O que é Hackathon? Conheça o conceito e como funciona

O que é hackathon

Se você está sempre buscando se atualizar no meio profissional, então a essa altura já deve estar se perguntando o que é Hackathon, já que esse termo é recorrente no meio empresarial.

Na verdade, o Hackathon não é algo que surgiu pensando no gerenciamento de empreendimento, mas acabou se adequando a essas funções porque é realmente muito útil no dia a dia das corporações e as vantagens são realmente incríveis.

É muito importante, para qualquer empresa, manter-se competitiva no mercado de trabalho – que está cada vez mais acirrado. Para conseguir atingir essa meta é necessário apostar em boas estratégias, como o Hackathon.


O que é um Hackathon?

Originalmente, Hackathon é uma competição entre programadores cuja finalidade é esboçar a ideia de algum software que vise a resolução de determinado problema.

Essas competições ainda acontecem – seja de forma online ou presencial – mas o conceito acabou se expandindo. Hoje, os hackathons estão cada vez mais presente nas empresas.

No meio corporativo o Hackathon não acontece necessariamente visando a construção de um software, mas, sim, em soluções de modo geral. Então, podemos caracterizá-lo como um momento intenso de brainstorm.  

Os colaboradores se juntam e tentam resolver determinado problema ou até mesmo começar a propor projetos buscando a melhoria contínua de algum processo.

Um Hackathon dentro de uma corporação nada mais é do que um evento que busca a troca de ideias para desenvolver novas tecnologias e inovações.


Origem do termo: hacker + marathon

Com toda a certeza você já ouviu o termo “hacker”, não é mesmo? Normalmente ele aparece com uma conotação negativa, mas não é isso que ocorre nesse caso!

Hacker significa programar com certa expertise, já a segunda parte da palavra, composta por “marathon” significa “maratona” em inglês. Então, apenas pela origem das palavras já podemos ter uma ideia do conceito.

A ideia original ainda ocorre, e muito, mas a adesão geral dessa técnica tem agradado muito as grandes empresas, que buscam cada vez mais entender o que é Hackathon e como implementá-lo.


Quem costuma participar?

Sabendo o que é Hackathon, talvez você esteja se perguntando se ele funciona mesmo e se há nomes de relevância no mercado que acabam utilizando esse método de ideias.

O Hackathon normalmente é algo muito presente nas startups, que são modelos de negócios escaláveis e que procuram constantemente por inovações e tecnologias. Entretanto, empresas de qualquer setor podem implementar a técnica.

Grandes nomes como Uber, SEBRAE, Globo e até mesmo a NASA utilizam dessa metodologia para instigar seus funcionários a pensar em novas formas de negócios e processos.

Agora, as maratonas de programação propriamente ditas – que vale muito a pena acompanhar, normalmente são realizadas por programadores, desenvolvedores, engenheiros e estudantes da área.

Os eventos costumam ser realizados em universidades, pois é onde concentra-se o público alvo e também há as ferramentas necessárias para o evento.

No Brasil, grandes instituições de ensino, como USP (Universidade de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), promovem edições do hackathon.


Como funciona um Hackathon on-line?

Há tempos que a tendência é que a maioria dos processos se torne on-line, e com os hackathons isso não é diferente.

Organizar um evento com duração entre 24h a 48h envolve muitas questões logísticas, afinal é preciso reunir centenas de pessoas em um único espaço para chegar aos resultados desejados. Por isso, um hackathon on-line é uma ótima opção para empresas que desejam ter o maior número de participantes possível.

Um Hackathon virtual funciona basicamente da mesma forma que um presencial, a diferença é que ele acontece dentro de uma plataforma. Essa ferramenta deve ser capaz de suprir todas as necessidades dos participantes, para que eles cheguem à uma solução inovadora, e fornecer aos organizadores do evento todas as informações dos participantes e os projetos desenvolvidos.


Por que organizar um Hackathon na minha empresa?

Agora que você sabe o que é Hackathon, como funciona e seus conceitos, veja alguns dos principais benefícios dessa metodologia:

  • Instrumento de inovação: o objetivo é propor inovações e tecnologias que, no final de tudo, promovam melhorias na empresa e lucratividade;
  • Integração da equipe: esses eventos afunilam as relações entre o time, que passa a trabalhar melhor em equipe;
  • Instiga a capacidade de liderança: os funcionários conseguem colocar um pouco em prática habilidades de liderança;
  • Maior segurança de dados: a empresa não deixará as informações nas mãos de terceiros, pois tudo será resolvido internamente;
  • Menores custos com pesquisa e desenvolvimento: há uma grande economia, pois se investirá menos em pesquisa e desenvolvimento.

Saber o que é Hackathon é o primeiro passo para revolucionar o fluxo de ideias e inovações da sua empresa, o próximo é definir a melhor estratégia tornar a sua organização mais inovadora. Se você quer saber como fazer isso, conheça a AEVO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *