Empresas de todos os tipos podem encontrar dificuldades para conectar seus objetivos às ações cotidianas.
A falta clareza sobre as iniciativas que precisam ser feitas e como elas se relacionam com resultados e objetivos estratégicos prejudicaram o avanço de uma companhia.
Para entender como mensurar o progresso de uma empresa, independente do nível, e fazer o alinhamento entre o presente e o futuro, as organizações podem contar com metodologias de gestão e acompanhamento de metas, como, por exemplo, o uso de OKRs e a mensuração dos Key Results.
Key Results são componentes quantitativos do framework ágil OKRs, um dos métodos mais aplicados nas organizações atualmente.
Entenda porque definir e gerenciar os Key Results é essencial para o sucesso dos seus objetivos estratégicos. Continue a leitura.
OKRs e Key Results
Os Resultados-Chave são estruturados dentro de um contexto maior, que é definido através dos OKRs – ou Objectives and Key Results.
O método parte de um (O) objetivo, algo que a empresa pretende fazer ou conquistar, para então encontrar os Resultados-Chave que fazem sentido para ele.
Ou seja, abarca as mudanças reais que precisam acontecer para viabilizar esse objetivo.
Em uma analogia rápida, os objetivos são o destino de uma viagem, onde se pretende chegar; enquanto os Key Results são o caminho a ser percorrido até lá, que mostram se o trajeto está fluindo ou não.
Na prática, podemos considerar qualquer intenção de uma empresa, como aumentar a satisfação dos colaboradores, ter uma margem de lucro mais elevada ou conquistar espaço em um novo mercado como objetivos.
A partir daí, veremos qual o conjunto de metas são indispensáveis para chegar lá, os key results.
Cada objetivo costuma ter de 2 a 5 Key Results, mantendo uma abordagem focada e enxuta.
No vídeo abaixo, explicamos em detalhes o que é OKR e apresentamos exemplos práticos. Confira:
O que é Key Results?
Key Results, ou Resultados-Chave, são elementos que compõem a metodologia OKR, são eles que apontam se os resultados estão evoluindo para alcançar o objetivo.
Os Key Results precisam ser mensuráveis, quantitativos, atingíveis e ambiciosos.
Mais do uma lista com metas a serem atingidas, são eles que orientarão as atividades que geram valor real para a empresa. Por isso, são descritos com foco no resultado, sempre buscando uma métrica bem definida.
OKRs na estratégia corporativa
Podemos pensar em lançar um produto, produzir mais conteúdo para as redes sociais da empresa ou contratar novos colaboradores, por exemplo.
Se não temos uma razão clara, alinhada aos objetivos estratégicos, então estamos pensando em tarefas, e não em resultados.
A diferença entre os dois conceitos não está nas atividades em si, mas na existência de um propósito e de uma forma para medir o sucesso das tarefas, e é por isso que os Key Results sempre correspondem a um Objetivo.
A ligação entre os dois é semelhante à relação que podemos observar entre a estratégia e a tática. Enquanto a estratégia é o plano de ação para alcançar nossos objetivos de longo prazo, a tática é a forma específica de implementar esse plano.
Se a estratégia corporativa decide que é hora de crescer e ganhar competitividade, as táticas podem ser o lançamento de um novo produto, mais investimento em marketing ou a abertura de uma filial, para citar alguns exemplos.
Ao fazer esse alinhamento por meio da OKR nós geramos efeitos positivos dentro da organização, sendo o mais evidente a clareza sobre o que precisa ser feito para atingir cada objetivo e qual a importância destas ações.
Além disso, definir corretamente os Key Results também traz como vantagens:
- Aumento do foco, estabelecendo prioridades para a empresa, as equipes e os profissionais;
- Monitoramento, graças ao uso de indicadores e métricas para avaliar o cumprimento de cada resultado;
- Correções ágeis, utilizando os dados obtidos por meio dessas métricas ao invés de “esperar para ver” se uma ação deu certo;
- Comunicação clara, focada no que precisa ser entregue por cada colaborador para atingir o objetivo geral da organização, trazendo também mais facilidade para entregar feedbacks e ouvir as sugestões dos profissionais sobre como melhorar seus resultados;
- Eficiência ao eliminar as tarefas e o uso de recursos que não contribuem para os Key Results;
- Engajamento dos colaboradores, por apontar claramente a direção na qual eles precisam seguir e traçar uma linha entre as suas ações e as conquistas do negócio.
Como escrever um OKR efetivo
Levar uma estrutura de Objectives and Key Results (OKR) para a sua organização, e ter sucesso com essa prática, requer a habilidade para escrever as metas e ações de modo efetivo, que realmente possa orientar os esforços dos profissionais em uma direção clara.
Defina metas específicas
Para começar, é importante que cada um deles seja específico, com foco em determinado elemento sob controle da empresa.
Se temos o Objetivo de aumentar os lucros no próximo trimestre, por exemplo, então reduzir o Custo da Aquisição de Clientes (CAC) em 15% pode ser um Key Result, e aumentar o tíquete médio desses clientes em 10% será outro.
Na prática, isso se traduz em uma fórmula, que você pode usar para escrever OKRs:
Nós vamos (atingir o Objetivo X) e para isso precisamos de (Resultados A, B, C…).
Tenha iniciativas com foco nos resultados-chave
Nesse ponto, os gestores devem ter muito cuidado para diferenciar tarefas de rotina de ações estratégicas com foco nos resultados.
Fazer mais ligações de vendas, por exemplo, é uma tarefa que pode contribuir para o nosso Objetivo hipotético citado acima, mas não deve ser vista como Key Results.
O motivo para isso é simples: cumprir as tarefas não garante a conquista do Objetivo. Além disso, os Key Results são necessariamente quantificáveis, é preciso ter um número que dê clareza do que deve ser alcançado.
Uma empresa pode fazer milhares de novas ligações ou enviar o mesmo número de e-mails, sem ver qualquer mudança em relação ao Objetivo.
No entanto, se reduzirmos o CAC ou aumentarmos o tíquete médio, como no exemplo, o impacto positivo nos lucros será inevitável, ou seja, está alinhado ao objetivo estratégico.
Estabeleça Key Results mensuráveis
Ter metas específicas e com resultados-chave mensuráveis promovem a clareza do andamento da estratégia.
Por isso, é necessário sempre ter key results quantitativos, assim basta olhar a meta estabelecida e o número alcançado para saber se houve progresso ou não, sem meios termos.
Determinar OKRs efetivos também facilitará os ciclos de revisão de meta e na tomada de decisão.
Definir objetivos, resultados-chave e indicadores é um trabalho da gestão, mas vale pontuar que podemos ouvir os colaboradores e entender a realidade vivida por eles antes de traçar os números.
Também é valioso incentivá-los a pontuar formas de alcançar as expectativas, gerando uma cultura de melhoria contínua.
Relevante
Por fim, devemos confrontar todos os Objetivos para validar a sua relevância dentro do planejamento estratégico.
É preciso questionar se estamos seguindo o melhor caminho para a realidade específica da nossa organização, ou “tomando emprestado” o que mais se fala no momento.
O mesmo vale para os Key Results, que precisam ser, de fato, chaves para desbloquear o avanço até os objetivos.
Sem isso, estaremos jogando fora todos os benefícios da OKR, perseguindo conquistas que não fazem sentido e perdendo os recursos que poderiam ser usados para realmente fazer a empresa ter sucesso.
Exemplos de OKRs para se inspirar
Mais do que direcionar a gestão dos negócios e as operações cotidianas, os OKRs são uma ótima ferramenta para acelerar a inovação nas empresas.
