Matriz SWOT: o que é, conceito e como começar

Conheça a Matriz FOFA: força, oportunidades, fraquezas e ameaças ou Matriz Swot. Ferramenta que vai auxiliar sua empresa a decolar.

O que faz uma empresar não falir no Brasil: ter um produto revolucionário ou conhecer bem seu ambiente interno e externo? Se você escolheu a segunda alternativa como resposta, está na hora de conhecer a matriz SWOT .

O que é matriz SWOT e como ela funciona? Aproveite este artigo para conhecer a ferramenta que falta na sua empresa!

O que é Matriz SWOT e como ela funciona?

Também chamada de matriz F.O.F.A., nós podemos definir a matriz SWOT como uma ferramenta gerencial que examina o ambiente interno e externo da empresa . Por meio dela, você pode encontrar oportunidades de melhoria e otimização.

E por que isso é tão importante? Basicamente, estamos num cenário onde 716.000 empresas fecharam as portas na primeira metade do ano de 2020. Para sobreviver a um novo cenário, é importante entender as ameaças que ele traz

Contudo, é também necessário ser capaz de visualizar as oportunidades que surgem, mesmo num momento tão tenso. Em parte, a análise SWOT é sobre entender certos elementos que fazem parte do empreendedorismo.

Como funciona a análise SWOT?

A análise SWOT de uma empresa é apenas um sistema simples de análise. Seu papel é o de posicionar ou verificar a posição estratégica da sua empresa num ramo de atuação. Por isso, é uma prática que se encaixa numa startup ou numa multinacional.

Ela é uma identificação assertiva de fatores que influenciam na sua empresa – e por meio disso, oferece insights úteis para seu planejamento.

analise-swot-aevo

Como é feita a análise SWOT de uma empresa?

Na análise SWOT de uma empresa ou produto, há dois elementos importantes: ambiente interno e externo. O primeiro é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, etc, sobre poder da sua empresa.

Já o ambiente externo é aquilo que está fora do controle da sua empresa, que deve ser acompanhado de perto por ela. Dentro de cada ambiente, há 2 elementos que formam a matriz SWOT:

  • No ambiente interno, existem as forças e fraquezas ;
  • No ambiente externo, existem as oportunidades e ameaças .

É hora de entendermos cada um!

Matriz SWOT: Forças

Essas são as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes, ou seja, diferenciais competitivos que apresenta. Basicamente, são elementos sob seu controle.

Exemplos na matriz SWOT

Matriz SWOT: Fraquezas

Já essas são os elementos que prejudicam ou interferem no andamento de sua empresa. Nessa etapa, é importante que reconheça os defeitos que afetam ou impedem evolução da empresa.

Exemplos na matriz SWOT

  • Na gestão , uma fraqueza é a presença de uma liderança sem experiência.

Matriz SWOT: Oportunidades

Oportunidades são elementos externos, fora do seu controle, que podem trazer impacto positivo para a empresa. Como é parte do ambiente externo, elas podem surgir a qualquer hora.

Exemplos na matriz SWOT

  • Em elementos macroambientais , uma oportunidade é o acesso a uma tecnologia que outros concorrentes não possuem/não dominam.

Matriz SWOT: Ameaças

Também fora do seu controle, são elementos que impactam negativamente em sua empresa. Como parte do ambiente externo, é importante que esteja blindado para possíveis eventos que lhe prejudiquem.

Exemplos na matriz SWOT

  • Na área de tecnologia , uma nova ameaça pode ser o surgimento de um novo hacking que pode roubar os dados de sua empresa.

Quais são os pontos positivos e negativos da matriz SWOT?

Até agora, você entendeu o que é matriz SWOT e como funciona a análise de um produto ou empresa. Contudo, é realmente vantajoso aplicar ela? Vejamos agora seus pontos positivos e negativos.

Pontos positivos

  • É uma ferramenta simples;
  • Requer poucos instrumentos para sua montagem;
  • É de fácil compreensão;
  • Permite a análise de empresas e mercados;

Pontos negativos

  • Não prevê soluções , pois é apenas uma ferramenta descritiva para guia;
  • Não estabelece o que se deve fazer , apesar de auxiliar no seu plano de negócios.

Por que usar a matriz SWOT?

A matriz SWOT de um produto ou empresa não vai lhe dar as soluções fáceis. Mas ela pode fornecer insights e um melhor direcionamento das ações a serem tomadas.

  • Ela traz uma síntese das análises externas e internas;
  • Identifica elementos chaves para a gestão da sua empresa, o que permite o estabelecimento de prioridades;
  • Prepara estratégias para riscos e problemas;
  • Realiza previsões com base no mercado e na capacidade da empresa;
  • Permiti um rápido diagnóstico da empresa.

Quando usar a matriz SWOT?

A qualquer momento, seja para uma nova empresa ou novos projetos. Até mesmo para uma empresa já existente, é possível aplicar na otimização da organização.

É importante lembrar que a cada 5 empresas no Brasil, uma fecha após um ano, segundo IBGE. Saber quando usar matriz SWOT é impedir um cenário desfavorável.

Como fazer uma análise SWOT?

Agora que sabe a teoria, é momento de definir o prático: como fazer matriz SWOT. É necessário que passe pelas seguintes etapas.

1. Definição de objetivos

Para o SWOT, é importante um objetivo claro e definido, apesar de abrangente, de forma que haja espaço para toda a empresa. Por exemplo, definir como objetivo a criação de rede social empresarial.

2. Realização de pesquisas

No ambiente interno, pesquise mais sobre os elementos que compõe sua empresa, definindo os pontos fortes e fracos. No ambiente externo, faça estudos de mercado ou consulte pesquisas realizadas por consultorias.

3. Realização do brainstorming

O brainstorming é uma discussão de equipe essencial para se chegar a ideias criativas e relevantes. Coloque os quadrantes de força, oportunidade, fraqueza e ameaça num quadro e vá pondo as ideias em cada um.

Depois, refine as respostas, eliminando as suposições para pôr no lugar dados concretos.

4. Estabelecimento dos próximos passos

Sabe as ideias que pôs – e refinou – nos 4 quadrantes? É hora de analisar e definir como serão utilizadas em seu plano de ação. Tomando como exemplo da rede social:

  • Força : identidade visual marcante e consolidada;
  • Fraqueza : criação de conteúdo sem frequência e baixa qualidade;
  • Oportunidade : mudanças no marketplace da rede social que lhe favorecem;
  • Ameaça : nova empresa do mesmo nicho ganhando relevância nas redes sociais.

Agora, reforce sua força, corrija sua fraqueza, aproveite a oportunidade e se prepare para a ameaça!

Como aplicar a matriz SWOT na sua empresa?

Você já compreendeu o que é uma matriz SWOT, como implenetar e suas vantagens. Agora, como de fato aplicar na empresa?

Você primeiro precisa ter uma boa gestão empresarial. A matriz SWOT sem gestão é como um carro sem volante: não tem função. Por isso um software de gestão pode ser uma vantagem. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os benefícios do software AEVO Innovate.

.

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.