Inovação no atendimento através da tecnologia

Inovação no atendimento vem ganhando cada vez mais atenção das empresas, pois o atendimento é o primeiro ponto de contato com o cliente

De acordo com várias pesquisas na área de Customer Experience, os clientes tendem a comprar mais de empresas que oferecem uma melhor experiência no atendimento ao cliente.

Por isso, oferecer um atendimento otimizado é essencial para que sua empresa atraia mais clientes e fidelize sua base.

Para inovar no atendimento, a tecnologia é uma grande aliada e oferece várias formas de otimizar esse processo.

Para saber como inovar e oferecer a melhor experiência de atendimento para seus clientes, continue a leitura.

4 formas de inovar seu atendimento

A tecnologia oferece várias formas de inovar no processo de inovação. Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes e imediatistas. Procuram empresas que ofereçam boas experiências e que tenha resposta rápida para suas dúvidas.

Por isso, oferecer apenas atendimento telefônico e via site, não é mais suficiente. As empresas devem estar presentes onde o cliente está e no momento que ele precisa.

Para isso, algumas ações são possíveis graças à tecnologia. Vamos ver algumas delas.

1. Chatbot

O chatbot permite que a empresa crie trilhas de conteúdos e respostas automáticas para seus clientes. Com algumas automações, é possível responder dúvidas e oferecer informações essenciais aos clientes.

É importante que o chatbot conte com Inteligência Artificial, para aprender à medida que o usuário converse com ele.

Isso é possível com o Machine Learning, que permite a aprendizagem e que o chatbot encontre padrões a partir das interações com os usuários.

Assim, seu chatbot não será visto apenas como um robô e irá oferecer a melhor experiência ao cliente que buscar por atendimento.

Dessa forma, com o uso de um chatbot com Inteligência Artificial, o seu atendimento ficará mais humanizado. Além disso, irá oferecer um atendimento em tempo integral e com agilidade.

2. Vendas no WhatsAPP

Durante a pandemia, cresceu exponencialmente o uso do WhatsApp para vendas. Há pouco tempo, também foi incluída a possibilidade de pagamentos via WhatsApp Pay.

O WhatsApp é a principal rede social do mundo, onde mais de 2 bilhões de usuários estão presentes. Por isso, oferecer atendimento por esse canal é essencial.

Mas para usar essa ferramenta alguns cuidados são necessários. Faça um direcionamento correto, se for utilizar o WhatsApp no seu site ou rede social. Isso permite que você identifique de qual canal aquele possível cliente originou.

Além disso, cuidado com a forma de comunicação, apesar de ser uma rede social, você estará lidando com clientes, por isso é essencial garantir uma comunicação séria e assertiva.

Você também pode integrar o WhatsApp em seu chatbot. Isso irá garantir um atendimento integrado e a centralização de informações. Fazendo com que sua equipe ofereça uma resposta mais ágil.

Esse canal é usado por mais de 90% da população brasileira, por isso sua empresa tem muito a ganhar com essa ferramenta.

3. Atendimento Omnichannel

O atendimento omnichannel é um dos pilares principais para uma boa experiência ao cliente, porque visa oferecer atendimento em diversos canais, como redes sociais, site, chat, WhatsApp e etc.

O cliente navega em todos os canais em sua jornada de compra, ele visita suas redes, vai ao seu site e pode te chamar para tirar alguma dúvida no WhatsApp.

Por isso, mais do que estar presente, é necessário integrar esses canais. Assim, você e sua equipe conseguem integrar os chamados em uma única plataforma e oferecer um atendimento eficiente ao cliente.

Com isso também, garante acesso a históricos de chamados, sem que seja necessário que o cliente repita o problema ou dúvida, ou que sua equipe responda a mesma coisa em vários canais diferentes.

4. Relacionamento

O atendimento também pode e deve ser usado como uma forma de relacionamento. Por isso, o uso de ferramentas como o chatbot se torna essencial.

Com essas ferramentas você consegue personalizar o envio de mensagens ativas aos seus clientes, assim pode enviar um lembrete de aniversário, uma promoção especial e até mesmo alertas de vencimento de contrato ou boleto.

Porém, você deve tomar cuidado para que essas mensagens não se tornem invasivas, por isso, devem ser muito personalizadas e que de fato agreguem valor para quem irá receber.

Benefícios da Inovação de atendimento

A tecnologia fornece várias formas de inovar o atendimento para garantir que o seu cliente tenha acesso a informações e serviços de formas mais ágeis e eficientes.

Essa inovação traz benefícios que são essenciais para qualquer negócio. Alguns são:

  • Atendimento ágil: com o uso da tecnologia, sua empresa consegue garantir um retorno mais rápido ao cliente;
  • Atendimento em tempo integral: como já falamos, com as plataformas de atendimento, sua empresa consegue oferecer atendimento, até mesmo quando sua equipe não está presente;
  • Integração e centralização: nessas plataformas de atendimento, você consegue integrar todos os canais em uma única ferramenta, o que otimiza o processo e melhora a produtividade do time;
  • Acesso a relatórios e dados: com a centralização das informações você também consegue acesso a dados que vão te ajudar a criar estratégias para melhorar tanto o processo de atendimento, quanto outras áreas, como vendas.

Já sabemos que a tecnologia consegue de diversas formas otimizar o nosso dia-a-dia e no atendimento isso também é verdade.

Se sua empresa ainda não usar dessas ferramentas para otimizar o processo de atendimento, pode ser que você esteja perdendo espaço para os seus concorrentes.

Começa agora e comece simples, implemente pequenas inovações na sua empresa que já farão uma grande diferença no processo e vão abrir brechas para futuras inovação na empresa.

Texto originalmente escrito pela equipe do PEOPLE, plataforma de atendimento com inteligência artificial da Cedro Technologies

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