Diferença entre OKR e KPI: entenda de maneira prática

OKR e KPI são duas ferramentas certeiras para sua empresa conseguir resultados cada vez mais bem sucedidos. Se você não reservar o tempo necessário para estabelecer objetivos ou para mensurá-los no fim de cada ciclo, perde uma ótima oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

Ao estabelecer metas, a empresa espera, é claro, que os resultados sejam obtidos. Para saber se suas iniciativas funcionaram ou não, fazer a mensuração desses resultados é fundamental. Por isso, o uso de metodologias OKR e KPI fazem toda a diferença.

Com os dados em mãos, os gestores e a alta liderança saberão se estão indo no caminho correto, ou se é preciso avaliar e implementar mudanças para alcançar os resultados.

Essa tarefa se torna mais simples e precisa quando temos as ferramentas adequadas dando o suporte, e dentre elas estão as métricas de análise, como OKR e KPI.

Saiba a diferença entre OKR e KPI, além de exemplos práticos neste artigo.

O que é OKR?

Se você já leu sobre estratégias de sucesso utilizadas por empresas como o Google, Twitter ou Spotify, provavelmente já ouviu falar sobre o conceito de OKR.

O OKR é uma sigla para Objetivos e Resultados-Chave (Objectives and Key Results) e se trata de um método que une esses dois aspectos para definir metas desafiadoras e inspiradoras, promovendo assim o alinhamento do time para alcançá-las.

Apesar de ser uma metodologia bastante associada a grandes empresas da área de tecnologia, ela pode ser implementada por organizações de qualquer dimensão e segmento.

É uma estratégia famosa por estabelecer objetivos de alta performance que podem resultar em um crescimento expressivo para as empresas que a utilizam.

A ideia central desse método é assumir riscos, porém, de maneira organizada e colaborativa, engajando o time em torno dos objetivos.

O que é KPI?

Em resumo, KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator), são ferramentas de gerenciamento que ajudam a orientar a melhor direção a ser seguida para atingir as metas do negócio.

Times de tecnologia e marketing conhecem bem este conceito. Esse, no entanto, é um método necessário em empresas de todos os tipos, e pode ser utilizado tanto no nível global da organização, quanto em cada departamento ou equipe.

Eles também são uma maneira precisa de garantir que o time esteja bem alinhado com as metas organizacionais.

Explicando de forma simples, os KPIs definem números que precisam ser alcançados, funcionando como métricas de performance em diversos aspectos da empresa.

Diferença entre OKR e KPI

Olhando dessa forma, as duas siglas parecem abranger conceitos similares, afinal, envolvem mensuração e direcionamento.

Entretanto, OKR e KPI são métodos que apresentam diferenças fundamentais – inclusive, um não substitui o outro, e eles até podem (e devem) ser trabalhados de forma conjunta.

Enquanto a OKR define um objetivo mensurável central, através do alcance de uma meta numérica ou qualitativa para a organização; os KPIs são, de fato, os indicadores mais específicos de uma área/time, feitos para contribuir e “chegar” a OKR.

De modo simples, os KPIs são os números que rastreiam a saúde das operações do negócio no dia a dia.

Um aspecto que separa bem esses dois conceitos é o fato que o OKR segue um movimento em direção ao que se quer alcançar no futuro, ao passo que os KPIs são mais estáticos e se baseiam em um momento presente, com base em um histórico de performance passado.

O OKR é executado em ciclos e os KPIs são executados de forma contínua nos processos.

É importante frisar que os KPIs são ótimas ferramentas quando se trata de mensuração, mas sozinhos eles funcionam basicamente como um termômetro – eles podem dizer se uma métrica foi positiva ou negativa, mas não necessariamente comunicam o contexto ou a direção específica que o time deve tomar.

Já os OKRs possibilitam esse direcionamento e contexto. É como se eles fossem os “KPIs com tempero”.

Neles, os Objetivos descrevem o que você quer alcançar e os Resultados-Chave descrevem qual progresso está ou deveria estar sendo feito.

Levando essas diferenças em consideração, pode-se dizer que OKR e KPI são ferramentas complementares, com os KPIs fazendo muito bem o papel dos Resultados-Chave.

Exemplos de OKR e KPI

OKR e KPI são utilizados por diferentes setores dentro de uma empresa.

Dependendo da função que cada método irá exercer, eles assumem características específicas, adaptando-se ao objetivo da área onde serão implementados.

OKR e KPI no setor financeiro

Objetivo: melhorar os processos contábeis e fazer os negócios crescerem

Key Result 1: gerar uma economia de meio milhão no primeiro trimestre

KR2: aumentar o índice de eficiência de capital para 2,5

O valor economizado pela empresa e o seu índice de eficiência podem ser os KPIs desse setor financeiro, já que tratam dos números mais importantes para os seus objetivos.

OKR e KPI no Marketing

Objetivo: melhorar a comunicação de novos produtos aos clientes

KR1: lançar 4 boletins informativos mensais

KR2: alcançar 10% de taxa de cliques nas newsletters

KPIs: número de Envios e Taxa de Cliques.

OKR e KPI no RH

Objetivo: construir uma estratégia de remuneração para reter talentos

KR1: reduzir o turnover dos melhores talentos de 15% para 5%

KR2: coletar 20 feedbacks positivos dos melhores talentos de diferentes setores sobre a estratégia de remuneração

KPI: taxa de Rotatividade (Turnover) e quantidade de Feedbacks Positivos.

Como mensurar estes indicadores

Já falamos sobre a importância de mensurar e analisar sua performance para continuar crescendo.

Não importa o método que você use para isso – tanto os OKRs como os KPIs se adequam ao intuito de mensurar, cada um da sua maneira particular.

Mas se você escolhe KPIs ou OKRs, como mensurar os resultados em cada um deles?

No caso do OKR, para determinar o sucesso da metodologia, a metrificação ocorre da seguinte forma: você deve estabelecer até três objetivos gerais de alta performance, concisos e chamativos. Para cada objetivo, você deve determinar de 2 a 5 resultados-chave.

No fim de cada ciclo de OKR, você pode medir o sucesso do método em forma de pontuação gradual que vai de 0.0 a 1.0, ou na forma de porcentagem de sucesso, que vai de 0% a 100%.

No caso dos KPIs, a mensuração depende dos tipos de indicadores que estão sendo quantificados. No geral, é importante que os objetivos medidos sejam específicos e delimitados.

Os fatores que levam a realização desse objetivo dentro do prazo também precisam ser analisados e descritos – pense neles como degraus para atingir o indicador final.

Depois, os métodos de medição e avaliação de desempenho precisam ser definidos e executados na prática.

Se um KPI puder ser dividido em componentes e cada um deles for medido e avaliado de forma consistente, as chances de atingir os objetivos crescem exponencialmente.

Conclusão

OKR e KPI são duas ferramentas certeiras para sua empresa conseguir resultados cada vez mais bem sucedidos. Se você não reservar o tempo necessário para estabelecer objetivos ou para mensurá-los no fim de cada ciclo, perde uma ótima oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

Adotar uma plataforma de gestão da inovação e estratégia como o AEVO Innovate facilita não apenas o acompanhamento dos números, como a sua utilização para definir os próximos passos – afinal toda análise deve ter o objetivo de promover uma mudança positiva.

Solicite uma demonstração gratuita e descubra como a AEVO pode contribuir para uma gestão mais assertiva na sua empresa.

aevo-innovate-blog

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.