4 motivos para se investir em inovação tecnológica em 2022

Descubra 4 motivos para investir em inovação tecnológica e conseguir se destacar no mercado em 2022.

A expressão “inovação tecnológica” vem ganhando cada vez mais importância de um modo generalizado nas últimas décadas nos ambientes empresariais. Nesse contexto, isso significa produzir e comercializar bens e serviços que possam atender ou superar as expectativas de clientes e investidores. Mas, será que vale a pena investir em inovação tecnológica?

A inovação é mais que uma tendência corporativa, ao implementá-la na sua empresa, você tem um ganho expressivo de crescimento – que pode assegurar melhoria em processos e, consequentemente, aumentar a sua rentabilidade financeira.

No artigo de hoje, vamos te apresentar porquê você deve investir em inovação tecnológica em 2022. Continue a leitura.

O mercado de inovação

Embora empreendedores e gestores reconheçam a importância vital da inovação, não sabem exatamente como investir, é o que demonstra uma pesquisa feita pela consultoria Palas.

De acordo com o estudo, em média 70% das empresas brasileiras entendem a necessidade de inovar e mantêm algum comitê ou departamento dedicado a P&D, mas apenas um terço deste total sabe onde e quanto investir em inovação tecnológica.

Esse cenário demonstra o quão comum é encontrar empresas e gestores com dúvidas ou com a ausência de plano estratégico para a área – o que pode acarretar em desperdício de recursos ou mal uso.

Além disso, com um mercado cada vez mais competitivo, garantir que a sua organização esteja alinhada com as novas tecnologias e inovações, vai ser um grande diferencial.

Assim, você terá inúmeros benefícios agregados, por exemplo, será capaz de melhorar consideravelmente inúmeros aspectos da sua rotina corporativa.

A sua empresa pode desenvolver uma maior eficiência operacional, resultando em aumento de produtividade geral, isso ocorre porque a inovação tecnológica pode servir como um gatilho para estimular os colaboradores.

Por que investir em inovação tecnológica?

A inovação tecnológica é a melhoria em processos e produtos através do investimento em tecnologia, com o propósito de otimizar os resultados e agregar valor ao negócio.

Dito isso, podemos pensar nos motivos que levam uma empresa a investir em inovação.

O objetivo é simples, todo negócio precisa se manter vivo no mercado e, para isso, é fundamental aprimorar produtos e processos de forma contínua.

Aliás, esse modelo é chamado de inovação incremental, pois promove melhorias em algo já existente.

Um bom exemplo disso são as atualizações de softwares, quando uma empresa de TI realiza esse trabalho para corrigir bugs e oferecer melhorias, está em um processo de inovação incremental do seu produto/serviço.

Por outro lado, também é possível ter um processo de inovação radical, onde ocorre a renovação tecnológica e uma ruptura completa com o modelo anterior.

Esses dois tipos são adaptáveis à realidade da empresa e atendem a fins distintos.

Nesse sentido, o investimento na área de inovação e tecnologia se justifica pela capacidade de tornar um negócio mais competitivo, atualizado e interessante aos clientes.

Sendo assim, as empresas precisam inovar para proteger sua posição e ganhar mais espaço.

Do contrário, elas são superadas por concorrentes com produtos melhores e processos mais eficientes.

É importante ter em mente que a inovação tecnológica é uma questão estratégica.

Não se deve inovar por inovar e gastar recursos de forma desordenada, é preciso ter propósito e gerar resultados com as soluções e melhorias impostas.

Listamos, ainda, os principais benefícios do investimento em inovação tecnológica, acompanhe.

1 – Torna a sua equipe mais dinâmica

O ambiente institucional onde os colaboradores estão inseridos tem muita importância quando se trata de engajamento e produtividade.

Um colaborador que trabalha em uma empresa inovadora se sente mais inovador, mais incentivado e engajado, uma vez que inovar também significa evoluir em termos de postura institucional, valorização e respeito à equipe.

Além de também passar mais clareza nos métodos e formato de trabalho.

Muito além dos aspectos operacionais, a inovação está ligada a melhora na produtividade de uma empresa como um todo, baseada no bem-estar dos colaboradores e nos resultados positivos em processos.

No que tange à eficácia, podemos citar o papel das inovações tecnológicas nas otimizações de tarefas do dia a dia de trabalho e, naturalmente, no ganho de produtividade das pessoas envolvidas.

O uso de aplicativos de colaboração, gestão e automação de atividades, por exemplo, é uma das implicações que mais beneficia os colaboradores.

Isso ocorre porque as tarefas manuais passam a ser automatizadas, evitando o desperdício de tempo com burocracias operacionais.

Sendo assim, os colaboradores podem se preocupar com a parte tática e estratégica de suas funções, ou até mesmo, se ater a operacionalização do que realmente importa em determinada atribuição profissional.

Tudo isso permite a criação de um clima organizacional mais construtivo, tornando a equipe mais dinâmica, proativa, ágil e com aprimoramento das relações interpessoais.

2 – Aumento da receita

Existem medidas que podem acarretar em um aumento de vendas a longo prazo, como o investimento em atualizações de produtos para que tenham mais qualidade, e práticas sustentáveis, por exemplo.

O retorno pode não ser imediato, mas os clientes perceberão a mudança de postura da empresa, o que resultará num fortalecimento da marca na mente dos clientes.

Isso ocorre porque, uma empresa que compreende a importância das inovações para as suas atividades e, mais que isso, está disposta a acompanhar as dinâmicas do mercado, certamente terá resultados positivos.

