Qual a diferença entre objetivo e meta? Conceito e 8 dicas

Objetivo e meta são componentes essenciais para a estratégia corporativa. Objetivos são as aspirações da empresa, o que ela pretende alcançar, o destino do negócio; já as metas são as iniciativas e atividades específicas e mensuráveis, que são quantificadas em resultados.

Objetivo e meta são elementos essenciais para o sucesso de uma estratégia corporativa. Independente da forma como uma empresa trabalha a estratégia, o objetivo e meta serão norteadores de desempenho.

As metas e objetivos têm a finalidade de direcionar as atividades e motivar as pessoas que fazem parte da instituição.

A partir disso, é possível realizar um trabalho com clareza, pois serão visíveis as tarefas de maior importância, além de medir e avaliar o progresso, resultando em realizações, seja pessoal ou profissional.

Para que a instituição se desenvolva de maneira inovadora e eficaz, é essencial que esses elementos e métodos estejam alinhados junto às pessoas que nela trabalham.

Entenda em detalhes o conceito de objetivo e meta, a sua importância para as empresas serem mais eficientes na estratégia corporativa e como definir ambos. Siga a leitura.

Qual a diferença entre objetivo e meta?

Conceito de objetivo e metas

Objetivo e meta são componentes essenciais para a estratégia corporativa. Objetivos são as aspirações da empresa, o que ela pretende alcançar, o destino do negócio; já as metas são as iniciativas e atividades específicas e mensuráveis, que são quantificadas em resultados.

São estes resultados que levarão a empresa a chegar aos seus objetivos.

Embora as palavras objetivo e meta sejam frequentemente usadas como sinônimos, há particularidades importantes entre elas. São termos que podem ser usados em diferentes contextos, porém, em geral:

  • O objetivo é uma declaração mais abrangente, aspiracional e geral, que descreve o que uma empresa deseja alcançar em um período de tempo mais longo – é o sonho do negócio, por exemplo: ser referência na indústria automotiva;
  • Enquanto a meta, por outro lado, é mais específica, quantificável, mensurável e concreta. Ela descreve o numericamente o resultado esperado para um desejo do negócio que o leve a alcançar o objetivo – como, por exemplo: ter dois modelos de carros híbridos que sejam os mais comprados do Brasil neste ano.

Observe que, neste caso, a meta tem um indicador numérico claro (dois modelos de carros híbridos), uma temporalidade bem definida (para serem os mais vendidos no ano, ou seja, 12 meses) e um resultado que contribui para o objetivo do negócio (a empresa tendo os modelos entre os mais vendidos colabora para que o mercado a veja como referência).

Na prática, as metas são definidas para atingir os objetivos organizacionais.

Objetivo e meta se relacionam de forma que um estabelece a direção estratégica da empresa, enquanto a outra fornece caminhos específicos e mensuráveis para alcançar esse objetivo maior, respectivamente.

Se o objetivo da empresa é aumentar a participação de mercado, por exemplo, as metas podem ser definidas para acelerar as vendas em uma determinada região ou lançar um novo produto que atinja um público-alvo mais amplo.

As metas ajudam a empresa a monitorar seu progresso em direção aos objetivos.

As diferenças entre objetivo e meta

Ao definir metas específicas e mensuráveis, a organização pode avaliar se está no caminho certo e fazer ajustes em sua estratégia, conforme necessário.

Para entender, com exemplos práticos, a diferença de objetivo e meta, confira o vídeo elaborado pela Gerente Geral de Produto da AEVO, Gabriela Vargas, abaixo:

YouTube video

Conceito de objetivo

Objetivos são direções que uma pessoa ou empresa estabelece para alcançar um determinado resultado. Eles são uma parte importante do processo de planejamento estratégico, usados para direcionar a ação.

Os objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo, e estabelecidos em diferentes áreas, como pessoal, profissional, educacional, financeira, entre outras.

