Intraempreendedorismo

Roberto Menezes

Roberto Menezes

Publicado em 25/08/2020

Intraempreendedorismo é o ato de empreender dentro dos limites de uma organização já existente, seja atuando em melhorias incrementais de processos internos, desenvolvendo novos produtos, novas soluções ou criando novas iniciativas de negócio.

Confira:

  • O que é intraempreendedorismo? 
  • Por que o intraempreendedorismo é tão importante? 
  • Tipos de intraempreendedorismo;
  • Exemplos de intraempreendedorismo: 8 cases para se inspirar;
  • Como estimular o intraempreendedorismo? 
  • Como transformar o intraempreendedorismo em inovação?
  • Conclusão. 

O QUE É INTRAEMPREENDEDORISMO?

O QUE É INTRAEMPREENDEDORISMO?

A ideia central do intraempreendedorismo é estimular os funcionários a pensar e agir como empreendedores, valorizando o olhar individual de cada um e as ideias que surgem no ambiente interno da empresa. 

Para que você entenda melhor, aqui vai um exemplo de empreendedorismo e uma comparação com o intraempreendedorismo

Imagine um profissional de tecnologia da informação que trabalha em uma empresa de software “A”. Nessa empresa, ele percebe que os clientes têm uma dor não atendida e que representa uma oportunidade. Com essa informação, ele sai da empresa e começa seu próprio negócio, tentando oferecer uma solução para essa dor como diferencial competitivo. Esse é um exemplo clássico de empreendedorismo

Leia também: Effectuation: lógica que desafia o empreendedorismo tradicional 

Agora, imagine que esse mesmo profissional pegue a informação que ele coletou a partir de suas observações. Então, sob a supervisão do seu gestor e com a colaboração do resto da equipe, ele desenvolve um projeto para que a empresa “A” possa atender essa dor dos clientes.

Com isso, a empresa em que ele trabalha consegue inovar, o que é bom para os seus resultados em geral. Esse é um exemplo de intraempreendedorismo

Perceba que a base dos dois é a mesma: a observação de riscos e oportunidades, e o desenvolvimento de soluções.  

O que difere é o que o colaborador decide fazer com sua visão: usar para si mesmo ou colocar a serviço da organização em que trabalha. E nenhuma das duas alternativas é errada, mas não é preciso ser um gênio para entender qual delas a sua empresa deve preferir, não é? 

Quer saber mais sobre o intraempreendedorismo? Ótimo! Clique aqui.

POR QUE O INTRAEMPREENDEDORISMO É TÃO IMPORTANTE?

Porque ele é tão importante?

Afinal de contas, será que é mesmo importante ter empreendedores corporativos na sua equipe? Será que é importante incentivar e reconhecer iniciativas empreendedoras dos seus colaboradores?

A resposta, nos dois casos, é sim. E existem pelo menos três bons motivos para isso. 

É melhor que os intraempreendedores estejam com você, do que contra você

Vamos ser honestos e objetivos. Se uma pessoa tem perfil empreendedor, ela pode colocar essa característica em ação de duas maneiras: ou criando seu próprio negócio ou colaborando com a organização na qual ela trabalha.

De uma maneira ou de outra, a sua criatividade vai pedir um escape. E, quando isso acontecer, é melhor que ela esteja ao seu lado porque, do contrário, ela vai se tornar um forte competidor. Portanto, essa não é uma mera paranoia.  

Pense no setor de tecnologia: muitas empresas grandes compram competidores extremamente menores e recrutam seus fundadores para o próprio time. 

Não é que a concorrência seja forte no momento, mas elas reconhecem que o espírito empreendedor da pessoa por trás daquela pequena iniciativa pode levar a uma concorrência forte no futuro. Então, é melhor tê-lo fortalecendo sua equipe do que criando obstáculos do lado de fora. 

Sem incentivo, os melhores funcionários vão embora

Mesmo que você deixe de lado a possibilidade de que o funcionário se torne um competidor, ainda é aconselhável apoiar o intraempreendedorismo. Do contrário, você vai notar que seus melhores funcionários vão em busca de emprego em organizações mais abertas e descentralizadas. 

Por que isso acontece? Bom, a razão está na noção de realização profissional

Para muitos profissionais, ela está associada a um ambiente que favoreça um certo nível de autonomia e que reconheça as realizações individuais. Essa autonomia, por sua vez, é exercida para elaborar uma ideia e colocá-la em prática, sendo esse o centro do intraempreendedorismo. Logo, o reconhecimento vem após o sucesso dessa iniciativa. 

Dessa forma, um profissional que tem perfil intraempreendedor, mas não encontra na sua organização as condições para colocá-lo em ação sente-se pouco realizado, como se não tivesse espaço para atingir seu pleno potencial. Então, ele tem uma chance maior de “abandonar o barco”. 

Leia mais: Como estruturar um Programa de Intraempreendedorismo 

Um empreendedor corporativo pode impulsionar a inovação

Nós já mencionamos a relação entre intraempreendedorismo e inovação anteriormente; agora, vamos explicar melhor o que isso quer dizer. 

O empreendedor corporativo é aquele que está sempre atento a riscos e oportunidades. Eventualmente, ele vai notar possibilidades que até mesmo os gestores da empresa deixaram passar. 

Além disso, por natureza, ele tem uma tendência a realizar — isto é, a transformar sua ideia em realidade. Assim, ele ajuda sua empresa a dar saltos de inovação que não seriam viáveis se apenas os gestores tivessem iniciativa. 

Ou seja, cada inovação, cada oportunidade aproveitada ou risco evitado, é uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Especialmente, é claro, sobre aqueles que não apoiam o intraempreendedorismo. 

Tipos de intraempreendedorismo

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o intraempreendedorismo não é uma iniciativa que acontece isoladamente. Acima de tudo, para que o intraempreendedorismo aconteça com sucesso, é necessário que exista uma equipe alinhada e recursos para fazer com que ideias e projetos inovadores possam tomar forma. 

Por isso, além da estrutura (projeto, intraempreendedor e recursos), o contexto no qual a organização se encontra também deve ser levado em conta. 

Empresas familiares, por exemplo, enfrentam grandes obstáculos para terem sucesso no mercado. Esses obstáculos, por sua vez, podem variar desde a dificuldade na decisão de sucessão e hierarquia no negócio até o investimento em inovação e robotização de sistemas. 

Bom, tecnologicamente falando, estamos na 4ª Revolução Industrial, mas imagina convencer um familiar mais idoso que utilizou fichas físicas por décadas a adotar um sistema de armazenamento na nuvem?  

Nesse sentido, o planejamento e o intraempreendedorismo tornam-se, então, uma solução para que a sucessão de gerações e incentivos mantenha a empresa competitiva. 

Agora, existem tipos de intraempreendedorismo? A resposta é sim! E vamos falar sobre eles agora. Líderes em diversas empresas já procuram incentivos para o intraempreendedorismo entre seus colaboradores, que podem ser de dois tipos: 

Intraempreendedorismo de valor agregado

Aqui, o intraempreendedorismo está ligado à principal atividade da empresa. Ou seja, isso significa que esse tipo de intraempreendedor vai agregar valor para a organização, gerando inovação e crescimento. Tudo isso sempre ligado ao nome original da empresa. 

Podemos ver exemplos de tipos de intraempreendedor com valor agregado em empresas como Google e Apple

Nessas organizações, toda ideia está ligada diretamente àquilo que elas já desempenham. Dessa forma, a força dessas marcas é o resultado de um intraempreendedorismo que soube desenvolver projetos com base nas necessidades de seus clientes

Intraempreendedorismo e o “spin-off”

Esse é o tipo de intraempreendedorismo cujas ideias e projetos fogem totalmente daquilo que a empresa é originalmente conhecida

O termo “spin-off”, geralmente associado ao entretenimento, refere-se a propriedades intelectuais que não necessariamente estão ligadas à linha principal. No intraempreendedorismo, o raciocínio é semelhante. 

A forma como novos negócios podem surgir nesse processo pode variar. Isso porque, em alguns casos, a empresa consegue pivotar recursos para outros projetos. Já em outras situações, é o know-how e o conhecimento adquirido em pesquisa e desenvolvimento que servirá de base para um novo projeto intraempreendedor. 

Independentemente dos tipos de intraempreendedores, é preciso ter em mente que a empresa precisa estar preparada para eles. Ou seja, você possui o melhor ambiente para essa prática? 

Não basta apenas implementar um programa de ideias, é preciso investimentos constantes em inovação. 

Portanto, aqui entram fatores muito relevantes como: engajamento dos colaboradoresCultura Organizacional e o papel da alta liderança. Esses fatores serão a chave para fixar o intraempreendedorismo no DNA da organização. 

Exemplos de intraempreendedorismo: 8 cases para se inspirar

A seguir, iremos listar exemplos de intraempreendedorismo que souberam desenvolver esse diferencial no mercado. Diferentes propostas, seja agregando valor, ou, seja criando novos produtos, subdivisões ou serviços. Vamos lá? 

Gmail, da Google

O Gmail, da Google, nasceu dentro de um Programa de Ideias

Das empresas mais atuais, a Google é, com certeza, uma das primeiras a serem lembradas quando pensamos em intraempreendedorismo por valor agregado. Isso porque, como prática interna, a empresa faz com que seus funcionários dediquem 20% de seu tempo para projetos pessoais. 

Trabalhar em um ambiente que estimula a livre criação de ideias pode resultar em serviços que hoje são indispensáveis. Um fruto desses projetos pessoais é justamente o Gmail

Ele começou como um projeto de intraempreendedorismo para os colaboradores e cresceu até tomar a forma inovadora que conhecemos hoje. 

O serviço do Gmail é inovador por muitos fatores. O sistema de busca da empresa, aplicado a uma caixa de e-mails, acabou sendo potencializado. Além de uma busca precisa, era o primeiro serviço de e-mail a oferecer um tamanho de armazenamento de 1 GB. 

Paul Buchheit, seu criador, lançou o serviço por meio de convites. Mas, atualmente, ter uma conta no Gmail é considerado praticamente indispensável. 

O botão “curtir” do Facebook

A inovação da Intel

A famosa interação que é ícone mais conhecido do Facebook teve origem em um programa de ideias interno da empresa. No caso, o protótipo do que hoje conhecemos como o botão “curtir” teve origem em uma hackathon

A forma de inovação e adaptação do Facebook com o passar dos anos é um exemplo da força intraempreendedora. Hoje, o pensamento em serviços, redes sociais e ideias no universo digital são influenciadas pelos benefícios que essa “curtida” trouxe. 

Mas, nada disso seria possível sem que existisse uma iniciativa inovadora gerada em um evento que estimulou o desenvolvimento desse projeto. 

O Playstation, da Sony 

Exemplos de intraempreendedorismo: Playstation, da Sony

Talvez hoje pareça estranho pensar dessa forma, mas o Playstation é um exemplo de intraempreendedorismo do tipo “spin-off”. Uma inovação impensável no cenário mais tradicional da japonesa Sony. 

A fabricante conhecida anteriormente por aparelhos de som e seu walkman era totalmente contra a entrada no mercado de jogos. 

Por isso, o então jovem Ken Kutaragi resolveu trabalhar, por conta própria, em um chip de som para o que viria a ser o videogame 16-bits da Nintendo. Mas, para que esse novo produto pudesse ser desenvolvido, foi preciso que houvesse uma pessoa entre os seniores que enxergasse o trabalho de seu funcionário com outros olhos. 

O que começou com um ultraje e uma “perda de tempo” para o alto escalão da Sony, evoluiu ao que hoje conhecemos como a marca Playstation. 

Ou seja, o videogame que marcou gerações só foi possível graças a alguém que incentivou o projeto, mesmo em um cenário hostil. Adicione a isso a quebra de parceria entre a Nintendo e a Sony que fez o projeto tomar outros rumos e o resto é história. 

A INTEL E SEUS SERVIÇOS

Exemplos de intraempreendedorismo: Intel

Não é só de cases com marcas e serviços globais que o intraempreendedorismo se apresenta. Exemplos de intraempreendedorismo podem surgir também com a visão de necessidades no mercado local. Um exemplo disso é a ação da Intel na Índia

Graças ao projeto de ideias promovido pela empresa, foi possível fazer com que pequenos varejistas em Mumbai permanecessem competitivos. 

A solução para isso foi um projeto de automação de varejo, instalado em pontos de venda e lançado pela Intel. E, novamente, o desenvolvimento desse projeto só foi possível com a autonomia dada a seus colaboradores.

Dreamworks e seu programa de intraempreendedorismo 

Você sabia que a Dreamworks aposta no Programa de Ideias?

programa de ideias da Dreamworks é extremamente democrático. Uma vez que, independentemente da posição ou do cargo, todos os colaboradores podem enviar suas ideias em relação aos projetos criativos de longa-metragens da empresa. 