Processos mais eficientes, ágeis e com custos menores, impactam positivamente na produtividade do seu negócio.

Além disso, também possibilita um aumento de vendas, uma vez que melhora o relacionamento e a comunicação da empresa para com o cliente.

Em um mercado acirrado e competitivo, conseguir se diferenciar dos concorrentes se torna a melhor maneira de se ganhar notoriedade e espaço no seu nicho e com o público-alvo.

3 – Estimula uma competição saudável

Seja lançando um novo produto ou serviço, cada tipo de negócio tem a sua maneira de inovar.

Se antigamente o consumidor tinha menos opções no mercado e se contentava com elas, hoje ele pesquisa, avalia preços, qualidade, verifica as qualificações das empresas.

Isso tudo, sem contar as análises detalhistas e qualificadas que os clientes podem fazer, contando com o auxílio de ferramentas e sites de comparações, canais de avaliação de consumidores (como o Reclame.aqui) e muito mais.

Sabemos que nos nossos tempos a diversidade do mercado é imensa, e este ponto é para ser visto com bons olhos pelas empresas porque impõe a melhoria de processos e produtos.

Com clientes cada vez mais empoderados e exigentes, é vital que você invista em inovação.

Assim, a sua empresa consegue pegar “a dianteira” e se destacar; além de aprofundar e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Ecossistema de inovação

Aliás, você ainda pode criar parcerias sólidas, que irão agregar valor para todos os envolvidos – o que pode tornar mais palpável a expansão e colaboração no ecossistema de inovação.

Um exemplo disso são as parcerias entre startups e grandes empresas.

No geral, startups conseguem auxiliar outras empresas em projetos inovadores ou entregam soluções de forma comercial para as organizações que precisam deste braço externo.

O mesmo acontece com universidades e órgãos governamentais da área de pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia.

Sendo assim, investir em inovação e tecnologia permite que novos negócios sejam muito mais competitivos, estejam ao nível de seus concorrentes e tenham condições de, em pouco tempo, superá-los.

A cultura de inovação faz com que os colaboradores se mantenham atentos ao surgimento de novas oportunidades e nichos de mercado.

O investimento em infraestrutura tecnológica também contribui com a visão da organização frente os seus clientes já fidelizados e os potenciais.

Ótimo, não é mesmo? Ainda temos mais um benefício para te apresentar, siga a leitura.

4 – Agrega valor

Apostar em tecnologia e inovação em uma empresa é sinônimo de valor agregado ao branding do seu produto.

Processos inovadores que consideram o todo, e ainda compreendem as reais necessidades das pessoas, dão vida aos produtos, serviços e causas de uma marca a tornam mais relevante no mercado e na sociedade como um todo.

Até porque o seu foco deve ser a solução e o quanto ela atende às demandas dos clientes, certo?

Pensando nisso, a tecnologia e a inovação podem (e devem) ser usadas a favor do consumidor, agregando valor à solução e ao seu modelo de negócios.

Seguindo essa máxima, você tem como consequência a facilidade de identificação de gargalos em processos, além de maior assertividade da alocação de recursos financeiros.

Ainda tem desdobramentos na simplificação dos fluxos de trabalho e maior facilidade de comunicação interna (fazendo com que haja a interação entre departamentos e profissionais dentro da corporação).

Analisando as opções

Para saber qual a melhor opção para a sua empresa, é preciso compreender as práticas realizadas, mapear processos internos e conhecer a concorrência.

Também é importante saber que esta atitude demandará uma atualização para aprender a utilizar as tecnologias com eficiência.

Faça treinamento com todos que utilizarão as ferramentas de inovação ao qual você investiu, até porque não adianta ter os meios e não utilizá-los, certo?

Com a capacitação dos colaboradores e o investimento em inovação tecnológica, você terá um retorno amplo e rápido.

Investir em inovação vale a pena – e muito.

Se você optar pelo aumento da capacidade inovativa de sua empresa, passará a ter um controle melhor dos seus gastos, possuindo indicadores de desempenho que vão te ajudar a aprimorar a gestão de projetos.

Além disso, irá oferecer ao mercado, produtos e serviços inovadores, atualizados e de melhor qualidade, atraindo e fidelizando mais clientes.

E, ainda, consegue reduzir custos operacionais com melhorias em processos.

É necessário por parte da sua empresa estar sempre antenada com as tendências.

Assim, você garante a diferenciação ao longo prazo e maior sustentabilidade, ganhando relevância no mercado em que atua.

Conclusão

Independentemente do segmento, uma empresa que deseja crescer e se destacar precisa investir em inovação.

Se antes a tecnologia era só uma tendência, hoje, as organizações que não a utilizam são consideradas ultrapassadas.

Ou seja, se uma organização necessita de inovação e não é capaz de implementá-la, ela enfrenta declínio e pode até ser extinta.

As inovações tecnológicas tornaram-se fortes aliadas dos negócios e são definidas pelo resultado da exploração de novas ideias, levando à criação de um produto, processo ou serviço totalmente novo ou melhorado.

Portanto, é muito importante manter o foco em inovações tecnológicas, pois são elas quem te trarão uma maior probabilidade de ter um sucesso sustentável.

Tenha uma empresa mais inovativa agora mesmo. Fale com um especialista e conheça o AEVO Innovate, um software completo de gestão da inovação.

aevo-innovate

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.