O que faz uma empresar não falir no Brasil: ter um produto revolucionário ou conhecer bem seu ambiente interno e externo? Se você escolheu a segunda alternativa como resposta, está na hora de conhecer a matriz SWOT.
O que é matriz SWOT e como ela funciona? Aproveite este artigo para conhecer a ferramenta que falta na sua empresa!
O que é Matriz SWOT e como ela funciona?
Também chamada de matriz F.O.F.A., nós podemos definir a matriz SWOT como uma ferramenta gerencial que examina o ambiente interno e externo da empresa. Por meio dela, você pode encontrar oportunidades de melhoria e otimização.
E por que isso é tão importante? Basicamente, estamos num cenário onde 716.000 empresas fecharam as portas na primeira metade do ano de 2020. Para sobreviver a um novo cenário, é importante entender as ameaças que ele traz
Contudo, é também necessário ser capaz de visualizar as oportunidades que surgem, mesmo num momento tão tenso. Em parte, a análise SWOT é sobre entender certos elementos que fazem parte do empreendedorismo.
Como funciona a análise SWOT?
A análise SWOT de uma empresa é apenas um sistema simples de análise. Seu papel é o de posicionar ou verificar a posição estratégica da sua empresa num ramo de atuação. Por isso, é uma prática que se encaixa numa startup ou numa multinacional.
Ela é uma identificação assertiva de fatores que influenciam na sua empresa – e por meio disso, oferece insights úteis para seu planejamento.

Como é feita a análise SWOT de uma empresa?
Na análise SWOT de uma empresa ou produto, há dois elementos importantes: ambiente interno e externo. O primeiro é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, etc, sobre poder da sua empresa.
Já o ambiente externo é aquilo que está fora do controle da sua empresa, que deve ser acompanhado de perto por ela. Dentro de cada ambiente, há 2 elementos que formam a matriz SWOT:
- No ambiente interno, existem as forças e fraquezas;
- No ambiente externo, existem as oportunidades e ameaças.
É hora de entendermos cada um!
Matriz SWOT: Forças
Essas são as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes, ou seja, diferenciais competitivos que apresenta. Basicamente, são elementos sob seu controle.
Exemplos na matriz SWOT
- No marketing, sua força pode ser uma equipe de vendas experiente.
Matriz SWOT: Fraquezas
Já essas são os elementos que prejudicam ou interferem no andamento de sua empresa. Nessa etapa, é importante que reconheça os defeitos que afetam ou impedem evolução da empresa.
Exemplos na matriz SWOT
- Na gestão, uma fraqueza é a presença de uma liderança sem experiência.
Matriz SWOT: Oportunidades
Oportunidades são elementos externos, fora do seu controle, que podem trazer impacto positivo para a empresa. Como é parte do ambiente externo, elas podem surgir a qualquer hora.
Exemplos na matriz SWOT
- Em elementos macroambientais, uma oportunidade é o acesso a uma tecnologia que outros concorrentes não possuem/não dominam.
Matriz SWOT: Ameaças
Também fora do seu controle, são elementos que impactam negativamente em sua empresa. Como parte do ambiente externo, é importante que esteja blindado para possíveis eventos que lhe prejudiquem.
Exemplos na matriz SWOT
- Na área de tecnologia, uma nova ameaça pode ser o surgimento de um novo hacking que pode roubar os dados de sua empresa.
Quais são os pontos positivos e negativos da matriz SWOT?
Até agora, você entendeu o que é matriz SWOT e como funciona a análise de um produto ou empresa. Contudo, é realmente vantajoso aplicar ela? Vejamos agora seus pontos positivos e negativos.
Pontos positivos
- É uma ferramenta simples;
- Requer poucos instrumentos para sua montagem;
- É de fácil compreensão;
- Permite a análise de empresas e mercados;
Pontos negativos
- Não prevê soluções, pois é apenas uma ferramenta descritiva para guia;
- Não estabelece o que se deve fazer, apesar de auxiliar no seu plano de negócios.
Por que usar a matriz SWOT?
A matriz SWOT de um produto ou empresa não vai lhe dar as soluções fáceis. Mas ela pode fornecer insights e um melhor direcionamento das ações a serem tomadas.
- Ela traz uma síntese das análises externas e internas;
- Identifica elementos chaves para a gestão da sua empresa, o que permite o estabelecimento de prioridades;
- Prepara estratégias para riscos e problemas;
- Realiza previsões com base no mercado e na capacidade da empresa;
- Permiti um rápido diagnóstico da empresa.
Quando usar a matriz SWOT?
A qualquer momento, seja para uma nova empresa ou novos projetos. Até mesmo para uma empresa já existente, é possível aplicar na otimização da organização.
É importante lembrar que a cada 5 empresas no Brasil, uma fecha após um ano, segundo IBGE. Saber quando usar matriz SWOT é impedir um cenário desfavorável.
Como fazer uma análise SWOT?
Agora que sabe a teoria, é momento de definir o prático: como fazer matriz SWOT. É necessário que passe pelas seguintes etapas.
1. Definição de objetivos
Para o SWOT, é importante um objetivo claro e definido, apesar de abrangente, de forma que haja espaço para toda a empresa. Por exemplo, definir como objetivo a criação de rede social empresarial.
2. Realização de pesquisas
No ambiente interno, pesquise mais sobre os elementos que compõe sua empresa, definindo os pontos fortes e fracos. No ambiente externo, faça estudos de mercado ou consulte pesquisas realizadas por consultorias.
3. Realização do brainstorming
O brainstorming é uma discussão de equipe essencial para se chegar a ideias criativas e relevantes. Coloque os quadrantes de força, oportunidade, fraqueza e ameaça num quadro e vá pondo as ideias em cada um.
Depois, refine as respostas, eliminando as suposições para pôr no lugar dados concretos.
4. Estabelecimento dos próximos passos
Sabe as ideias que pôs – e refinou – nos 4 quadrantes? É hora de analisar e definir como serão utilizadas em seu plano de ação. Tomando como exemplo da rede social:
- Força: identidade visual marcante e consolidada;
- Fraqueza: criação de conteúdo sem frequência e baixa qualidade;
- Oportunidade: mudanças no marketplace da rede social que lhe favorecem;
- Ameaça: nova empresa do mesmo nicho ganhando relevância nas redes sociais.
Agora, reforce sua força, corrija sua fraqueza, aproveite a oportunidade e se prepare para a ameaça!
Como aplicar a matriz SWOT na sua empresa?
Você já compreendeu o que é uma matriz SWOT, como implenetar e suas vantagens. Agora, como de fato aplicar na empresa?
Você primeiro precisa ter uma boa gestão empresarial. A matriz SWOT sem gestão é como um carro sem volante: não tem função. Por isso um software de gestão pode ser uma vantagem. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os benefícios do software AEVO Innovate.
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