Além disso, investe-se em um programa de intraempreendedorismo para oferecer cursos de desenvolvimento de artistas

Logo, essa iniciativa faz com que a Dreamworks não só gere ideias para animação, como também torne-se referência em seus talentos.

Com isso, a empresa de animações possui um diferencial que permite que os colaboradores aprendam a ser seus próprios gestores. Como resultado, essa prática é revertida em benefícios para a empresa e para a motivação dos times. 

Pesquisa e Desenvolvimento da 3M 

Pesquisa e desenvolvimento da 3M

Grandes ideias de intraempreendedorismo podem surgir por acidente

Um dos cientistas da 3M, pesquisando um adesivo para aplicação em tecnologia aeroespacial, acabou criando um produto com outro foco. Hoje, esse produto da 3M é conhecido como um papel adesivo que não deixa resíduos quando afixado. São os famosos Post-its

Nesse caso, podemos notar um processo de ideias incremental. Isso porque, sem um programa inteligente, possivelmente esse projeto seria considerado um fracasso, pois não gerou o resultado esperado.

Por isso, foi preciso persistência e outros colaboradores que desenvolvessem um produto que aproveitasse a ideia inicial com sucesso. 

Shutterstock – Oculus e Spectrum

Exemplos de intraempreendedorismo: Shutterstock – Oculus e Spectrum

Outro caso de intraempreendedorismo que partiu de uma Hack-A-Thon são dois sistemas utilizados até hoje pelo Shutterstock, um dos maiores bancos de imagens do mundo.

De alguns destes eventos de inovação saem soluções extremamente eficazes para um melhor aproveitamento de recursos, crescimento de receitas e um polimento dos processos.  

Entre essas soluções, algumas são aplicadas até hoje, como a Spectrum, um motor de buscas utilizado para pesquisar imagens somente por cores. E uma outra ferramenta, dessa vez de análise de dados, que também surgiu através dessas Hack-A-Thons promovidas pelo Shutterstock é o Oculus, que também é utilizada até hoje.

Aviva - referência para o turismo brasileiro 

O case da Aviva é um daqueles que reforçam a importância da implantação de um Programa de Inovação. 

Com ajuda da AEVO Innovate, nossa plataforma para gestão da inovação, eles conseguiram gerar mais de 16 mil ideias, engajaram mais de 4.200 colaboradores e tiveram um retorno financeiro de mais de 55 MILHÕES em suas ideias implantadas. 

“No segundo dia de lançamento do Programa de Inovação, na Costa do Sauípe, nós tivemos mais de 150 registros. Ou seja, o pessoal achou muito fácil. Eles pegaram o celular, durante o evento mesmo, e começaram a registrar e foi muito positivo”, conta a Analista de Projetos e Inovação, Jennifer Tibuchi

Com as lições aprendidas no processo de inovação da Aviva, o CEO, Francisco Costa Neto reforça que este é um processo contínuo: 

“Com o maior apoio do setor, beirando um faturamento de quase 1 bilhão de reais, o nosso objetivo é liderar essa indústria e esses 4.200 associados, para que a gente inove a faça a diferença. Eu pessoalmente já vi essa empresa inovando e eu acredito que ela vai continuar inovando muito mais. O direcionador agora é o propósito e eu estou muito satisfeito com o que fizemos até agora, mas muito animado com o que faremos no futuro” 

Quer conferir o conteúdo completo do vídeo case da Aviva? Ótimo! Basta clicar aqui

Como estimular o intraempreendedorismo?

Agora, você não tem mais dúvidas de que o intraempreendedorismo é importante para sua organização, certo?

Logo, a questão passa a ser como você pode incentivá-lo, não apenas naquele colaborador que já apresenta um perfil de empreendedor corporativo, mas em toda a equipe. 

DEMONSTRE INTERESSE NAS OPINIÕES - TODAS ELAS 

Muitos profissionais que têm potencial para o intraempreendedorismo nunca demonstram, porque eles não sentem que há abertura ou demanda para suas ideias. 

Portanto, a primeira dica não poderia ser mais simples: o gestor deve demonstrar interesse nas opiniões de seus colaboradores. 

Sabemos que nem todas serão relevantes ou viáveis, mas essa postura ajuda a criar um ambiente propício para iniciativas. 

GARANTA RECONHECIMENTO 

A pior coisa que um gestor pode fazer em relação a um empreendedor corporativo de sua equipe é aproveitar os resultados do seu esforço, sem o reconhecimento merecido. 

Se um colaborador desenvolver um projeto empreendedor a favor da empresa e ver os créditos serem atribuídos a outra pessoa, ou mesmo receber somente o simbólico “tapinha nas costas”, ele não vai se incomodar em repetir o feito uma segunda vez. 

Como transformar o intraempreendedorismo em inovação?

Bom, agora que você já tem em mente o potencial intraempreendedor que existe dentro da sua organização, chegou a hora de compreender como transformá-lo, de fato, em soluções para o seu negócio. 

Por isso, hoje nós vamos te apresentar o AEVO Innovate e te mostrar como você pode fomentar o intraempreendedorismo utilizando a nossa plataforma. 

E, para te provar que isso não é lá um bicho de sete cabeças, vamos listar abaixo alguns passos para te guiar no gerenciamento desse processo: 

Estimule o intraempreendedorismo

Em primeiro lugar, é importante salientar que para promover o intraempreendedorismo na sua organização, você precisará de um time engajado

Pois sem o engajamento dos colaboradores e uma liderança clara em seu negócio, não haverá desenvolvimento inovador.

Dentro do AEVO Innovate existem algumas funcionalidades que promovem a interação entre os colaboradores no ambiente virtual e estimulam o engajamento. Existe, por exemplo, na Central de Ideias, um espaço onde os colaboradores podem interagir e contribuir com curtidas e comentários, aperfeiçoando ideias dos seus colegas. 

Além disso, o software dispõe de um ranking onde os colaboradores podem acompanhar a pontuação (moedas) dos colegas, que é gerada através de índices de participação e engajamento no programa. 

É importante ressaltar que a forma como essa pontuação é gerada é totalmente personalizável, sendo possível definir os critérios para ganho das moedas. 

E o que os colaboradores fazem com essas moedas? 

O AEVO Innovate possibilita que as empresas criem uma “loja virtual”, onde os colaboradores podem trocar essas moedas por prêmios. Por sua vez, os prêmios são definidos pelo gestor do programa de ideias ( ou programa de intraempreendedorismo) e aqui vale abusar da criatividade! 

Por isso, é importante definir prêmios que combinam com o seu negócio e que despertem o interesse dos colaboradores. 

Lance campanhas 

Para captar as melhores ideias e soluções dos seus colaboradores, é preciso guiá-los por objetivos claros. No AEVO Innovate, existem duas formas para fazer isso: lançando campanhas abertas ou fechadas. 

As campanhas abertas tem o objetivo de gerar ideias independentes e compartilhar oportunidades de mercado.  

Já as campanhas fechadas — também compreendidas como desafios — são orientadas a solucionar um problema específico que a organização precisa superar e, geralmente, com uma deadline para o envio de ideias. 

Ambas são partes integrantes e fundamentais de qualquer estratégia de intraempreendedorismo e, normalmente, são definidas pela alta liderança da empresa e pelos gestores de inovação. 

Leia também: como estruturar um programa de ideias?

GERE IDEIAS COM ALTO POTENCIAL DE INOVAÇÃO 

Se você nos acompanhou até aqui, provavelmente deve ter se perguntado se existe alguma fórmula secreta para fazer com que os seus colaboradores deem, de fato, ideias que vão gerar valor para o seu negócio.  

A verdade é que não existe fórmula secreta. Pois cada organização pensa e age de formas distintas. Mas, para obter sucesso com o seu Programa de Ideias, existem alguns pontos que você deve ficar atento! 

A construção da descrição dos desafios é um ponto chave. Por isso,  é imprescindível que os colaboradores entendam o que é pedido deles. Ou seja, a qualidade das ideias que você receberá está diretamente ligada a isso. 

Capriche na descrição! 

ANALISE, PRIORIZE E SELECIONE AS MELHORES IDEIAS 

Com o desafio lançado e as ideias em mãos, é hora de selecioná-las! E como fazer isso? 

Imagine um desafio lançado em um programa de ideias de uma empresa com mais de 2.000 colaboradores. Se, por exemplo, cada um deles enviar pelo menos uma ideia, a organização teria recursos para investir nas 2.000 ideias geradas? 

