Os 4 segredos para desenvolver melhora contínua nas empresas

Uma corporação não pode ficar estagnada, sem perspectivas de crescimento. É preciso investir em aperfeiçoamento para garantir a qualidade da produção e a satisfação dos clientes, e esse processo não deve ser algo pontual, mas sim, um conjunto de medidas empreendidas ao longo do tempo.

A melhora contínua na empresa é resultado de muitos esforços, mas você pode utilizar diversas estratégias para promover avanços no seu negócio por meio do aprimoramento constante dos serviços e da sua equipe.

Quer saber os segredos para o desenvolvimento constante da sua corporação? Confira nosso post e saiba mais sobre o tema!

1. Use as melhores ferramentas

A melhoria contínua na companhia depende também da escolha dos recursos certos para otimizar os processos na corporação. Veja a seguir algumas ferramentas que você pode utilizar para maximizar a qualidade do trabalho!

Softwares de gestão

Os softwares de gestão são soluções informatizadas que permitem um gerenciamento efetivo dos processos. Eles são elementos importantes para o planejamento estratégico e o controle das atividades.

Com esses recursos você tem um suporte para fazer a seleção e distribuição de tarefas, o monitoramento, acompanhamento de desempenho por meio de indicadores e a recuperação dos desvios da meta. Assim, você pode cumprir com as demandas do empreendimento com mais facilidade e efetividade, trazendo melhores resultados para a corporação.

Brainstormings

Os brainstormings são registros livres de ideias que depois podem ser estruturados para se tornarem práticas que são levadas adiante na corporação. Há diversos modelos de brainstormings, mas existem alguns princípios que são básicos. A proposta é que o time sugira ideias de forma acrítica, sendo que todas devem ser anotadas em um local, como, por exemplo, um quadro branco.

Em seguida, o time avalia as alternativas e aprimora as noções iniciais. A partir dessas propostas, ele desenvolve novos projetos e estrutura as ações que serão aplicadas no empreendimento. O brainstorming favorece a integração da equipe, permitindo que todos possam participar da gestão. O processo também contribui com o engajamento dos colaboradores nas tarefas, pois eles se sentem valorizados.

Método kaizen

A metodologia kaizen tem como pilares propiciar um ambiente que seja funcional e que estimule a estabilidade emocional e a qualidade de vida no time. Para isso, é fundamental que os profissionais tenham uma adequada condição financeira e possam contar com um clima organizacional saudável e fortalecedor.

Kaizen é uma palavra japonesa que significa “mudar para a melhor”, sendo essa a principal proposta do método. Por meio da valorização do trabalho coletivo, da promoção da eficiência operacional, do respeito às necessidades pessoais, busca de eliminar desperdícios e transparência é possível promover a melhoria contínua no negócio.

Aplicando este tipo de método na sua empresa, você permite que o time possa se engajar mais, participando ativamente dos processos. Além disso, sua equipe se sentirá valorizada e terá mais bem-estar, o que impulsiona a maximização da qualidade na produção.

Ciclo PDCA

ciclo PDCA é uma metodologia de gestão baseada em 4 etapas básicas que são indicadas por letra da sigla em inglês:

  • P – Plan (Planejar): envolve o levantamento do problema, delimitação dos objetivos e a elaboração de estratégias para o alcance dessas metas.
  • D – Do (Fazer): é o momento que você coloca o planejamento na prática e coleta resultados.
  • C – Check (Verificar): etapa de avaliação dos efeitos produzidos, fazendo uma comparação com os objetivos que foram preestabelecidos.
  • A – Act (Agir): é a colocação das medidas em prática a partir da reflexão da fase de verificação. Você promove ações que buscam corrigir os desvios, promovendo um alinhamento com as metas iniciais.

O ciclo deve ser repetido continuamente, sem saltar nenhuma etapa. Ele permite uma maior organização dos processos ao seriar os procedimentos em fases. Assim, você consegue promover um trabalho de maior qualidade.

2. Faça um bom planejamento para promover a melhora contínua nas empresas

Realizar as melhores ações no negócio demanda a realização de um planejamento efetivo. Os planos devem ser documentados, seja no papel ou nas ferramentas informatizadas.

Faça uma avaliação da situação atual da sua empresa, estabeleça metas e defina os caminhos que percorrerá para alcançar esses objetivos. Procure também estipular datas que sejam marcos para o alcance das metas e detalhe todo o planejamento, para facilitar o seu acompanhamento.

Planejar é importante para ajudar a manter o foco e para que você tenha um direcionamento para as ações na organização. Lembre-se de rever esses planos com frequência, monitorando o alcance de objetivos, observando falhas e buscando corrigir os desvios da rota.

3. Utilize o PMBOK

PMBOK é a sigla para Project Management Body of Knowledge, um guia publicado pelo Project Management Institute (PMI). Ele traz as melhores práticas de gerenciamento de projetos de forma organizada e concisa, sendo um excelente manual para empresas.

O guia permite padronizar a execução dos projetos em uma série de etapas, o que minimiza erros e garante mais eficiência e eficácia na condução das atividades. Além disso, o PMBOK promove um uso melhor dos recursos e também estabelece parâmetros para a realização de um monitoramento efetivo.

Com essas medidas, você pode conduzir projetos mais sólidos, minimizando os riscos e potencializando os resultados. Você avalia as diversas dimensões dos projetos e com isso, reduz erros e corrige os desvios da meta.

4. Otimize a comunicação

Contar com bons recursos para a comunicação é fundamental para garantir a qualidade dos processos. Se a troca de informações é falha, os colaboradores não compreendem os comandos, cometem mais erros e diversos outros entraves podem surgir.

Para otimizar o compartilhamento de dados, procure investir em boas tecnologias, como emails, tv corporativa, murais digitais, circulares e boletins. Valorize também as reuniões como momentos primordiais para garantir o esclarecimento das questões de trabalho. A transmissão adequada e a compreensão da informação são elementos fundamentais para garantir uma boa dinâmica na companhia.

A melhora contínua nas empresas é resultado de ações em diversos campos do empreendimento, ou seja, você tem uma ampla diversidade de estratégias para aplicar em sua corporação. Você pode utilizar ferramentas inovadoras, como os softwares de gestão, a metodologia kaizen, o ciclo PDCA e os brainstormings para otimizar seus processos.

Além disso, há também a possibilidade de desenvolver bons planejamentos e utilizar o PMBOK na condução de projetos. Outra medida fundamental é o aprimoramento da comunicação, para garantir que a equipe possa estar sintonizada e compartilhando a informação adequadamente.

E então, gostou de aprender estratégias para promover a melhora contínua na empresa? Aproveite e baixe o nosso ebook para conhecer 5 excelentes ferramentas de gestão que vão alavancar o seu negócio!

Posts Relacionados
Luís Felipe Carvalho explica o papel dos gestores no engajamento dos colaboradores no Programam de
Você com certeza conhece o termo Kaizen, mas e Kaizen Teian? Sabe o que significa?
Como criar um comitê de Inovação? As melhores ideias são construídas em equipe e o

Deixe uma resposta