11 Livros sobre startup indispensáveis para empreendedores

Separamos 11 livros sobre startup, gestão e negócios para você, empreendedor, se inspirar e aprender ainda mais sobre esse universo.

Uma empresa cujas atividades são marcadas pela inovação, a startup está em busca de produtos, serviços e até mesmo mercados novos.

Para ter sucesso nessa investida, é fundamental ampliar seu conhecimento nas mais diversas áreas: gestão, vendas, investimentos, liderança, além, é claro, do setor no qual você pretende atuar.

Pensando nisso, nós criamos essa lista com 11 livros sobre startup, do básico ao avançado, com dicas, histórias inspiradoras e aprendizados de quem se arriscou na prática a tirar uma ideia do papel.

Livros sobre startup

A lista abaixo traz livros sobre startup que cobrem todo o espectro ligado ao assunto, de estratégia e filosofia às ferramentas e processos cotidianos. Os conhecimentos apresentados nessas obras podem servir tanto para o empreendedor quanto para colaboradores na linha de frente.

1 – De Zero A Um: O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício – Peter Thiel

zero-um

Poucos livros sobre startup tiveram tanto impacto quanto De Zero a Um, que se tornou uma espécie de manual da área. Co-fundador do Paypal e primeiro investidor externo do Facebook, Thiel viu por dentro como startups de sucesso funcionam.

Ele compartilha seu conhecimento com uma linguagem simples e dinâmica, mostrando que não existe fórmula para a inovação, mas as perguntas certas podem mostrar o caminho único para você ir de 0 a 1.

2 – O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

livros-sobre-startup (4)

Qual é o melhor curso de ação na hora em que você precisa demitir um colaborador de alto escalão, ou quando sua rodada de investimentos fracassa completamente? Esse é o tipo de pergunta para a qual não existe resposta pronta.

Se você está acostumado com livros sobre startup que contam a história de uma ideia triunfante, O lado difícil das situações difíceis vai mudar a sua forma de ver esse mundo. Ben Horowitz apresenta problemas cotidianos, para mostrar que o sucesso é conquistado por quem, dia após dia, olha o fracasso nos olhos e encontra uma forma de superá-lo.

3 – Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf

livros-sobre-startup (1)

Um livro para quem deseja aprender como testar, de formas práticas, o potencial de uma ideia, e transformar as melhores delas em resultados concretos. O Manual do Empreendedor discute a relação entre negócios e clientes, mostrando que uma organização só pode ter sucesso quando atende os desejos do público, e traz ensinamentos para quem busca superar essa barreira.

4 – Venture Deals – Brad Feld e Jason Mendelson

livros-sobre-startup (6)

Como obter capital de risco? É uma pergunta simples, mas a resposta define se a startup avança ao próximo estágio de sua vida ou fracassa por falta de investimento.

Venture Deals expõe os mecanismos usados por quem senta do outro lado da mesa – Feld e Mendelson fundaram um grupo de investimento que atualmente possui mais de 70 empresas no portfólio – sendo indispensável em qualquer lista de livros sobre startup.

5 – Elon Musk – Ashlee Vance

livros-sobre-startup (10)

O nome por trás de marcas como Tesla e SpaceX é, argumentavelmente, o empreendedor mais bem sucedido de sua geração, mas enquanto a personalidade excêntrica e as empresas inovadoras são famosas no mundo inteiro, poucos conhecem a sua história.

Neste livro você encontra uma biografia completa sobre Elon Musk, com um olho no passado e outro no futuro, discutindo questões como a viagem para Marte e um mundo sem combustíveis fósseis.

6 – Inovação Em Modelos de Negócios: Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

livros-sobre-startup (11)

Em nosso artigo “O que é Startup” nós falamos sobre como a Inovação em Modelos de Negócios é uma característica fundamental para definir esse tipo de empreendimento. O livro é um guia de referências em inovação nas grandes startups pelo mundo, apresentando ferramentas e dicas práticas que você pode utilizar para construir o seu próprio Modelo de Negócios.

7 – Os Inovadores – Walter Isaacson

livros-sobre-startup (7)

Enquanto a maioria dos livros sobre startup nos mostra como usar computadores e a internet para criar novos empreendimentos, O s Inovadores é uma história sobre essas mesmas ferramentas, que podem ser consideradas as maiores inovações dos últimos 500 anos.

Walter Isaacson, biógrafo de nomes como Steve Jobs e Albert Einstein, como uma ideia nos anos 1830 se transformou em máquinas esquisitas no século seguinte, e evoluiu até os equipamentos super potentes que você usa para construir o seu negócio hoje.

8 – 10 Mil Startups – Felipe Matos

livros-sobre-startup (9)

Num dos principais livros sobre startup nacionais, Felipe Matos nos mostra as lições de sucesso e fracasso aprendidas com as mais de 10 Mil Startups que ele influenciou de alguma forma ao longo de sua carreira.

Presidente da Associação Brasileira de Startups, Matos conhece como poucos o cenário do empreendedorismo brasileiro, e sua visão nos ajuda a entender como aplicar as lições dos outros livros ao cenário nacional.

9 – Scrum Kanban – A arte de fazer o dobro do trabalho pela metade do tempo – Jeff Sutherland

livros-sobre-startup (3)

Você já sabe que uma startup deve ser ágil e crescer mais rápido que uma empresa tradicional, mas como fazer isso na prática? É preciso aliar a inovação a uma metodologia de gestão, com equipes e processos eficientes.

Esse é o propósito de SCRUM, livro que apresenta o método de mesmo nome, através do qual um empreendedor pode estruturar times enxutos e guiá-los para obter respostas rápidas, capazes de fazer uma startup saltar degraus e multiplicar seus recursos.

10 – Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos – Nassim Taleb

antifragil

Caos é uma das palavras que melhor define o ambiente enfrentado pelas startups. As coisas mudam o tempo inteiro, e o cenário de amanhã é sempre incerto. Para enfrentá-lo é preciso ser Antifrágil, encontrando um caminho favorável em meio às circunstâncias, ao invés de lutar com elas.

Esse não é exatamente um livro sobre startups, mas apresenta modelos de pensamento e comportamento que se adequam perfeitamente ao mindset necessário para ter sucesso à frente de uma.

11 – A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

livro oceano azul

Startups de extremo sucesso não competem, elas criam o próprio mercado destruindo o que havia antes. O consumidor não pensava em filmes por streaming antes da Netflix ou aplicativos de transporte antes da Uber, e esse foi um dos motivos para essas empresas se tornarem gigantes.

A estratégia do oceano azul discute essa forma de atuação, mostrando por que, ao invés de lutar contra os grandes tubarões, é melhor encontrar o seu próprio espaço e dominá-lo sem concorrência, com uma abordagem sistemática para seguir esse caminho.

Leia mais sobre startups em nosso Guia Completo sobre Startups

Conclusão

Informação é só o primeiro passo na construção de uma startup bem sucedida. Você também precisará de um time forte e ferramentas adequadas à missão de inovar. Uma dessas ferramentas é o AEVO Innovate, maior software de gestão na América Latina.

Com ele você pode transformar a sua ideia em um projeto, conduzindo-o até a execução perfeita. Um exemplo dos recursos disponíveis é o Ecossistema de Inovação Aberta, através do qual empresas de variados portes podem selecionar startups para executar uma tarefa com agilidade, e encaixá-la no seu fluxo de trabalho sem perder o seu ritmo tradicional.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.