Mindset de inovação: 6 passos para desenvolver

O mindset de inovação é uma soma da postura, dos interesses, das habilidades, conhecimentos, prioridades e cultura da organização. Esse conjunto de características ajuda na compreensão do grande papel que a inovação tem no desenvolvimento e sucesso da empresa no mercado competitivo.

A inovação é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para o crescimento de uma empresa no mercado atual. E, quanto mais flexível e criativa for a mentalidade de uma organização, ou seja, quanto mais ela tiver um mindset de inovação, mais chances terá de aproveitar os resultados que essa prática pode oferecer.

A inovação ajuda as organizações na criação de novas soluções, produtos, serviços, processos e experiências para seu público interno e externo.

Com o apoio da tecnologia e o estímulo correto, ideias são geradas para contribuir em transformações significativas no ambiente corporativo.

O que é um mindset de inovação?

O mindset de inovação se trata de uma perspectiva abrangente que foca na criação de novos produtos, processos, modelos de negócio e valor para seus colaboradores, parceiros e clientes. Essa mentalidade é fundamental para superar os desafios que surgem na implementação de qualquer aspecto inovador no ambiente empresarial.

Resumidamente, o mindset de inovação é uma soma da postura, dos interesses, das habilidades, conhecimentos, prioridades e cultura da organização. Esse conjunto de características ajuda na compreensão do grande papel que a inovação tem no desenvolvimento e sucesso da empresa no mercado competitivo.

Em um negócio, a inovação não começa de imediato no investimento em tecnologia ou em ações inéditas naquele mercado. Para chegar a esse ponto, antes, é necessária a existência de um mindset de inovação dentro da corporação.

Só assim os objetivos e resultados desejados serão conquistados.

Um mindset de inovação impulsiona o desenvolvimento do lado criativo da empresa e promove a geração contínua de ideias aplicáveis. Isso se traduz no desejo de explorar oportunidades, tendências, possibilidades e melhorias.

Falar sobre mindset de inovação é, portanto, abordar uma mentalidade criativa, flexível, aberta, estratégica e prospectiva. Ela deve estar não só nos indivíduos que formam a empresa, mas na cultura organizacional como um todo.

Como desenvolver o mindset de inovação

Para inovar, uma empresa precisa demonstrar uma mentalidade inovadora.

Isso significa que ela deve nascer pronta? Claro que não! Cada negócio pode desenvolver essa mentalidade de diversas formas, ajustando suas práticas para atingir níveis mais altos.

Veja a seguir 6 maneiras de desenvolver o mindset de inovação:

1 – Busque referências e faça benchs

Engana-se quem pensa que a inovação em uma empresa deve surgir do zero. 

A inspiração vem de vários lugares e sempre existem ideias anteriores que influenciam, em algum nível – às vezes muito, às vezes pouco. Se há uma ideia que está dando certo em outro lugar, por que não dar uma chance a ela?

Conhecer os métodos bem sucedidos de outras empresas e buscar adaptá-los ao seu negócio é super eficaz e recomendado.

Utilizar o mindset de inovação também é fazer benchmarking, ou seja, analisar as melhores práticas da concorrência e trocar experiências com outros gestores inovativos.

2 – Implemente projetos de inovação na prática

Os projetos de inovação são elaborados com o intuito de fazer uma ideia virar realidade. Se feitos de maneira correta e criteriosa, eles estabelecem toda a estrutura e determinam o processo que levará à sua finalização.

Portanto, os projetos não foram feitos para ficar no papel ou serem facilmente abandonados.

Implementar os projetos de inovação, seguindo todo o planejamento do início ao fim – fazendo adaptações quando necessário – é uma das melhores formas de exercitar e desenvolver o mindset de inovação da sua empresa.

Eles também diminuem os riscos e erros, facilitando o processo para empresas que ainda tem um pé atrás na hora de inovar.

3 – Conte com uma plataforma de inovação

A tecnologia anda lado a lado com a inovação, uma alimenta a outra de forma cíclica –  tecnologia proporciona inovação e inovação proporciona tecnologia. Então, para inovar, por que não começar com ferramentas tecnológicas feitas exatamente para isso?

Uma plataforma de inovação, como o AEVO Innovate, é uma ferramenta com esse exato objetivo e vai ajudar a desenvolver o mindset de inovação de toda empresa, permitindo, por exemplo, estimular e organizar todo o processo de geração de ideias, com triagem, validação e implementação das iniciativas.

Além disso, é possível interagir com o ecossistema ao lançar desafios de inovação aberta, proporcionando a colaboração com indivíduos e organizações externas.

4 – Envolva toda a empresa

Quando se deseja criar um mindset de inovação no ambiente corporativo, deve-se pensar na empresa integralmente. Não é apenas um ou outro departamento, como o de gestão da inovação, que deve acompanhar esse movimento.

Todas as equipes, setores, líderes e colaboradores precisam compartilhar um objetivo em comum e trabalhar em conjunto para realizar ações, implementar práticas e construir ideias inovadoras.

Com o envolvimento geral da organização, aumentam as chances de alcançar um mindset que se direcione à inovação.

5 – Lance um programa de ideias

Já que uma das características de um mindset de inovação é a criatividade, uma forma certeira de estimulá-lo é com a adoção de um programa de ideias.

Um programa de ideias tem o intuito de incentivar os membros da organização a apresentarem seus insights sobre o que pode ser melhorado nos produtos, serviços, processos e outros aspectos da empresa que eles conhecem de perto.

A premissa é que todos os colaboradores deem suas sugestões e que elas sejam avaliadas e, se viáveis, implementadas.

Existem ferramentas que tornam essa prática muito mais fácil de acontecer, como o software AEVO Innovate, que traz a possibilidade de compartilhar ideias, interagir com propostas de outros membros, premiar boas ideias, entre outras funcionalidades.

aevo-innovate-blog

6 – Acompanhe e analise as iniciativas

No âmbito dos projetos, o mindset de inovação não se resume a gerar e executar as ideias inovadoras.

Na verdade, ele tem continuidade mesmo quando as ideias foram implementadas, pois fazer o acompanhamento e análise das iniciativas em sequência também são ações necessárias e servem para fortalecer a mentalidade de inovação na empresa.

Conclusão

O mindset de inovação é um elemento chave para que processos inovadores tenham sucesso em uma organização. Existem muitas formas de tornar essa mentalidade predominante no ambiente corporativo.

Por exemplo, o estímulo à criatividade, flexibilidade, pensamento prospectivo e estratégico em sua cultura é essencial e deve ser trabalhado de maneira constante.

Um software como o AEVO Innovate é ideal para sistematizar vários processos de inovação em sua empresa, ajudando a fortalecer uma mentalidade cada vez mais inovadora, envolvendo todos os membros da organização, a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Conheça mais soluções para estimular a inovação na sua empresa.

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.