Mundo BANI: o que vem depois do Mundo VUCA?

Você sabe o que é Mundo BANI? Adaptando o conceito criado após a Guerra Fria, Mundo VUCA, o BANI vem para substitui-lo

Nos últimos anos, o mundo está passando por mudanças cruciais, principalmente, na forma como as empresas se relacionam com os consumidores.

Mas com a pandemia, tendências que caminhavam de forma gradativa foram impulsionadas e hoje, é possível dizer que o que levaria mais alguns anos para se consolidar já está bem fortalecido.

Isso quer dizer que as empresas que não estão acompanhando essas mudanças inevitavelmente vão perder competitividade.

E para expressá-las foi adotado o conceito de Mundo BANI. Se você deseja entender mais a seu respeito, continue com a leitura deste artigo e confira o que vem depois do Mundo VUCA.

O que significa Mundo BANI?

Mundo BANI se refere às seguintes palavras: Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible. No português: Fragilidade, Ansiedade, Não linearidade e Incompreensibilidade.

O conceito foi criado em 2018 pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio e se tornou amplamente utilizado durante as mudanças que foram necessárias implantar em todo o mundo devido à pandemia do coronavírus.

Veja a seguir o que aborda cada uma das palavras que forma o conceito de Mundo BANI:

Fragilidade

Esse termo indica que diferente do que se poderia imaginar, o mundo é frágil, já que problemas podem atingi-lo e desencadear situações difíceis de resolver. Essa falta de previsibilidade exige uma mudança de comportamento.

Entre elas, realizar planejamentos menos robustos e que englobem prazos mais curtos. Da mesma forma, é preciso estar preparado para o que está por vir, pois as empresas estão mais expostas a riscos, sendo necessário antecipá-los.

Ansiedade

As incertezas causadas pela fragilidade abriram espaço para a ansiedade coletiva, uma vez que empresas e colaboradores se viram em meio à insegurança e à impotência diante das mudanças.

Empresários ficaram sem saber em um primeiro momento como agir e, depois, tiveram que se adequar aos novos procedimentos com agilidade.

Enquanto isso, os colaboradores não tinham certeza da garantia dos seus empregos. Mesmo com a adequação ao novo cenário, permanece o senso de urgência e uma atenção maior ao hoje.

Não linearidade

A insegurança sobre o dia de amanhã prejudica a ideia de linha do tempo e de continuidade, bem como os planejamentos detalhados e de longo prazo.

O momento exige planos flexíveis e com alternativas para diferentes cenários e decisões pontuais. Não é mais apropriado demandar esforços em apenas uma variável, mas sim, considerar diferentes possibilidades.

Incompreensibilidade

A sobrecarga de informações, das quais muitas são errôneas, falsas ou mesmo contraditórias, prejudica o entendimento do atual momento, causando a sua incompreensão.

Além disso, devido ao rápido avanço tecnológico, essas informações são repassadas com imensa frequência e rapidez. O mais adequado é desenvolver a capacidade de analisar, bem como usar o senso crítico para filtrar os dados de maneira coerente.

E o Mundo VUCA?

O Mundo BANI é um contraponto ao já amplamente difundido Mundo VUCA, que reúne as palavras Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, isto é, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade para definir o mundo.

Enquanto o conceito de Mundo BANI é bastante recente, o Mundo VUCA surgiu na década de 1990, no período pós-Guerra Fria, quando o mundo estava cercado por instabilidade, insegurança e rápidas transformações.

Outra característica marcante era o aparecimento das novas tecnologias, que alavancaram novos modelos de negócios e oportunidades para empresas e profissionais.

A volatilidade era vista na velocidade com que os fatos ocorriam e também na sua simultaneidade. A incerteza era decorrente de todas as mudanças que estavam acontecendo e do desafio de conseguir acompanhá-las.

A complexidade estava na transformação digital, onde nem tudo é simples, já que muitos aspectos estão interligados, levando a uma série de possibilidades difíceis de compreender.

E a ambiguidade na falta de procedimentos padrões por conta das inúmeras possibilidades. Por mais que essas palavras tenham feito sentido por décadas, cada vez mostravam-se mais defasadas.

A pandemia do coronavírus fez com que o Mundo VUCA se tornasse desatualizado. Porém, há empresas e profissionais que estão em uma etapa intermediária, na qual não se adaptaram totalmente ao mundo BANI.

Esse período de transição é normal, pois nem todos os envolvidos têm o mesmo ritmo de adaptação. Além disso, os conceitos de ambos os mundos podem se difundir e fazer sentido na atualidade.

Impactos do mundo BANI na atualidade

Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade passam a ser fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensibilidade. Apenas a mudança dessas palavras já é suficiente para entender o grande impacto do mundo BANI na atualidade.

Assim, empresas e profissionais que desejam se manter ativos no mercado devem transformar as fraquezas do novo mundo em forças.

Até porque as palavras do mundo BANI se referem, em especial, a maneira como as pessoas se comportam perante os novos acontecimentos.

Não é possível mudar isso, mas sim, agir de maneira proativa, focando nas principais habilidades comportamentais, como a resiliência e a inteligência emocional. Também existem tecnologias adequadas para ajudar a enfrentar o momento atual.

Para combater a incompreensibilidade pode-se usar softwares inteligentes para coletar e organizar dados. E para trabalhar com a não linearidade, tem-se a expertise dos cientistas de dados.

Essas medidas mostram potencial para reduzir a ansiedade e a fragilidade. O mesmo pode ser dito da Inteligência Artificial, Big Data e demais soluções que ajudam a identificar diferentes cenários e as oportunidades de cada uma delas.

Como se preparar para o mundo BANI?

Se os profissionais têm como superar os desafios do mundo BANI, as empresas também podem se preparar de modo adequado. O primeiro passo é estar ciente de que mais mudanças podem ocorrer, o que exige pensamento e ação rápidos.

É importante planejar e criar projetos com flexibilidade, bem como redobrar a gestão do tempo de toda a equipe. Outro aspecto essencial é desenvolver a liderança e a autonomia dos colaboradores.

Na sequência, imaginar cenários distintos e ter um plano de ação para cada um deles, pois ainda não se tem uma previsão clara do futuro. Já as mudanças implantadas no ambiente corporativo podem se tornar permanentes.

Um exemplo é o trabalho remoto instituído em muitas corporações. Devido as suas vantagens, pode permanecer e o espaço físico da empresa se transformar em um ambiente para atividade pontuais.

As vendas online, que muitos negócios implantaram nos últimos meses, também podem e devem continuar, assim como demais soluções que mostraram resultados positivos.

Conclusão

O Mundo BANI apresenta os novos desafios que empresas e profissionais têm pela frente. A boa notícia é que existem muitas ferramentas para contribuir com esse momento, principalmente, para negócios que desejam inovar.

Afinal, apostar na inovação é uma solução para se manter firme mesmo com a instabilidade existente. O AEVO Innovate é um software de inovação para criar projetos, compartilhar ideias e muito mais.

Prepare a sua empresa para os desafios do Mundo BANI com as funcionalidades dessa ferramenta.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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