Os principais editais de inovação para Startups em 2019

Editais de inovação para Startups podem ser oportunidades determinantes para o começo de um negócio, pois empreendedores precisam de recursos e principalmente precisam validar o seu modelo de negócio e/ou produto.

Com o crescimento do empreendedorismo no Brasil, o movimento de apoio a ideias e negócios inovadores aumentou e por isso essa lista de editais pode ajudar você a “sair da garagem”.

Confira o que já sabemos sobre os principais editais de inovação para startups em 2019:

Edital Startup Indústria 4.0

Inscrições para Startups até dia 31 de março

O Edital Startup Indústria 4.0 apoia indústrias que desejam se conectar com startups a fim de se criar uma configuração de inovação aberta. O cadastro para as indústrias já passou, mas atualmente o edital está aberto para startups que queiram participar do programa para resolver diversos desafios da indústria nacional. Mas, além disso existe uma possibilidade de contato com ecossistemas de inovação internacionais, o primeiro segundo o próprio edital, será em Portugal.

A lista das indústrias cadastradas já saiu e contém nomes bem relevantes. Essa pode ser uma ótima oportunidade para que as gigantes enxerguem o valor da sua ideia, por isso não deixe de se inscrever nesse edital para startups.

Programa Centelha

Inscrições ainda não divulgadas

Segundo informações divulgadas na página oficial do programa no Facebook, o Programa Centelha irá financiar projetos inovadores oferecendo mais de R$ 40 mil por projeto.

O Programa irá abranger todo o país e por esse motivo a equipe é formada por pessoas capacitadas, tendo representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Finep, Fundação CERTI, Confap e também representantes estaduais como Fapesb (BA), Funcap (CE), Fundação Araucária (PR), FACEPE (PE), FAPERJ (RJ), Sebrae RN (RN), Fapesc (SC) e Fapergs, Sebrae RS, Reginp e Badesul (RS).

Dada todas essas informações, vale muito a pena continuar de olho nessa oportunidade cuja data de inscrição será divulgada em breve e pode ser a chance de muitas Startups “saírem da garagem”. Recentemente o programa também lançou seu site oficial para mais detalhes sobre o edital de inovação.

Programa de Aceleração Visa

Inscrições do 1° batch até 18 de março

Essa oportunidade consiste numa iniciativa da Visa do Brasil, com o objetivo de promover o empreendedorismo, inovação, talento e tecnologia. Como o setor financeiro é composto até de unicórnios, fica claro o porquê de empresas como a Visa do Brasil estarem lançando editais de inovação para startups.

O Programa de Aceleração Visa busca startups que melhorem a experiência de clientes, usuários e que tenham soluções para melhorar a eficiência operacional da empresa.

A Visa busca startups que tenham soluções relacionadas a transações, pagamentos, gestão financeira, big data, machine learning, empréstimo, blockchain, gestão de vendas, mobilidade urbana, CRM, inteligência artificial, automação comercial, gestão de vendas, soluções para PDV e melhorias de processo.

PIPE Empreendedor – Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia

Inscrições para esse ano ainda não divulgadas

O PIPE Empreendedor é ótimo para startups que buscam treinamento para saber como conhecer seus clientes, desenvolver proposta de valor, definir modelo de negócio, ter mentores excelentes e ainda poder receber um apoio para custear despesas na validação de campo.

Segundo informações da própria FAPESP, executora do programa, o treinamento de empreendedorismo é aberto 4 vezes por ano, então é interessante que isso fique no radar de startups que estão incertas até de sua incerteza. Depois de um bom treinamento, como resultado você certamente estará mais preparado para a vida de empreendedor de uma startup.

InovAtiva Brasil

Inscrições até dia 11 de março

O programa InovAtiva Brasil está no ar mais uma vez e como sempre, proporciona grandes oportunidades para startups. Esse edital tem como objetivo oferecer mentoria, conexão e visibilidade para as empresas inovadoras que passarem no processo seletivo.

Conseguir networking e ser conhecido no ecossistema de startups brasileiro está ao alcance de quem realmente tem uma boa ideia e pode tirar isso do papel. Então, não custa nada pelo menos se inscrever nesse edital para startups!

Inter-American Foundation – Community Development Grants

Sempre aceitando propostas

A fundação latino americana, Inter-American Foundation, convida a todos a enviarem propostas inovadoras para melhoria nas condições de vida de desfavorecidos da América Latina.

O que startups muitas vezes fazem é reduzir os custos de serviços ou produtos que anteriormente poucos tinham acesso e tornar isso escalável, esse tipo de modelo de negócio é muito poderoso quando se trata de melhorar a vida humana.

Se você pensa em uma solução inovadora e com impacto social, essa é a oportunidade. A fundação aceita propostas durante todo o ano!

BrazilFoundation – Edital 2019 Brumadinho e região

Inscrições até 15 de março

Esse edital é para startups que possuem soluções para ajudar as regiões atingidas pelo último desastre que ocorreu em Brumadinho.

A BrazilFoundation está organizando o programa e conta com envio de propostas que solucionem problemas nas seguintes áreas: Educação e Cultura, Saúde e Bem Estar, Direitos Humanos, Participação Cidadã e Desenvolvimento Socioeconômico.

Durante o resgate das vítimas, muitas startups já estavam atuando, mas o lugar ainda precisa de muita ajuda para se reestruturar. É uma oportunidade de ajudar empreendendo!

Empreenda Santander 2019

Inscrições até 26 de abril

Definitivamente esse é um dos melhores editais para startups que encontramos! Além de oferecer uma oportunidade de aporte financeiro de R$ 100.000, o Empreenda Santander também divulgou a chance de uma bolsa de estudos na Babson College, uma das melhores universidades de empreendedorismo do mundo.

O Programa é um trabalho conjunto da Santander, Endeavor Brasil e Babson. Outro benefício bem bacana é que até 10 selecionados terão aceleração com empreendedores, lideranças e executivos da rede Endeavor.

Aqui está outra grande oportunidade, não só de aporte financeiro, mas muito mais pelo networking proporcionado pela Santander e seus parceiros.

Sentiu falta de algum edital de inovação para startups? Deixe nos comentários sua indicação!

Eventos também são ótimos lugares para fazer networking e aproveitar novas oportunidades. Confira nosso artigo sobre Os Melhores Eventos de Inovação em 2019 no Brasil.

O mundo das startups pode ser cheio de jargões e termos técnicos. Mas não se preocupe, nós criamos um conteúdo descomplicado e esquemático, desvendando os principais elementos desse mundo mágico:

Posts Relacionados
Descubra tudo sobre os personagens do inovador mundo das startups. Continue lendo e conheça os
O ano está quase virando, daqui a pouco estaremos em 2019. Toda virada de ano
Vamos direto ao ponto: você pode investir nas melhores ferramentas e implementar as mais modernas

Deixe uma resposta