Mindset de crescimento: saiba como desenvolver no time

mindset-de-crescimento

A forma como uma pessoa se comporta em cada situação na sua vida tem uma razão. O motivo que faz com que ela aja de determinada maneira está ligado a sua mentalidade, ou seja, ao seu mindset.

Entender esse conceito e como ele está associado ao mundo dos negócios é essencial para obter sucesso.

Quer saber como? Então, continue com a leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto, inclusive, o que é mindset de crescimento e a como desenvolver no seu time.


O que é mindset

Nos últimos anos, mindset se tornou um termo bastante popular no mundo dos negócios. Inclusive, para explicar como as pessoas agem com o fracasso e com situações adversas no ambiente de trabalho.

Afinal, a maneira como o indivíduo pensa, a sua mentalidade, reflete diretamente nas suas ações. E, por consequência, elas oferecem resultados positivos ou não.

Desse modo, as pessoas podem ter uma mentalidade que a deixa estagnada ou uma que ajude no seu crescimento, seja ele profissional ou pessoal.

Mas antes de falarmos sobre os tipos de mindset, é importante entender que, além de mentalidade, essa expressão tem outras traduções.

Entre elas, configuração da mente, maneira de uma pessoa pensar ou modelo mental. Em outras palavras, consiste no conjunto de crenças que o indivíduo possui.

Pode-se dizer ainda que se trata da sua visão de mundo, sendo o resultado da sua formação, educação, pessoas com quem teve contato e suas experiências.

Ao compreender a dimensão do mindset, entende-se melhor como ele tem grande poder sobre os resultados.

Como veremos adiante, o mindset não é importante apenas para o profissional obter sucesso individual na sua carreira, mas também para crescer com a sua equipe.

Por isso, um empreendedor deve saber como desenvolver no seu time uma mentalidade de sucesso. E claro, com o mindset adequado, o gestor consegue tomar as decisões mais assertivas para o crescimento empresarial.

Afinal, diferente do que se pode imaginar, empreender não surge naturalmente nas pessoas. Esse talento pode ser aprendido por qualquer pessoa.


Mindset Fixo X Mindset de Crescimento

Como já mencionado, há dois tipos de mentalidade, o mindset fixo e o mindset de crescimento.

Quem possui uma configuração da mente fixa crê que as habilidades e a inteligência nascem com cada um. Isto é, que não podem ser apreendidas e desenvolvidas.

Essa crença limitante faz com que o indivíduo acredite que possua um limite, a respeito do que pode ou não fazer. E por não acreditar que consegue aprender, se torna uma pessoa estagnada, que não se esforça para alcançar os seus objetivos.

Mesmo assim, quer obter êxito e não aceita o fracasso. Ao se deparar com ele desiste, pois acredita que tudo foi em vão. Em outras palavras, ele não percebe a derrota como um indicativo de que algo deve melhorar e que faz parte do aprendizado.

Além disso, só se anima com o que é fácil e apenas se preocupam com o resultado. Pode-se dizer que esse tipo de mentalidade não contribui em nada com uma carreira ou negócio de sucesso. Afinal, limita as ações, o crescimento e a vontade de aprender.

Por outro lado, quem tem um mindset de crescimento sabe que aprende com os erros e que a vida é um aprendizado.

Nesse sentido, está mais bem preparado para os fracassos, pois não desiste e sabe que tem potencial para desenvolver qualquer talento ou habilidade, basta se dedicar. Também se preocupa com o processo e não somente com os resultados.

O mindset de crescimento foca nos desafios, pois sabe a sua importância, além de enxergar as demais pessoas como aliadas e não como inimigas. Como é de se imaginar, no mundo corporativo isso é essencial para o sucesso coletivo.

Quem possui o mindset de crescimento aproveita melhor as oportunidades, sente prazer no que faz e não acha ruim se esforçar e se dedicar. Isso o motiva cada vez mais em busca dos seus anseios e objetivos.


Como desenvolver um mindset de crescimento no seu time

Além de desenvolver o mindset de crescimento em si mesmo, um empreender deve motivar o seu time a ter o mesmo tipo de mentalidade. Veja a seguir como fazer isso:


Praticar mindfulness

A primeira dica é praticar o mindfulness, ou seja, a atenção plena, no aqui e agora. Isso é feito focando no presente, estando totalmente consciente da onde você está e o que está fazendo.

Em outras palavras, é prestar atenção no que acontece agora, sem ficar lembrando do passado ou pensando no futuro.

Essa atitude é essencial para ser mais produtivo, já que ajuda a manter o foco e a dar o melhor do que no é feito, inclusive, no ambiente de trabalho.

Atenção plena é algo que deve ser exercitado, então se você tem problemas com foco, treine sua mente.


Pensar sobre as próprias ações e incentivar a equipe a pensar diferente

Outra dica é entender a si mesmo, isto é, como você reage a cada situação e, da mesma forma, propor esse exercício ao seu time.

Quem gere uma equipe deve dar o exemplo. Então, antes de incentivá-la a ter um mindset de crescimento, verifique se você tem essa mentalidade.

Um exemplo prático para entender a diferença entre as mentalidades é quando você propõe uma nova meta no trabalho.

Quem tem o mindset fixo pensa e diz “Não vou conseguir, já bati a meta mês passado e esse mês aumentará, ninguém merece!”.

Já o mindset de crescimento pensa e age diferente: “Quanto maior a meta, mais eu posso ganhar. Vou bater a meta e melhorar meus resultados, me desafiando cada vez mais”.


Compartilhar novas conquistas e desafios de forma motivadora

O mindset de crescimento também é desenvolvido quando as conquistas são compartilhadas com motivação. Os desafios devem ser encarados da mesma forma. Isto é, o copo deve ser visto sempre meio cheio e não meio vazio.


Manter a equipe engajada

Trocar ideias e compartilhar novos conhecimentos e experiências é uma forma de manter o time unido e, por consequência, engajado. Para tanto, cada um deve se sentir uma parte importante, o que é feito com valorização.


Usar ferramentas adequadas

As ferramentas certas também fazem parte do desenvolvimento de um mindset de crescimento. O AEVO Innovate, por exemplo, é ideal para realizar a gestão de tarefas e projetos com o módulo Iniciativas.

Ele permite à equipe acompanhar o andamento das demandas, qual o progresso de cada uma, as métricas a serem observadas, metas a serem cumpridas e resultados.

Com isso, o time se mantém engajado e mais comprometido com os objetivos vendo seus esforços sendo valorizados e que todos estão trabalhando em prol de um objetivo em comum.


Conclusão

Indivíduos e equipes possuem potencial para desenvolver um mindset de crescimento. Mas isso exige deixar de lado crenças limitantes e errôneas sobre a vida. Dentro das organizações, o empreendedor ou gestor tem papel essencial nesse processo e sabe como a mentalidade de sucesso deve estar presente na sua equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *