Officeless: o que é? Entenda esse modelo de trabalho

Conheça o termo officeless ou sem escritório, o que é, como aplicar, vantagens e confira se ele pode ser aplicado no seu negócio.

O trabalho remoto nunca fez tanto sentido quanto nos últimos anos, e cada vez mais as empresas estão adotando esse modelo de trabalho. Além de proporcionar uma maior autonomia para os colaboradores, é uma forma de se reinventar no mercado corporativo e inovar no ambiente de trabalho.

Entretanto, é preciso entender que essas mudanças não ocorrem de uma hora para outra, é necessário ter paciência e acompanhar o processo aos poucos.

Cada empresa possui o seu próprio ritmo de trabalho, acompanhado de ideias, valores e uma missão, e mudar repentinamente nem sempre é a melhor opção.

Porém, aos poucos cada companhia tem buscado se ajustar e acompanhar as tendências que visam melhorar o resultado dos negócios e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.

É a partir dessa ideia que surgiu o termo Officeless, um movimento para estimular as empresas a proporcionarem uma maior autonomia para os colaboradores e aumentar a eficácia nos processos.

O que é officeless e de onde surgiu esse termo?

Officeless é um movimento que estimula as empresas a adotarem práticas que incentivem o trabalho autônomo dos seus funcionários e com isso, é possível atingir melhores resultados na companhia.

A ideia inicial do termo é confiar na equipe a ponto de utilizar o trabalho remoto como opção principal, todavia, matendo o foco no resultado, mesmo que não da forma tradicional, em um escritório das 8h às 18h.

Dessa forma, o movimento acredita ser possível trabalhar em outros locais, com maior independente e conseguir atingir todas as metas e prazos da empresa de forma otimizada.

Essa ideia surgiu em 2008, quando 2 brasileiros que trabalhavam de forma remota na Austrália prestando serviços para uma empresa norte-americana, retornaram ao Brasil e resolveram inovar no modelo de negócios B2B.

A ideia inicial era ajudar outras empresas a desenvolverem os seus próprios produtos digitais. Dessa forma, eles fundaram a startup Startaê, que funciona de forma remota e com o propósito bem claro: autonomia, propósito e confiança.

A cultura da empresa logo se espalhou pelos colaboradores e despertou interesse em outras startups, e foi assim que surgiu o termo officeless.

Ele é uma forma de definir um movimento que contagiou outras empresas e mostrou que é possível trabalhar de forma remota, confiando na equipe e com um propósito maior . Hoje em dia, o movimento possui muito mais força e conta com treinamentos profissionais, iniciativa e bastante conteúdo.

Esse projeto possui como principal propósito ajudar outras empresas a adotarem esse modelo de emprego e livrar-se do preconceito em relação ao trabalho remoto.

Qual a diferença entre officeless e home office?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o que significa esse termo e como ele funciona na prática, vamos falar sobre qual a principal diferença desse modelo de trabalho e o home office convencional.

Conforme foi dito, é importante entender que officeless é um movimento com base em preceitos importantes, como a confiança e o foco no resultado.

Já o home office, é, na verdade, um local de trabalho em casa. Sendo assim, logo surgem aquelas ideias como uma sala reservada para trabalhar, um sujeito de pijamas o dia todo na frente do computador, entre outros estereótipos.

Porém, o movimento officeless acredita que essa ideia não é realista quando o assunto é o trabalho remoto. Pode-se trabalhar em qualquer local, o escritório é somente um ambiente de apoio.

Sendo assim, é possível trabalhar em um coworking, em um café, em casa, em uma pousada, o lugar não influencia diretamente na entrega, mas sim o foco no resultado. Portanto, o trabalho officeless abre um mundo de possibilidades, e isso é bem mais do que somente o modelo home office.

Quais são as vantagens de uma empresa officeless?

As principais vantagens são:

  • Melhora na qualidade de vida dos colaboradores;
  • Aumento de produtividade no ambiente de trabalho;
  • Incentivo a autogerência;
  • Maior autonomia e responsabilidade;
  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Melhoria no foco e nos resultados da empresa.

O fato é que cada profissional pode sentir e ver vantagens diferentes neste movimento empresarial.

Além disso, é importante entender que é possível trabalhar de forma remota e incentivar toda a equipe a serem motivadas e produtivas.

Será que o officeless é pra mim?

Caso você ainda possua dúvidas se o officeless é mesmo para você ou não, é preciso avaliar o seu perfil e o da sua empresa. Analise de perto todas as vantagens dessa proposta e compare com os benefícios atuais que o seu negócio oferece. Essa mensuração é de grande valia para tomar a sua decisão.

Entenda que a possibilidade de entregar o trabalho de qualquer lugar, abrir mão de um controle como uso do registro de ponto, pode possibilitar a melhora no ambiente de trabalho como um todo, e na saúde mental e satisfação da sua equipe no trabalho.

Colaboradores motivados e engajados produzem mais, e se tornam defensores da marca. Seus maiores fãs devem ser seus colaboradores, afinal, como promover uma boa imagem em sua empresa se toda equipe não gosta de trabalhar lá?

Mas é preciso entender que esse tipo de movimento necessita de foco, autonomia e autogerenciamento de todos os envolvidos. Por isso, existem os treinamentos e conteúdos que ajudam a tornar a sua equipe preparada para essa mudança.

Você pode contar com um software como o AEVO Innovate, que trabalha com programa de ideias, conexão com startups e gestao de projetos de inovação, além do módulo Iniciativas, onde você pode fazer todo gerenciamento de tarefas e pessoas.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Picture of Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.