Atualmente, existem uma série de métodos que podem ser aplicados à gestão empresarial para alcançar uma maior eficiência, especificamente quando pensamos em desempenho e resultados. Dentre os mais utilizados, a metodologia OKR demonstra ser uma ótima opção.
Para evoluírem na utilização deste método, é importante que as organizações estabeleçam metas de resultados e execução, que podem ir do nível organizacional ao individual, visando atingir certos objetivos em um certo período.
Manter o engajamento nesse período é um fator crucial, principalmente para que as metas mais ambiciosas se tornem uma realidade.
É com o entusiasmo dos colaboradores diante das metas que contam muitas empresas de enorme sucesso como Google, LinkedIn e Twitter.
Mais do que estabelecer objetivos, essas companhias prezam por comunicá-los de maneira clara e inspiradora, levando os funcionários a trabalharem como um time para atingi-los.
A metodologia OKR é parte do segredo, engajando profissionais e equipes para buscar, dia após dia, metas ambiciosas que podem levar anos para serem alcançadas. Entenda o conceito e a importância ao longo do texto. Continue a leitura.
O que é a metodologia OKR?
OKR significa “Objetivos e Resultados-Chave” e é uma metodologia ágil para gestão de metas. A metodologia OKR tem como foco a colaboração para a conquista de metas ambiciosas.
Os OKRs são uma forma pela qual os times podem acompanhar o progresso das metas e objetivos, organizacionais ou individuais, criar alinhamento e incentivar o engajamento em torno de resultados mensuráveis.
A grande vantagem desse método é a simplicidade e flexibilidade que ele proporciona para o acompanhamento da performance da empresa. Com o uso da metodologia OKR, os times se tornam mais ágeis e adaptáveis.
Entenda com mais detalhes o conceito de OKR no vídeo abaixo:
Metodologia OKR do Google
A metodologia OKR foi criada nos anos 1970 pelo então CEO da Intel, Andrew Grove, que aplicou o método na companhia e o divulgou em seu livro “Administração de alta performance”.
Até então, o sistema era chamado de “iMBOS” (Intel Management by Objectives), e tempos depois se popularizou como OKR.
A metodologia OKR ficou famosa por ser um dos pilares para o sucesso da Google. O grande crescimento da empresa, que detém 97% do market share entre os buscadores, tem relação com o bom uso dos OKRs.
Tudo começou quando John Doerr, investidor da Google, chegou à empresa – que ainda estava engatinhando no mercado – e apresentou aos colaboradores da organização o método inovador que havia conhecido quando trabalhava na Intel.
Entre esses colaboradores estavam os fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, que ouviram falar sobre esse sistema para tornar os objetivos da empresa mais claros, fáceis de entender e, ainda por cima, inspiradores.
Desde então, a startup do Vale do Silício passou a definir seus objetivos e resultados-chave de modo anual e trimestral seguindo uma fórmula:
Eu vou [objetivo] medido por [resultados-chave].
Com propósitos empolgantes, os colaboradores da Google se engajaram mais ainda nos processos e isso colaborou para a conquista de metas ambiciosas e para a imagem inspiradora que a gigante da tecnologia construiu para si, fazendo ela crescer 10 vezes mais, segundo John Doerr conta em seu livro “Avalie o Que Importa (2017)”.
Isso aconteceu exatamente porque o espírito da empresa, ao realizar metas, desenvolveu-se em torno da ideia trazida pela metodologia OKR.
Afinal, o sistema não foi aplicado apenas no nível mais amplo da organização, mas em diversos níveis organizacionais da Google.
Estrutura da metodologia OKR
A metodologia OKR tem uma estrutura bem prática e objetiva. Veja como esse método funciona e é incorporado a uma estratégia corporativa:
Objetivos (O)
Primeiro, é preciso saber quais as aspirações para o negócio e descrevê-las de forma concisa.
Em outras palavras, é preciso responder à pergunta: “O que a empresa deseja alcançar?”; “Qual é o destino previsto, o objetivo do negócio?”.
Os objetivos estão ligados aos “sonhos” da empresa, em geral, são inspiradores e engajam as pessoas a se desenvolverem para alcançá-los.
Sendo assim, os objetivos organizacionais devem ser de simples compreensão e motivacionais, comunicando com clareza qual o propósito estratégico da companhia.
Resultados-Chave (KR)
O segundo componente são os resultados-chave (KR), que são as metas fundamentais para alcançar o Objetivo.
Os KR servirão como uma bússola para guiar o progresso – por serem mensuráveis, fica mais simples compreender quando a meta obtém sucesso ou não.
Dessa forma, os resultados-chave sempre são quantitativos, para haver a análise do progresso em direção ao propósito, em geral, um objetivo sempre vem acompanhado de dois a cinco resultados-chave.
Ciclos do OKR
A metodologia OKR funciona em ciclos, que geralmente são anuais, semestrais, trimestrais ou bimestrais, o que favorece a agilidade no cumprimento de metas e, se necessário, na mudança de estratégia da empresa, caso algo não funcione como esperado.
Níveis de OKR
Dentro das empresas, os OKR se classificam hierarquicamente em três níveis: organizacional, departamental e individual.
Esses níveis dentro da metodologia OKR demonstram uma relação de interdependência e possibilitam a definição do foco a ser atingido por todos, de forma alinhada.
- Nível organizacional: se refere aos OKRs que determinam o foco de toda a empresa. A busca por esses resultados é de inspiração geral;
- Nível departamental: são os objetivos estabelecidos para cada time/diretoria. Eles definem o trajeto das ações das equipes e devem contribuir para as metas do nível organizacional;
- Nível individual: são as metas que envolvem o desempenho de cada colaborador, diretamente relacionadas às OKR do departamento.
Exemplo de OKR em empresas inovadoras
Em empresas inovadoras, como as startups, a metodologia OKR é muito eficaz e bem-vinda, e o maior motivo disso é a sua capacidade de promover um gerenciamento ágil, flexível e inteligente das metas.
Além disso, em modelos de negócio emergentes, aliar o objetivo – sonho da empresa – com metas e resultados práticos, fará com que o negócio siga com foco e tenha maiores chances de sucesso.
Em empresas estabelecidas e de grande porte, os OKRs servirão como um método-base para se relacionar com outras metodologias de gestão, como o planejamento estratégico e o BSC.
Veja um exemplo simples da metodologia em uma empresa inovadora:
Objetivo (O): Ser referência na atualização da tecnologia dos produtos
Resultados-chave (KR):
1: Mapear 80 novas demandas/necessidades do público-alvo até o final do primeiro trimestre;
2: Aumentar de 10% para 25% o gasto total em inovação para melhorias em produtos/processos/modelos de negócios existentes no trimestre.
A partir daí, basta definir o papel de cada equipe para conquistar o objetivo, e entregar tarefas acionáveis para os colaboradores cumprirem.
Conclusão
Adotar a metodologia OKR em sua gestão irá garantir a definição e acompanhamento estratégico de suas metas e, com isso, transformar grandes ambições em resultados concretos dentro do tempo estabelecido.
Tornar sua empresa proficiente em um método amplamente usado pelas companhias mais bem sucedidas do mundo é possível e recomendado para a realidade de qualquer organização, independente do porte.
Uma ferramenta como o AEVO permite gerenciar todos os objetivos em cada nível, além de te auxiliar diretamente na mensuração dos indicadores de inovação.
Ainda, garante que os profissionais estão executando suas partes no plano estratégico da empresa, tudo isso fica à disposição do gestor em relatórios de desempenho das iniciativas criadas.
Dessa forma, você pode otimizar processos, e foca na entrega dos resultados.
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