O que é valuation? Entenda sua importância para as empresas

Valuation é um termo em inglês para o processo metodológico de avaliação que visa atribuir um valor econômico para uma empresa

Valuation é um termo em inglês para o processo metodológico de avaliação que visa atribuir um valor econômico para uma empresa. A sua tradução é algo como “avaliação” ou “arbitragem de valor”.

A Valuation se torna útil quando precisamos estimular um valor para as ações de uma empresa ou para a sua estrutura como um todo. Ela tem o objetivo de avaliar um título e comparar o valor calculado com o preço de mercado atual, a fim de encontrar candidatos atraentes para investimento.

O que é Valuation?

Podemos definir Valuation como a criação de uma base como sobre a qual partes distintas podem negociar a aquisição de uma empresa, ou de suas ações. A prática é muito semelhante ao que ocorre no mercado imobiliário, com a avaliação de locais para estabelecer o preço de aluguel ou venda.

Nesse sentido, é importante entender que o Valuation não oferece um valor exato, mas estimativo, principalmente quando trata de previsões – que são decisivas para influenciar a compra ou venda, já que as duas partes estão trabalhando com expectativas de ganho futuro.

Além disso, o número também pode variar a depender da metodologia que for utilizada para a valoração da empresa.

Qual é a importância da Valuation?

Ter o conhecimento do valor de uma empresa é essencial para observarmos a sua tendência de crescimento ao longo do tempo e tomar decisões apropriadas.

Fazendo isso, é possível, inclusive, identificar quais são os aspectos que apresentam um valor abaixo da média no negócio e, a partir daí, buscar estratégias para revertê-los.

Ademais, entender o montante da empresa nos permite definir um valor justo para as ações e uma divisão equilibrada da empresa entre os sócios.

Do lado dos investidores, o Valuation possibilita a busca por oportunidades de negócios atrativas e com valor justo no mercado das ações. Dessa forma, evita-se as armadilhas de preços altos e negócios não rentáveis.

Tipos de Valuation

Os cálculos da Valuation pretendem obter o montante que representa o valor econômico total da empresa. É por essa razão que os equipamentos, propriedades (materiais e intelectuais), dívidas e tudo que tem um valor econômico entra na conta da Valuation.

Existem várias formas de fazer esse cálculo, e cada tipo de Valuation tem um objetivo específico. Por essa razão, ao escolhê-lo, leve em consideração qual é a finalidade pretendida.

Quem está do outro lado, pensando em comprar ou investir, também deve observar o modelo utilizado para garantir que os dados em suas mãos trazem a realidade sobre a situação.

Os tipos de Valuation são:

  • Fluxo de Caixa Descontado
  • Múltiplos de Mercado
  • Valuation contábil
  • Valuation de Liquidação
  • Valuation Pré- investimento
  • Valuation Pós-investimento

Fluxo de Caixa Descontado

O Fluxo de Caixa Descontado é um método utilizado para saber o valor atual de uma empresa e determinar seu retorno em um período de tempo qualquer. Isso permite compreender o valor justo para as ações da empresa, que está ligado à expectativa de crescimento ou prejuízo futuro.

Múltiplos de Mercado

Essa é uma metodologia para determinar o valor da empresa de maneira comparativa. Nesse caso, serão utilizadas outras organizações dentro do segmento de mercado para fazer a cotação de uma frente às demais.

Aqui toma-se o conceito de valor relativo, para determinar se a empresa possui um valor intrínseco, ou está apenas seguindo as tendências do seu setor.

Valuation Contábil

Esse é o nome dado para a metodologia que visa obter o valor da empresa a partir de sua contabilidade, investigando seu patrimônio líquido.

Muitos especialistas alegam que a avaliação contábil não possibilita obter o valor real da empresa, por levar em consideração apenas um dos múltiplos fatores incluídos em outras metodologias.

Valuation de Liquidação

O Valuation de Liquidação é mais usado quando as empresas estão em processo de falência. Este método consiste em uma soma entre os ativos e passivos do negócio – o valor que ele tem em caixa menos as dívidas.

