Inovação organizacional

Saiba tudo sobre Inovação organizacional: conceito, vantagens, porque investir, como aplicar na sua empresa, exemplos e muito mais.

A inovação organizacional ocorre quando uma empresa incorpora a inovação como core bussiness, ou seja, em sua estruturação, ambiente de trabalho, relações com clientes, stakeholders e fornecedores.

As empresas estão cada dia mais convencidas que para terem sucesso nos negócios precisam estar alinhadas com a inovação organizacional. Pois, mais do que pensar em produtosou processos inovadores, trata-se de incorporar a inovação como core bussiness.

O que significa dizer que as estratégias organizacionais devem sinalizar para um ambiente de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado. De fato, adiantando-se a elas. Assim, é preciso que a gestão tenha uma postura de inovar para superar desafios.

Inovação é um tema que vem sendo cada vez mais abordado devido as diversas transformações que a tecnologia vem trazendo para o mundo.

Não só startups mas grandes empresas tradicionais com mais tempo de mercado também estão percebendo a importância de incorporar a inovação no negócio através de mudanças estruturais, relacionamento com clientes, fornecedores e os próprios colaboradores, e é exatamente isso do que a inovação organizacional trata.

A tecnologia é um alicerce à inovação, todavia a inovação organizacional depende de pessoas.

O QUE É inovação

As mudanças aceleradas no mundo dos negócios colocam em foco a palavra inovação. Ou seja, as empresas precisam inovar para vencer a competição acirrada dos tempos atuais.

Por isso, a inovação faz parte das estratégias de crescimento empresarial, sendo importante entender a inovação organizacional como um posicionamento assumido pela empresa , uma vez que visa identificar as soluções para os problemas organizacionais internos e externos.

Nesse sentido, esse posicionamento da empresa é orientado por dois pilares que são a base do processo de inovação, que são:

INOVAÇÃO DE SUSTENTAÇÃO

Nesse pilar, estão as atividades focadas no refinamento e na eficiência dos processos. Sendo percebidas nas pequenas melhorias que devem ocorrer constantemente na organização, assim como nainovação incremental.

INOVAÇÃO DE CRESCIMENTO

Já para esse pilar as atividades estão voltadas para a experimentação. Ou seja, são novas maneiras de gerar valor que uma empresa pode adotar. Nesse ponto, temos a inovação radical de produtos e serviços únicos.

Desse modo, a empresa deve buscar estabelecer um equilíbrio entre as ações de inovação de sustentação e as de crescimento, que é conhecido como ambidestria organizacional.

MAS, O QUE É INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL?

Para pensar sobre o que é inovação organizacional é preciso ter em mente um modelo de organização dinâmico e flexível.

O Manual de Oslo, referência reconhecida mundialmente sobre o tema, define que uma inovação é

“uma implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

A partir disso é fácil perceber que a ideia de inovação envolve mudanças profundas em todos os setores e processos de uma empresa. Por isso, o Manual indica quatro formas de inovação que podem ser implementadas nos negócios, sendo:

Mais especificamente sobre a inovação organizacional o Manual Oslo explica que se refere a mudanças nos seguintes aspectos: práticas de negócios, organização do local de trabalho e relações externas da empresa.

Analisando esses aspectos apontados entende-se que a ideia é ampla e envolve a reestruturação de toda a organização.

Além disso, a empresa inovadora realiza essas transformações, tendo em vista os seguintes parâmetros:

  • Estratégias de gestão organizacional focando em novos modelos de negócios.
  • Foco na gestão de pessoas para desenvolver talentos e reter o capital intelectual. Desenvolvendo as competências e habilidades dos colaboradores através de um programa de intraempreendedorismo.
  • Perspectiva de relacionamento com o mercado, os clientes, fornecedores e stakeholders focada na ideia de parceria e atuação sustentável.

Quando uma empresa incorpora o que é inovação organizacional ela passa a ter essa perspectiva como sustentação do seu negócio. A partir disso a organização começa a otimizar os procedimentos, a buscar soluções disruptivas e romper processos desgastantes.

POR QUE ADOTAR A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL?

inovacao organizacional cultura2

Para uma empresa assimilar o que é inovação organizacional é importante perceber às mudanças internas e externas que envolvem o contexto empresarial.

Compreendida dessa forma, a inovação organizacional tem por objetivo final elevar o desempenho da empresa através de ações, tais como:

  • Melhor uso dos recursos e diminuição de custos, gerando maior rentabilidade;
  • Aumento da produtividade dos funcionários;
  • Entrega de resultados mais assertivos e rápidos;
  • Diminuição de riscos, prevenção e manutenção de qualidade;
  • Obtenção de um clima organizacional saudável sustentado pela cultura da inovação;
  • Troca de ideias para impulsionar a criação de processos, produtos e serviços.

