O que é um projeto? Entenda o conceito e os seus principais tipos

Você sabe o que é um projeto? Hoje, fala-se muito nesse termo e para realizar com sucesso as mais diversas formas de projetos, é essencial entender o seu conceito e os seus principais tipos. 

Interessado no assunto e querendo saber mais? Então, confira todas as informações reunidas nos tópicos a seguir. 


O que é um projeto? 

Para responder à pergunta “o que é um projeto?”, é preciso compreender o seu conceito. Trata-se de um esforço temporário, com recursos delimitados e a finalidade de um resultado único. 

Com ele, busca-se criar um serviço, produto ou resultado. Essa é a forma como a palavra foi conceituada pelo guia mais usado para a gestão de projetos, o PMBOK

A expressão que forma a sua sigla pode ser traduzida como “O Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos”. O material é de responsabilidade de uma entidade estadunidense sem fins lucrativos, a PMI – Project Management Institute


Características de um projeto 

Veja quais são as características do que é um projeto: 


Temporário 

Possui início e fim, ou seja, uma duração específica. Entende-se que o projeto chegou ao fim quando os seus objetivos são alcançados. 


Único 

Trata-se de algo único, não é feito um projeto igual a outro. 


Elaboração progressiva 

Deve acontecer aos poucos, em etapas. E a medida que avança recebe melhorias, o que contribui com a obtenção mais eficiente dos resultados esperados. 


Provoca mudanças 

Serve para lançar algo novo, seja um produto, serviço ou ideia. 


Interfuncional 

Profissionais de diferentes setores de uma empresa podem trabalhar em conjunto. 


Incerto 

Como é único, não existe a certeza do que vai acontecer, embora haja previsões. 


Diferença entre o que é um projeto e um processo 

Ao contrário de o que é um projeto, o processo refere-se a uma tarefa ou conjunto delas que utilizam técnicas ou mesmo ferramentas para transformar algo. Pode ser usada matéria-prima, dados ou outros insumos para atingir os resultados. 

No projeto, o processo é a forma como as tarefas são realizadas, o que cabe a cada integrante, como ocorre a comunicação, etc. É o jeito como o projeto acontece. Além disso, processos têm atividades executadas de forma repetitiva. 


Tipos de projetos 


Projetos de pesquisa 

São aqueles onde se determina o que será pesquisado, objetivo, duração e custo. Se for na área da saúde, por exemplo, pode se referir a pesquisar a cura de uma doença. 


Projetos empresariais 

São de projetos que buscam a melhoria de uma empresa, seja para oferecer um produto ou serviço mais adequado, seja para contar com um atendimento de alta qualidade. Pode ser até o projeto de um novo negócio. 


Projetos sociais 

Referem-se aos projetos com o objetivo de melhorar a situação de um grupo de pessoas. Pode ser feito de maneira individual ou por um grupo e normalmente os envolvidos não são remunerados. 


Projetos culturais 

São feitos com o objetivo de levar cultura e a arte a um grupo de pessoas por meio das manifestações artísticas. Para tanto, é preciso definir como a ação será viabilizada. 


Projetos de manufatura 

Eles têm o objetivo de fabricar um novo produto. Pode ser uma máquina, equipamento, ferramenta ou outro que exige um trabalho especializado. 


Projetos pessoais 

Acontecem quando uma pessoa tem um objetivo de vida e estipula etapas para a realização da sua meta. 


As fases de um projeto 


Iniciação 

É quando são identificadas as necessidades, riscos, restrições e viabilidade. Se exigir a autorização de uma pessoa ou órgão, é nessa fase que deve acontecer. 


Planejamento 

Consiste no momento em que se traça o plano de ação, o que exatamente deve ser feito, por quem e qual o prazo. Chega a hora de fazer um cronograma de atividades. 


Execução 

Trata-se de quando o projeto realmente acontece, seguindo o cronograma estipulado, bem como tudo o que foi acordado durante o planejamento. 


Monitoramento 

O controle do projeto deve acontecer ao mesmo tempo em que ele é executado, de modo a verificar possíveis imprevistos e criar alternativas para que ele não tenha que parar.   


Finalização 

É quando o projeto é encerrado e os resultados obtidos são entregues, em conformidade com o objetivo inicial. A equipe pode se reunir e fazer uma avaliação da experiência. 


Projetos de Inovação 

Recentemente, os projetos de inovação se tornaram uma tendência para empresas e profissionais que buscam novas oportunidades de negócio. 

Inclusive, de realizar algo de maneira diferente, com o propósito de obter resultados mais expressivos e facilidades para os clientes. 

Portanto, projetos de inovação nascem de ideias transformadoras, que possuem alto risco, mas também alto retorno quando conseguem atingir os seus objetivos. 

Atualmente, é possível encontrar exemplos de projetos de inovação nos mais diversos setores da economia. 

Exemplos são o imobiliário, de cosméticos, entretenimento, varejo, transporte e muitos outros. Empresas também podem criar projetos sociais inovadores, para beneficiar comunidades e o meio ambiente. 

Para tanto, é preciso fazer uso das ferramentas adequadas, que contribuem com a equipe na criação de projetos que realmente saiam do local comum. 

Entre os seus recursos, é importante que permitam à equipe colaborar com a troca de ideias, pois esse é um dos elementos que garante o sucesso de um projeto de inovação. 

Isso pode ser feito com a ajuda do AEVO Innovate, um software que permite a colaboração em projetos

A ferramenta possui ambiente virtual com diferentes recursos para que o seu projeto seja realizado de maneira colaborativa, possibilitando o acesso de todos os envolvidos. 


Conclusão 

Como visto, projetos são formas de fazer a sua empresa crescer ou mesmo de criar algo totalmente novo, que contribua não apenas com o seu negócio, mas com um grupo de pessoas. 

Entretanto, para os resultados serem atingidos é preciso seguir as etapas necessárias, já que elas contribuem com o processo e a sua finalização como o esperado. 

Com o AEVO Innovate a execução do seu projeto se torna mais eficiente e os resultados são obtidos com maiores chances de sucesso. Fale com um de nossos especialistas e descubra todas as possibilidades para inovar na sua empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *