Inovação social: o que é, conceito e como começar

Você já ouviu falar em inovação social? Saiba o que é, a diferença entre inovação social e tradicional, exemplos e muito mais.

Cada vez mais pessoas e empresas estão se mobilizando e utilizando espaços para agir com responsabilidade diante das diversas demandas sociais que existem no mundo. E um termo que tem ganhado relevância nesse contexto é a inovação social.

De acordo com a Starford Social Innovation Review, a inovação social é um meio melhor para entender e criar mudanças sociais de todas as formas possíveis . Ela identifica um desafio social e busca agir na raiz desse problema, eliminando sua causa e não apenas seus impactos negativos.

O que é inovação social?

O termo surgiu em 2003, através do Stanford Social Innovation Review, que conceituou a inovação social como “o processo de inventar, garantir apoio e implementar novas soluções para necessidades e problemas sociais, dissolvendo fronteiras e intermediando o diálogo entre os setores público, privado e o terceiro setor” .

Entretanto, com a grande relevância do termo ao longo dos anos, esse conceito teve redefinição em 2008. Isto ocorreu através de uma nova publicação que se chama Rediscovering Social Innovation.

Ela tinha o intuito de trazer mais precisão ao termo, que entenderam-no como uma “nova solução para um problema social. Que é mais eficaz, eficiente, sustentável ou justa do que as soluções existentes. Além disso, o valor agregado beneficia, principalmente, a sociedade como um todo, e não apenas alguns indivíduos” (tradução livre).

Esse conceito já existe há décadas na sociedade, entretanto, o termo começou a se difundir mais amplamente após a publicação do Stanford Social Innovation Review e aparece com vários sinônimos que fazem jus ao seu significado.

A inovação social não precisa necessariamente ser uma tecnologia ou um produto, podemos encontrá-la em uma lei, em um movimento ou em um processo, e também na junção desses elementos.

Qual é a importância da inovação social?

A inovação social se torna cada vez mais relevante no mundo, e não é por acaso. Isso porque pensar sobre as demandas sociais, ambientais e coletivas é algo urgente e tem ganhado cada vez mais visibilidade.

A sociedade no geral e os diversos contextos, de trabalho, acadêmico e etc, estão tendo a percepção de que é necessário inovar para contemplar as demandas sociais que têm consolidação em um mundo extremamente desigual e com diversas pautas sociais que precisam ser abordadas e solucionadas.

Desse modo, estar atento à proposta da inovação social é indispensável para nós enquanto sociedade, construirmos movimentos, ideias, produtos, tecnologias e processos que possam ajudar o coletivo como um todo a se desenvolver, superar reais dificuldades e evoluir.

Bill Gates, cofundador da Microsoft, junto de sua esposa Melinda Gates, possuem uma fundação filantrópica que busca por soluções inovadoras para problemas sociais.

Atualmente, eles estão trabalhando em parcerias com governos e outras instituições em países onde a falta de saneamento básico causa doenças e até mesmo morte, buscando soluções fora do padrão, como a privada inteligente apresentada em 2018, que transforma os dejetos humanos em fertilizantes sem a necessidade de água ou esgoto.

Qual é a diferença entre inovação social e inovação tradicional ?

Quando pensamos em inovação, logo imaginamos algo ideal, genial e muitas vezes utópico.

Entretanto, inovar significa atribuir valor e contemplar as reais necessidades de um problema.

Geralmente esse conceito está associado à geração de lucros, algo que traz retorno financeiro para a pessoa ou para a empresa que está investindo na ação inovadora, otimização de processos, redução de custos e desperdícios.

Já a inovação social, como vimos anteriormente, refere-se à criação de uma nova solução, que adicione valor para a sociedade como um todo, não apenas para grupos específicos, sendo uma prática voltada para o coletivo.

Por não buscar o aumento da lucratividade ou receita de uma empresa, geralmente projetos de inovação social são financiados por ONGs, governos ou filantropos.

A inovação social também busca soluções que otimizem processos, reduzam tempo de produção e sejam sustentáveis, porém seu objetivo final não é o lucro, e sim tornar um mundo melhor.

Exemplos em inovação social

Para entendermos mais profundamente esse conceito tão amplo, vamos conferir alguns exemplos de inovações sociais que estão surgindo em diversas partes do mundo para ajudar o coletivo.

WaterWheel

A iniciativa da Wello surgiu a partir da identificação da necessidade de pessoas que precisam andar quilômetros para conseguir água em países subdesenvolvidos.

A empresa americana responsável criou o instrumento, com valor acessível, que comporta até 50 litros de água e pode ser rolado pelo caminho percorrido, sendo uma alternativa aos potes de barro.

Pollenity

Advinda da Bulgária, pelo empreendedor Sergey PEtrov, a Poellenity é uma startup que desenvolveu uma solução oferece um dispositivo que aumenta a saúde das abelhas, diminuindo a mortalidade desses animais e os custos operacionais dos apicultores e contribuindo para o coletivo, já que as abelhas exercem uma função essencial na natureza, por serem responsáveis pelo processo de polinização.

Conceptos plásticos

A empresa Colombiana criou esse projeto que visa a reciclagem de plástico para a construção de casas e abrigos para diversas famílias na Colômbia. A iniciativa é do empreendedor Oscar Andres Mendez e tem um impacto ambiental e social muito positivo.

Entenda como isso é feito no vídeo:

YouTube video

Motion Eco

Essa solução desenvolvida na China pelo empreendedor Shutong Liu, transforma óleo de cozinha que é normalmente desperdiçado em biodiesel para o setores de transporte. Essa tecnologia reduz a emissão de gases poluentes, como o GEE (gases do efeito estufa) em até 85% comparado com outros combustíveis.

Conclusão

Estar atento às mudanças que acontecem no mundo e encontrar novas soluções para as necessidades reais do coletivo é indispensável. Além disso, a inovação social é o caminho para iniciar o processo de resolução dessas demandas.

O AEVO , nosso Software de Gestão da Inovação, é a solução ideal para as empresas que buscam estratégias de inovação social e querem adentrar esse universo e fazer a diferença na sociedade como um todo.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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