A resposta para essa pergunta você já deve ter imaginado e, por isso, esse é o momento de analisar, selecionar e priorizar as melhores ideias geradas no seu desafio. 

O AEVO Innovate permite a criação de um fluxo de aprovação de ideias totalmente personalizável e cada empresa pode criar o seu próprio fluxo de aprovação de ideias, adaptando o programa a sua própria realidade. 

Além disso, o fluxo de aprovação do AEVO Innovate permite o envio de feedback tanto para as ideias aprovadas quanto para ideias reprovadas. 

Aqui, o bacana é que esse retorno para o colaborador também alimenta o engajamento da equipe, que entende que o seu esforço está sendo cuidadosamente analisado pela organização. 

Envolva o ecossistema

Por se tratar de um software completo, você pode transformar as ideias dos seus colaboradores em projetos estruturados – gerenciando tudo no AEVO Innovate. 

Além de poder gerenciar seus projetos de inovação da idealização até a validação final, você também poderá optar por abrir o projeto para receber a contribuição de startups e universidades.  

Com o nosso módulo Central de Startups, você terá em mãos um banco de dados completo, onde poderá encontrar a melhor solução para incrementar o seu projeto através dos nossos filtros, que tornam possível encontrar startups por localidade, setor, público-alvo, modelo de negócios e mais!  

Depois disso fica ainda mais fácil: você consegue gerenciar todo o relacionamento com a startup, podendo ter diferentes soluções sendo validadas ao mesmo tempo. 

Se você ainda não está por dentro desse conceito e quer se aprofundar em Inovação Aberta, não deixe de conferir nosso artigo a respeito. 

Implante melhorias e crie projetos inovadores

Algumas ideias viram melhoria, outras se tornam projetos.  

A Central de Iniciativas é um módulo do AEVO Innovate capaz de te oferecer uma visão estratégica sobre o portfólio de inovações da sua empresa, obtendo maior assertividade sobre a divisão e validação de recursos em cada etapa do projeto.  

Essa Central vai te ajudar também a perceber quais projetos devem ser priorizados e quais devem ser descontinuados. 

Ainda não sabe como balancear os investimentos no portfólio de inovação da sua empresa?

Clique no link e conheça os  “3 Horizontes da Inovação”. Eles são a forma mais conhecida para organizar o portfólio de inovação das grandes organizações, balanceando o investimento em inovações de curto e longo prazo. 

 Confira também: AEVO Innovate | Como equilibrar seu portfólio de inovações 

VALIDE E MENSURE TODO O PROCESSO

Se você chegou até aqui, provavelmente, deve ter percebido que a inovação não se trata daquele bicho de sete cabeças que normalmente pensamos que é, mas que, assim como qualquer processo, requer trabalho, gerenciamento e desenvolvimento constante. 

Na Central de Indicadores, do AEVO Innovate, você encontra todos os dados relacionados ao desempenho do seu Programa de Intraempreendedorismo. 

Portanto, lá você consegue acompanhar e medir, por meio de gráficos, o índice de ideias geradas, a taxa de aprovação das ideias e o número de ideias implantadas. 

Já a Central de Ganhos tem o foco de medir e acompanhar, também por meio de gráficos, os ganhos totais e os ganhos por investimentos gerados no programa. 

Além disso, esses gráficos podem ser personalizados com os dados de ganhos e investimentos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. 

Essas funcionalidades são essenciais para medir o desempenho e o sucesso do seu Programa de Ideias. É a partir desses dados que será possível fazer o gerenciamento da sua estratégia e a validação dos resultados do seu programa. 

Considerações finais

AEVO Innovate é uma plataforma completa para gerenciar qualquer tipo de inovação.

 Além disso, trata-se de uma plataforma tão versátil que comporta, ao mesmo tempo, várias iniciativas, como hackathons, squads, relacionamento com startups e universidades, programas de inovação aberta com fornecedores, clientes e muito mais. 

Já imaginou poder gerenciar diversas iniciativas inovadoras em apenas uma plataforma? No AEVO Innovate é possível! 

Se você está buscando formas de fomentar o intraempreendedorismo na sua organização e ficou curioso para saber como seria a implantação de tudo isso nos seus processos, tá esperando o que para conhecer o AEVO Innovate?  

Para solicitar uma demonstração, clique aqui

Confira também:

Desenvolvido por: