Objetivo e meta são elementos essenciais para o sucesso de uma estratégia corporativa. Independente da forma como uma empresa trabalha a estratégia, o objetivo e meta serão norteadores de desempenho.
As metas e objetivos têm a finalidade de direcionar as atividades e motivar as pessoas que fazem parte da instituição.
A partir disso, é possível realizar um trabalho com clareza, pois serão visíveis as tarefas de maior importância, além de medir e avaliar o progresso, resultando em realizações, seja pessoal ou profissional.
Para que a instituição se desenvolva de maneira inovadora e eficaz, é essencial que esses elementos e métodos estejam alinhados junto às pessoas que nela trabalham.
Entenda em detalhes o conceito de objetivo e meta, a sua importância para as empresas serem mais eficientes na estratégia corporativa e como definir ambos. Siga a leitura.
Qual a diferença entre objetivo e meta?
Objetivo e meta são componentes essenciais para a estratégia corporativa. Objetivos são as aspirações da empresa, o que ela pretende alcançar, o destino do negócio; já as metas são as iniciativas e atividades específicas e mensuráveis, que são quantificadas em resultados.
São estes resultados que levarão a empresa a chegar aos seus objetivos.
Embora as palavras objetivo e meta sejam frequentemente usadas como sinônimos, há particularidades importantes entre elas. São termos que podem ser usados em diferentes contextos, porém, em geral:
- O objetivo é uma declaração mais abrangente, aspiracional e geral, que descreve o que uma empresa deseja alcançar em um período de tempo mais longo – é o sonho do negócio, por exemplo: ser referência na indústria automotiva;
- Enquanto a meta, por outro lado, é mais específica, quantificável, mensurável e concreta. Ela descreve o numericamente o resultado esperado para um desejo do negócio que o leve a alcançar o objetivo – como, por exemplo: ter dois modelos de carros híbridos que sejam os mais comprados do Brasil neste ano.
Observe que, neste caso, a meta tem um indicador numérico claro (dois modelos de carros híbridos), uma temporalidade bem definida (para serem os mais vendidos no ano, ou seja, 12 meses) e um resultado que contribui para o objetivo do negócio (a empresa tendo os modelos entre os mais vendidos colabora para que o mercado a veja como referência).
Na prática, as metas são definidas para atingir os objetivos organizacionais.
Objetivo e meta se relacionam de forma que um estabelece a direção estratégica da empresa, enquanto a outra fornece caminhos específicos e mensuráveis para alcançar esse objetivo maior, respectivamente.
Se o objetivo da empresa é aumentar a participação de mercado, por exemplo, as metas podem ser definidas para acelerar as vendas em uma determinada região ou lançar um novo produto que atinja um público-alvo mais amplo.
As metas ajudam a empresa a monitorar seu progresso em direção aos objetivos.
Ao definir metas específicas e mensuráveis, a organização pode avaliar se está no caminho certo e fazer ajustes em sua estratégia, conforme necessário.
Para entender, com exemplos práticos, a diferença de objetivo e meta, confira o vídeo elaborado pela Gerente Geral de Produto da AEVO, Gabriela Vargas, abaixo:
Conceito de objetivo
Objetivos são direções que uma pessoa ou empresa estabelece para alcançar um determinado resultado. Eles são uma parte importante do processo de planejamento estratégico, usados para direcionar a ação.
Os objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo, e estabelecidos em diferentes áreas, como pessoal, profissional, educacional, financeira, entre outras.
Os objetivos devem ser consistentes com a visão e o propósito da instituição, e devem ser revisados de tempos em tempos, para garantir que estão alinhados ao momento da empresa, se está sendo afetado pelos fatores externos do mercado, da economia, avaliando os riscos e oportunidades para alcançá-lo.
Ter objetivos claros e bem definidos pode ajudar a manter o foco e a motivação, uma ferramenta valiosa para alcançar o sucesso.
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Balanced Scorecard (BSC): o que é, como aplicar e benefícios
Plano de ação: o que é, como elaborar e os 5 passos
Exemplos de objetivos organizacionais
Objetivos estratégicos são aqueles que apontam as ações de uma empresa e sua equipe em direção a sua visão de longo prazo.
Eles ajudam a definir o rumo da instituição e são traçados em áreas como finanças, operacional, marketing, recursos humanos, entre outras.
Alguns exemplos de objetivos estratégicos:
- Crescimento da empresa: expandir o negócio abrindo novas unidades ou adquirindo outras empresas para aumentar a participação de mercado e a receita;
- Desenvolvimento de novos produtos ou serviços: investir em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes e aumentem a competitividade da empresa;
- Aumento da eficiência operacional: implementar processos mais eficientes para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e aumentar a satisfação do cliente;
- Desenvolvimento de uma cultura organizacional: promover valores e princípios que inspirem e engajem os funcionários, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo;
- Melhorar a imagem da marca: desenvolver estratégias de marketing que aumentem o reconhecimento e a credibilidade da marca, melhorando a imagem da empresa perante o público;
- Construir uma equipe de alta performance: investir na formação e no desenvolvimento dos funcionários para criar uma equipe capacitada, motivada e comprometida com os objetivos da empresa.
Esses são apenas alguns exemplos de objetivos estratégicos que uma organização pode estabelecer para alcançar seus planos. É importante lembrar que cada empresa é única e deve estabelecer direções de acordo com sua realidade e sua finalidade.
Conceito de meta
Meta é um termo que se refere a cada parte acionável de um objetivo específico. Elas também podem ser de curto, médio ou longo prazo e compõem uma parte importante do processo de planejamento, pois direcionam a equipe ou colaborador para uma ação.
As metas devem ser específicas e relevantes, estando claramente definidas, e possuir uma forma direta de medição.
Elas também precisam ser alcançáveis e realistas para o objetivo geral da pessoa ou organização, com um prazo definido para serem alcançadas.
Ao estabelecer metas com essas características, as pessoas e organizações têm um objetivo concreto para trabalhar e podem desenvolver um plano de ação para alcançá-lo.
Além disso, elas ajudam a manter o foco e a motivação, permitindo medir seu progresso e fazer ajustes, se preciso.
Exemplos de meta e metodologias de gestão
As metas são propósitos mais simples de serem conquistados, determinadas a partir de um tempo estipulado.
Alguns exemplos de metas:
- Economizar R$ 5.000,00 nos próximos seis meses para adquirir uma nova ferramenta;
- Aumentar a receita da empresa em 15% no próximo ano fiscal;
- Oferecer 1 treinamento por mês durante todo o ano para melhorar as habilidades da equipe de vendas.
É preciso que objetivo e meta sejam duas partes de um mesmo planejamento, atuando em conjunto. Garantir que isso aconteça é possível usando metodologias de gestão, como os OKRs e as metas SMART.
Metas SMART
A metodologia SMART segue 5 critérios que qualificam a construção de metas: elas precisam ser específicas, mensuráveis, realistas, com prazo definido e relevantes.
Esse último ponto indica que elas precisam cumprir algum papel em relação aos objetivos da empresa, permitindo que objetivo e meta estejam alinhados.
Já os OKRs, ou objetivos e resultados-chave, descrevem propósitos ambiciosos e desafiadores, seguidos por resultados específicos que medem o progresso em direção a esses objetivos.
Com a metodologia OKR, a empresa consegue definir objetivo e meta de uma forma muito clara, além de monitorar o progresso em direção a esses objetivos. Isso ajuda a alinhar as ações da equipe e focar seus movimentos no que realmente importa.
Como definir objetivos e metas para empresas
A definição de objetivo e meta é uma parte crucial do planejamento estratégico para as empresas. Para que isso ocorra, é importante seguir algumas etapas:
- Definir a visão e missão da empresa;
- Identificação dos desafios e oportunidades do negócio;
- Definição de objetivos gerais;
- Definição de metas específicas;
- Priorização;
- Desenvolvimento de um plano de ação;
- Comunicação alinhada;
- Monitoramento.
Confira, em detalhes, o que fazer em cada etapa:
1. Defina a visão e a missão da empresa
Antes de estabelecer objetivo e meta, é importante ter uma visão do que a empresa quer alcançar em longo prazo e qual é a sua razão de ser.
A visão e a missão devem estar claras e concisas, servindo como base para a definição dos objetivos e metas.
2. Identifique os principais desafios e oportunidades
É necessário entender o ambiente interno e externo da empresa e identificar os principais desafios e oportunidades que ela enfrenta.
Isso pode envolver uma análise SWOT ou um mapeamento de processos, para identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
3. Defina objetivos gerais
Com base na visão e missão da empresa e nos desafios e oportunidades identificados, estabeleça objetivos gerais para o negócio.
4. Estabeleça metas específicas
Com base nos objetivos, defina metas específicas para cada área da empresa, como vendas, marketing, produção, finanças, recursos humanos, entre outras.
Lembre-se de que essas metas devem ser relevantes, mensuráveis e alcançáveis, alinhadas aos objetivos gerais da empresa.
5. Selecione prioridades
Nem todos os objetivos e metas são igualmente importantes, ou imediatos.
Pode ser necessário priorizar aqueles que são mais críticos para o sucesso da empresa, alocando recursos de uma maneira que viabilize os resultados esperados.
6. Desenvolva um plano de ação
Para alcançar os objetivos e metas estabelecidos é importante desenvolver um plano de ação detalhado, com tarefas, prazos e responsabilidades definidos. O plano deve ser monitorado e ajustado conforme necessário para garantir que os resultados sejam alcançados.
7. Comunique-se claramente
Não esqueça de compartilhar os objetivos e metas para toda a equipe e garantir que cada membro entenda o que está sendo buscado.
Isso ajuda a manter todos engajados, evita desperdício de recursos e ainda oferece espaço para que eles pensem em formas de potencializar o trabalho.
8. Monitore o progresso
Monitorar regularmente o progresso em relação às metas estabelecidas e fazer ajustes, se necessário, vai garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos.
Conclusão
Definir objetivos e metas é essencial tanto para indivíduos quanto para empresas.
Os objetivos ajudam a estabelecer uma direção clara e a definir o que é importante para alcançar o sucesso, enquanto as metas permitem medir o progresso e garantir que as ações estejam alinhadas com os propósitos estabelecidos.
Esses elementos são importantes para uma empresa, pois permitem direcionar os esforços e recursos da instituição a partir do resultado da avaliação do progresso.
Além disso, incentivam o engajamento da equipe, proporcionando um senso de praticidade e motivação para trabalhar em direção ao objetivo em comum.
Uma organização que deseja lidar melhor com essa dinâmica, pode usar uma plataforma como o Software de OKRs e Estratégia AEVO, garantindo que objetivo e meta se tornem verdadeiros resultados.
Por meio da plataforma, você pode construir e gerenciar a estratégia da sua empresa, definindo os objetivos, construindo as metas com o uso da metodologia OKRs, atribuindo os responsáveis e colaboradores em cada KR, mensurando o sucesso das iniciativas – através da integração com a central de iniciativas – para ser mais eficiente com a gestão de metas de maneira prática e rápida.