O que é BPM? Entenda o conceito e aprenda a aplicá-lo

O que é BPM

Os processos de gestão de uma empresa são determinantes para que a organização tenha sucesso. Por meio do entendimento de cada etapa, é possível ter uma visão ampla de como guiar a organização rumo a bons resultados. Sendo assim, é fundamental adotar metodologias de organização, como o Business Process Management. Entenda o que é BPM e sua importância.


O que é BPM?

O Business Process Management, Gerenciamento de Processo de Negócio em tradução livre, é o termo utilizado para definir um conjunto de práticas aplicadas a uma empresa para mapear todos os processos de trabalho, identificar problemas na rotina e aperfeiçoar a organização de forma eficiente.

No BPM são utilizadas diversas tecnologias e ferramentas a fim de fazer com que os gestores visualizem de forma clara todos os processos e otimizem os resultados do cotidiano.

O BPM une a gestão empresarial com a tecnologia para esclarecer informações pertinentes dentro dos processos. Dessa forma, o gerenciamento torna-se flexível e é possível ter uma visão ampla da empresa antes de qualquer tomada de decisão.

Agora que você compreendeu o que é BPM, entenda  para que serve esse conjunto de práticas e quais são os seus benefícios.


Para que serve o BPM?

Como foi dito anteriormente, BPM é um conjunto de técnicas que alinham tecnologia e gestão empresarial a fim de tornar os processos dentro de uma organização otimizados e eficientes.

Dessa forma, o seu principal objetivo é auxiliar na melhoria contínua dos processos internos das empresas, através de uma rotina de monitoramento, mapeamento e controle de todas as atividades desenvolvidas dentro da organização.

Na prática, essa metodologia serve para gerir uma organização por meio de softwares e ferramentas que permitem uma visão ampla de todos os processos empresariais. Estão incluídos aqui procedimentos ligados à rotina da empresa e os procedimentos utilizados para tomar decisões estratégicas a curto e longo prazo.


Por que implementar o BPM?

Nos tópicos anteriores explicamos o que é BPM e qual a sua importância dentro de uma organização. Essa metodologia também traz diversos benefícios, veja a seguir.


Mais transparência nos processos

Quando uma empresa decide utilizar a metodologia BPM, não são somente os gestores e líderes que se beneficiam do compartilhamento de informações, mas também todos os colaboradores.

Essa transparência permite que cada colaborador entenda quais são as suas atividades e qual a sua importância dentro do processo. Assim, todos podem executar tarefas com mais qualidade e atenção.


Maior assertividade

Ao utilizar o BPM é possível alcançar maior assertividade nos resultados de cada processo. Isso acontece porque são analisados com mais profundidade os relatórios e indicadores de desempenho da empresa e esses indicadores guiam as tomadas de decisões. Com essa prática também se entende quais são os pontos fortes e quais ainda podem ser melhorados em cada etapa do processo.


Automação dos processos

Ao entender como funcionam os processos e ter definidos os objetivos de crescimento da organização, pode-se definir quais são os processos que não necessitam ser executados manualmente.

Assim, a automação de diversas tarefas e a concentração do capital humano nas atividades mais relevantes torna-se possível.  


Aumenta a produtividade

Ao tornar os processos transparentes, ter mais controle e automação, a produtividade da empresa tende a crescer. Isso porque as barreiras que antes prejudicavam a agilidade dos processos são eliminadas.


Reduz os custos

Com a automação e agilidade dos processos, todas as etapas tornam-se mais eficientes. Por isso, os custos são reduzidos em todo o processo de execução e manutenção.


Segurança da informação

Com a automação dos processos, a organização sabe exatamente onde cada informação se encontra e para quem ela é transmitida. Dessa forma, elas se tornam mais seguras.


Como aplicar o BPM a uma rotina empresarial?

Primeiramente, é importante entender que essa metodologia não é somente para grandes empresas. Ela pode ser aplicada em pequenas e médias organizações e precisa ser implementada em cinco importantes etapas:

  • Planejamento;
  • Teste;
  • Implantação;
  • Análise;
  • Aperfeiçoamento.

Em um primeiro momento é organizado todo projeto de gestão que se pretende utilizar para organizar e analisar os processos da empresa.

Logo após, são aplicados testes para entender se o BPM pode ser bem sucedido na empresa.

Por fim, é realizada a implantação do sistema e posterior análise para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia.

Leia também: Kaizen: Tudo o que você precisa saber!


Conclusão

O conceito de BPM abrange uma série de boas práticas de gestão que visam a constante melhoria dos processos dentro de uma organização.

Essas boas práticas têm como objetivo melhorar os processos internos da empresa e mapear cada ação interna. Por fim, expomos quais são os seus benefícios e como o implementar em sua empresa.

Agora que você entende o que é BPM, acesse o nosso site e fale com um de nossos especialistas para entender como o AEVO Innovate pode ser o seu aliado para implementar a metodologia na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *