Líder empreendedor: 8 dicas de como ter uma boa liderança

líder-empreendedor

Dentro de uma organização, o líder desempenha um importante papel, tanto por controlar a produtividade, quanto por aliviar conflitos e facilitar a comunicação entre todos que fazem parte da empresa.

O líder empreendedor funciona como um guia, responsável por manter o grupo motivado e seguro nas tomadas de decisão. Sua atuação não se limita apenas às próprias atividades e atribuições individuais, pois abrange o resultado de todos aqueles que ele lidera.

Um bom líder saberá impor respeito sem precisar exercer superioridade aos seus subordinados, o que, consequentemente, irá gerar um bom clima organizacional, resultando em uma equipe mais segura, produtiva, autônoma, comunicativa e criativa.


O que é ser um líder empreendedor?

Para ser um líder empreendedor não basta conhecer as habilidades da equipe e delegar tarefas de acordo. A sua posição tem o papel de fazer o grupo avançar como um todo, sendo marcada pela atitude e flexibilidade.

Os líderes tradicionais podem ser vistos como figuras que tem como único objetivo produzir e alcançar metas, dando pouca atenção ao desenvolvimento dos colaboradores ou à busca por inovação.

Esse tipo de comportamento coloca em xeque a motivação e produtividade da equipe, pois gera um senso de não-pertencimento dos profissionais em relação ao projeto – as pessoas entendem que estão trabalhando para o líder, e não para o grupo.

Um líder empreendedor, embora esteja à frente do time e tenha a decisão final na maioria dos assuntos, procure demonstrar responsabilidade e influência sem apelar para uma autoridade fria do tipo “manda quem pode”.

Além de fazer com que todos se sintam essenciais em suas funções, ele sabe que em muitos casos o seu trabalho é facilitar a vida do grupo, agindo para eliminar obstáculos ao trabalho de cada um.


Quais os benefícios de uma boa liderança?

Bons líderes trazem benefícios notáveis dentro de uma empresa, que vão desde o aumento da produtividade até a tomada de decisões mais assertivas. Isso irá refletir diretamente na motivação, engajamento, satisfação, criatividade e inovação da empresa como um todo.

Veja mais algumas vantagens que podem ser notadas quando um líder empreendedor está à frente da organização.


Diminuição do turnover

Entre os fatores que levam um colaborador a querer sair de uma empresa está a sensação de que seu esforço e desempenho não estão sendo devidamente reconhecidos naquele espaço, ou de que eles não tem suas necessidades ouvidas pelos superiores.

O papel de um líder empreendedor é garantir que as pessoas saibam como seu trabalho está sendo uma das chaves para o sucesso da empresa, além de criar uma relação confortável para que os colaboradores não hesitem em falar quando precisarem.


Desenvolvimento de futuras lideranças

Criar o espírito de liderança em cada membro do time é uma das principais vantagens que um bom líder pode trazer. As qualidades que ele apresenta, como comunicação efetiva, compreensão e conhecimento sobre como guiar um time de maneira inspiradora, servem de aprendizado e nutrem nos demais a vontade de acompanhar esses passos.


Redução do Burnout

Um líder empreendedor sabe que engajar é melhor do que pressionar.

Ele também sabe respeitar os limites dos colaboradores, sem criar demandas fora de hora e responsabilidades indevidas, entendendo que elas podem trazer o efeito contrário no longo prazo: funcionários estressados e desmotivados pela falta de qualidade no ambiente de trabalho.

Além de saber recompensar cada um com a valorização do seu desempenho, o líder empreendedor prioriza tarefas importantes e não cria produtividade através da obrigação, mas da motivação, com a qual o funcionário vai querer contribuir mais e melhor.


O intraempreendedorismo na liderança

Com uma liderança empreendedora, que une criatividade e flexibilidade, os colaboradores conseguem sentir mais liberdade e vontade para tirar as ideias da mente e transformá-las em projetos na própria organização.

Tendo o apoio do líder empreendedor, os colaboradores podem sentir-se livres para desenvolver serviços, ideias e produtos, tanto por motivação própria, como por iniciativas da própria organização voltadas ao intraempreendedorismo.

Esse estímulo para criar o novo dentro da empresa traz uma série de benefícios, tanto para ela quanto para os empreendedores, como a retenção de talentos – que poderiam até se tornar competidores – e o impulso à melhoria constante.


8 dicas essenciais para ser um líder empreendedor:

Um bom líder funciona como um espelho para que os demais se inspirem e tomem como exemplo a ser seguido. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão guiar você rumo a uma boa liderança.


1. Seja exemplo

Só podemos exigir algo na medida em que fazemos. Por isso, sempre sirva de exemplo aos seus colaboradores e, consequentemente, as qualidades que você demonstra serão refletidas pelo grupo.


2. Seja confiante e confiável

Uma pessoa sem confiança na própria capacidade é incapaz de transmitir confiança aos demais, concorda? Mesmo nas adversidades, é necessário que você entregue segurança para que o seu time não se preocupe com nada além do próprio trabalho.


3. Tenha empatia

Um bom líder sabe ouvir e busca entender as necessidades de sua equipe, deixando claro que eles tem espaço para aproximação e abertura. A partir dessa postura empática é possível demonstrar valorização, confiança e respeito perante os liderados.


4. Seja claro e comunicativo

Um bom líder sabe como se comunicar e o quanto isso é importante para sua equipe, pois é a partir de uma comunicação transparente e constante que mal entendidos serão evitados. Dessa forma, a equipe também estará confortável para se comunicar, expressando suas vivências e trazendo novas propostas.


5. Conquiste respeito

Respeito é algo que se conquista, portanto, e não surge por meio da força, coerção ou medo. O líder empreendedor trata os colaboradores da mesma forma que gostaria de ser tratado, entendendo que qualquer tipo de superioridade é apenas hierárquica, e não o define como pessoa.


6. Trabalhe em conjunto

Um líder empreendedor também possui a clareza de que incentivar a evolução dos seus funcionários é o melhor caminho para gerar resultados; por isso ele não retém seus conhecimentos, transmitindo novas ideias para que seu grupo evolua a partir das trocas.


7. Feedbacks são indispensáveis

Avaliar e comentar sobre a energia e a qualidade entregue pelos colaboradores ao seu trabalho é fundamental para manter o nível de satisfação no time. Bons feedbacks não apenas indicam as falhas, eles também propõem respostas e apontam o que está certo para ser feito mais vezes.


8. Fale, mas saiba ouvir

Escutar seus funcionários abre espaço para novas ideias e soluções para possíveis erros. Isso agrega valor nas atividades do grupo e da empresa como um todo, especialmente quando a gestão procura incentivar o intraempreendedorismo.


Conclusão

Um líder empreendedor tem o poder de impactar tanto no rendimento individual, quanto no de todo o grupo. Aqueles que estão dispostos a liderar de forma efetiva levam crescimento e desenvolvimento ao seu ambiente de trabalho.

Além do mais, equipes com bons líderes realizam seu trabalho de forma mais ágil, e encontram maior satisfação no trabalho, por ter o sentimento de que pertencem àquele espaço, e não estão apenas entregando serviços.

Se você busca levar sua liderança ao próximo nível, incentivar ideias e a criatividade é essencial. Uma forma eficiente de colocar isso em prática é através de uma plataforma de gestão da inovação, como o AEVO Innovate. Solicite uma demonstração da ferramenta para descobrir como ela se encaixa na gestão do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *