O que é inovação incremental: conceito, quanto e quando investir

Descubra o que é inovação incremental, quando investir na estratégia e quanto de recursos alocar para tirar maior proveito desse tipo de inovação.

O termoinovação incrementalganhou força em 1939, marcando presença no livro “BusinessCycle” de Joseph Schumpeter , onde foi caracterizado como um tipo de inovação.

O conceito é muito similar a filosofiajaponesa de melhoria contínua, conhecida como Kaizen, que prevê um método para executar a estratégia de formasistêmica, envolvendo todos os colaboradores da organização.

Hoje, a inovação de forma incrementalé amplamente conhecidae tem ganhadorelevância à luz de processos inovadorescom alto grau de colaboração, como o de Programa de Ideias.

O que é inovação incremental?

A inovação incremental é uma série de pequenas melhorias em produtos, processos e serviços existentes em uma empresa. Quando esse tipo de inovação é realizado alinhado a um processoinovador, como o de Programa de Ideias , podemos alcançar resultados ainda maissignificativos.

O motivo é claro: podemos envolver toda a organização na idealização de sugestões de melhoria que gerem valor para o nosso negócio.Deste modo, obtemos a visão de colaboradores geralmente esquecidos nas reuniões de brainstorming: os colaboradores de linha de frente.

Esses colaboradores são muitas vezes subestimados, mas são eles que estão à frente de produtos, processos e serviços da empresa todos os dias e, portanto, entendem melhor do que ninguém como melhorá-los.

A inovação incremental pode ser subestimada pelosresultados com menor impacto (se comparada a outros tipos de inovação), porémela ganha força quando observada à luz da escala, incorporando-se aomindsete a rotina das organizações.

Aqui vai um exemplo:

Imagine que o seu time implantou apenas uma sugestão de melhoria, poupando 10 minutos da execução individual diária de um processo realizado por 100 colaboradoresdentro de uma fábrica.

Se nós considerarmos que a jornada semanal desses funcionários é igual para todos(40 horaspor semana, 8 horas por dia), ao longo de 10 semanas teríamos aproximadamente 50 mil minutos poupados.

Quer melhor exemplo do que é a inovação incremental? Confira essa aplicação ao cenário industrial.
Exemplo da inovação incremental dentro de um processo industrial.

Agora, considere que o seu processo é executado por 1.000 colaboradores! Os 50 mil minutos poupados seriam alcançadoslogono primeiro dia, enquanto oresultado de 10 semanas seria aproximadamente 500 mil minutos reduzidos.

E se formos um pouco além, considerando R$ 500, 00 a remuneração média semanal de todos esses colaboradores, nós poderíamos transformar o temporeduzido em dinheiro poupado!

Dessa forma, aolongo de 10 semanas, 100 colaboradores poupariam R$10.500, 00 , enquanto 1.000 colaboradores poupariam aproximadamente R$105.000, 00

Independente da escala, podemos perceber que a inovação incremental tem um alto potencialde redução de custos – tenho certeza de que isso foiperceptível para você nos dois exemplos que demos acima.

Porém o mais importante é entender que quanto maior a escala do seu time, inovar de forma incremental se torna mais obrigatório . Do contrário, seria como desperdiçar recursos conscientemente .

Quando eu devo investir na inovação incremental?

O que é inovação incremental: descubra quando começar a investir na estratégia

Para entender quando investir, é preciso conhecer em que momento a seu negócioou seu produto se encontra.

Sempre que nós lançamos um novo produto ou serviço, existem muitas hipóteses e perguntas sem respostas. Essealtograu de incerteza sugere quevocê precisa validar seu produto frente à um mercado ou grupode consumidores.Nestecaso, o seu produtoaindaé uma aposta (como pode ser observado na imagem acima), ou seja, um investimento com resultado futuro.

Desse modo, a inovação incrementalépouco vantajosa, uma vezquea sua prioridade é entender se o seu projeto é um abacaxi , ou seja, um produto que não deu certo e, neste caso, o melhor é matá-lo.

Leia também: Horizontes de inovação: o que são e quanto investir em cada um?

Agora, quando o produto é validado e está em um mercado em alto crescimento, ele é incorporado ao seu Core Business e torna-se sua vaca leiteira !Aqui, você já terá respostas para grande parte das perguntas, obtendo um time muito experiente e com bastante conhecimento sobre o produto.

Porém, quando uma aposta se torna sua vaca leiteira (Core Business), muita coisa está em jogo!Em primeiro lugar, você precisa garantir que o seu carro-chefe não seja defasado pelo mercado, jáque este encontrará formas de concorrer, seja por vantagem competitiva, inovação tecnológica ou proposta de valor.

É aí que entra a inovação incremental . Essa, por sua vez, garantirá a incorporação de ideias que geram valor, garantindo que o seu Core Businessseja continuamente melhoradopor aqueles que estão todos os dias lidando frenteafrente com os seus produtos, processos e serviços.

Quanto do investimento deve ser direcionado à inovação incremental?

O que é inovação incremental: descubra quanto investir nessa estratégia.

Para entender comopriorizar os investimentos em inovação, aMckinsey&Companycriou o framework 3 Horizontes de Inovação, dando-nos uma ampla de visão de alocação de recursos por conhecimento do nosso negócio.

Observando a imagem acima, podemos perceber que o investimento em inovação pode ser priorizado de acordo com o nível de conhecimento obtido pornegócios:

  1. Horizonte 1: Core Business(o que eu sei fazer de melhor);
  2. Horizonte 2: Novos negócios emergentes (extensão direta do que eu sei fazer de melhor);
  3. Horizonte 3: Experimentação (apenas hipóteses).

Nós já percebemos que a inovação incrementalfaz mais sentido quando executada frente ao meu Core Business (minha vaca leiteira ), ou seja, aquilo que eu possuo histórico, tenhoconhecimento e já valideifrente aomercado.

Mas quanto eu devo investir no meu Core Business?

Quanto o Google investe em inovação incremental
A Google investe 70% de recursos em inovações no seu Core Business.

Em meados de 2005, o presidente da AlphabetInc . (holding dona da Google), nos contou sobre a estratégia de inovação da organização:

Gastamos 70% do nosso tempo em pesquisas e anúncios principais. Gastamos 20% em empresas adjacentes: Google Notícias, Google Earth e Google Local. E então 10% do nosso tempo deve ser dedicado a coisas verdadeiramente novas.”

– Eric Schmidt, 2005

O exemplo de alocação de recursos do presidente da AlphabetInc. ilustra muito bem como aorganizaçãoestruturaseu portfólio de investimentos.

Se a Google investe 70% do seu tempo e dinheiro no seu Core Business (pesquisas e anúncios principais) , porque você não faria isso?

Conclusão

A inovação incremental é uma estratégia que visa melhorar continuamente o carro-chefe da sua organização. A não adesão desse tipo de inovação implica também a possível defasagem do seu produto pelo mercado, quebuscará formas de superá-lo a todo momento.

Quando trazemos os colaboradores de linha de frente para o centro da estratégia, ganhamos muita assertividade, uma vez que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nesses colaboradores .

Logo, o conhecimento deles com o seu produto à luz da escala pode ser muito benéfico, multiplicando seus resultados com redução de custos e pagando o investimento num tempo recorde .

Para tornar a inovação incremental algo contínuo, podemos apostar em um processo inovador, como o de Programa de Ideias – envolvendo todos os colaboradores da organização.

Agora, sevocê gostou desse conteúdo e quer entender quais são os passos para implantar um Programa de Ideias com a AEVO e aplicar a inovação incremental na sua organização, cliqueneste link.

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