Com isso, o método visa obter um valor justo pelo qual a organização pode ser liquidada.

Valuation Pré-Investimento

O Valuation Pré-investimento, como o próprio nome sugere, visa obter o valor da empresa antes de um investimento específico.

Ele pode ser realizado pelo investidor, com base numa metodologia própria que se encaixe na sua estratégia de investimento.

Valuation Pós-Investimento

Em contrapartida ao modelo anterior, o Valuation Pós-Investimento apresenta o valor da empresa após receber um aporte, mostrando a influência exercida pelo capital recebido.

Para ter uma compreensão real da mudança, é importante utilizar a mesma metodologia aplicada no Pré-Investimento.

Como fazer o Valuation da sua empresa: passo a passo

O método padrão para fazer uma Valuation é o Fluxo de Caixa Descontado, mas em algumas situações os Múltiplos de Mercado também podem trazer dados relevantes. De forma geral, podemos dizer que eles servem como base para quase todas as aplicações da avaliação de valor.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O FCD é a maneira mais usada para fazer o Valuation, e muitos empreendedores o utilizam como sinônimo para a avaliação de empresas.

No primeiro passo, é preciso determinar o período de tempo que será analisado – um ano, ou cinco anos, por exemplo. Vamos estimar um fluxo de caixa para o tempo definido, com base no histórico econômico da empresa. Quanto mais estável for esse histórico, mais precisas tendem a ser as previsões.

Em seguida, vamos aplicar uma taxa de desconto (TD), dado que tem as próprias metodologias de cálculo, e permite identificar, no presente, um valor equivalente ao que acabou de ser estimado para o futuro.

Dessa maneira podemos “equilibrar” fatores como inflação, dívidas, investimentos e mudanças no mercado, que não entram na etapa anterior.

Agora basta dividir o fluxo de caixa estimado anteriormente por (1 + TD)X. Onde o “X” representa o tempo que está sendo analisado. Se o fluxo estimado para um ano é de R$ 100.000, 00 e a taxa de desconto foi calculada em 12%, por exemplo, teremos:

100.000 ÷ (1+0, 12)1

100.000 ÷ 1, 12

O valor estimado atual será, assim, de R$ 89.285, 71.

Múltiplos de Mercado

Como já vimos, essa avaliação permite considerar se um valor é alto, baixo ou se está na média ao fazer a comparação com ativos similares. Quando desejamos comprar um produto qualquer, é comum olhar o seu valor em mais de uma loja, e essa também é a lógica que norteia os Múltiplos de Mercado.

Primeiro, precisamos encontrar empresas com semelhanças no mercado de atuação, tamanho e receita. Se não considerarmos essas variáveis, o valor não será preciso – não adianta comparar uma construtora a uma fintech, ou um negócio de 100 funcionários a outro com 3000, por exemplo.

Perceba que essa metodologia precisa trabalhar com valores externos, que já foram contabilizados e apresentados pela empresa ou avaliadores independentes – o preço de uma ação costuma ser usado como fator base.

Conclusão

Apesar de ter uma “essência” contábil, a Valuation também pode ser vista através de lentes como a inovação de uma empresa.

Organizações dispostas a encontrar formas melhores de fazer as coisas tendem a ganhar uma vantagem competitiva que pode aumentar o seu valor futuro, e isso as torna mais atraentes para os investidores, por exemplo.

É importante que essa inovação seja bem gerida, equilibrando a busca de oportunidades e a proteção contra riscos para que a empresa realmente tenha um potencial sólido de crescimento, e não seja apenas uma “aposta”.

Uma plataforma completa para a Gestão da Inovação, como o AEVO Innovate, é uma grande aliada para cumprir esse objetivo, permitindo que o seu empreendimento tenha um pé na manutenção e outro no crescimento das atividades.

Solicite uma demonstração para saber como essa ferramenta pode aumentar o valor do seu negócio!

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.