QUAL IMPACTO A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PODE TRAZER PARA SUA EMPRESA?

Para entender os impactos da inovação organizacional, é preciso pensar nos imensos avanços nas diversas áreas.

Nessa perspectiva, é fácil perceber que o maior impacto está no fato da inovação organizacional ser entendida como um fator estimulador. Sendo que este está voltado para que a empresa alcance um melhor desempenho e competitividade.

INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS

Implementar métodos para organizar as rotinas de trabalho é umexemplo de inovação organizacional.Como o Lean Manufacturing ou produção enxuta, com as características de engenharia simultânea e just-in-time.

Outro exemplo são as soluções de negócios baseadas em Inteligência Artificial (IA), muito utilizadas na indústria 4.0 e setor de softwares, que visam elevar a produtividade e diminuir os custos a longo prazo

INOVAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO

Nesse caso, considere a adoção de métodos que promovam a descentralização da tomada de decisão e da responsabilidade. Os colaboradores passam a partilhar dessas ações e são estimulados a contribuírem com ideias de melhoria e crescimento.

Um bom exemplo é um programa de ideias, onde os colaboradores são incentivados a contribuir com novas sugestões para os desafios da empresa.

INOVAÇÃO NAS RELAÇÕES EXTERNAS

Aqui estão as relações de cooperação desenvolvidas com universidades, instituições governamentais e centros de pesquisas, utilizando a inovação aberta. Assim como diferentes métodos para integração com clientes, fornecedores e terceirização de atividades.

COMO A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PODE PROMOVER MUDANÇA?

inovacao organizacional cultura

As mudanças provenientes de um projeto de inovação organizacional podem ser percebidas em diversas dimensões dentro de uma empresa. Veja alguns deles:

MUDANÇA DE CULTURA

A cultura de inovação deve ser entendida como um conjunto de práticas e valores, que são compartilhados e devem favorecer o ambiente organizacional para as atitudes inovadoras.

Ela traz diversas vantagens para a empresa e os colaboradores, tais como aumento de eficiência e produtividade, sentimento de pertencimento, maior engajamento, retenção de talentos, atratividade de clientes, reconhecimento de mercado, entre outras.

PROGRAMA DE IDEIAS

A fundamentação do programa de ideias é permitir aos colaboradores que possam dar as suas sugestões, contribuindo para o desenvolvimento do negócio.

O ponto de partida é a análise da cultura interna da organização para identificar qual abordagem será mais eficaz com os seus colaboradores. No entanto, para o processo de geração de ideias produzir bons resultados, os seguintes aspectos devem ser observados:

  • Estabelecer um objetivo para o programa alinhado com a estratégia e desafio atual da empresa;
  • Criar uma recompensa para promover o engajamento dos colaboradores através da gamificação;
  • Permitir a participação de todos os colaboradores da empresa, independente do cargo ou setor;
  • Desenvolver uma forma de aprovação e continuação das ideias. O uso de um Software de Gestão como o AEVO Innovate é ideal para essa etapa.

COMO APLICAR A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL?

Para aplicar o processo de inovação organizacional em uma empresa é preciso primeiro ter uma gestão competente e qualificada para conduzir o processo e estimular o florescimento de novas ideias.

Separamos alguns passos importantes para isso:

1 – PROMOVER A CULTURA DE INOVAÇÃO NA EMPRESA

Para uma empresa implantar a cultura de inovação é preciso criar condições para que ocorra uma sintonia entre as estratégias organizacionais e a cultura empresarial. Ou seja, o propósito é conseguir que a cultura de inovação seja abraçada por toda a organização.

Isso significa que a empresa terá que estimular em seus colaboradores a perspectiva inovativa, e despertá-los para uma participação mais efetiva. Desse modo, terá de apostar em alguns projetos, tais como:

  • Incentivo a criatividade – uma ótima opção é usar o Design Thinking;
  • Diversidade de perfis profissionais;
  • Equipes interdisciplinares – Squads;
  • Gestão horizontal;
  • Pesquisa de clima organizacional;

2 – FORME UMA EQUIPE PARA TOCAR O PROJETO

Forme um time integrado de gestores, líderes e colaboradores de modo que todos se sintam integrados e responsáveis pela implementação da inovação organizacional. Esse processo não deve depender somente da alta gestão.

Esse aspecto é de fundamental importância, pois cabe a diretoria nomear as pessoas que tem a maior orientação para conduzir esse processo. Por isso, é interessante criar uma equipe de pessoas dos diversos setores da empresa para garantir a pluralidade de ideias, como os squads.

É interessante elaborar um programa de treinamento para que os profissionais da empresa entendam o que é inovação organizacional e como será implantada na empresa.

3 – IDENTIFIQUE OS PONTOS DE MELHORIA

Os pontos de melhoriadevem ser levantados a partir do feedback dos colaboradores da empresa. Nesse sentido, a equipe responsável pelo projeto terá subsídios para uma análise mais profunda dos aspectos internos e externos.

Nessa análise, os problemas devem ser investigados, identificadas as suas causas e propostas as soluções criativas e funcionais.

4 – IMPLANTAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Esse passo é detalhado e deve ser feito a longo prazo, pois colocar em prática o processo de inovação que foi planejado, requer tempo para que os ajustes ocorram e os resultados possam ser gerados. Não tenha pressa para resultados imediatos.

Tenha em mente que esse é um processo de médio prazo, e cada empresa e mercado tem suas particularidades, então estude seu nicho para adequar-se as tendências e manter-se atualizado.

POR QUE INVESTIR NA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL?

Vimos até aqui alguns benefícios de ser uma empresa inovadora, mas se você ainda não está convencido, vamos mostrar alguns aspectos importantes para uma empresa investir em inovação organizacional, tais como:

  • É uma necessidade da empresa para acompanhar a velocidade das transformações do mundo dos negócios e a elevação do nível de exigência dos consumidores;
  • A inovação é uma estratégia de sobrevivência em um contexto de crise;
  • Redução de gastos e otimização de recursos;
  • Desenvolvimento de produtos com maior sintonia com as expectativas dos consumidores, acompanhando tendências do mercado;
  • Melhor aproveitamento dos investimentos em marketing e publicidade;
  • Facilitação da conquista de novos clientes e fidelização dos já existentes;
  • Auxílio para diminuição de incertezas e melhorarias no gerenciamento dos riscos;
  • Desenvolvimento do potencial criativo dos colaboradores;
  • Alinhamento da estratégia de negócios com o mercado atual.
  • Reconhecimento de mercado como empresa inovadora;

OS PILARES DA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

A adoção pela empresa dessa prática implica na absorção de diversos conceitos. Dentre eles, vamos apontar os mais importantes, que são:

  • Transformação digital, mudança nos hábitos e comportamentos de consumo, comunicação e trabalho.
  • Cultura de Inovação, implementando em toda empresa uma cultura que incentiva a geração de ideias e promove uma hierarquia horizontal.
  • Programa de Ideias, a partir de insights de colaboradores para gerar ideias e solucionar os desafios da empresa.
  • Ecossistema de inovação, integração das empresas com stratups, universidades, fornecedores e clientes para trocarem ideias e firmarem parcerias.
  • Squad, adoção da equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas com diferentes habilidades.
  • Melhoria Contínua, esforço contínuo para aperfeiçoar os processos, produtos e serviços. Visando alcançar a redução do desperdício e aumentar a qualidade.

EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE APOSTARAM NA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

O passo a passo sobre como fazer brainstorming serve de pilar central para ter bons encontros com o time, mas você pode ir além com estas dicas para tornar as reuniões mais dinâmicas e produtivas.

AMAZON

amazon-logo

A gigante do e-commere fundada por Jeff Bezos, assumiu a inteligência artificial como a base de sustentação da sua estratégia inovadora de negócios. Nesse sentido, a empresa criou um sistema denominado “working backwards”.

O intuito foi estimular os funcionários a desenvolverem grandes ideias e elaborarem para cada uma delas, um plano de comunicação e avaliação dos diferentes impactos nas áreas do negócio. Essa estrutura é similar ao programa de ideias, uma das soluções do nosso software do AEVO Innovate.

A partir dessa iniciativa, nasceu o Prime Now, serviço exclusivo para assinantes do Amazon Prime, e oAmazonSmile, e-commerce contendo os mesmos produtos e preços do site original, porém com um diferencial – 0, 5% da receita é doada para instituições de caridade. A Amazon não ficou apenas no campo das ideias, mas tornou viva a ideia de seus colaboradores.

Embora a Amazon seja mundialmente conhecida por suas atividades com o comércio eletrônico, ela também atua em outras frentes, como no supermercado de varejo, totalmente digital.

O Amazon Go, umasmart shoplocalizada atualmente somente nos Estados Unidos, não utiliza caixa eletrônico, tendo as operações registradas por um aplicativo. Quando o cliente retira um produto da gôndola, este será adicionado em seu carrinho de compras e a cobrança é feita automaticamente quando ele sai da loja direito na sua conta da Amazon.

SALESFORCE

salesforce-inovacao-organizacional

A Salesforce atua com software de Gerenciamento de Relacionamento com Clientes (CRM), facilitando a gestão e automatização de processos de empresas ao redor do mundo com soluções inteligentes.

Ainda que hoje já existam diversos softwares similares, desde 1999 quando foi fundada, a Salesforce continua inovando, e por isso é considerada umas das empresas mais disruptivas da sua área de atuação.

Além da função mais conhecida de CRM, o software da Salesforce também conta com chat para os colaboradores se comunicarem durante o expediente, automação de marketing para envio de mensagens aos clientes anunciando uma promoção ou enviando cupom de desconto no dia do aniversário, plataforma de treinamento para colaboradores e diversas outras funcionalidades, indo além de uma estrutura comum de empresas de softwares focados em atender um tipo de empresa ou apenas para uma finalidade, expandido seu mercado e market share.

SAMSUNG

samsung inovacao organizacional

A Samsung é um dos exemplos de inovação organizacional mais conhecidos do mundo. A empresa, segundo o ex CEO Jong-Yong Yun, inovou a partir de uma terapia de choque criativa, ou seja, deixou de ser fabricante de equipamentos mais baratos e passou a fabricar produtos mais caros, aumentando a receita e o market share.

O passo seguinte foi abrir Centros de Design em várias partes do mundo para o desenvolvimento novos produtos. Além disso, para que as novas ideias tivessem acesso direto, a alta administração inovou com um novo cargo C-Level – Chief Design Officer.

Para vencer os empecilhos da cultura sul-coreana, bastante tradicional e resistente à mudanças, ela criou no Centro de Design o treinamento para gerentes em liderança de inovação e mudanças estruturais.

Desse modo, os colaboradores no Centro de Design são estimulados a expressarem a sua opinião. Assim como podem contradizer os superiores, sem estarem violando nenhuma regra.

MCDONALD’S

mcdonalds-inovacao-organizacional

Uma das maiores redes defast-fooddo mundo, o McDonald’s, investiu no processo de inovação da empresa, que passa pela criação de cozinhas criadas para realização de testes e as “equipes de macarrão”.

Esses times são constituídos por colaboradores de todos os níveis hierárquicos, que têm liberdade para desenvolverem novas ideias e realizarem diversos testes como novos sanduíches ou um novo modo de preparo da carne.

Ainda que muitas empresas adotem modelos semelhantes, para uma empresa com mais tempo de mercado, a McDonalds quebra padrões com uma hierarquia horizontal. Todos os colaboradores podem trocar ideias entre si e com a gestão sem nenhum constrangimento.

Segundo o ex-CEO Jim Skinner uma vantagem competitiva da empresa é justamente esse processo, pois as ideias fluem de todos os pontos na organização.

CIELO

cielo-inovacao-organizacional

A Cielo, empresa de serviços financeiros foi a única empresa brasileira a fazer parte da lista das 100 empresas mais inovadoras da Forbes em 2018. Hoje suas máquinas de cartão já operam com mais de 1, 5 milhão de clientes no país.

Uma das iniciativas inovadoras Cielo veio na máquina Cielo Liu. Para ganhar destaque entre seus concorrentes, a Cielo criou um dispositivo que permite a consulta ao estoque, emissão de nota fiscal direto da máquina, pois diferente dos aparelhos comuns, ela tem um processador, impressora e leitor de código de barras em um único lugar, além de exibir um relatório de vendas no final do dia.

Tudo isso para facilitar a rotina do vendedor e agilizar os processos, melhorando a relação com seus clientes oferendo uma solução inovadora.

NUBANK

nubank

Criada inicialmente com o propósito de disruptar o mercado financeiro eliminando as burocracias para aquisição de cartões de crédito, hoje a Nubank já possui conta digital, cartão de débito e até mesmo empréstimo.

Todas essas funcionalidades são oferecidas por um aplicativo mobile, sem a necessidade de ir a agências físicas e passar horas em filas aguardando atendimento. Ela foge da estrutura padrão de uma empresa de serviços financeiros.

De acordo com o sócio Vitor Olivier, dentre as razões para a Nubank destacar-se no campo da inovação, quatro chamam mais a atenção: cultura de inovação, atendimento de qualidade, excelência e eficiência em todos os departamentos e valorizar não só as ideias, mas também a execução delas.

CONCLUSÃO

A inovação organizacional está se transformando em uma condição para as empresas se destacarem no mercado e obterem sucesso. Nesse sentido, torna-se fundamental desenvolver um projeto de inovação consistente e alinhado com as demandas da empresa.

Entender o que é inovação organizacional é o primeiro passo para conquistar um diferencial competitivo no mercado. Assim como estabelecer novas interações com clientes, fornecedores e público em geral.

O próximo passo e estruturar um programa de inovação para pôr em prática tudo que você aprendeu.

Se você tem alguma dificuldade sobre como desenvolver um projeto de inovação organizacional para sua empresa, conheça o AEVO Innovate nosso Software de Gestão da Inovação. Com ele você conseguirá estruturar da forma correta um projeto inovador e monitorar todos os KPIs e métricas necessárias. Agende uma demonstração!

Confira também:

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.