O que é Inovação organizacional: conceito e como adotar

Você sabe o que é inovação organizacional? Descubra porque você deve investir nela, seus benefícios e como começar um programa inovador.

Você sabe o que é inovação organizacional ? Inovação é um tema que vem sendo cada vez mais abordado devido as diversas transformações que a tecnologia vem trazendo para o mundo.

Não só startups mas grandes empresas tradicionais com mais tempo de mercado também estão percebendo a importância de incorporar a inovação no negócio através de mudanças estruturais, relacionamento com clientes, fornecedores e os próprios colaboradores, e é exatamente isso do que a inovação organizacional trata.

A tecnologia é um alicerce à inovação, todavia a inovação organizacional depende de pessoas.

O que é inovação organizacional?

Para pensar sobre o que é inovação organizacional é preciso ter em mente um modelo de organização dinâmico e flexível.

O Manual de Oslo, referência reconhecida mundialmente sobre o tema, define que uma inovação é

“uma implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

A partir disso é fácil perceber que a ideia de inovação envolve mudanças profundas em todos os setores e processos de uma empresa. Por isso, o Manual indica quatro formas de inovação que podem ser implementadas nos negócios, sendo:

Mais especificamente sobre a inovação organizacional o Manual Oslo explica que se refere a mudanças nos seguintes aspectos: práticas de negócios, organização do local de trabalho e relações externas da empresa.

Analisando esses aspectos apontados entende-se que a ideia é ampla e envolve a reestruturação de toda a organização.

Além disso, a empresa inovadora realiza essas transformações, tendo em vista os seguintes parâmetros:

  • Estratégias de gestão organizacional focando em novos modelos de negócios.
  • Foco na gestão de pessoas para desenvolver talentos e reter o capital intelectual. Desenvolvendo as competências e habilidades dos colaboradores através de um programa de intraempreendedorismo.
  • Perspectiva de relacionamento com o mercado, os clientes, fornecedores e stakeholders focada na ideia de parceria e atuação sustentável.

Quando uma empresa incorpora o que é inovação organizacional ela passa a ter essa perspectiva como sustentação do seu negócio. A partir disso a organização começa a otimizar os procedimentos, a buscar soluções disruptivas e romper processos desgastantes.

Por que adotar a Inovação organizacional?

Para uma empresa assimilar o que é inovação organizacional é importante perceber às mudanças internas e externas que envolvem o contexto empresarial.

Compreendida dessa forma, a inovação organizacional tem por objetivo final elevar o desempenho da empresa através de ações, tais como:

  • Melhor uso dos recursos e diminuição de custos, gerando maior rentabilidade;
  • Aumento da produtividade dos funcionários;
  • Entrega de resultados mais assertivos e rápidos;
  • Diminuição de riscos, prevenção e manutenção de qualidade;
  • Obtenção de um clima organizacional saudável sustentado pela cultura da inovação;
  • Troca de ideias para impulsionar a criação de processos, produtos e serviços.

Qual impacto a Inovação organizacional pode trazer para sua empresa?

Para entender os impactos da inovação organizacional, é preciso pensar nos imensos avanços nas diversas áreas.

Nessa perspectiva, é fácil perceber que o maior impacto está no fato da inovação organizacional ser entendida como um fator estimulador. Sendo que este está voltado para que a empresa alcance um melhor desempenho e competitividade.

Inovação nas práticas empresariais

Implementar métodos para organizar as rotinas de trabalho é um exemplo de inovação organizacional. Como o Lean Manufacturing ou produção enxuta, com as características de engenharia simultânea e just-in-time.

Outro exemplo são as soluções de negócios baseadas em Inteligência Artificial (IA), muito utilizadas na indústria 4.0 e setor de softwares, que visam elevar a produtividade e diminuir os custos a longo prazo.

Inovação no local de trabalho

Nesse caso, considere a adoção de métodos que promovam a descentralização da tomada de decisão e da responsabilidade. Os colaboradores passam a partilhar dessas ações e são estimulados a contribuírem com ideias de melhoria e crescimento.

Um bom exemplo é um programa de ideias, onde os colaboradores são incentivados a contribuir com novas sugestões para os desafios da empresa.

Inovação nas relações externas

Aqui estão as relações de cooperação desenvolvidas com universidades, instituições governamentais e centros de pesquisas, utilizando a inovação aberta. Assim como diferentes métodos para integração com clientes, fornecedores e terceirização de atividades.

Como aplicar a Inovação organizacional?

Para colocar a inovação organizacional em prática é preciso seguir alguns passos:

1 – Promova o envolvimento dos colaboradores para que estes possam colocar de forma assertiva a estratégia em prática.

2 – Forme um time integrado de gestores, líderes e colaboradores de modo que todos se sintam integrados e responsáveis pela implementação da inovação organizacional. Esse processo não deve depender somente da alta gestão.

3 – Elabore um programa de treinamento para que os profissionais da empresa entendam o que é inovação organizacional e como será implantada na empresa.

4 – Passe a tratar os seus clientes como parceiros de negócios para que também possam usufruir dos benefícios advindos com a implementação da inovação organizacional.

5 – Tenha em mente que esse é um processo de médio prazo, e cada empresa e mercado tem suas particularidades, então estude seu nicho para adequar-se as tendências e manter-se atualizado.

Com o que a inovação organizacional se relaciona?

A adoção pela empresa dessa prática implica na absorção de diversos conceitos. Dentre eles, vamos apontar os mais importantes, que são:

  • Transformação digital, mudança nos hábitos e comportamentos de consumo, comunicação e trabalho.
  • Cultura de Inovação, implementando em toda empresa uma cultura que incentiva a geração de ideias e promove uma hierarquia horizontal.
  • Programa de Ideias, a partir de insights de colaboradores para gerar ideias e solucionar os desafios da empresa.
  • Ecossistema de inovação, integração das empresas com startups, universidades, fornecedores e clientes para trocarem ideias e firmarem parcerias.
  • Squad, adoção da equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas com diferentes habilidades.
  • Melhoria Contínua, esforço contínuo para aperfeiçoar os processos, produtos e serviços. Visando alcançar a redução do desperdício e aumentar a qualidade. 

Conclusão

Entender o que é inovação organizacional é o primeiro passo para conquistar um diferencial competitivo no mercado. Assim como estabelecer novas interações com clientes, fornecedores e público em geral.

O próximo passo e estruturar um programa de inovação para por em prática tudo que você aprendeu. Para isso conte o uso de um software especializado em gestão da inovação como o AEVO Innovate.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Picture of Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.