As metas dão sentido a uma empresa, guiando líderes e colaboradores em direção ao crescimento do negócio. Elas conectam as ações tomadas diariamente aos objetivos que temos para o futuro, por isso devemos ter alguns cuidados durante a sua construção.
Adotar o planejamento de metas é a chave para cumprir essa função, definindo metas sólidas que realmente contribuam para os resultados pretendidos pela empresa.
O que é planejamento de metas?
O planejamento de metas é a base para uma empresa direcionar e gerenciar seus próximos passos de modo estratégico.
Essa ferramenta está no centro da gestão de metas, definindo o que precisa ser feito, por quem e quando, de acordo com os objetivos da organização.
É possível trabalhar com o planejamento de metas em diversas escalas, do curto ao longo prazo, e envolvendo todas as áreas da empresa ou lidando com equipes e departamentos específicos.
As características mais importantes em um planejamento de metas bem-sucedido são a clareza e o propósito.
Cada meta deve ser mensurável e servir como uma ponte entre a situação atual da empresa e o futuro idealizado por ela.
Para garantir isso na prática, são usadas ferramentas complementares como metodologias para validar as metas e indicadores de desempenho para avaliar os resultados.
Com o auxílio destes recursos, o planejamento de metas deixa de ser mais um documento esquecido na empresa e se torna o horizonte da organização.

Importância do planejamento de metas
O planejamento de metas tem valor indispensável no alinhamento de uma empresa.
Ele é o que transforma uma visão grandiosa e objetivos desafiadores em ações concretas que podemos riscar das nossas agendas.
Essa ferramenta, no entanto, é muito mais do que uma lista de tarefas.
Para explorar todo seu potencial, os gestores precisam dedicar tempo, atenção e poder de análise para entender o que está acontecendo na empresa e no seu mercado.
Dessa forma, será possível traçar um caminho para navegar entre as oportunidades e controlar os riscos.
Todo gestor sabe o que acontece quando falta um planejamento de metas: a equipe se torna reativa e está sempre correndo para apagar incêndios, o objetivo central é se manter de pé, e a visão de longo prazo é como um sonho que gostaríamos de alcançar, mas não sabemos como.
O planejamento de metas risca essa imagem e cria um novo cenário, de mais estabilidade e controle.
É lógico que desafios e imprevistos continuarão a surgir, mas eles serão como curvas na estrada que a empresa percorre, e não barreiras que modificam totalmente o caminho.
Principais objetivos
Ao traçar um planejamento de metas, gestores, equipes e organizações inteiras devem considerar alguns elementos, que são tanto objetivos quanto benefícios dessa ferramenta.
Alinhar expectativas
O planejamento de metas parte de uma análise do momento vivido pela empresa, considerando seus fatores internos, bem como os movimentos de competidores, as novas tecnologias, a situação econômica e as tendências de comportamento do consumidor.
A partir desses dados, é possível traçar um escopo claro sobre as possibilidades do negócio, com os diversos cenários possíveis e os desafios para atingir cada um.
A empresa pode então trabalhar com expectativas equilibradas – altas o bastante para motivar seus colaboradores, mas dentro do que os recursos e condições atuais permitem alcançar.
Essa abordagem também permite fazer ajustes importantes, acelerando o ritmo quando encontrarmos uma abertura ou avançando com mais segurança quando surgir um novo risco.
Integrar os objetivos em toda companhia
Você já sentiu que os diferentes departamentos de uma empresa estão com problemas para se comunicar? Ou talvez duas equipes estão repetindo as mesmas ações, e o esforço de uma delas poderia ser direcionado para outra área?
Estes são alguns problemas comuns quando não há integração entre os objetivos da organização.
Os times se sobrepõem, deixam lacunas ou simplesmente não sabem o que seus colegas estão fazendo.
Quem está à frente das equipes e da organização pode usar o planejamento de metas para evitar esses obstáculos, apontando todas as forças na mesma direção e permitindo que a empresa avance de modo coeso para atingir seus principais objetivos.
Aumentar a produtividade
Traçar metas é buscar o crescimento, e o aumento da produtividade é um elemento crucial para isso.
É importante que a produtividade seja vista como um objetivo geral, evitando focar apenas em melhorias individuais.
Nesse sentido, a empresa pode atuar em frentes como o estabelecimento de novos processos, a atualização das máquinas, a eliminação de inconsistências ou a expansão de seu capital humano, por exemplo.
Aprimorar a performance
A própria definição de metas já é um fator importante para engajar colaboradores e aumentar a sua performance, afinal eles terão um destino claro e podem agir de acordo com o que a empresa espera, reduzindo o estresse e a necessidade do retrabalho.
Uma gestão por metas vai dar mais atenção aos resultados do que aos meios – contanto que os profissionais sigam as diretrizes de segurança e ética adotadas pela empresa, eles podem encontrar o melhor caminho para alcançar os objetivos que lhes foram atribuídos.
Ao invés de limitar as possibilidades encontradas pelos colaboradores de melhor performance, a organização pode aprender com eles e transformar suas ações em processos que sejam repassados ao restante da equipe.
A performance também pode ser usada como um termômetro para encontrar a sua estratégia de produtividade ideal.
Ela ajuda a entender quando é hora de investir em treinamentos ou ações de engajamento para os profissionais, e quando eles precisam de reforço em outras áreas para se tornarem mais produtivos.
Conclusão
O planejamento de metas é um pilar para o sucesso na gestão de qualquer negócio, transformando ideias e oportunidades em melhorias para a organização.
Ele se torna ainda mais forte quando é acompanhado por ferramentas práticas que cumprem a mesma função, como a plataforma de gestão da inovação e estratégia AEVO.
Ela permite que você faça a estruturação e unificação dos dados relativos à estratégia, por meio da metodologia OKR. Além disso, como uma solução completa, a organização pode estimular o intraempreendedorismo através de um programa de inovação.
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