Lean enterprise ou gestão enxuta: Conheça o modelo e seus benefícios

O lean enterprise é um modelo de gestão proposto a promover maior eficiência, para que as empresas possam atrair e conquistar mais clientes.

Eficiência se tornou palavra de ordem em empresas que desejam atrair e conquistar clientes com assertividade. Melhor ainda se não houver desperdício de recursos, financeiros e humanos, tampouco naturais. Para gerenciar o negócio dessa forma, existe o lean enterprise ou gestão enxuta.

Conheça esse modelo e seus benefícios com a leitura deste artigo, e descubra como implementá-la na sua empresa.

O que é Lean Enterprise?

Lean enterprise ou gestão enxuta é um modelo de administração que prioriza o gerenciamento eficiente de todas as operações . Isso quer dizer que direção e colaboradores devem trabalhar com foco no produto ou serviço que oferecem.

O objetivo é atender os seus clientes na medida certa, com mercadorias ou prestando serviços que atendem suas necessidades de modo assertivo. Para tanto, busca-se uma constante melhoria dos processos para um atendimento mais ágil, sem perder qualidade.

Princípios do Lean Enterprise

Foco no Valor

Um dos princípios do lean enterprise é o foco no valor, ou seja, em oferecer produtos e serviços ao consumidor que agreguem . Para isso, eles devem não só cumprirem o que prometem, mas alcançarem a excelência do jeito certo.

Isso envolve, inevitavelmente, não só os colaboradores da empresa, como também fornecedores e outros interessados. Dessa forma, é essencial que todos que fazem parte do processo desempenhem suas funções em conjunto e com concordância.

Orientação por Processos

O lean enterprise depende de um processo produtivo organizado, como é o caso do princípio da orientação por processos. Ele consiste em mapear previamente os processos para que sejam visualizados, bem como padronizá-los.

É preciso ainda que toda a atividade seja executada apenas quando houver demanda, realizada somente por quem tiver competência e usando apenas os recursos necessários. Seu objetivo é evitar os retornos e retrabalhos.

Trabalho em Time

O trabalho em conjunto é mais um princípio do lean enterprise porque possibilita uma gestão enxuta quando os colaboradores atuam de maneira conjunta. Isso significa entender o papel do outro em cada etapa e agir de maneira colaborativa.

Para tal, é necessário contar com uma equipe não só competente profissionalmente, mas também com inteligência emocional para lidar com os desafios e possíveis imprevistos. Um gestor que consegue unir a equipe e dar autonomia é o mais apropriado.

Leia também: Squads: Tudo que você precisa saber!

Melhoria Contínua

Já que o objetivo do lean enterprise é a eficiência em todo o processo interno, é preciso buscar a melhoria contínua. Isso não se refere apenas à qualidade do produto ou serviço, mas também às operações internas.

Com esse princípio, a redução do desperdício é alcançada, o que significa diminuir ao máximo não só o retrabalho, como as movimentações e atividades desnecessárias. Problemas de estoque, atrasos e desmotivação são outras questões a sanar.

Benefícios da Lean Enterprise

Gestão simplificada

Uma das vantagens da gestão enxuta é a sua eficiência. Depois que os processos são criados e padronizados, basta repeti-los, mesmo que se busque a melhoria contínua, a gestão é simplificada porque todos já sabem o que deve ser feito e como fazer.

Além disso, com um gestor líder que forma uma equipe com autonomia, ele pode se deter nas melhorias dos processos, pois sabe que conta com colaboradores competentes.

Leia também: Inovação de processo: o que é, quanto e quando investir

Redução dos custos

Com processos simplificados e a colaboração da equipe focada em um objetivo comum, que é reduzir desperdícios de quaisquer origens, a redução de custos é um resultado inevitável.

Afinal, o risco de haver problemas é reduzido, garantindo um fluxo de trabalho adequado, sem retrabalhos. Com a economia gerada, pode-se investir em novas tecnologias para implantar melhorias contínuas.

Aumento na produção

Colaboradores mais produtivos são outros benefícios do lean enterprise. Isso é possível não só porque são escolhidos profissionais competentes e motivados, mas também porque os processos são padronizados.

Dessa maneira, consegue-se atender um maior número de clientes, sem correr o risco de pecar na qualidade dos serviços prestados ou dos produtos vendidos.

Satisfação dos clientes

Todos os princípios do lean enterprise convergem para um mesmo resultado: a satisfação do cliente. Ele não só recebe o produto ou serviço na medida certa, de acordo com as suas necessidades, como no prazo.

Além disso, o cliente se satisfaz ainda mais por saber que está negociando com uma empresa que tem uma proposta de valor e que está engajada em reduzir todos os tipos de desperdícios.

Colaboradores engajados

Mais uma vantagem da gestão enxuta é a conquista de uma equipe engajada, motivada e que “veste a camisa” da empresa. Isso garante a maior produtividade e a melhora constante, pois os colaboradores se preocupam em agregar valor à marca.

Empresas onde seus funcionários gostam de trabalhar são também muito mais valorizadas pelo público consumidor.

Leia também: Intraempreendedorismo: Tudo que você precisa saber!

A liderança Lean

Um ponto importante sobre a gestão enxuta é a necessidade de um gestor que tenha papel de líder e que também saiba desenvolver uma equipe de líderes. Essa questão é importante porque esse modelo de negócio exige colaboradores com autonomia.

Assim, eles têm a competência e responsabilidade necessárias para tomarem decisões, sem esperar por terceiros, tornando o processo mais eficiente. Mas para que isso seja possível, o gestor deve saber como formar uma equipe com potencial.

Como começar a desenvolver uma organização enxuta

O primeiro passo para implementar o lean enterprise na sua empresa é determinando o valor a ser gerado, com base nas necessidades do seu público e demais envolvidos. Depois, deve-se padronizar os processos.

Formar um time competente e motivado é o próximo passo e, na sequência, produzir somente o que tiver demanda. Por fim, observe de modo permanente o que pode melhorar, a fim de combater os diferentes tipos de desperdícios.

Conclusão

O lean enterprise é um modelo de gestão que pode ser aplicado em diferentes segmentos de mercado. Em tempos de crises e problemas financeiros em larga escala, torna-se uma forma de gerenciar não só assertiva, como conveniente.

Um dos pontos altos é a colaboração que deve existir dentro da equipe. O uso de tecnologias é essencial no processo de implantação da gestão enxuta e o AEVO Innovate é a solução ideal.

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.