Passo a Passo para Lançar um Programa de Ideias Eficiente

Ser empreendedor está a frente de possuir uma grande corporação e ter muitos bens. Empreender é reconhecer que não se pode parar no tempo, algo que pode ser construído e despertado em cada colaborador.

Inovar é parte do ato de empreender. A inovação é simples, requer atitudes inteligentes como a observação dos erros não só internos, mas de outras organizações evitando os mesmos erros.

Com o mercado acirrado, as ideias valem ouro. E para obter o máximo delas, é preciso compreender que as ideias podem vir de qualquer lado, em qualquer proporção, variando se surge de uma necessidade ou não.

O fator determinante de um perfil inovador não é dependente das grandes e novas tecnologias e ferramentas promissoras, mas sim a forma que o gestor direciona seus colaboradores. As pessoas movem a engrenagem da inovação, e saber gerir as mesmas vai definir a sua posição no mercado.

Um programa de ideias eficiente é capaz de trazer para perto as ideias de todos os cantos da organização. Busque ferramentas de gestão que foque nas pessoas da sua empresa.

O programa de ideias deve ser atrativo, instigador e estimulante para eles. Não precisa ser diferente para inovar, basta se atentar as inúmeras possibilidades próximas a você.

Como um Programa de Ideias auxilia seu negócio e gestão

A principal função do programa de ideias, além de auxiliar na gestão do seu negócio, é explorar os recursos que se encontram na sua organização . O que você busca é a sua linha de frente, eles estão em contato direto com o público e suas respectivas reclamações, sendo assim, as ideias mais funcionais certamente virão da linha de frente.

  • Torna descontraído

Um programa de ideias pode tornar o dia de trabalho do seu colaborador mais leve e divertido . Sair daquela padronização diária, nem que seja através de uma reunião pelo software ou algo parecido. Isso consequentemente traz um aumento na produtividade e disposição dos funcionários.

  • Pertencimento

Com a aplicação de um programa de ideias você traz a linha de frente para mais próximo dos processos de gestão, criando um ambiente de pertencimento na empresa, mostrando que a organização, de fato, precisa das pessoas que ali estão, trazendo um senso de importância para o colaborador, solidificando ainda mais sua equipe.

  • Engajamento

Um bom programa de ideias pode fornecer meios de incentivo a produção de novas ideias. Seja através de rankings e premiações ou por metas definidas que usualmente instigam a competição entre os colaboradores, os dando mais motivos para se empenhar e se compromissar com a empresa.

  • Gera novos talentos

É a consequência de explorar todos os colaboradores. Sempre haverá um destaque, alguém ou mais de uma pessoa que mostre uma alta capacidade empreendedora. O auxiliando a designar novas funções, nas promoções de trabalho, mostrando quem, de fato, está pronto para evoluir na organização.

  • Cultura da Inovação

Todos sabemos que esse é o fator que mais requer uma construção.A cultura organizacional de uma empresa pode ser aprimorada através de um programa de ideias.

A inovação é capaz de permear os ares de toda a organização, trazendo aquele ambiente das grandes empresas que é o que realmente incentiva as pessoas a entrarem no seu projeto.

9 passos para construir um Programa de Ideias de sucesso

  • Convença a direção

O primeiro passo para aplicação de um programa de ideias, é convencer a alta liderança. Os diretores da empresa precisam estar cientes do real sentido da inovação e de sua funcionalidade . Muitas vezes essa etapa pode soar desafiadora pois quebrar os processos tradicionais de pensar a organização não é uma tarefa simples, e a inovação deve estar fomentada no discurso dos diretores e líderes de setor.

  • Defina as metas

Após conseguir o apoio, a inovação se torna parte das metas traçadas pela empresa, para obter a participação geral, crie campanhas para atrair os colaboradores, tornando claro o real objetivo de cada decisão tomada. Incentive os colaboradores a se voltarem para a solução dos problemas da organização.

  • Pratique o reconhecimento

As pessoas necessitam de reconhecimento se quer extrair o melhor delas, dê feedbacks, premiações, sistema de pontos, rankeamento das melhores ideias, tudo que for capaz de medir a produtividade e tornar claro para toda a organização o desempenho de cada um. Um programa de ideias deve propor essas ferramentas.

  • Descentralize o poder de decisão

Para que essas ideias fluam é preciso dissipar o poder de ultima decisão.

A descentralização da última palavra também pode soar desafiador para a maioria dos gestores.

Dê mais autonomia para os líderes de setor, supervisores, gerentes, pelo menos quando se tratar de ideias simples. As ideias mais custosas deixe para um comitê específico de inovação.

  • Quebre os paradigmas

Algo que já foi citado repetidamente neste tópico é a tradicionalidade dos gestores. Isso precisa ser alterado, a mente dos diretores e líderes devem estar abertas. É uma característica que deve ser trabalhada em cada líder, para melhor aplicação e compreensão das ideias gerais da equipe

  • Simplifique a inovação

Desmistifique a inovação, todos precisam desvincular a palavra inovação de enormes feitos . Quando isso é compreendido, se dá mais valor às pequenas e simples ideias que de uma em uma podem trazer resultados exorbitantes.

  • Estimule a Cultura da Inovação

A inovação deve virar objeto das reuniões. Deve ser citada sempre que possível, reforçando o conceito em cada oportunidade. Inclua nas pautas a serem discutidas diariamente e traga a inovação o mais próximo possível do vocabulário e da concepção dos colaboradores. Mostrando que o dia a dia comum de produção não é diferente dos processos de inovação, todos caminham juntos, são inseparáveis.

  • Instigue a Criação de Ideias

As ideias devem ser compartilhadas para serem desenvolvidas. Então disponha um ambiente onde toda a equipe possa acompanhar as ideias propostas e tenham o espaço para comentar, desenvolver, ou aprimorar as mesmas.

Isto é capaz de unir a equipe e aumentar o dinamismo entre eles.

  • Mostre onde chegaram

Além de expor as ideias, exponha os resultados . Quando todos puderem ver os benefícios e os valores que a mudança de comportamento gera, será como uma bola de neve, uma constante evolução e busca por melhoria partindo de todos os setores.

  • Tecnologia e inovação

Faça o uso da tecnologia. Isso após todo o investimento nas pessoas da sua organização. Invista em softwares que tenham todas essas características .

O uso de um software para gerenciar todas as fases de um processo inovador, torna a empresa mais transparente, incentivando o envio e qualidade das ideias.

O conjunto das ideias é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um programa de ideias.

Para captar essas ideias é indispensável o uso de um software de gestão de inovação – algumas características devem ser levadas em consideração ao fazer a escolha da solução ideal para a sua organização.

  • Engajamento

O AEVO Innovate, um software para gerenciar todas as fases do programa de ideias de inovação oferece, através da colaboração, um ranking para dar destaque aos colaboradores mais engajados, reforçando o estímulo à participação nos processos inovadores da organização.

  • Colaboração

A colaboração é crucial para o programa ideias pois estimula a maior participação do programa e consequentemente aumenta o nível qualitativo de ideias.

Para garantir a colaboração de todos os colaboradores, conte com um software que possam comentar e construir a ideia entre eles, tudo isso através de ferramentas acessíveis tornando mais interativo e descontraído o ato de inovar.

  • Acompanhamento

O AEVO Innovate, têm funcionalidades criadas especificamente para otimizar o tempo de gestão de todas as fases de um processo inovador – possibilitando assim, o acompanhamento, a aprovação e a implementação das ideias dos colaboradores, priorizando as ideias que mais se destacam.

  • Resultados

A Central de Indicadores do AEVO Innovate disponibiliza todos os KPIs de inovaçãoem uma dashboard – está incluso uma visualização de ideias geradas, taxa de aprovação das mesas, quais ideias foram implantadas e o top 10. Fornecendo também os resultados financeiros e o gerenciamento do programa de ideias em si.

Nós da AEVO, entendemos que a chave para o sucesso para iniciativas de inovação é aproveitar o seu próprio potencial inovador, ou seja, as ideias dos colaboradores e a linha de frente.

Se você ou sua organização estão buscando inovar, mas não sabem como estruturar a estratégia, nós podemos te ajudar!

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.