Foi esse fator, inclusive, que gerou a sua popularidade, estando por trás do crescimento exponencial vivido pela Google nas últimas décadas. Para isso, podemos visar Objetivos e Resultados-Chave em diferentes áreas, como, por exemplo:
Objetivo: Ter produtos inovadores que impressionam o público.
Key Result 1: Atualizar 50% do portfólio atual com novas funcionalidades:
Key Result 2: Realizar 3 lançamentos ao longo do próximo ano;
Key Result 3: Aumentar a satisfação dos consumidores em 12%.
Perceba como os resultados-chave se somam para cumprir o objetivo, de formas quantificáveis, focando na melhoria ou criação de produtos sem perder de vista a satisfação do público.
Objetivo: Aumentar a satisfação e a retenção dos colaboradores.
KR 1: Avançar de 5 para 9 a nota na pesquisa geral de satisfação interna durante três meses;
KR 2: Reduzir as taxas de turnover e absenteísmo em 10% cada, nos próximos 90 dias.
KR 3: Aumentar em 10% o salário de toda equipe dentro do semestre.
Objetivo: Inovar para que o processo de seleção seja mais ágil.
KR 1: Utilizar inteligência artificial para filtrar 80% dos currículos em vagas operacionais;
KR 2: Reduzir o tempo médio de seleção de 9 para 4 dias.
Objetivo: ter um programa de inovação difundido na empresa.
KR 1: ter pelo menos 25% de participação dos profissionais no programa de ideias até o fim do primeiro semestre;
KR 2: a taxa de ideias implementadas ser 50% maior do que nos últimos seis meses;
KR 3: criar 60 novas conexões com startups para projetos de inovação aberta nos próximos seis meses.
Agora você e todos na sua equipe saberão exatamente para onde estão indo, o que precisa ser feito para ter um programa realmente maduro, e quanto falta para chegar lá.
No fim das contas, todos os exemplos listados apresentam o recurso central oferecido pelas OKRs.
Elas são capazes de transformar conceitos abstratos – inovador, impressionante, satisfação, ágil, maturidade – em dados que podem ser medidos e, portanto, melhorados.
É discutível se uma empresa é inovadora ou não, por exemplo.
Talvez ela seja em comparação com algumas organizações, ou até mesmo com suas próprias práticas de alguns anos atrás, mas não pareça inovar tanto quando temos Apple, Tesla ou Huawei em mente.
Mas avaliar se 25% dos profissionais estão engajados em um programa de inovação é uma forma palpável de validar se a empresa está difundindo sua cultura de inovação.
Se estes exemplos de OKRs te deram algumas ideias, você pode se inspirar ainda mais com os 7 modelos de OKRs que reunimos aqui.
Eles apresentam cases de sucesso reais e estruturas completas de gestão utilizando Objetivos e Resultados-Chave, com mais informações sobre a implementação desse método, para você aplicar ou adaptar ao seu negócio.
Conclusão
Os Key Results são elementos indispensáveis para ter uma estratégia de gestão de metas com OKRs efetiva.
A gestão por meio de OKRs estabelece claramente as relações de causa e efeito nos resultados obtidos.
Dessa forma, é mais fácil perceber quais ações estão fugindo aos planos, e quais tem impacto positivo, fazendo os ajustes necessários para ter um crescimento constante.
Além de aprender a traçar objetivos e resultados-chave com excelência, também é preciso contar com uma maneira de acompanhar os dados, atualizando gestores e equipe sobre a performance atual.
Esse é o objetivo do Módulo de OKRs e Estratégia criado pela AEVO, pensado para transformar o seu planejamento em realidade e garantir uma execução de primeira linha.
Conheça os recursos presentes no Módulo de OKRs e Estratégia, e saiba como ele pode ser integrado aos seus processos de gestão para alinhar todas as forças da empresa, de acordo com os seus principais objetivos.
Um comentário
OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no Vale do Silício. De modo simplificado, pode se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como “Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave)