O que são OKRs? Exemplos e como implementar

Aprenda o que são OKRS, como elas funcionam e como aplica-lá em seus projetos para ter resultados mais ágeis e melhores avaliações

Não são apenas as grandes empresas que devem se preocupar em ter um método para gerir os seus negócios. Empreendimentos de todos os portes, inclusive, de médio e pequeno precisam ser administrados de forma sistemática.

Em meio a diferentes metodologias, o chamado OKR se destaca. Se você quer saber mais sobre o que são OKRs, além de conferir exemplos e entender como implementar no seu negócio continue lendo este artigo.

O que são OKRs?

O que são OKRs consiste na sigla de Objectives and Key Results , que pode ser traduzido como Objetivos e resultados chave. Trata-se de uma metodologia amplamente usada pelas empresas do vale do Silício, inclusive, o Google.

Como o seu próprio nome já indica, a OKR faz uso de objetivos e resultados para gerir a empresa e orientar o trabalho da equipe. Devido ao foco no uso de dois componentes, é tido ainda como um método simples de administração, mesmo assim muito eficiente.

Isso acontece porque ele permite envolver as diferentes equipes de uma empresa na gestão do negócio. Assim, todos conseguem andar na mesma direção com metas claras em um mesmo ritmo.

Hoje, entende-se que o engajamento dos colaboradores é um dos segredos para o crescimento exponencial de um empreendimento.

E mesmo que sejam as empresas de tecnologia a se valerem mais do OKR, a verdade é que funciona para os diversos segmentos de mercado.

Quais são os componentes de uma OKR?

Os componentes que formam o que são OKRs são dois, os objetivos e os resultados. Para aplicar a metodologia, é preciso incluir ambos os termos em uma mesma frase.

Ou seja, “Eu vou (objetivo) medido por (conjunto de resultados-chave)”. Veja como cada um deles é entendido na hora de fazer uso da metodologia:

Objetivos

Eles devem ser sucintos e indicarem a direção que a empresa quer tomar. Embora tenham que ser descritos de forma resumida, os objetivos devem conseguir transmitir uma ideia que inspire os colaboradores.

É preciso ainda que motive e desafie a equipe. Os objetivos do que são OKRs devem ser qualitativos.

Resultados-chave

Os resultados-chave são um conjunto de métricas, que servem para medir o progresso em direção ao objetivo definido. Em geral, são listados de dois a cinco resultados e consistem naquilo que se quer alcançar, de maneira quantitativa.

Ou seja, os resultados são números que devem ser obtidos por meio de ações, as quais são definidas posteriormente. Pode-se dizer ainda que os resultados funcionam como uma forma de medir se o objetivo foi completado.

Além disso, as empresas podem usar OKRs táticos a cada três meses e OKRs estratégicos anualmente.

Como implementar OKRs em um projeto?

Depois de entender o que são OKRs, é importante descobrir como implementar a metodologia na sua empresa. Confira a seguir quais são os principais passos:

Determine objetivos específicos

O primeiro passo para implementar OKRs em um projeto é definir as metas específicas que se quer alcançar. É importante ter em mente que esse momento exige objetividade. Todos devem entender claramente o que a empresa deseja alcançar.

O mesmo é feito com os resultados-chave, sendo que eles pedem ainda mais clareza. Isso ocorre porque a partir da sua elaboração é que serão estabelecidas as ações necessárias para atingir os objetivos determinados.

Envolva toda a equipe na definição dos OKRs

Além de OKRs claros e realistas, para os colaboradores se motivarem e contribuírem com o processo é importante incluí-los na hora de elaborar os objetivos e resultados.

A empresa pode e deve desenvolver mais de um OKR. Assim, parte do trabalho deve ser realizado pelos colaboradores, inclusive, os objetivos e resultados táticos.

Defina prazos curtos

Ao usar a metodologia de gestão OKR é recomendado que os objetivos e resultados táticos não tenham um prazo muito longo para se concretizarem. Por consistem em ações pontuais, é melhor que os prazos sejam relativamente curtos.

Três meses costumam ser um prazo bastante utilizado. Esse período é suficiente para realizar as ações necessárias. Ao mesmo tempo, não é longo demais, o que poderia prejudicar a eficiência do projeto.

Acompanhe permanentemente os resultados

Um passo importante na hora de implementar um método de gestão é o acompanhamento dos resultados. É essencial que ele seja permanece para verificar se as ações propostas são realizadas do jeito certo.

Quando existe esse acompanhamento, é possível corrigir falhas com rapidez e realizar os ajustes necessários. Os resultados podem ser avaliados de semanalmente.

Mantenha os OKRs visíveis aos colaboradores

Já que um dos passos da implementação dos OKRs é incluir todos no processo, é necessário também que os colaboradores saibam o que está sendo feito. Assim, vale a pena deixar os objetivos e resultados bem à vista.

Essa atitude é uma forma de garantir a transparência no processo, o que ajuda ainda a aumentar a colaboração de todos os envolvidos. Você pode utilizar o AEVO Innovate para fazer a gestão dos seus projetos aliado a metodologia Scrum.

Exemplos de OKRs

Para entender melhor como funciona a aplicação dos OKRs, veja a seguir alguns exemplos:

Exemplo 1

Objetivo: Tornar a empresa uma autoridade no seu segmento de atuação.

Resultados-chave:

1 – Crescer em 25% o número de consumidores que conheceram a marca pela internet;

2 – Atingir a marca dos 8 mil inscritos na newsletter;

3 – Obter três parcerias de co-marketing bem-sucedidas;

4 – Ranquear em primeiro lugar no Google para a palavra-chave X.

Exemplo 2

Objetivo: Aumentar a conversão de vendas de maneira considerável.

Resultados-chave:

1 – Encaminhar 80% dos leads qualificados para o fundo do funil;

2 – Crescer as receitas em 40% com upsell e subprodutos;

3 – Reduzir o ciclo de vendas em 35%;

4 – Dobrar o número de leads gerados por mês.

Exemplo 3

Objetivo: Atrair e conquistar novos clientes por meio do encantamento.

Resultados-chave:

1 – Diminuir o churn de receita em 50%.

2 – Aumentar o tráfego não-pago em 70%.

3 – Crescer o Net Promoter Score de 40% a 80%.

4 – Aumentar a média semanal de visitas por usuário ativo de 60 para 90.

Como é possível ver nos exemplos citados, os objetivos podem ser ambiciosos. Por outro lado, os resultados devem ser realistas e mensuráveis.

Uma dica antes de concluir a escolha dos OKRs é avaliar se não estão fáceis demais. Nesse caso, é melhor deixar mais desafiador.

Conclusão

Além de simples, OKRs trata-se de um método de gestão muito eficiente, visto que é baseado em atitudes práticas e que podem envolver todos.

Implementar uma nova metodologia de administrar o seu negócio é também uma forma de inovar. E quando o assunto é inovação, o AEVO é um grande aliado.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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