamentos via WhatsApp Pay.

O WhatsApp é a principal rede social do mundo, onde mais de 2 bilhões de usuários estão presentes. Por isso, oferecer atendimento por esse canal é essencial.

Mas para usar essa ferramenta alguns cuidados são necessários. Faça um direcionamento correto, se for utilizar o WhatsApp no seu site ou rede social. Isso permite que você identifique de qual canal aquele possível cliente originou.

Além disso, cuidado com a forma de comunicação, apesar de ser uma rede social, você estará lidando com clientes, por isso é essencial garantir uma comunicação séria e assertiva.

Você também pode integrar o WhatsApp em seu chatbot. Isso irá garantir um atendimento integrado e a centralização de informações. Fazendo com que sua equipe ofereça uma resposta mais ágil.

Esse canal é usado por mais de 90% da população brasileira, por isso sua empresa tem muito a ganhar com essa ferramenta.

3. Atendimento Omnichannel

O atendimento omnichannel é um dos pilares principais para uma boa experiência ao cliente, porque visa oferecer atendimento em diversos canais, como redes sociais, site, chat, WhatsApp e etc.

O cliente navega em todos os canais em sua jornada de compra, ele visita suas redes, vai ao seu site e pode te chamar para tirar alguma dúvida no WhatsApp.

Por isso, mais do que estar presente, é necessário integrar esses canais. Assim, você e sua equipe conseguem integrar os chamados em uma única plataforma e oferecer um atendimento eficiente ao cliente.

Com isso também, garante acesso a históricos de chamados, sem que seja necessário que o cliente repita o problema ou dúvida, ou que sua equipe responda a mesma coisa em vários canais diferentes.

4. Relacionamento

O atendimento também pode e deve ser usado como uma forma de relacionamento. Por isso, o uso de ferramentas como o chatbot se torna essencial.

Com essas ferramentas você consegue personalizar o envio de mensagens ativas aos seus clientes, assim pode enviar um lembrete de aniversário, uma promoção especial e até mesmo alertas de vencimento de contrato ou boleto.

Porém, você deve tomar cuidado para que essas mensagens não se tornem invasivas, por isso, devem ser muito personalizadas e que de fato agreguem valor para quem irá receber.

Benefícios da Inovação de atendimento

A tecnologia fornece várias formas de inovar o atendimento para garantir que o seu cliente tenha acesso a informações e serviços de formas mais ágeis e eficientes.

Essa inovação traz benefícios que são essenciais para qualquer negócio. Alguns são:

  • Atendimento ágil: com o uso da tecnologia, sua empresa consegue garantir um retorno mais rápido ao cliente;
  • Atendimento em tempo integral: como já falamos, com as plataformas de atendimento, sua empresa consegue oferecer atendimento, até mesmo quando sua equipe não está presente;
  • Integração e centralização: nessas plataformas de atendimento, você consegue integrar todos os canais em uma única ferramenta, o que otimiza o processo e melhora a produtividade do time;
  • Acesso a relatórios e dados: com a centralização das informações você também consegue acesso a dados que vão te ajudar a criar estratégias para melhorar tanto o processo de atendimento, quanto outras áreas, como vendas.

Já sabemos que a tecnologia consegue de diversas formas otimizar o nosso dia-a-dia e no atendimento isso também é verdade.

Se sua empresa ainda não usar dessas ferramentas para otimizar o processo de atendimento, pode ser que você esteja perdendo espaço para os seus concorrentes.

Começa agora e comece simples, implemente pequenas inovações na sua empresa que já farão uma grande diferença no processo e vão abrir brechas para futuras inovação na empresa.

Texto originalmente escrito pela equipe do PEOPLE, plataforma de atendimento com inteligência artificial da Cedro Technologies

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.