O que é engajamento: conceito, importância e benefícios

Podemos definir o que é engajamento como o compromisso pessoal que alguém assume com as ideias e objetivos de um grupo. Ele pode ocorrer em todos os tipos de relação. No ambiente corporativo, o engajamento como atitude faz com que o profissional se destaque.

O empenho e a motivação são pontos importantes e enraizados em nossa cultura de trabalho. E deve ser uma atitude concreta para profissionais que querem se desenvolver na carreira.

Para que a teoria se aplique a prática, os colaboradores precisam entender o que é engajamento, conceito que vem ganhando atenção numa tentativa de construir vínculos mais fortes entre profissionais e empregadores.

Ao vestir a camisa, os colaboradores demonstram comprometimento e apoio a uma causa, que nesse contexto pode ser representada pela missão, visão e valores da organização.

Esse alinhamento contribui para as carreiras e os negócios, como veremos adiante, e pode ser decisivo na hora de construir uma empresa competitiva e adaptável às mudanças do mercado.

O que é engajamento?

De forma simples, podemos definir o que é engajamento como o compromisso pessoal que alguém assume com as ideias e objetivos de um grupo. Ele pode ocorrer em todos os tipos de relação. No ambiente corporativo, o engajamento como atitude faz com que o profissional se destaque.

Uma pessoa engajada assume a responsabilidade direta por fazer com que essa relação dê certo e traga os melhores retornos possíveis para todos os envolvidos.

Em uma empresa, alguém que está sempre buscando formas de impulsionar a organização onde trabalha está demonstrando na prática o que é engajamento e como ele acontece.

É importante destacar que também podemos engajar outras pessoas, criando ambientes e estímulos propícios para elas assumirem o compromisso. Ao fazer isso em uma organização, estamos engajando a nossa equipe, e potencializando os resultados que ela pode conquistar.

Engajamento e e-NPS

Uma das ferramentas mais comuns para avaliar o engajamento dos colaboradores é o employee Net Promoter Score (e-NPS). Ela mede a satisfação com o trabalho a partir das chances que o profissional tem de indicar a empresa para outras pessoas trabalharem.

Quanto mais alta for a resposta, maior tende a ser o engajamento desses indivíduos, já que alguém dificilmente indicaria uma organização aos amigos e colegas se não estivesse pessoalmente envolvido com os seus resultados.

Importância do engajamento corporativo

Quando as empresas e profissionais estão comprometidos na mesma direção, as chances de atingir o destino esperado crescem de modo exponencial.

Isso acontece porque cada indivíduo, dando o melhor de si na posição que ocupa, não apenas melhora os próprios resultados como também favorece o desempenho de todo o grupo, evitando obstáculos, gargalos e conflitos.

Vista de fora, uma equipe formada por colaboradores engajados se apresenta como um corpo único.

Ela potencializa os esforços de cada um, e avança com determinação rumo aos objetivos traçados.

Quando esse fator não está presente, o resultado até pode vir, mas será alcançado às custas de conflitos internos ou da sobrecarga posta em alguns membros do time.

Benefícios do engajamento

Vários conteúdos sobre o que é engajamento discutem os seus benefícios para a organização, mas é preciso apontar que ele também contribui de várias formas com os profissionais mais engajados.

Reconhecimento e avanços na carreira

Quando a liderança de uma empresa está comprometida com uma visão, é fácil reconhecer quais dos seus colaboradores estão mais envolvidos na busca desse objetivo.

Dessa forma, os profissionais engajados têm mais chances de receber uma promoção ou um novo conjunto de tarefas acompanhado pelo aumento de salário, pois conquistaram a confiança de seus gestores.

Desenvolvimento da criatividade e inovação

Todo profissional engajado é mais participativo, certo? Nesse sentido, há uma abertura importante para a criatividade, inovação e intraempreendedorismo em uma organização.

Colaboradores engajados contribuíram para o crescimento não só de seus resultados individuais, mas pelo desenvolvimento da companhia em geral.

E é neste aspecto que seus funcionários podem atuar como empreendedores internos, propondo melhorias contínuas em processos, serviços e produtos – contribuindo com inovações incrementais e, porquê não, até mesmo disruptivas?

Uma forma de gerir ações intraempreendedoras e iniciativas inovadoras, é contar com uma plataforma de gestão da inovação e estratégia, como o AEVO Innovate.

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Redução do estresse

Quando estamos envolvidos com o nosso trabalho, ele tende a ser mais prazeroso e menos estressante. Além de evitar o desconforto imediato, reduzir o estresse também favorece o bem-estar e a saúde no longo prazo.

Isso permite um engajamento ainda maior ao longo do tempo, gerando um ciclo de benefícios para o profissional. O engajamento ainda traz foco, que é fundamental para manter a segurança e evitar qualquer tipo de acidente no trabalho.

Aumento da produtividade

Não há como falar sobre o que é engajamento sem discutir o aumento de produtividade.

Partindo da ideia de que esse conceito envolve atingir os seus resultados em menos tempo, aumentar a produtividade é tão positivo para os colaboradores quanto para as organizações.

Os profissionais produtivos encontram ainda mais vantagens numa empresa que valoriza as entregas mais do que as horas de trabalho.

Elas vão oferecer algum tempo livre para investir em outras atividades, como o desenvolvimento de novas habilidades para você avançar ainda mais rápido em sua carreira.

Os benefícios para um negócio que engaja suas equipes também são notáveis, começando pelo aumento da performance.

Ela é uma consequência natural do engajamento, afinal os colaboradores estarão pessoalmente comprometidos em dar o seu melhor para ajudar a organização.

É uma abordagem que, além de favorecer a produtividade, também aumenta a qualidade das entregas.

O negócio se torna mais competitivo, satisfazendo consumidores e mantendo uma produção eficiente, o que favorece novos investimentos para ter uma equipe ainda mais engajada.

Outra vantagem é o gerenciamento dos conflitos. Eles se tornam mais restritos, envolvendo discussões sobre a melhor forma de atingir resultados que todo o grupo deseja alcançar, sem escalar para acusações e desavenças pessoais.

Uma organização engajada também possui alto Employee Value Proposition (EVP), que é a proposta de valor de uma marca empregadora.

Ela aumenta a aquisição de talentos que buscam um bom local para trabalhar, e a retenção desses profissionais, conforme eles encontram condições adequadas aos seus interesses.

Para atingir esses benefícios, é importante que a empresa discuta o que é engajamento com seus colaboradores, crie um ambiente propício, atendendo às necessidades deles.

E, ainda, utilize métodos justos para recompensar os profissionais mais comprometidos.

Em resumo: é preciso ter uma postura ativa, construindo o engajamento ao invés de esperar que ele simplesmente aconteça.

Conclusão

Entender melhor o que é engajamento é o primeiro passo para que uma empresa conquiste os seus benefícios, formando verdadeiros times que atuam em conjunto para beneficiar a todos os participantes.

Organizações que alcançam esse modelo de operação tem chances muito maiores de conquistar uma posição sólida no mercado, e transformar a sua visão em realidade.

A tecnologia traz algumas opções interessantes para aumentar o engajamento, como a gamificação e a gestão interativa de projetos.

Você pode experimentar esses resultados adotando o AEVO Innovate para a sua empresa, e usando esse software para facilitar a comunicação e o fluxo de ideias entre a equipe.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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