O que é inovação radical: conceito, quanto e quando investir

Saiba o que é a inovação radical, qual o momento certo para começar a investir na estratégia e como reduzir o risco da inovação.

A Inovação radical é o desenvolvimento de um produto ou serviço completamente novo. Esse não é um termo recente, surgiu em 1939, quando o economista Joseph Schumpeter, no seu livro Business Cycles , o classificou como um dos tipos de inovação.

A inovação radical explora novos horizontes de mercado , o que impacta não somente as empresas internamente, mas todo o segmento da organização.

O que é Inovação Radical?

Empresas inovadoras estão sempre buscando investir em inovação de baixos risco e custo, melhorando incrementalmente seu core business.

No entanto, a inovação radical se concentra no desenvolvimento de produtos e serviços de alto impacto, geralmente algo que nunca foi feito pela organização . Dessa forma, passa-se a explorar um novo mercado, encontrando um segmento completamente diferente para ser explorado.

Há duas formas de inovar radicalmente, a primeira delas é desenvolver uma nova solução, um produto ou serviço que ainda não existam, e a segunda forma é explorando um novo mercado , diferente do seu core business.

Leia também: Inovação radical vs inovação disruptiva: qual a diferença?

As características da inovação radical

Diferentemente de outros tipos de inovação, a radical se caracteriza pelo alto risco e grande potencial. É uma inovação de crescimento , que busca explorar novas alternativas.

Listamos aqui algumas das características mais importantes da inovação radical:

  • Alto investimento;
  • Alto impacto no mercado;
  • Tempo para implementação extenso;
  • Desenvolve alta capacidade de renovação e reinvenção da organização;
  • Possibilita a expansão dos nichos de atuação da empresa.

Portanto, é preciso ter clareza nos objetivos da sua organização quando se pensa em inovar radicalmente. Além disso, é muito importante saber gerenciar o portfólio de projetos de inovação da sua empresa.

É fundamental para sua organização reconhecer o momento certo de investir em um projeto de inovação e o momento de cortar todos os investimentos, encerrando o programa e realocando os recursos restantes para hipóteses com maiores resultados.

Aqui nesse vídeo você vai aprender como gerenciar todos os projetos de inovação da sua empresa.

Se o risco é alto, devo investir?

Com certeza! A inovação radical é um investimento no futuro da sua empresa. Se você tem uma hipótese com possibilidade de ser validada por um mercado, você estará trabalhando com a oportunidade de crescer além da projeção do seu segmento atual.

Não se deve esquecer que, toda inovação tem o seu risco e, quando há o investimento em inovação radical, ele é distribuído em múltiplas possibilidades. Dessa forma, no futuro, uma dessas apostas é integrada ao seu negócio principal.

Também é sempre bom pensar que, se você não está pensando na transformação do seu negócio, alguém vai fazer isso.

Quando começar a investir em inovação radical?

Para iniciar os investimentos em inovação, é preciso entender em qual momento sua empresa está.

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Quando você se encontra nas fases de planejamento e início do desenvolvimento de um novo produto ou serviço, o levantamento de hipóteses faz parte do processo. Nesse estágio, seu produto é chamado de Aposta , isso significa que ele está inserido em um mercado de alto market share e baixo crescimento.

Isso é o que torna a inovação radical um investimento tão favorável: ele tem a possibilidade se ser validado pelo mercado ou não.

A partir daí, ele pode se tornar uma Estrela , um produto com alto crescimento e alto market share, ou pode se tornar um Abacaxi , produto com baixo crescimento e baixo market share.

Por isso a importância de ter clareza em todo o processo de gestão dos portfólios de inovação. Quando sua aposta se torna uma estrela, em algum momento ela deverá ser incorporada ao seu Core Business . No entanto, se sua aposta se tornar um abacaxi, não hesite em matar o projeto.

Leia também: Ambidestria Organizacional: como equilibrar o portfólio de inovações

Quanto eu devo investir na inovação radical?

A Mckinsey & Company desenvolveu, com base em pesquisas de mercado, a estrutura dos 3 Horizontes de Inovação, para organizar e dar uma visão estratégica dos investimentos em inovação da empresas.

Eles são:

  • 1º Horizonte: Core Business, ou seja, otimizar aquilo que sua empresa já domina.
  • 2º Horizonte: Novos negócios emergentes, explorar mercados adjacentes ao core business da sua empresa.
  • 3º Horizonte: Experimentação, hipóteses que devem ser validadas.

Você já deve ter percebido que a inovação radical é centrada na experimentação , buscando o crescimento a longo prazo da organização, no terceiro horizonte.

E como já falamos aqui, é fundamental gerenciar bem o seu portfólio de projetos de inovação. Equilibrando-o, para que os esforços e investimentos da sua empresa estejam distribuídos em várias apostas, o que vai diminuir o risco da inovação .

Para essa divisão, podemos considerar o modelo utilizado pela Google :

O que é inovação radical

Esse modelo indica que se deve destinar 10% do orçamento de inovação em experimentação. Afinal, estamos falando de variáveis imprevisíveis e uma fala conhecida do Eric Schmidt, presidente da Google por anos, era: “Quanto mais você investe em algo, mais difícil é você admitir o fracasso nele”.

Conclusão

A inovação radical é um investimento a longo prazo, que busca o crescimento futuro da empresa. Dessa forma, inovar radicalmente aumenta a capacidade de adaptabilidade da sua organização.

Através da inovação radical, você poderá transformar o mercado no qual está inserido, desenvolver novos segmentos e sempre terá uma vantagem competitiva .

Quer conhecer alguns exemplos de inovação radical? Leia este artigo: 5 Exemplos de inovação radical – De Leguae of Legends à Dog Hero

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