Os objetivos devem ser consistentes com a visão e o propósito da instituição, e devem ser revisados de tempos em tempos, para garantir que estão alinhados ao momento da empresa, se está sendo afetado pelos fatores externos do mercado, da economia, avaliando os riscos e oportunidades para alcançá-lo.

Ter objetivos claros e bem definidos pode ajudar a manter o foco e a motivação, uma ferramenta valiosa para alcançar o sucesso.

Leia mais:
Balanced Scorecard (BSC): o que é, como aplicar e benefícios
Plano de ação: o que é, como elaborar e os 5 passos

Exemplos de objetivos organizacionais

Objetivos estratégicos são aqueles que apontam as ações de uma empresa e sua equipe em direção a sua visão de longo prazo.

Eles ajudam a definir o rumo da instituição e são traçados em áreas como finanças, operacional, marketing, recursos humanos, entre outras.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

  • Crescimento da empresa: expandir o negócio abrindo novas unidades ou adquirindo outras empresas para aumentar a participação de mercado e a receita;
  • Desenvolvimento de novos produtos ou serviços: investir em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes e aumentem a competitividade da empresa;
  • Aumento da eficiência operacional: implementar processos mais eficientes para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e aumentar a satisfação do cliente;
  • Desenvolvimento de uma cultura organizacional: promover valores e princípios que inspirem e engajem os funcionários, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo;
  • Melhorar a imagem da marca: desenvolver estratégias de marketing que aumentem o reconhecimento e a credibilidade da marca, melhorando a imagem da empresa perante o público;
  • Construir uma equipe de alta performance: investir na formação e no desenvolvimento dos funcionários para criar uma equipe capacitada, motivada e comprometida com os objetivos da empresa.

Esses são apenas alguns exemplos de objetivos estratégicos que uma organização pode estabelecer para alcançar seus planos. É importante lembrar que cada empresa é única e deve estabelecer direções de acordo com sua realidade e sua finalidade.

Conceito de meta

Meta é um termo que se refere a cada parte acionável de um objetivo específico. Elas também podem ser de curto, médio ou longo prazo e compõem uma parte importante do processo de planejamento, pois direcionam a equipe ou colaborador para uma ação.

As metas devem ser específicas e relevantes, estando claramente definidas, e possuir uma forma direta de medição.

Elas também precisam ser alcançáveis e realistas para o objetivo geral da pessoa ou organização, com um prazo definido para serem alcançadas.

Ao estabelecer metas com essas características, as pessoas e organizações têm um objetivo concreto para trabalhar e podem desenvolver um plano de ação para alcançá-lo.

Além disso, elas ajudam a manter o foco e a motivação, permitindo medir seu progresso e fazer ajustes, se preciso.

Exemplos de meta e metodologias de gestão

As metas são propósitos mais simples de serem conquistados, determinadas a partir de um tempo estipulado.

Alguns exemplos de metas:

  • Economizar R$ 5.000,00 nos próximos seis meses para adquirir uma nova ferramenta;
  • Aumentar a receita da empresa em 15% no próximo ano fiscal;
  • Oferecer 1 treinamento por mês durante todo o ano para melhorar as habilidades da equipe de vendas.

É preciso que objetivo e meta sejam duas partes de um mesmo planejamento, atuando em conjunto. Garantir que isso aconteça é possível usando metodologias de gestão, como os OKRs e as metas SMART.

Metas SMART

Acrônimo de metas smart

A metodologia SMART segue 5 critérios que qualificam a construção de metas: elas precisam ser específicas, mensuráveis, realistas, com prazo definido e relevantes.

Esse último ponto indica que elas precisam cumprir algum papel em relação aos objetivos da empresa, permitindo que objetivo e meta estejam alinhados.

Já os OKRs, ou objetivos e resultados-chave, descrevem propósitos ambiciosos e desafiadores, seguidos por resultados específicos que medem o progresso em direção a esses objetivos.

Com a metodologia OKR, a empresa consegue definir objetivo e meta de uma forma muito clara, além de monitorar o progresso em direção a esses objetivos. Isso ajuda a alinhar as ações da equipe e focar seus movimentos no que realmente importa.

Como definir objetivos e metas para empresas

A definição de objetivo e meta é uma parte crucial do planejamento estratégico para as empresas. Para que isso ocorra, é importante seguir algumas etapas:

  • Definir a visão e missão da empresa;
  • Identificação dos desafios e oportunidades do negócio;
  • Definição de objetivos gerais;
  • Definição de metas específicas;
  • Priorização;
  • Desenvolvimento de um plano de ação;
  • Comunicação alinhada;
  • Monitoramento.

Confira, em detalhes, o que fazer em cada etapa:

1. Defina a visão e a missão da empresa

Antes de estabelecer objetivo e meta, é importante ter uma visão do que a empresa quer alcançar em longo prazo e qual é a sua razão de ser.

A visão e a missão devem estar claras e concisas, servindo como base para a definição dos objetivos e metas.

2. Identifique os principais desafios e oportunidades

É necessário entender o ambiente interno e externo da empresa e identificar os principais desafios e oportunidades que ela enfrenta.

Isso pode envolver uma análise SWOT ou um mapeamento de processos, para identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

3. Defina objetivos gerais

Com base na visão e missão da empresa e nos desafios e oportunidades identificados, estabeleça objetivos gerais para o negócio.

4. Estabeleça metas específicas

Com base nos objetivos, defina metas específicas para cada área da empresa, como vendas, marketing, produção, finanças, recursos humanos, entre outras.

Lembre-se de que essas metas devem ser relevantes, mensuráveis e alcançáveis, alinhadas aos objetivos gerais da empresa.

5. Selecione prioridades

Nem todos os objetivos e metas são igualmente importantes, ou imediatos.

Pode ser necessário priorizar aqueles que são mais críticos para o sucesso da empresa, alocando recursos de uma maneira que viabilize os resultados esperados.

6. Desenvolva um plano de ação

Para alcançar os objetivos e metas estabelecidos é importante desenvolver um plano de ação detalhado, com tarefas, prazos e responsabilidades definidos. O plano deve ser monitorado e ajustado conforme necessário para garantir que os resultados sejam alcançados.

7. Comunique-se claramente

Não esqueça de compartilhar os objetivos e metas para toda a equipe e garantir que cada membro entenda o que está sendo buscado.

Isso ajuda a manter todos engajados, evita desperdício de recursos e ainda oferece espaço para que eles pensem em formas de potencializar o trabalho.

8. Monitore o progresso

Monitorar regularmente o progresso em relação às metas estabelecidas e fazer ajustes, se necessário, vai garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Conclusão

Definir objetivos e metas é essencial tanto para indivíduos quanto para empresas.

Os objetivos ajudam a estabelecer uma direção clara e a definir o que é importante para alcançar o sucesso, enquanto as metas permitem medir o progresso e garantir que as ações estejam alinhadas com os propósitos estabelecidos.

Esses elementos são importantes para uma empresa, pois permitem direcionar os esforços e recursos da instituição a partir do resultado da avaliação do progresso.

Além disso, incentivam o engajamento da equipe, proporcionando um senso de praticidade e motivação para trabalhar em direção ao objetivo em comum.

Uma organização que deseja lidar melhor com essa dinâmica, pode usar uma plataforma como o Software de OKRs e Estratégia AEVO, garantindo que objetivo e meta se tornem verdadeiros resultados.

Por meio da plataforma, você pode construir e gerenciar a estratégia da sua empresa, definindo os objetivos, construindo as metas com o uso da metodologia OKRs, atribuindo os responsáveis e colaboradores em cada KR, mensurando o sucesso das iniciativas – através da integração com a central de iniciativas – para ser mais eficiente com a gestão de metas de maneira prática e rápida.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode apoiar a sua empresa com a gestão de metas corporativas.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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