O mundo sempre passou por mudanças, evoluiu ao longo dos séculos e, agora, não seria diferente. Porém, por uma série de motivos, inclusive, o avanço tecnológico, essas mudanças ocorrem em uma velocidade antes nunca vista.
Para explicar esse cenário, é possível usar a expressão mundo VUCA. Mas, afinal, o que é mundo VUCA e como se adaptar a essa realidade?
O que é Mundo VUCA
Na realidade, o que é mundo VUCA tem origem militar. Foi o exército estadunidense que criou esse termo nos anos 1990, no pós-Guerra Fria. Na época, ele tinha o intuito de criar planos de contingência conforme cada situação possível.
Os Estados Unidos viviam um período de instabilidade e a expressão explica essa dificuldade. Assim, VUCA é formada pelas palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).
A expressão começou a ser usada no mundo empresarial por volta de 2008, devido à crise econômica, mas ainda hoje, podemos ver seus conceitos refletidos no cenário atual.
Um mundo que sofre mudanças a todo o instante se torna bastante desafiador tanto para profissionais dos mais diversos segmentos de mercado, como também para os empresários e gestores.
Quais são suas características
O termo mundo VUCA reflete a características específicas que podem ser observadas na sociedade, tais como:
Volatilidade
Essa palavra se refere ao que é inconstante e variável, ou seja, ao que muda com rapidez. No mundo dos negócios, define muito bem a instabilidade econômica, já que se vive em um mundo globalizado onde as economias estão interligadas.
Assim, não basta acompanhar a economia brasileira, mas também a de outros países e entender como se relacionam com o país. Tudo isso interfere até mesmo no dia a dia de pequenas empresas.
Incerteza
Além de volátil, o mundo é incerto, pois com a agilidade que as mudanças ocorrem, nem sempre existe tempo hábil para fazer previsões assertivas. Então, é comum que as empresas passem por períodos de incertezas.
Até porque, não raro, as pessoas se deparam com situações totalmente novas. Um exemplo mais do que atual é a pandemia do coronavírus, que por ser um cenário nunca visto, cercou as empresas de incertezas. Mesmo assim, é preciso agir.
Complexidade
Esse é outro termo que integra o que é mundo VUCA, já que os fatos têm potencial para repercutir muito mais do que antes. Dessa forma, um número maior de pessoas são afetadas e as decisões se tornam mais difíceis de serem tomadas.
É preciso considerar as diversas variáveis e analisar diferentes aspectos. Por outro lado, se tem acesso a um maior volume de dados, contribuindo com a tomada de decisão.
Ambiguidade
Por fim, o mundo VUCA abrange a ambiguidade, isto é, o que possui mais de um significado e pode ser entendido de forma diferente dependendo do ponto de vista. Isso quer dizer que os diversos grupos envolvidos em uma questão podem interpretá-la de maneiras distintas.
Perante isso, profissionais e gestores devem ter consciência da ambiguidade que há e fazer escolhas levando-as em conta. Assim, é melhor evitar padronizações e não pensar somente em duas possibilidades.
Como o mundo VUCA afeta minha empresa?
O mundo VUCA afeta empresas de todos os portes e segmentos de mercado e essa interferência ocorre em diversos momentos e de diferentes formas. Algumas delas dependem do nicho de mercado.
De todo o modo, não adianta ignorá-las. Por isso, é importante se preparar para essa realidade e os seus desafios. Entre eles, a inevitável transformação digital nas empresas, as novas exigências do cliente e o imenso volume de dados para processar.
Uma forma de fazer isso é desenvolvendo uma cultura organizacional baseada em ações e valores que conduzam o negócio da melhor maneira. Trabalhar com compliance empresarial é uma solução.
Outro desafio do mundo VUCA é a escassez de profissionais qualificados para atender as novas demandas. Nesse sentido, vale a pena investir em programas de capacitação para treinar os colaboradores e em estratégias de retenção de talentos.
Como se preparar para o Mundo VUCA?
Resiliência
A boa notícia é que existem competências que podem dar conta do mundo VUCA. Entre elas, está a resiliência, que é a habilidade de se adaptar e trabalhar em meio a incertezas.
Portanto, gestores e colaboradores devem desenvolver essa característica para ajudar a manter a empresa de pé mesmo em meio aos cenários mais voláteis.
Liderança horizontal
Uma liderança que consegue promover um ambiente de trabalho colaborativo e de integração é outro jeito de se preparar para o mundo VUCA. Assim, gestões autoritárias tendem a desaparecer.
Um líder que motiva a equipe e confere a autonomia necessária aos seus colaboradores permite que as decisões sejam tomadas com mais agilidade. Nesse sentido, uma alternativa interessante é criar um programa de intraempreendedorismo, para incentivar a valorização dos profissionais.
Pensamento crítico e visão estratégica
Outras habilidades necessárias para a volatilidade do mundo são o pensamento crítico e a visão estratégica. O primeiro diz respeito a questionar o que é feito, avaliar as possibilidades e fazer escolhas corajosas.
O segundo é ter uma visão clara e ampla da situação, o que se consegue a partir na análise de cenários e dados, bem como de um conhecimento profundo do mercado. São habilidades desenvolvidas com a experiência e treinamento.
Inovação
Mais uma forma de estar preparado para os desafios do mundo VUCA é com inovação. Afinal, pensar “fora da caixa”, em soluções inéditas, mesmo que arriscadas podem ser a resposta certa para momentos de incertezas, complexidade e ambiguidade. Isso é possível quando uma equipe qualificada trabalha de modo colaborativo.
Conclusão
Mesmo com tantos desafios, é possível superar o mundo VUCA e até mesmo crescer investindo em profissionais com as habilidades certas.
Também é necessário contar com as ferramentas adequadas, como o AEVO Innovate, o maior Software de Gestão da Inovação da América Latina, ideal para o desenvolvimento de projetos inovadores em que todos da equipe podem contribuir com a sua experiência e conhecimento.