Matriz SWOT (FOFA): o que é e como preencher

Matriz SWOT (FOFA), ou análise SWOT, é uma ferramenta de gestão que analisa o ambiente interno e externo, considerando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa ou profissional

Matriz SWOT (FOFA), ou análise SWOT, é uma ferramenta de gestão que analisa o ambiente interno e externo, considerando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa ou profissional.

Esta análise é bastante eficaz para empresas que desejam se manter focadas em seus objetivos organizacionais, alinhando as metas e ações da operação, sem deixar de considerar os seus gargalos e melhorias contínuas necessárias.

Entenda melhor o conceito de Matriz SWOT, como preencher uma análise deste tipo e ter resultados satisfatórios em seu negócio. Siga a leitura!

O que é a Matriz SWOT?

A matriz SWOT (FOFA) é uma ferramenta gerencial, que examina o ambiente interno e externo da empresa. SWOT avalia as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Por meio dela, você pode identificar melhorias e otimizações.

A sigla SWOT, em inglês, representa as palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

A Matriz SWOT é uma forma de gestores, lideranças e liderados avaliarem o desempenho dos negócios, e, assim, poder criar novos caminhos para agir em prol do sucesso da empresa.

É, também, um recurso capaz de dar luz às oportunidades e ameaças que surgem, podendo adotar medidas de mitigação para enfrentar os desafios.

Essa análise ajuda as empresas a identificar oportunidades de mercado, tendências, mudanças regulatórias e outras influências externas que podem ser exploradas.

Ela é uma ferramenta útil em momentos como:

  • Planejamento de negócios: compreender o cenário interno e externo auxilia na formulação de estratégias de negócio, definindo os melhores caminhos a serem seguidos e facilitando a tomada de decisões;
  • Lançamento de produtos: a análise permite avaliar a viabilidade de um novo produto ou serviço, identificando os pontos fortes e fracos internos e analisando o ambiente externo para identificar oportunidades e ameaças;
  • Análise de concorrência: através da matriz SWOT, é possível comparar a posição da empresa em relação aos concorrentes, identificando pontos de vantagem competitiva e áreas que precisam ser aprimoradas;
  • Expansão de mercado: ela ainda ajuda a identificar oportunidades e ameaças em novos mercados, fornecendo informações valiosas para o planejamento de uma expansão.

Em parte, a análise SWOT é sobre entender certos elementos que fazem parte do empreendedorismo.

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Como funciona a análise SWOT?

A análise SWOT de uma empresa é apenas um sistema simples de análise. Seu papel é o de posicionar ou verificar a posição estratégica da sua empresa em um ramo de atuação.

Por isso, é uma prática que se encaixa em startups, multinacionais, entre outras organizações de qualquer nicho ou tamanho.

Ela é uma identificação assertiva de fatores que influenciam na sua empresa – e por meio disso, oferece insights úteis para seu planejamento estratégico.

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Como preencher a matriz SWOT de uma empresa?

Na análise SWOT de uma empresa ou produto, há dois elementos importantes: ambiente interno e externo. O primeiro é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, etc, sobre poder da sua empresa.

Já o ambiente externo é aquilo que está fora do controle da sua empresa, que deve ser acompanhado de perto por ela. Dentro de cada ambiente, há 2 elementos que formam os quatro pilares da matriz SWOT:

  • No ambiente interno, existem as forças e fraquezas;
  • No ambiente externo, existem as oportunidades e ameaças.

É hora de entendermos cada um!

Forças

Essas são as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes, ou seja, diferenciais competitivos que apresenta. Basicamente, são elementos sob seu controle.

Exemplos na matriz SWOT:

  • Na área de vendas, sua força pode ser uma equipe experiente.

Fraquezas

Já essas são os elementos que prejudicam ou interferem no andamento de sua empresa. Nessa etapa, é importante que reconheça os defeitos que afetam ou impedem evolução da empresa.

Exemplos na matriz SWOT:

  • Na gestão, uma fraqueza pode ser a presença de uma liderança sem experiência.

Oportunidades

Oportunidades são elementos externos, fora do seu controle, que podem trazer impacto positivo para a empresa. Como é parte do ambiente externo, elas podem surgir a qualquer hora.

Exemplos na matriz SWOT

  • Em elementos macroambientais, uma oportunidade é o acesso a uma tecnologia que outros concorrentes não possuem/não dominam.

Ameaças

Também fora do seu controle, são elementos que impactam negativamente em sua empresa.

Como parte do ambiente externo, é importante que esteja blindado para possíveis eventos que lhe prejudiquem.

Exemplos na matriz SWOT

  • Na área de tecnologia, uma nova ameaça pode ser o surgimento de um novo hacking que rouba os dados de sua empresa.

Quais são os pontos positivos e negativos da matriz SWOT?

É realmente vantajoso aplicar a análise SWOT? Vejamos agora seus pontos positivos e negativos.

Pontos positivos:

  • É uma ferramenta simples;
  • Requer poucos instrumentos para sua montagem;
  • É de fácil compreensão;
  • Permite a análise de empresas e mercados;

Pontos negativos

  • Não prevê soluções, pois é apenas uma ferramenta descritiva para guia;
  • Não estabelece o que se deve fazer, apesar de auxiliar no seu plano de negócios.

Qual a importância da matriz SWOT?

A matriz SWOT de um produto ou empresa não vai lhe dar as soluções fáceis. Mas ela pode fornecer insights e um melhor direcionamento das ações a serem tomadas.

  • Ela traz uma síntese das análises externas e internas;
  • Identifica elementos chaves para a gestão da sua empresa, o que permite o estabelecimento de prioridades;
  • Prepara estratégias para riscos e problemas;
  • Realiza previsões com base no mercado e na capacidade da empresa;
  • Permite um rápido diagnóstico da empresa.

Quando usar a matriz SWOT?

A qualquer momento, seja para uma nova empresa ou novos projetos. Até mesmo para uma empresa já existente, é possível aplicar na otimização da organização, quando há a necessidade de reavaliar suas operações.

É importante lembrar que, a cada 5 empresas no Brasil, uma fecha após um ano, segundo dados do IBGE. Saber quando usar matriz SWOT pode impedir a sua organização de ser prejudicada, ou deixar de existir, em um cenário desfavorável.

Como fazer uma análise SWOT?

Agora que sabe a teoria, é momento de definir o prático: como fazer matriz SWOT. É necessário que passe pelas seguintes etapas.

1. Definição de objetivos

Para o SWOT, é importante um objetivo claro e definido, apesar de abrangente, de forma que haja espaço para toda a empresa.

Por exemplo, definir como objetivo a criação de rede social empresarial.

2. Realização de pesquisas

No ambiente interno, pesquise mais sobre os elementos que compõe sua empresa, definindo os pontos fortes e fracos.

No ambiente externo, faça estudos de mercado ou consulte pesquisas realizadas por consultorias.

3. Realização do brainstorming

O brainstorming é uma discussão de equipe essencial para se chegar a ideias criativas e relevantes. Coloque os quadrantes de força, oportunidade, fraqueza e ameaça num quadro e vá pondo as ideias em cada um.

Depois, refine as respostas, eliminando as suposições para pôr no lugar dados concretos.

4. Estabelecimento dos próximos passos

Sabe as ideias que pôs – e refinou – nos 4 quadrantes? É hora de analisar e definir como serão utilizadas em seu plano de ação. Tomando como exemplo da rede social:

  • Força: identidade visual marcante e consolidada;
  • Fraqueza: criação de conteúdo sem frequência e baixa qualidade;
  • Oportunidade: mudanças no marketplace da rede social que lhe favorecem;
  • Ameaça: nova empresa do mesmo nicho ganhando relevância nas redes sociais.

Agora, reforce sua força, corrija sua fraqueza, aproveite a oportunidade e se prepare para a ameaça!

Conclusão

A Matriz SWOT é mais uma ferramenta inovadora que beneficia significativamente a gestão, os processos e o modelo de negócio. Através dela, as empresas podem ver com clareza informações que podem não estar evidentes para todos, refletindo em melhores planos de ação e tomadas de decisões.

Hoje, as empresas podem contar com uma solução tecnológica que auxilia no surgimento de ideias inovadoras para lidar com as ameaças e fraquezas do negócio, além de potencializar as forças e identificar oportunidades de melhoria, como o AEVO.

AEVO é uma One-Stop Shop de Gestão da Inovação e Estratégia, uma solução de ponta a ponta para estruturar e gerenciar todas as iniciativas de inovação em um mesmo ambiente, da consultoria a plataforma de inovação.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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